Reflexões de uma acadêmica de enfermagem sobre a vivência enquanto mãe de prematuro no método canguru: relato de experiência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, Claudia Viviane Matias Oliveira.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27123
Resumo: É considerado prematura a criança com nascimento antecedente as 37 semanas de gestação. O método canguru é modelo de atenção perinatal implantado desde 1990 no Brasil, com o objetivo de qualificar a assistência ao recém-nascido prematuro e/ou de baixo peso. A assistência da equipe de enfermagem nas atividades realizadas neste método é indispensável, Apesar da implementação de políticas direcionadas para a assistência ao neo nato prematuro ainda é possível se deparar na literatura com fragilidades no cuidado ofertado durante o método canguru. Objetivo: Descrever a experiência de uma acadêmica de enfermagem sobre a vivência enquanto mãe de prematuro no método canguru e as reflexões sobre os desafios para uma assistência humanizada e integral ao binômio. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo Relato de Experiência (RE), alicerçado em embasamento científico e reflexão crítica. Resultados: A vivência trouxe os desafios enquanto primípara, mãe de prematuro baixo peso, com necessidade de cuidados peculiares. A insegurança e sentimento de inferioridade surgiram desde o trabalho de parto, com direitos e escolhas ignorados. Houve falha de informação sobre as condutas adotadas diante da evolução do processo de parto, e estado de saúde do meu filho após seu nascimento. Ainda foi possível se deparar com negligência da equipe, deixando a desejar no cuidado e apoio emocional em momentos que eu não conseguia amamentar nem acalmar meu filho. Superada a primeira etapa no MC, novos desafios surgiram no processo com a admissão na enfermaria mãe canguru. Por outro lado, ressalta-se que diferente da Unidade de Terapia Intensiva, foram abordadas informações breves sobre o método canguru, e realizados cuidados em tempo integral pela equipe de enfermagem. Isso me faz refletir sobre a importância desse olhar para nossa formação acadêmica e prática de cuidado diferenciada, como alicerce para elaboração de estratégias e atitudes louváveis para integralidade e humanização em todos os setores que venham qualificar o cuidado ao binômio. Conclusão: Ante o exposto, é pertinente refletir sobre a importância da prática humanizada para o cuidado ao neo nato prematuro, minimizando problemas advindos da internação. Diante das fragilidades elencadas e confirmadas pela literatura, sugere-se que a educação permanente em saúde para capacitação dos profissionais diante a prática ao cuidado ao neo nato prematuro continua uma necessidade premente.
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O método canguru é modelo de atenção perinatal implantado desde 1990 no Brasil, com o objetivo de qualificar a assistência ao recém-nascido prematuro e/ou de baixo peso. A assistência da equipe de enfermagem nas atividades realizadas neste método é indispensável, Apesar da implementação de políticas direcionadas para a assistência ao neo nato prematuro ainda é possível se deparar na literatura com fragilidades no cuidado ofertado durante o método canguru. Objetivo: Descrever a experiência de uma acadêmica de enfermagem sobre a vivência enquanto mãe de prematuro no método canguru e as reflexões sobre os desafios para uma assistência humanizada e integral ao binômio. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo Relato de Experiência (RE), alicerçado em embasamento científico e reflexão crítica. Resultados: A vivência trouxe os desafios enquanto primípara, mãe de prematuro baixo peso, com necessidade de cuidados peculiares. A insegurança e sentimento de inferioridade surgiram desde o trabalho de parto, com direitos e escolhas ignorados. Houve falha de informação sobre as condutas adotadas diante da evolução do processo de parto, e estado de saúde do meu filho após seu nascimento. Ainda foi possível se deparar com negligência da equipe, deixando a desejar no cuidado e apoio emocional em momentos que eu não conseguia amamentar nem acalmar meu filho. Superada a primeira etapa no MC, novos desafios surgiram no processo com a admissão na enfermaria mãe canguru. Por outro lado, ressalta-se que diferente da Unidade de Terapia Intensiva, foram abordadas informações breves sobre o método canguru, e realizados cuidados em tempo integral pela equipe de enfermagem. Isso me faz refletir sobre a importância desse olhar para nossa formação acadêmica e prática de cuidado diferenciada, como alicerce para elaboração de estratégias e atitudes louváveis para integralidade e humanização em todos os setores que venham qualificar o cuidado ao binômio. Conclusão: Ante o exposto, é pertinente refletir sobre a importância da prática humanizada para o cuidado ao neo nato prematuro, minimizando problemas advindos da internação. Diante das fragilidades elencadas e confirmadas pela literatura, sugere-se que a educação permanente em saúde para capacitação dos profissionais diante a prática ao cuidado ao neo nato prematuro continua uma necessidade premente.A child with a previous birth at 37 weeks of gestation is considered premature. The kangaroo method is a perinatal care model implemented in Brazil since 1990, with the aim of qualifying care for premature and/or low birth weight newborns. The assistance of the nursing team in the activities carried out in this method is indispensable. Despite the implementation of policies aimed at the care of premature neonates, it is still possible to find weaknesses in the care offered during the kangaroo method in the literature. Objective: To describe the experience of a nursing student about her experience as a mother of premature in the kangaroo method and the reflections on the challenges for a humanized and integral assistance to the binomial. Methodology: This is a descriptive study of the Experience Report (RE) type, based on scientific basis and critical reflection. Results: The experience brought challenges as a primiparous, mother of a low birth weight preterm infant, in need of peculiar care. Insecurity and a feeling of inferiority emerged since labor, with rights and choices ignored. There was a lack of information about the conduct adopted in the face of the evolution of the birth process, and my son's health status after his birth. It was still possible to come across negligence on the part of the team, lacking care and emotional support at times when I could not breastfeed or calm my child. After the first stage in the MC was overcome, new challenges emerged in the process with admission to the kangaroo mother ward. On the other hand, it is noteworthy that, unlike the Intensive Care Unit, brief information about the kangaroo method was addressed, and full-time care was provided by the nursing team. This makes me reflect on the importance of this look at our academic training and practice of differentiated care, as a foundation for the elaboration of laudable strategies and attitudes for integrality and humanization in all sectors that will qualify the care for the binomial. Conclusion: In view of the above, it is pertinent to reflect on the importance of humanized practice for the care of premature neonates, minimizing problems arising from hospitalization. In view of the weaknesses listed and confirmed by the literature, it is suggested that continuing education in health to train professionals in the practice of caring for premature neonates remains a pressing need.Un hijo con un nacimiento anterior a los 37 semanas de gestación. El método canguro es un modelo de atención perinatal implementado desde 1990 en Brasil, con el objetivo de calificar la asistencia al recién nacido prematura y/o bajo peso. La asistencia del equipo de enfermería en las actividades llevado a cabo en este método es indispensable, a pesar de la implementación de dirigido a la asistencia al neonato prematuro, aún es posible encontrar en el literatura con debilidades en los cuidados ofrecidos durante el método canguro. Objetivo: Describir la experiencia de un estudiante de enfermería sobre la experiencia mientras madre de prematuro en el método canguro y las reflexiones sobre los desafíos para una asistencia humanizada e integral al binomio. Metodología: Este es un estudio descripción descriptiva del tipo Informe de Experiencia (RE), basada en criterios científicos y reflexion critica. Resultados: La experiencia trajo desafíos como primípara, madre de prematuros de bajo peso al nacer, que requieren cuidados especiales. inseguridad y sentimientos de inferioridad surgieron desde el trabajo, con derechos y opciones ignorado Faltaba información sobre la conducta adoptada ante la evolución de la proceso de nacimiento y el estado de salud de mi hijo después del nacimiento. todavía se ha ido posible enfrentar la negligencia del equipo, dejando algo que desear en el cuidado y apoyo emocional en momentos en que no podía amamantar o calmar a mi hijo. Una vez superada la primera etapa en el MC, surgieron nuevos retos en el proceso con la admisión en la sala madre canguro. Por otra parte, cabe destacar que, a diferencia del Cuidados Intensivos, breve información sobre el método canguro, y cuidado de tiempo completo proporcionado por el personal de enfermería. me hace reflexionar sobre la importancia de esta mirada para nuestra formación académica y práctica asistencial diferenciada, como base para la elaboración de estrategias y actitudes loables para integralidad y humanización en todos los sectores que vienen a calificar la atención al binomio. Conclusión: En vista de lo anterior, es pertinente reflexionar sobre la importancia de atención humanizada al neonato prematuro, minimizando los problemas derivados de la hospitalización. En vista de las debilidades enumeradas y confirmadas por la literatura, se sugiere que la educación permanente en salud para la formación de profesionales frente a la práctica El cuidado del neonato prematuro sigue siendo una necesidad apremiante.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.SANTOS, N. C. C. de B.http://lattes.cnpq.br/6315363248040926CANTALICE, Anajás da Silva Cardoso.CANTALICE, A.S.C.http://lattes.cnpq.br/3251079218354154ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.ANDRADE, L. D. F. de.http://lattes.cnpq.br/5078930160348703MEDEIROS, Claudia Viviane Matias Oliveira.2022-08-182022-09-13T14:29:29Z2022-09-132022-09-13T14:29:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27123MEDEIROS, Claudia Viviane Matias Oliveira. Reflexões de uma acadêmica de enfermagem sobre a vivência enquanto mãe de prematuro no método canguru: relato de experiência. 2022. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-13T14:29:29Zoai:localhost:riufcg/27123Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-13T14:29:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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