Os desafios da educação inclusiva para os docentes : em foco uma escola do município de Picuí-PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Aline Marta de Medeiros.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11847
Resumo: A educação inclusiva é uma questão de direitos humanos, aprender a respeitar os direitos dos outros, a conhecer, conviver e interagir, aprender com o outro, a ensinar e a compartilhar os conhecimentos, tem que ser uma constante aprendizagem no dia a dia, os alunos com deficiências são acobertados pela Lei 9394/96, nela, certifica-se que “haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela da Educação Especial”. Durante o estágio supervisionado, surgiu minha vontade de trabalhar com o tema “EDUCAÇÃO INCLUSIVA” quando na prática docente pude constatar a grande dificuldade dos professores na inclusão dos educandos com deficiências. Dessa maneira o estudo objetivou analisar os desafios de inclusão que os professores enfrentam em sala de aula, identificar o perfil dos professores do ensino fundamental, verificar os desafios e dificuldades de inclusão encontradas por esses professores, para realização da pesquisa foi usado o estudo de campo, com abordagem qualitativa com o uso de questionário semiestruturado. Desse modo, podemos concluir que informações nos apontam a falta de formação e capacitação profissional dos professores, bem como a falta de materiais e espaços adequados a esse atendimento, indicando a necessidade de melhor se discutir a inclusão na escola, a formação docente e estratégias adequadas para o atendimento aos alunos com deficiências.
id UFCG_bcf6743a9f9272c12616bfa6a2234473
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/11847
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Os desafios da educação inclusiva para os docentes : em foco uma escola do município de Picuí-PBThe challenges of inclusive education for teachers: focusing on a school in the municipality of Picuí-PBLos desafíos de la educación inclusiva para docentes: en foco una escuela del municipio de Picuí-PB.Educação inclusivaDesafiosAtendimentoInclusive educationChallengesAttendanceEducación inclusivaServicioEducação EspecialA educação inclusiva é uma questão de direitos humanos, aprender a respeitar os direitos dos outros, a conhecer, conviver e interagir, aprender com o outro, a ensinar e a compartilhar os conhecimentos, tem que ser uma constante aprendizagem no dia a dia, os alunos com deficiências são acobertados pela Lei 9394/96, nela, certifica-se que “haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela da Educação Especial”. Durante o estágio supervisionado, surgiu minha vontade de trabalhar com o tema “EDUCAÇÃO INCLUSIVA” quando na prática docente pude constatar a grande dificuldade dos professores na inclusão dos educandos com deficiências. Dessa maneira o estudo objetivou analisar os desafios de inclusão que os professores enfrentam em sala de aula, identificar o perfil dos professores do ensino fundamental, verificar os desafios e dificuldades de inclusão encontradas por esses professores, para realização da pesquisa foi usado o estudo de campo, com abordagem qualitativa com o uso de questionário semiestruturado. Desse modo, podemos concluir que informações nos apontam a falta de formação e capacitação profissional dos professores, bem como a falta de materiais e espaços adequados a esse atendimento, indicando a necessidade de melhor se discutir a inclusão na escola, a formação docente e estratégias adequadas para o atendimento aos alunos com deficiências.Inclusive education is a matter of human rights, learning to respect Théo rights of thers, to know, live anda Interact, to lean frim each other, to team and to share knowlwedge, has to be a constant learnig in everyday life. Students with SEN are covered by law 9394/96, which makes sure that “there will be, when necessary, specialized support services in the regular school, to meet the peculiarities pf the Special Education clientele”. During the supervised internship, my desire to work whit the theme “INCLUSIVE EDUCATION” arose when in teaching practice I could see the great difficulty is teachers in the inclusion of student’s whit SEN. Thus, the study aimed to analyze the challenges and of inclusion that teachers face in the classroom, to identify the profile of teachers in elementary school, to verify the challenges and difficulties of inclusion encountered by there teacher, the field study whit a qualitative approach using a semi-structured questionnaire. Thu, we can conclude that information point us to the lack of training and professional qualification of teachers, as well as the lack of adequate materials and spaces for this service, indicating the need to better discuss inclusion in school, teacher training and appropriate strategies, for attending students with SEN.La educación inclusiva es una cuestión de derechos humanos, aprender a respetar los derechos de los demás, a conocer, convivir e interactuar, aprender de los demás, enseñar y compartir conocimientos, tiene que ser un aprendizaje constante en la vida cotidiana, los estudiantes con discapacidad son amparada por la Ley 9394/96, que certifica que “habrá, cuando sea necesario, servicios de apoyo especializados, en las escuelas regulares, para atender las peculiaridades de la clientela de Educación Especial”. Durante la pasantía supervisada, mi deseo de trabajar con el tema “EDUCACIÓN INCLUSIVA” surgió cuando en la práctica docente pude ver la gran dificultad de los docentes en la inclusión de estudiantes con discapacidad. De esta manera, el estudio tuvo como objetivo analizar los desafíos de inclusión que enfrentan los docentes en el aula, identificar el perfil de los docentes de la escuela primaria, verificar los desafíos y dificultades de inclusión que enfrentan estos docentes, para llevar a cabo la investigación se utilizó el estudio de campo. con un enfoque cualitativo utilizando un cuestionario semiestructurado. De esta manera, podemos concluir que las informaciones apuntan a la falta de formación y formación profesional de los docentes, así como la falta de materiales y espacios adecuados para este servicio, lo que indica la necesidad de discutir mejor la inclusión en la escuela, la formación docente y adecuada. estrategias para atender a los estudiantes con discapacidades.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCOSTA, Kiara Tatianny Santos da.COSTA, K. T.http://lattes.cnpq.br/3387759380349526COSTA, Nayara Tatianna Santos da.CAETANO, Hoverdiano César Pereira.COSTA, Aline Marta de Medeiros.2019-12-042020-02-13T10:00:25Z2020-02-132020-02-13T10:00:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11847COSTA, Aline Marta de Medeiros. Os desafios da educação inclusiva para os docentes : em foco uma escola do município de Picuí-PB. 2019. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T13:30:50Zoai:localhost:riufcg/11847Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T13:30:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da educação inclusiva para os docentes : em foco uma escola do município de Picuí-PB
The challenges of inclusive education for teachers: focusing on a school in the municipality of Picuí-PB
Los desafíos de la educación inclusiva para docentes: en foco una escuela del municipio de Picuí-PB.
title Os desafios da educação inclusiva para os docentes : em foco uma escola do município de Picuí-PB
spellingShingle Os desafios da educação inclusiva para os docentes : em foco uma escola do município de Picuí-PB
COSTA, Aline Marta de Medeiros.
Educação inclusiva
Desafios
Atendimento
Inclusive education
Challenges
Attendance
Educación inclusiva
Servicio
Educação Especial
title_short Os desafios da educação inclusiva para os docentes : em foco uma escola do município de Picuí-PB
title_full Os desafios da educação inclusiva para os docentes : em foco uma escola do município de Picuí-PB
title_fullStr Os desafios da educação inclusiva para os docentes : em foco uma escola do município de Picuí-PB
title_full_unstemmed Os desafios da educação inclusiva para os docentes : em foco uma escola do município de Picuí-PB
title_sort Os desafios da educação inclusiva para os docentes : em foco uma escola do município de Picuí-PB
author COSTA, Aline Marta de Medeiros.
author_facet COSTA, Aline Marta de Medeiros.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
COSTA, K. T.
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526
COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
CAETANO, Hoverdiano César Pereira.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Aline Marta de Medeiros.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Desafios
Atendimento
Inclusive education
Challenges
Attendance
Educación inclusiva
Servicio
Educação Especial
topic Educação inclusiva
Desafios
Atendimento
Inclusive education
Challenges
Attendance
Educación inclusiva
Servicio
Educação Especial
description A educação inclusiva é uma questão de direitos humanos, aprender a respeitar os direitos dos outros, a conhecer, conviver e interagir, aprender com o outro, a ensinar e a compartilhar os conhecimentos, tem que ser uma constante aprendizagem no dia a dia, os alunos com deficiências são acobertados pela Lei 9394/96, nela, certifica-se que “haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela da Educação Especial”. Durante o estágio supervisionado, surgiu minha vontade de trabalhar com o tema “EDUCAÇÃO INCLUSIVA” quando na prática docente pude constatar a grande dificuldade dos professores na inclusão dos educandos com deficiências. Dessa maneira o estudo objetivou analisar os desafios de inclusão que os professores enfrentam em sala de aula, identificar o perfil dos professores do ensino fundamental, verificar os desafios e dificuldades de inclusão encontradas por esses professores, para realização da pesquisa foi usado o estudo de campo, com abordagem qualitativa com o uso de questionário semiestruturado. Desse modo, podemos concluir que informações nos apontam a falta de formação e capacitação profissional dos professores, bem como a falta de materiais e espaços adequados a esse atendimento, indicando a necessidade de melhor se discutir a inclusão na escola, a formação docente e estratégias adequadas para o atendimento aos alunos com deficiências.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04
2020-02-13T10:00:25Z
2020-02-13
2020-02-13T10:00:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11847
COSTA, Aline Marta de Medeiros. Os desafios da educação inclusiva para os docentes : em foco uma escola do município de Picuí-PB. 2019. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11847
identifier_str_mv COSTA, Aline Marta de Medeiros. Os desafios da educação inclusiva para os docentes : em foco uma escola do município de Picuí-PB. 2019. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744436173733888