A reinvenção dos povos indígenas: diálogos interculturais entre o discurso historiográfico e o filme “Caramuru a invenção do Brasil”.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CUNHA, Robério Davi Borges.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35026
Resumo: Este artigo têm por objetivo fazer uma discussão teórico e epistemológica acerca dos discursos colonialistas tecidos sobre os povos indígenas articulando com a fonte fílmica, para verificar as aproximações e distanciamentos em no sentido de repensar a escrita da história dos povos indígenas ancorados pelas contribuições da História Cultural. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica que em interface com cinema nos possibilitam fazer uma revisitação nos lugares de produção sobre estes povos, com base em novas produções historiográficas sobre o tema, nos permitindo assim tecer novos diálogos sobre estes povos a partir dos aportes da interculturalidade. Neste sentido, consideramos também, o aspecto identitário e o caráter de hibrido presente em seu universo cultural. Assim vislumbramos renovar os sentidos da sociedade colonial sobre os povos indígenas juntamente com um olhar arregimentado pela película “Caramuru a Invenção do Brasil”, pois este filme faz uma sátira ao processo de colonização, servindo como um importante referencial para se estudar os povos indígenas, pois elabora um “retrato” atraente sobre a colonização e os povos indígenas, estimulando docentes e discentes a estudos, análises e reflexões sobre a temática. Consideramos também, que a partir da análise fílmica podemos elaborar novas discussões e abordagens sobre estes povos, confeccionando uma visibilidade aos indígenas tendo em vista a preservação de sua cultura, cotidiano, memória. Desta forma procuramos, rever velhos paradigmas e nos propomos a refletir sobre uma ruptura com o tradicional discurso historiográfico e com mitos e estereótipos erigidos a respeito destes povos.
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