Curso superior de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Federal de Campina Grande, em Sumé, Paraíba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29463
Resumo: A criação de um Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) pertencente à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no semiárido paraibano, é uma resposta à necessidade de se construir um referencial teórico e prático que possibilite novos conhecimentos referentes às questões públicas do país no geral e da região em particular, possibilitando uma formação de grau superior aos gestores que atuam na administração pública. À vista disso, faz-se mister notar que parlamentares, gestores públicos, estudantes, professores, entidades da sociedade civil vêm reclamando este curso, considerando a sua importância para o trato da coisa pública, bem como no processo de qualificação profissional e de formação da cidadania. Entretanto, é importante ressaltar que a região semiárida se ressente de um investimento mais substancial em quadros da gestão pública mais qualificados, bem como a formação de pessoal mais consistentes na formulação, implantação e avaliação de políticas públicas. No que tange, especialmente, ao campo de avaliação de políticas públicas, houve uma produção de políticas públicas implantadas que agora necessitam de uma avaliação mais consistente. Dessa forma, a existência de cursos de gestão pública como o nosso da UFCG nessa região, torna-se um referencial àqueles que já compõem a Administração Pública, bem como aos que mantêm uma relação com ela. Ademais, a concepção norteadora deste Curso está diretamente vinculada às orientações da LDB (Lei 9.394, de 20/12/1996) e em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais no Grau de Tecnólogo, que enfocam o compromisso da instituição formadora em preparar profissionais para atuarem, qualitativamente, junto ao Poder Público e instituições privadas, contribuindo de modo ativo ao exercício da cidadania, o fortalecimento da democracia e o desenvolvimento social do País. O compromisso com a formação de gestores públicos foi, seguramente, a principal motivação para este Curso figurar no projeto de criação do CDSA/UFCG. Intrínseco a este fato está a premissa de que o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública pode contribuir para o desenvolvimento de uma atuação crítica, posto que promove o contato do estudante com sua realidade, bem como o confronto com situações distantes e culturalmente diferentes. É justamente nesse movimento, de distanciamento do olhar sobre nossa própria realidade e de aproximação sobre realidades outras, que desenvolvemos uma compreensão crítica. As necessidades das entidades públicas requerem um profissional que apresente a competência de aprender de forma permanente e construtiva, de modo a atender as necessidades sociais de respeito à diversidade imposta neste século, em que se configura entre outras dificuldades, a formação de um cidadão capaz de assimilar, apropriar e transformar o conhecimento. Só assim o profissional poderá intervir no cotidiano e transformá-lo de acordo com os seus propósitos, agora coletivos. Para a formação deste paradigma humano, as instituições de ensino deverão intervir na sociedade e repensá-la, teorizando e propondo soluções criativas. Uma possibilidade aventada para a formação acadêmica é a priorização de trabalhos e pesquisas voltadas à comunidade, contrariamente às tarefas disciplinares somente de cunho intelectual e distante das necessidades comunitárias, hoje, praticadas nas IES. Assim, o Projeto do CDSA compreende que a busca por uma formação em Gestão Pública permitirá o conhecimento do sistema político-administrativo que, certamente, beneficiará o educando, na medida em que lhe possibilitará uma análise mais acurada da realidade político-administrativa que o cerca e na qual está inserido. Mais que isto, propiciar uma boa gestão dos projetos públicos constitui contribuição decisiva ao desenvolvimento como um todo. Com a ocorrência de inúmeras mudanças no setor público, na atualidade se percebe grande necessidade de formação no grau superior para os gestores que atuam na administração pública. A UFCG cria um curso de extrema importância à formação de profissionais, que estejam aptos às novas e emergentes demandas e exigências deste mercado de trabalho que cobra ações integradas e participativas, contribuindo assim para o desenvolvimento social e econômico da região. O Governo Federal, pelos órgãos competentes, tem incentivado iniciativas que objetivem a eficiência na gestão pública com a finalidade de capacitação dos agentes administrativos e políticos. O curso foi pensado a partir da constituição de uma estrutura diferenciada, singular e dinâmica, conforme as exigências da área. Esta organização visa atender aos objetivos de formação básica geral, treinamento profissionalizante, aplicação do saber, interpretação e elaboração de uma cultura de integração do ser ao meio em que vive. O Curso tem a duração de três anos, contando com atividades e infraestrutura que incentivam a prática e a pesquisa. Do ponto de vista metodológico, o curso está organizado com componentes curriculares que desenvolvem conhecimentos, habilidades e competências relacionadas aos estudos e pesquisas na área, bem como a elaboração, definição e concepção de projetos. As bases tecnológicas relacionadas à formação básica desenvolvem competências e habilidades à gestão de processos públicos, o desenvolvimento da capacidade empreendedora, de pesquisas aplicadas e a inovação tecnológica. Nesta ótica, o curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública – CDSA/UFCG foi pensado de modo a promover a formação multidisciplinar para atender os diversos segmentos da sociedade.
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À vista disso, faz-se mister notar que parlamentares, gestores públicos, estudantes, professores, entidades da sociedade civil vêm reclamando este curso, considerando a sua importância para o trato da coisa pública, bem como no processo de qualificação profissional e de formação da cidadania. Entretanto, é importante ressaltar que a região semiárida se ressente de um investimento mais substancial em quadros da gestão pública mais qualificados, bem como a formação de pessoal mais consistentes na formulação, implantação e avaliação de políticas públicas. No que tange, especialmente, ao campo de avaliação de políticas públicas, houve uma produção de políticas públicas implantadas que agora necessitam de uma avaliação mais consistente. Dessa forma, a existência de cursos de gestão pública como o nosso da UFCG nessa região, torna-se um referencial àqueles que já compõem a Administração Pública, bem como aos que mantêm uma relação com ela. Ademais, a concepção norteadora deste Curso está diretamente vinculada às orientações da LDB (Lei 9.394, de 20/12/1996) e em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais no Grau de Tecnólogo, que enfocam o compromisso da instituição formadora em preparar profissionais para atuarem, qualitativamente, junto ao Poder Público e instituições privadas, contribuindo de modo ativo ao exercício da cidadania, o fortalecimento da democracia e o desenvolvimento social do País. O compromisso com a formação de gestores públicos foi, seguramente, a principal motivação para este Curso figurar no projeto de criação do CDSA/UFCG. Intrínseco a este fato está a premissa de que o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública pode contribuir para o desenvolvimento de uma atuação crítica, posto que promove o contato do estudante com sua realidade, bem como o confronto com situações distantes e culturalmente diferentes. É justamente nesse movimento, de distanciamento do olhar sobre nossa própria realidade e de aproximação sobre realidades outras, que desenvolvemos uma compreensão crítica. As necessidades das entidades públicas requerem um profissional que apresente a competência de aprender de forma permanente e construtiva, de modo a atender as necessidades sociais de respeito à diversidade imposta neste século, em que se configura entre outras dificuldades, a formação de um cidadão capaz de assimilar, apropriar e transformar o conhecimento. Só assim o profissional poderá intervir no cotidiano e transformá-lo de acordo com os seus propósitos, agora coletivos. Para a formação deste paradigma humano, as instituições de ensino deverão intervir na sociedade e repensá-la, teorizando e propondo soluções criativas. 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Ademais, a concepção norteadora deste Curso está diretamente vinculada às orientações da LDB (Lei 9.394, de 20/12/1996) e em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais no Grau de Tecnólogo, que enfocam o compromisso da instituição formadora em preparar profissionais para atuarem, qualitativamente, junto ao Poder Público e instituições privadas, contribuindo de modo ativo ao exercício da cidadania, o fortalecimento da democracia e o desenvolvimento social do País. O compromisso com a formação de gestores públicos foi, seguramente, a principal motivação para este Curso figurar no projeto de criação do CDSA/UFCG. Intrínseco a este fato está a premissa de que o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública pode contribuir para o desenvolvimento de uma atuação crítica, posto que promove o contato do estudante com sua realidade, bem como o confronto com situações distantes e culturalmente diferentes. É justamente nesse movimento, de distanciamento do olhar sobre nossa própria realidade e de aproximação sobre realidades outras, que desenvolvemos uma compreensão crítica. As necessidades das entidades públicas requerem um profissional que apresente a competência de aprender de forma permanente e construtiva, de modo a atender as necessidades sociais de respeito à diversidade imposta neste século, em que se configura entre outras dificuldades, a formação de um cidadão capaz de assimilar, apropriar e transformar o conhecimento. Só assim o profissional poderá intervir no cotidiano e transformá-lo de acordo com os seus propósitos, agora coletivos. Para a formação deste paradigma humano, as instituições de ensino deverão intervir na sociedade e repensá-la, teorizando e propondo soluções criativas. 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