Formação docente a as contribuições nas práticas avaliativas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENEZES, Ricélia Pereira de.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26152
Resumo: O referido trabalho intitulado por Formação docente e as contribuições nas práticas avaliativas, busca em linhares gerais discutir sobre os múltiplos desafios da profissão docente,para densevolvimento de um trabalho eficaz, que contemple a formação integral do aluno, além de apresentar o contexto em que a avaliação se faz presente no ambiente de sala de aula. Para tanto, tem como objetivo geral, investigar as implicações do processo formativo dos professores com as práticas avaliativas realizar em sala de aula. Enquanto os específicos destinam-se em problematizar as diferentes concepções de avaliação, discutir como a formação profissional interfere na construção de práticas avaliativas voltadas ao contexto escolar, e, investigar as diferentes práticas avaliativas utilizados em sala de aula. Deste modo,o trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, caracterizando-se quanto aos objetivos como descritiva e explicativa. Por se tratar de uma pesquisa de campo, o recurso utilizado para a coleta de dados aconteceu por meio de um questionário aplicado a 3 professores de 1º a 3º ano, que lecionam o Ensino Fundamental na cidade de Carrapateira. O foco da pesquisa se apresenta na idade de buscar compreender sobre a importância da formação docente para o desenvolvimento de práticas mediadoras, que valorizem o protagonismo do aluno, além de buscar compreender como a avaliação vem sendo utilizada no ambiente escolar. Portanto, é importante destacar que, a pesquisa representou um grande êxito, pois foi possível perceber que os docentes envolvidos são altamente capacitados e apresentam domínio para exercer a função docente. Quanto as suas práticas, estas por sua vez aparentam- se satisfatórias, uma vez que utilizam de métodos diferenciados quanto a avaliação, pois consideram que ato de avaliar se caracteriza como uma prática relevante ao processo de ensino- aprendizagem, e como tal precisa ocorrer de modo qualitativo, estado assim a favor da aprendizagem.
id UFCG_bc96c6b68119916133e3244ba56072f9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/26152
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Formação docente a as contribuições nas práticas avaliativas.Teacher training and contributions to assessment practices.Formação docentePráticas avaliativasEnsino-aprendizagemAvaliaçãoSala de aulaTeacher trainingEvaluative practicesTeaching-learningEvaluationClassroomEducação.O referido trabalho intitulado por Formação docente e as contribuições nas práticas avaliativas, busca em linhares gerais discutir sobre os múltiplos desafios da profissão docente,para densevolvimento de um trabalho eficaz, que contemple a formação integral do aluno, além de apresentar o contexto em que a avaliação se faz presente no ambiente de sala de aula. Para tanto, tem como objetivo geral, investigar as implicações do processo formativo dos professores com as práticas avaliativas realizar em sala de aula. Enquanto os específicos destinam-se em problematizar as diferentes concepções de avaliação, discutir como a formação profissional interfere na construção de práticas avaliativas voltadas ao contexto escolar, e, investigar as diferentes práticas avaliativas utilizados em sala de aula. Deste modo,o trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, caracterizando-se quanto aos objetivos como descritiva e explicativa. Por se tratar de uma pesquisa de campo, o recurso utilizado para a coleta de dados aconteceu por meio de um questionário aplicado a 3 professores de 1º a 3º ano, que lecionam o Ensino Fundamental na cidade de Carrapateira. O foco da pesquisa se apresenta na idade de buscar compreender sobre a importância da formação docente para o desenvolvimento de práticas mediadoras, que valorizem o protagonismo do aluno, além de buscar compreender como a avaliação vem sendo utilizada no ambiente escolar. Portanto, é importante destacar que, a pesquisa representou um grande êxito, pois foi possível perceber que os docentes envolvidos são altamente capacitados e apresentam domínio para exercer a função docente. Quanto as suas práticas, estas por sua vez aparentam- se satisfatórias, uma vez que utilizam de métodos diferenciados quanto a avaliação, pois consideram que ato de avaliar se caracteriza como uma prática relevante ao processo de ensino- aprendizagem, e como tal precisa ocorrer de modo qualitativo, estado assim a favor da aprendizagem.The aforementioned work, entitled Teacher training and contributions to assessment practices, seeks to discuss the multiple challenges of the teaching profession in general, for the development of effective work, which includes the integral formation of the student, in addition to presenting the context in which the assessment is present in the classroom environment. Therefore, its general objective is to investigate the implications of the teachers' training process with the evaluative practices carried out in the classroom. While the specific ones are intended to problematize the different conceptions of evaluation, to discuss how professional training interferes in the construction of evaluation practices aimed at the school context, and to investigate the different evaluation practices used in the classroom. In this way, the work presents a qualitative approach, being characterized in terms of objectives as descriptive and explanatory. As it is a field research, the resource used for data collection took place through a questionnaire applied to 3 teachers from 1st to 3rd year, who teach Elementary School in the city of Carrapateira. The focus of the research is on the age of seeking to understand the importance of teacher training for the development of mediating practices, which value the student's protagonism, in addition to seeking to understand how assessment has been used in the school environment. Therefore, it is important to highlight that the research was a great success, as it was possible to perceive that the teachers involved are highly qualified and have mastery to exercise the teaching function. As for their practices, these in turn appear satisfactory, since they use different methods for evaluation, as they consider that the act of evaluating is characterized as a relevant practice to the teaching-learning process, and as such it needs to occur in a different way. qualitative way, thus state in favor of learning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Rozilene Lopes de Sousa.MACHADO, Viviane Guidotti.ARAUJO, Edinaura Almeida de.MENEZES, Ricélia Pereira de.2022-03-232022-07-04T13:29:59Z2022-07-042022-07-04T13:29:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26152MENEZES, Ricélia Pereira de. Formação docente a as contribuições nas práticas avaliativas. 2022. 32f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T13:25:55Zoai:localhost:riufcg/26152Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T13:25:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente a as contribuições nas práticas avaliativas.
Teacher training and contributions to assessment practices.
title Formação docente a as contribuições nas práticas avaliativas.
spellingShingle Formação docente a as contribuições nas práticas avaliativas.
MENEZES, Ricélia Pereira de.
Formação docente
Práticas avaliativas
Ensino-aprendizagem
Avaliação
Sala de aula
Teacher training
Evaluative practices
Teaching-learning
Evaluation
Classroom
Educação.
title_short Formação docente a as contribuições nas práticas avaliativas.
title_full Formação docente a as contribuições nas práticas avaliativas.
title_fullStr Formação docente a as contribuições nas práticas avaliativas.
title_full_unstemmed Formação docente a as contribuições nas práticas avaliativas.
title_sort Formação docente a as contribuições nas práticas avaliativas.
author MENEZES, Ricélia Pereira de.
author_facet MENEZES, Ricélia Pereira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
MACHADO, Viviane Guidotti.
ARAUJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.author.fl_str_mv MENEZES, Ricélia Pereira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Práticas avaliativas
Ensino-aprendizagem
Avaliação
Sala de aula
Teacher training
Evaluative practices
Teaching-learning
Evaluation
Classroom
Educação.
topic Formação docente
Práticas avaliativas
Ensino-aprendizagem
Avaliação
Sala de aula
Teacher training
Evaluative practices
Teaching-learning
Evaluation
Classroom
Educação.
description O referido trabalho intitulado por Formação docente e as contribuições nas práticas avaliativas, busca em linhares gerais discutir sobre os múltiplos desafios da profissão docente,para densevolvimento de um trabalho eficaz, que contemple a formação integral do aluno, além de apresentar o contexto em que a avaliação se faz presente no ambiente de sala de aula. Para tanto, tem como objetivo geral, investigar as implicações do processo formativo dos professores com as práticas avaliativas realizar em sala de aula. Enquanto os específicos destinam-se em problematizar as diferentes concepções de avaliação, discutir como a formação profissional interfere na construção de práticas avaliativas voltadas ao contexto escolar, e, investigar as diferentes práticas avaliativas utilizados em sala de aula. Deste modo,o trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, caracterizando-se quanto aos objetivos como descritiva e explicativa. Por se tratar de uma pesquisa de campo, o recurso utilizado para a coleta de dados aconteceu por meio de um questionário aplicado a 3 professores de 1º a 3º ano, que lecionam o Ensino Fundamental na cidade de Carrapateira. O foco da pesquisa se apresenta na idade de buscar compreender sobre a importância da formação docente para o desenvolvimento de práticas mediadoras, que valorizem o protagonismo do aluno, além de buscar compreender como a avaliação vem sendo utilizada no ambiente escolar. Portanto, é importante destacar que, a pesquisa representou um grande êxito, pois foi possível perceber que os docentes envolvidos são altamente capacitados e apresentam domínio para exercer a função docente. Quanto as suas práticas, estas por sua vez aparentam- se satisfatórias, uma vez que utilizam de métodos diferenciados quanto a avaliação, pois consideram que ato de avaliar se caracteriza como uma prática relevante ao processo de ensino- aprendizagem, e como tal precisa ocorrer de modo qualitativo, estado assim a favor da aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-23
2022-07-04T13:29:59Z
2022-07-04
2022-07-04T13:29:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26152
MENEZES, Ricélia Pereira de. Formação docente a as contribuições nas práticas avaliativas. 2022. 32f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26152
identifier_str_mv MENEZES, Ricélia Pereira de. Formação docente a as contribuições nas práticas avaliativas. 2022. 32f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744547872243712