Acidentes de moto: perfil epidemiológico de vítimas em uma cidade do interior cearense.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Ana Janielli de.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8554
Resumo: É notável o crescente número de acidentes com motocicletas no país. A cada ano, os números nos mostram que a quantidade de óbitos e morbidades cresce em decorrência da violência no trânsito. As causas que levam a esses números alarmantes são principalmente a facilidade de compra e financiamento de motocicletas, falta de habilidade para dirigir, ausência de uma fiscalização mais efetiva, a combinação do uso de álcool e velocidade excessiva, o não uso de EPI (equipamento de proteção individual) como o capacete. A conduta mais eficaz para a obtenção de resultados satisfatórios, seria trabalhar sobre os fatores de risco acima citados no intuito de minimizá-los e com isso reduzir a quantidade de acidentes. Objetivos: Traçar o perfil epidemiológico de motociclistas acidentados na cidade de Aurora-CE no período de 2009 a 2013. Metodologia: pesquisa exploratória e descritiva, transversal e retrospectiva, com abordagem quantitativa. A população em estudo resultou das vítimas de acidentes de motocicletas da referida cidade e a amostra constou das fichas de atendimento ambulatorial do Hospital Geral Ignez Andreazza e registradas durante o período compreendido entre 1° de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2013, onde foram analisados os dados sóciodemográficos e referentes aos acidentes. Resultados: o sexo e a faixa etária mais incidentes por acidentes de motocicletas foram homens (80,4%), de 18 a 28 anos de idade, solteiros (54,6%), procedentes da zona rural (54,4%). Os acidentes aconteceram principalmente durante os horários de 18h a 23h59, havendo um acentuado aumento no mês de dezembro e um crescente aumento entre 2009 a 2013. O principal desfecho dos casos foi a estabilização e transferência para outros hospitais. Conclusão: Aurora, situado no cariri cearense possui uma taxa de ocorrências de acidentes de motocicleta bastante elevada, há indícios que esse aumento esteja intimamente relacionado com uma série de fatores que predispõem o acontecimento de acidentes, a falta de uma fiscalização mais efetiva, um lento processo de educação de pedestres, desrespeito à legislação do trânsito por parte dos motociclistas.
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Objetivos: Traçar o perfil epidemiológico de motociclistas acidentados na cidade de Aurora-CE no período de 2009 a 2013. Metodologia: pesquisa exploratória e descritiva, transversal e retrospectiva, com abordagem quantitativa. A população em estudo resultou das vítimas de acidentes de motocicletas da referida cidade e a amostra constou das fichas de atendimento ambulatorial do Hospital Geral Ignez Andreazza e registradas durante o período compreendido entre 1° de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2013, onde foram analisados os dados sóciodemográficos e referentes aos acidentes. Resultados: o sexo e a faixa etária mais incidentes por acidentes de motocicletas foram homens (80,4%), de 18 a 28 anos de idade, solteiros (54,6%), procedentes da zona rural (54,4%). Os acidentes aconteceram principalmente durante os horários de 18h a 23h59, havendo um acentuado aumento no mês de dezembro e um crescente aumento entre 2009 a 2013. O principal desfecho dos casos foi a estabilização e transferência para outros hospitais. Conclusão: Aurora, situado no cariri cearense possui uma taxa de ocorrências de acidentes de motocicleta bastante elevada, há indícios que esse aumento esteja intimamente relacionado com uma série de fatores que predispõem o acontecimento de acidentes, a falta de uma fiscalização mais efetiva, um lento processo de educação de pedestres, desrespeito à legislação do trânsito por parte dos motociclistas.It is remarkable the large crescent of motorcycle accidents in the country. Each year, the figures show that the number of deaths and morbidities grows because of road rage. The causes that lead to these alarming figures are mainly the ease of purchase and motorcycle financing, inability to drive, no more effective monitoring, the combination of alcohol and speeding, non-use of PPE (equipment individual) as the protective helmet. The most efficient procedure to obtain satisfactory results, it would work on the aforementioned risk factors in order to minimize them and thus reduce the amount of accidents. Objectives: To describe the epidemiology of injured motorcyclists in the city of Aurora-CE in the period 2009-2013. Methods: exploratory, descriptive, cross-sectional and retrospective research with quantitative approach. The study population resulted victims of motorcycle accidents of that city and the sample consisted of chips outpatient General Hospital Ignez Andreazza and recorded during the period from January 1, 2009 and December 31, 2013, which were sociodemographic and analyzed data related to accidents. Results: sex and age group most incidents by motorcycle accidents were men (80.4%), 18-28 years old, single (54.6%), in rural area (54.4%). The injuries occurred primarily during the hours of 18h to 23h59, with a sharp increase in December and a steady increase from 2009 to 2013 The main outcome of the cases was the stabilization and transfer to other hospitals.Conclusion: Aurora, located in Ceará cariri has an event rate of motorcycle accidents quite high, there is evidence that this increase is closely related to a number of factors that predispose the event of accidents, the lack of a more effective supervision, a slow process education of pedestrians, disregard for traffic laws by motorcyclists.Submitted by Lindoaldo Batista Sobrinho (lindoaldobatista@hotmail.com) on 2019-10-28T15:21:24Z No. of bitstreams: 1 ANA JANIELLI DE SOUZA. TCC. BACHARELADO EM ENFERMAGEM.2014.pdf: 1404761 bytes, checksum: 361b476fcd35c6821a34c773b760b587 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-28T15:21:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANA JANIELLI DE SOUZA. TCC. BACHARELADO EM ENFERMAGEM.2014.pdf: 1404761 bytes, checksum: 361b476fcd35c6821a34c773b760b587 (MD5) Previous issue date: 2014Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPEnfermagem.Acidentes de trânsitoMotocicletasóbitosTraffic-accidentsMotorcyclesdeathsAcidentes de moto: perfil epidemiológico de vítimas em uma cidade do interior cearense.Motorcycle Accidents: epidemiological profile of victims in a city of Ceará countryside.20142019-10-28T15:21:24Z2019-10-282019-10-28T15:21:24Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8554SOUZA, Ana Janielli de. Acidentes de moto: perfil epidemiológico de vítimas em uma cidade do interior cearense. 2014. 51f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALANA JANIELLI DE SOUZA. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2014.pdfANA JANIELLI DE SOUZA. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. 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