As propostas curriculares na educação de jovens e adultos no município de Sumé: limites e potencialidades.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Leone Denise Caetano.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.ferreira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4192
Resumo: Tendo em vista que a educação escolarizada é um direito de todos os cidadãos, independente de classe social, gênero, religião entre outros, porém, sabemos que este processo de ensino não era tão igualitário para todos, houve um tempo em que o ensino era limitado a uma pequena minoria, mediante a esta situação surgiram várias lutas e resistência para termos as conquistas de hoje, entre elas as lutas das pessoas que não conseguiram frequentar o ensino regular na idade certa, então cria-se a modalidade de Educação para Jovens e Adultos. Essa modalidade de ensino com características próprias, que tem como finalidade suprir uma deficiência social, e de fato executar o que está posto na legislação. Mediante este cenário, surge inquietações de pesquisar as propostas curriculares na educação de jovens e adultos no município de Sumé-PB, os seus limites e potencialidades, a fim de compreender as fragilidades e potencialidades dessas propostas curriculares, e também de como é tratada a contextualização a partir dos documentos que regulamentam a Educação de Jovens e Adultos em âmbito nacional e local. Para tanto, foi necessário mapear e caracterizar as propostas curriculares para essa modalidade de ensino; analisar e compreender como é tratada a contextualização a partir dos documentos que regulamentam este ensino; identificar pontos positivos e negativos, a serem ressaltados na redação dos documentos no que diz respeito à contextualização. Desta forma foi realizado uma Pesquisa Documental tendo como fonte nacional (PARECER CNE/CEB 11/2000, Resolução CNE/CEB nᵒ1-2000, e a Resolução nᵒ4), e local (Portaria Nᵒ01/SEDUC, diretrizes para a EJA o ano de 2017 no município de Sumé) a abordagem adotada foi uma Pesquisa Qualitativa. Diante disso, verifica-se que a legislação nacional aponta várias possibilidades, uma delas é que reconhece a Educação de Jovens e Adultos como uma modalidade de ensino que possui suas características próprias, que devem ser respeitadas suas particularidades, propiciando também discussões sobre a concepção de currículo, assim como de educação contextualizada, espaço curricular. Mas também existem algumas lacunas, a falta de uma definição sobre alguns aspectos: definição de currículo, educação contextualizada, sobre sua parte diversificada, entre outros elementos. Já a fonte local segue os parâmetros da legislação nacional e também aponta possibilidades semelhantes, dentre elas destacamos a concepção de educação, valorização do Ser Humano e suas experiências, oferecer assessoramento técnico e pedagógico, à implantação de cursos profissionalizantes para as turmas de Educação de Jovens e Adultos dentro do currículo escolar. Porém, também existem algumas lacunas, um dos destaques é que na resolução não evidencia as particularidades dos jovens e adultos, que frequentam o ensino no município, não há um indicativo por exemplo das experiências dos educandos que moram no campo, quais o assessoramento técnico e pedagógico e os cursos profissionalizante principalmente para esses educandos, o que impõe a constatação de que tanto a legislação nacional quanto a local tem possibilidades e fragilidades que precisam ser mais discutidas para que o currículo escolar , não seja visto de forma separada dos educandos, e assim eles venham a ter acesso de forma contextualizada.
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spelling As propostas curriculares na educação de jovens e adultos no município de Sumé: limites e potencialidades.The curricular proposals in the education of young people and adults in the municipality of Sumé: limits and potentialities.Educação de jovens e adultos - EJACurrículo - EJACriação de caprinos - Serra Branca - PBYouth and adult educationTendo em vista que a educação escolarizada é um direito de todos os cidadãos, independente de classe social, gênero, religião entre outros, porém, sabemos que este processo de ensino não era tão igualitário para todos, houve um tempo em que o ensino era limitado a uma pequena minoria, mediante a esta situação surgiram várias lutas e resistência para termos as conquistas de hoje, entre elas as lutas das pessoas que não conseguiram frequentar o ensino regular na idade certa, então cria-se a modalidade de Educação para Jovens e Adultos. Essa modalidade de ensino com características próprias, que tem como finalidade suprir uma deficiência social, e de fato executar o que está posto na legislação. Mediante este cenário, surge inquietações de pesquisar as propostas curriculares na educação de jovens e adultos no município de Sumé-PB, os seus limites e potencialidades, a fim de compreender as fragilidades e potencialidades dessas propostas curriculares, e também de como é tratada a contextualização a partir dos documentos que regulamentam a Educação de Jovens e Adultos em âmbito nacional e local. Para tanto, foi necessário mapear e caracterizar as propostas curriculares para essa modalidade de ensino; analisar e compreender como é tratada a contextualização a partir dos documentos que regulamentam este ensino; identificar pontos positivos e negativos, a serem ressaltados na redação dos documentos no que diz respeito à contextualização. Desta forma foi realizado uma Pesquisa Documental tendo como fonte nacional (PARECER CNE/CEB 11/2000, Resolução CNE/CEB nᵒ1-2000, e a Resolução nᵒ4), e local (Portaria Nᵒ01/SEDUC, diretrizes para a EJA o ano de 2017 no município de Sumé) a abordagem adotada foi uma Pesquisa Qualitativa. Diante disso, verifica-se que a legislação nacional aponta várias possibilidades, uma delas é que reconhece a Educação de Jovens e Adultos como uma modalidade de ensino que possui suas características próprias, que devem ser respeitadas suas particularidades, propiciando também discussões sobre a concepção de currículo, assim como de educação contextualizada, espaço curricular. Mas também existem algumas lacunas, a falta de uma definição sobre alguns aspectos: definição de currículo, educação contextualizada, sobre sua parte diversificada, entre outros elementos. Já a fonte local segue os parâmetros da legislação nacional e também aponta possibilidades semelhantes, dentre elas destacamos a concepção de educação, valorização do Ser Humano e suas experiências, oferecer assessoramento técnico e pedagógico, à implantação de cursos profissionalizantes para as turmas de Educação de Jovens e Adultos dentro do currículo escolar. Porém, também existem algumas lacunas, um dos destaques é que na resolução não evidencia as particularidades dos jovens e adultos, que frequentam o ensino no município, não há um indicativo por exemplo das experiências dos educandos que moram no campo, quais o assessoramento técnico e pedagógico e os cursos profissionalizante principalmente para esses educandos, o que impõe a constatação de que tanto a legislação nacional quanto a local tem possibilidades e fragilidades que precisam ser mais discutidas para que o currículo escolar , não seja visto de forma separada dos educandos, e assim eles venham a ter acesso de forma contextualizada.Given that schooling is a right of all citizens, regardless of social class, gender, ethnicity, religion, among others, we know that this process of teaching was not so egalitarian for all, there was a time when teaching was limited to a small minority, through this situation there arose several struggles and resistance to have the conquests of today, among them the struggles of people who could not attend regular education at the right age, then created the modality of Education for Young People and adults. It is a teaching modality with its own characteristics, whose purpose is to overcome a social deficiency, and in fact to execute what is put in the legislation. Through this scenario, there are concerns, among others the curiosity of researching the curricular proposals in the education of youths and adults in the city of Sumé-PB, their limits and potentialities, in order to understand the weaknesses and potentialities of these curricular proposals, as well as how the contextualization is treated from the documents that regulate the Education of Youths and Adults at national and local level. Therefore, it was necessary to map and characterize the curricular proposals for this modality of teaching; analyze and understand how contextualization is treated from the documents that regulate this teaching; identify positive and negative points, to be highlighted in the drafting of documents with regard to contextualization. In this way a Documentary Survey was carried out having as national source (OPENING CNE / CEB 11/2000, Resolution CNE / CEB nᵒ1-2000, and Resolution nᵒ4), and local (Portaria Nᵒ01 / SEDUC, guidelines for the EJA the year 2017 in the municipality of Sumé) the approach adopted was a Qualitative Research. In view of this, it can be seen that the national legislation indicates several possibilities, one of which is that it recognizes Youth and Adult Education as a teaching modality that has its own characteristics, that its particularities must be respected, also providing discussions about the conception of curriculum, as well as contextualized education, curricular space. But there are also some gaps, the lack of a definition on some aspects: definition of curriculum, contextualized education, proponents, about its diversified part, among other elements. The local source follows the parameters of the national legislation and also points out similar possibilities, among which we highlight the conception of education, valorization of the Human Being and its experiences, offer technical and pedagogical advice, to the implantation of professional courses for the classes of Youth Education and adults within the school curriculum. However, there are also some gaps, one of the highlights is that in the resolution does not show the particularities of young people and adults, who attend the teaching in the municipality, there is an indicative example of the experiences of the students who live in the field, which technical advice and pedagogical and vocational courses mainly for these students, which imposes the observation that both national and local legislation has possibilities and fragilities that need to be more discussed so that the school curriculum is not seen separately from the students, and thus they will have access in a contextualized way.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGTORRES, Denise Xavier.TORRES, D. X.http://lattes.cnpq.br/6913539254861756COSTA, Tomires.SILVA, Isaac Alexandre da.FERREIRA, Leone Denise Caetano.2018-08-082019-06-07T16:23:26Z2019-06-072019-06-07T16:23:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.ferreirahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4192FERREIRA, Leone Denise Caetano. As propostas curriculares na educação de jovens e adultos no município de Sumé: limites e potencialidades. 2018. 103f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. 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