Um todo de muitas partes: recriação da personagem Frankenstein em Hotel Transilvânia.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27448 |
Resumo: | O livro Frankenstein ou O Prometeu Moderno, escrito por Mary Shelley em 1818, se consagrou como um mito moderno que resiste há mais de 200 anos, sendo constantemente adaptado para as mais variadas mídias, inclusive para o universo infantil. A obra apresenta a história de Victor Frankenstein e do seu propósito em criar vida a partir de cadáveres. Após muito estudo, consegue criar um monstro com consciência própria e desejos. Pensando na adaptação para as crianças, em Hotel Transilvânia (2012), há um exemplo evidente de recriação do personagem a partir da figura de Frank, sendo a observação dessa reconfiguração o objetivo de estudo deste trabalho. O filme mostra a ida dos mais variados monstros para um hotel em que os humanos não possuem acesso, para comemorar o aniversário da filha do Conde Drácula. A fundamentação teórica apresenta uma contextualização acerca do Grotesco e do Fantástico, segundo Kayser (1986), Hugo (2014) e Todorov (2017). No que diz respeito à adaptação, utilizamos os pressupostos apresentados por Hutcheon (2011), exemplificados em um panorama de adaptações da criatura de Shelley. Dessa forma, a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica e com uma abordagem comparativa, notam-se referências ao texto adaptado, bem como a ampliação do grotesco, além da permanência do fantástico na animação e no desenvolvimento da personagem. Por fim, percebemos a revisitação dos clássicos pensados e adaptados para o universo infantil a partir do humor, utilizado na construção da narrativa. |
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Um todo de muitas partes: recriação da personagem Frankenstein em Hotel Transilvânia.A Whole of Many Parts: Re-creation of the Frankenstein Character in Hotel Transylvania.Crítica e interpretação literáriaHotel TransilvâniaFrankenstein - adaptaçãoFilme infantil - Hotel TransilvâniaAdaptação filmicaLiteratura inglesaMary ShelleyLiterary criticism and interpretationHotel TransylvaniaFrankenstein - adaptationChildren's Film - Hotel TransylvaniaFilm adaptationEnglish literatureMary ShelleyLiteraturaO livro Frankenstein ou O Prometeu Moderno, escrito por Mary Shelley em 1818, se consagrou como um mito moderno que resiste há mais de 200 anos, sendo constantemente adaptado para as mais variadas mídias, inclusive para o universo infantil. A obra apresenta a história de Victor Frankenstein e do seu propósito em criar vida a partir de cadáveres. Após muito estudo, consegue criar um monstro com consciência própria e desejos. Pensando na adaptação para as crianças, em Hotel Transilvânia (2012), há um exemplo evidente de recriação do personagem a partir da figura de Frank, sendo a observação dessa reconfiguração o objetivo de estudo deste trabalho. O filme mostra a ida dos mais variados monstros para um hotel em que os humanos não possuem acesso, para comemorar o aniversário da filha do Conde Drácula. A fundamentação teórica apresenta uma contextualização acerca do Grotesco e do Fantástico, segundo Kayser (1986), Hugo (2014) e Todorov (2017). No que diz respeito à adaptação, utilizamos os pressupostos apresentados por Hutcheon (2011), exemplificados em um panorama de adaptações da criatura de Shelley. Dessa forma, a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica e com uma abordagem comparativa, notam-se referências ao texto adaptado, bem como a ampliação do grotesco, além da permanência do fantástico na animação e no desenvolvimento da personagem. Por fim, percebemos a revisitação dos clássicos pensados e adaptados para o universo infantil a partir do humor, utilizado na construção da narrativa.The book Frankenstein or The Modern Prometheus, written by Mary Shelley in 1818, established itself as a modern myth that has endured for over 200 years, constantly adapted to the most varied media, including the children's universe. The work presents the story of Victor Frankenstein and his purpose in creating life from dead bodies. After much study, he manages to create a monster with its conscience and desires. Thinking about the adaptation for children, in Hotel Transylvania (2012), there is an obvious example of recreating the character from the figure of Frank, and the observation of this reconfiguration is the objective of this work. The film shows the departure of the most varied monsters to a hotel that humans do not have access to celebrate the birthday of Count Dracula's daughter. The theoretical foundation presents a contextualization of the Grotesque and the Fantastic, according to Kayser (1986), Hugo (2014), and Todorov (2017). Concerning adaptation, we use the contributions presented by Hutcheon (2011), exemplified in an overview of adaptations of Shelley's creature. Thus, from qualitative, bibliographic research and with a comparative approach, we noticed references to the adapted text, as well as the enlargement of the grotesque, in addition to the permanence of the fantastic in the animation and the development of the character. Finally, we perceive the revisiting of the classic thought and adapting for the children's universe from the humor used in the narrative construction.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSILVA, Márcia Tavares.SILVA, M. T.http://lattes.cnpq.br/1904168802083424MELO, Bruno Santos.LIMA, Maria Eduarda de Souza Rocha.2022-09-022022-09-26T16:22:47Z2022-09-262022-09-26T16:22:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27448LIMA, Maria Eduarda de Souza Rocha Gouveia. Um todo de muitas partes: recriação da personagem Frankenstein em Hotel Transilvânia. 2022. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27448porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-26T16:23:22Zoai:localhost:riufcg/27448Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-26T16:23:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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O livro Frankenstein ou O Prometeu Moderno, escrito por Mary Shelley em 1818, se consagrou como um mito moderno que resiste há mais de 200 anos, sendo constantemente adaptado para as mais variadas mídias, inclusive para o universo infantil. A obra apresenta a história de Victor Frankenstein e do seu propósito em criar vida a partir de cadáveres. Após muito estudo, consegue criar um monstro com consciência própria e desejos. Pensando na adaptação para as crianças, em Hotel Transilvânia (2012), há um exemplo evidente de recriação do personagem a partir da figura de Frank, sendo a observação dessa reconfiguração o objetivo de estudo deste trabalho. O filme mostra a ida dos mais variados monstros para um hotel em que os humanos não possuem acesso, para comemorar o aniversário da filha do Conde Drácula. A fundamentação teórica apresenta uma contextualização acerca do Grotesco e do Fantástico, segundo Kayser (1986), Hugo (2014) e Todorov (2017). No que diz respeito à adaptação, utilizamos os pressupostos apresentados por Hutcheon (2011), exemplificados em um panorama de adaptações da criatura de Shelley. Dessa forma, a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica e com uma abordagem comparativa, notam-se referências ao texto adaptado, bem como a ampliação do grotesco, além da permanência do fantástico na animação e no desenvolvimento da personagem. Por fim, percebemos a revisitação dos clássicos pensados e adaptados para o universo infantil a partir do humor, utilizado na construção da narrativa. |
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