Educação inclusiva e a universalização do acesso: a experiência de uma escola no sertão da Paraíba.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37387 |
Resumo: | A educação inclusiva é um ramo da política pública de educação, que busca garantir o acesso e a permanência das pessoas com deficiência em escolas de ensino regular, além de englobar também a educação superior, baseando-se no princípio da equidade, visando oportunizar a este público, as mesmas experiências que aquelas pessoas sem deficiência vivenciam no ambiente escolar. Dito isto, este trabalho partiu da seguinte inquietação: quais são as dificuldades encontradas para se efetivar a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular? Portanto, tem por objetivo geral analisar as possibilidades e os desafios de entrada e permanência das pessoas com deficiência na escola regular no processo de educação inclusiva. E de forma específica, compreender o histórico da educação no Brasil; analisar os impasses e possibilidades no cenário brasileiro para o cumprimento das demandas para efetivação da educação inclusiva; e, investigar os caminhos e descaminhos para inclusão dentro do ambiente escolar. Para dar conta de sanar tais objetivos, a pesquisa está estruturada em três capítulos e tem como metodologia uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo, onde foram aplicados questionários estruturados em cinco eixos analíticos. Com relação ao marco teórico, utilizamos o materialismo crítico dialético, o qual busca compreender o movimento da realidade através das transformações ocasionadas pelo modo de produção capitalista dentro da sociedade. Para tanto, os resultados obtidos pela pesquisa são de que apesar dos avanços ao longo dos anos, a educação de pessoas com deficiência ainda enfrenta severos entraves para sua materialização, tendo em vista que a falta de formação continuada para os professores que lidam cotidianamente com as demandas desses alunos, é um dos principais desafios para sua concretização. |
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Educação inclusiva e a universalização do acesso: a experiência de uma escola no sertão da Paraíba.Inclusive education and universal access: the experience of a school in the backlands of Paraíba.Educação InclusivaEducaçãoPessoas com DeficiênciaInclusive EducationEducationDisabled PeopleServiço SocialA educação inclusiva é um ramo da política pública de educação, que busca garantir o acesso e a permanência das pessoas com deficiência em escolas de ensino regular, além de englobar também a educação superior, baseando-se no princípio da equidade, visando oportunizar a este público, as mesmas experiências que aquelas pessoas sem deficiência vivenciam no ambiente escolar. Dito isto, este trabalho partiu da seguinte inquietação: quais são as dificuldades encontradas para se efetivar a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular? Portanto, tem por objetivo geral analisar as possibilidades e os desafios de entrada e permanência das pessoas com deficiência na escola regular no processo de educação inclusiva. E de forma específica, compreender o histórico da educação no Brasil; analisar os impasses e possibilidades no cenário brasileiro para o cumprimento das demandas para efetivação da educação inclusiva; e, investigar os caminhos e descaminhos para inclusão dentro do ambiente escolar. Para dar conta de sanar tais objetivos, a pesquisa está estruturada em três capítulos e tem como metodologia uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo, onde foram aplicados questionários estruturados em cinco eixos analíticos. Com relação ao marco teórico, utilizamos o materialismo crítico dialético, o qual busca compreender o movimento da realidade através das transformações ocasionadas pelo modo de produção capitalista dentro da sociedade. Para tanto, os resultados obtidos pela pesquisa são de que apesar dos avanços ao longo dos anos, a educação de pessoas com deficiência ainda enfrenta severos entraves para sua materialização, tendo em vista que a falta de formação continuada para os professores que lidam cotidianamente com as demandas desses alunos, é um dos principais desafios para sua concretização.Inclusive education is a branch of public education policy, which seeks to guarantee the access and permanence of people with disabilities in regular schools, as well as to include higher education, based on the principle of equity, with the aim of facilitating this the same experiences that those without disabilities experience in the school environment. That said, this work started with the following concerns: what are the difficulties encountered in making the inclusion of people with disabilities in regular education? Therefore, its general objective is to analyze the possibilities and challenges of entry and permanence of people with disabilities in the regular school in the process of inclusive education. And specifically, to understand the history of education in Brazil; to analyze the impasses and possibilities in the Brazilian scenario for the fulfillment of the demands for the realization of inclusive education; and, investigate the ways and ways for inclusion in the school environment. In order to heal these objectives, the research is structured in three chapters and has as methodology a bibliographical review and field research, in which structured questionnaires were applied in five analytical axes. With respect to the theoretical framework, we use dialectical critical materialism, which seeks to understand the movement of reality through the transformations caused by the capitalist mode of production within society. Therefore, the results obtained by the research are that despite advances over the years, the education of people with disabilities still faces severe obstacles to their materialization, considering that the lack of continuous training for teachers who deal daily with the demands of these students, is one of the main challenges for their achievement.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGEIDAM, Vanessa.EIDAM, V.http://lattes.cnpq.br/4748321225605759AQUINO, Jefferson Fernandes de.AQUINO, J. F.OLIVEIRA, JulianaOLIVEIRA, J.SOUZA, Millana da Nóbrega e.20182024-08-19T19:12:29Z2024-08-192024-08-19T19:12:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37387SOUZA, Millana da Nóbrega e. Educação inclusiva e a universalização do acesso: a experiência de uma escola no sertão da Paraíba. 86fl. 2018. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-19T19:13:30Zoai:localhost:riufcg/37387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-19T19:13:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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