Análise da qualidade em serviço por meio do SERVQUAL com a aplicação do Teste de Wilcoxon.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Andersson Barreto de Souza.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SANTOS, Elaine Maia., SORIANO, Fabiano Rodrigues., LIZARELLI, Fabiane Letícia.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30312
Resumo: O presente trabalho visa avaliar a qualidade do serviço prestado pela empresa concessionária do transporte público no município de Ilhéus-BA, com base no modelo SERVQUAL, a avaliação foi realizada segundo a perspectiva de alunos universitários que utilizam deste serviço para se deslocarem até a universidade e retornarem a suas casas no final de suas atividades. A pesquisa da qualidade do serviço foi realizada através de um survey com uma amostra de 85 universitários usuárias do serviço. Para a análise dos dados, foi realizado o cálculo do GAP entre expectativa e desempenho para cada item, juntamente com a utilização do teste de significância de Wilcoxon para verificar se há diferença significativa. Após o cálculo do GAP identificou–se que em todos os quesitos a percepção dos clientes em relação ao desempenho do serviço prestado foi superado pela expectativa do serviço, o que representa que os clientes estão insatisfeitos com o serviço prestado. Com base nos resultados, foi possível concluir que o serviço prestado é considerado insatisfatório pela visão dos universitários e a dimensão da qualidade que os entrevistados têm maior expectativa é dimensão Confiabilidade.
id UFCG_bd1d7b9b7101faa7c70d3e12bea4f2d3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30312
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Submitted by Ruth Quaresma de Freitas (ruth_quaresma@hotmail.com) on 2023-06-19T21:22:31Z No. of bitstreams: 1 ANÁLISE DA QUALIDADE EM SERVIÇO POR MEIO DO SERVQUAL - ANAIS V SIMEP ARTIGO 2017.pdf: 226853 bytes, checksum: 33ad6dde5943386ff09c406d38dadac7 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-19T21:22:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANÁLISE DA QUALIDADE EM SERVIÇO POR MEIO DO SERVQUAL - ANAIS V SIMEP ARTIGO 2017.pdf: 226853 bytes, checksum: 33ad6dde5943386ff09c406d38dadac7 (MD5) Previous issue date: 2017O presente trabalho visa avaliar a qualidade do serviço prestado pela empresa concessionária do transporte público no município de Ilhéus-BA, com base no modelo SERVQUAL, a avaliação foi realizada segundo a perspectiva de alunos universitários que utilizam deste serviço para se deslocarem até a universidade e retornarem a suas casas no final de suas atividades. A pesquisa da qualidade do serviço foi realizada através de um survey com uma amostra de 85 universitários usuárias do serviço. Para a análise dos dados, foi realizado o cálculo do GAP entre expectativa e desempenho para cada item, juntamente com a utilização do teste de significância de Wilcoxon para verificar se há diferença significativa. Após o cálculo do GAP identificou–se que em todos os quesitos a percepção dos clientes em relação ao desempenho do serviço prestado foi superado pela expectativa do serviço, o que representa que os clientes estão insatisfeitos com o serviço prestado. Com base nos resultados, foi possível concluir que o serviço prestado é considerado insatisfatório pela visão dos universitários e a dimensão da qualidade que os entrevistados têm maior expectativa é dimensão Confiabilidade.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilEngenharia de Produção.Modelo SERVQUALTeste significância de WilcoxonServiço de transporte públicoTransporte públicoGAP - cálculoQualidade em serviçoAvaliação da qualidadeSERVQUALSERVQUAL modelWilcoxon significance testPublic transport servicePublic transportationGAP - calculationQuality in serviceQuality assessmentModèle SERVQUALTest de signification de WilcoxonDesserte des transports en communTransport publicGAP - calculQualité de serviceÉvaluation de la qualitéPrueba de significación de WilcoxonServicio de transporte publicoCalidad en servicioEvaluación de calidad5Análise da qualidade em serviço por meio do SERVQUAL com a aplicação do Teste de Wilcoxon.Analysis of quality in service through SERVQUAL with the application of the Wilcoxon Test.20172023-06-19T21:22:31Z2023-06-192023-06-19T21:22:31Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30312SILVA, Anderson Barreto de Souza; SANTOS, Elaine Maia; SORIANO, Fabiano Rodrigues; LIZARELLI, Fabiane Letícia. Análise da qualidade em serviço por meio do SERVQUAL com a aplicação do Teste de Wilcoxon. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30312info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporSILVA, Andersson Barreto de Souza.SANTOS, Elaine Maia.SORIANO, Fabiano Rodrigues.LIZARELLI, Fabiane Letícia.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30312/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALANÁLISE DA QUALIDADE EM SERVIÇO POR MEIO DO SERVQUAL - ANAIS V SIMEP ARTIGO 2017.pdfANÁLISE DA QUALIDADE EM SERVIÇO POR MEIO DO SERVQUAL - ANAIS V SIMEP ARTIGO 2017.pdfapplication/pdf226853http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30312/1/AN%C3%81LISE+DA+QUALIDADE+EM+SERVI%C3%87O+POR+MEIO+DO+SERVQUAL+-+ANAIS+V+SIMEP+ARTIGO+2017.pdf33ad6dde5943386ff09c406d38dadac7MD51riufcg/303122023-11-29 09:01:12.08oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-28T14:33:12.467078Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da qualidade em serviço por meio do SERVQUAL com a aplicação do Teste de Wilcoxon.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Analysis of quality in service through SERVQUAL with the application of the Wilcoxon Test.
title Análise da qualidade em serviço por meio do SERVQUAL com a aplicação do Teste de Wilcoxon.
spellingShingle Análise da qualidade em serviço por meio do SERVQUAL com a aplicação do Teste de Wilcoxon.
SILVA, Andersson Barreto de Souza.
Engenharia de Produção.
Modelo SERVQUAL
Teste significância de Wilcoxon
Serviço de transporte público
Transporte público
GAP - cálculo
Qualidade em serviço
Avaliação da qualidade
SERVQUAL
SERVQUAL model
Wilcoxon significance test
Public transport service
Public transportation
GAP - calculation
Quality in service
Quality assessment
Modèle SERVQUAL
Test de signification de Wilcoxon
Desserte des transports en commun
Transport public
GAP - calcul
Qualité de service
Évaluation de la qualité
Prueba de significación de Wilcoxon
Servicio de transporte publico
Calidad en servicio
Evaluación de calidad
title_short Análise da qualidade em serviço por meio do SERVQUAL com a aplicação do Teste de Wilcoxon.
title_full Análise da qualidade em serviço por meio do SERVQUAL com a aplicação do Teste de Wilcoxon.
title_fullStr Análise da qualidade em serviço por meio do SERVQUAL com a aplicação do Teste de Wilcoxon.
title_full_unstemmed Análise da qualidade em serviço por meio do SERVQUAL com a aplicação do Teste de Wilcoxon.
title_sort Análise da qualidade em serviço por meio do SERVQUAL com a aplicação do Teste de Wilcoxon.
author SILVA, Andersson Barreto de Souza.
author_facet SILVA, Andersson Barreto de Souza.
SANTOS, Elaine Maia.
SORIANO, Fabiano Rodrigues.
LIZARELLI, Fabiane Letícia.
author_role author
author2 SANTOS, Elaine Maia.
SORIANO, Fabiano Rodrigues.
LIZARELLI, Fabiane Letícia.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Andersson Barreto de Souza.
SANTOS, Elaine Maia.
SORIANO, Fabiano Rodrigues.
LIZARELLI, Fabiane Letícia.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Engenharia de Produção.
topic Engenharia de Produção.
Modelo SERVQUAL
Teste significância de Wilcoxon
Serviço de transporte público
Transporte público
GAP - cálculo
Qualidade em serviço
Avaliação da qualidade
SERVQUAL
SERVQUAL model
Wilcoxon significance test
Public transport service
Public transportation
GAP - calculation
Quality in service
Quality assessment
Modèle SERVQUAL
Test de signification de Wilcoxon
Desserte des transports en commun
Transport public
GAP - calcul
Qualité de service
Évaluation de la qualité
Prueba de significación de Wilcoxon
Servicio de transporte publico
Calidad en servicio
Evaluación de calidad
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo SERVQUAL
Teste significância de Wilcoxon
Serviço de transporte público
Transporte público
GAP - cálculo
Qualidade em serviço
Avaliação da qualidade
SERVQUAL
SERVQUAL model
Wilcoxon significance test
Public transport service
Public transportation
GAP - calculation
Quality in service
Quality assessment
Modèle SERVQUAL
Test de signification de Wilcoxon
Desserte des transports en commun
Transport public
GAP - calcul
Qualité de service
Évaluation de la qualité
Prueba de significación de Wilcoxon
Servicio de transporte publico
Calidad en servicio
Evaluación de calidad
description O presente trabalho visa avaliar a qualidade do serviço prestado pela empresa concessionária do transporte público no município de Ilhéus-BA, com base no modelo SERVQUAL, a avaliação foi realizada segundo a perspectiva de alunos universitários que utilizam deste serviço para se deslocarem até a universidade e retornarem a suas casas no final de suas atividades. A pesquisa da qualidade do serviço foi realizada através de um survey com uma amostra de 85 universitários usuárias do serviço. Para a análise dos dados, foi realizado o cálculo do GAP entre expectativa e desempenho para cada item, juntamente com a utilização do teste de significância de Wilcoxon para verificar se há diferença significativa. Após o cálculo do GAP identificou–se que em todos os quesitos a percepção dos clientes em relação ao desempenho do serviço prestado foi superado pela expectativa do serviço, o que representa que os clientes estão insatisfeitos com o serviço prestado. Com base nos resultados, foi possível concluir que o serviço prestado é considerado insatisfatório pela visão dos universitários e a dimensão da qualidade que os entrevistados têm maior expectativa é dimensão Confiabilidade.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-19T21:22:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-19
2023-06-19T21:22:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30312
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Anderson Barreto de Souza; SANTOS, Elaine Maia; SORIANO, Fabiano Rodrigues; LIZARELLI, Fabiane Letícia. Análise da qualidade em serviço por meio do SERVQUAL com a aplicação do Teste de Wilcoxon. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30312
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30312
identifier_str_mv SILVA, Anderson Barreto de Souza; SANTOS, Elaine Maia; SORIANO, Fabiano Rodrigues; LIZARELLI, Fabiane Letícia. Análise da qualidade em serviço por meio do SERVQUAL com a aplicação do Teste de Wilcoxon. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30312/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30312/1/AN%C3%81LISE+DA+QUALIDADE+EM+SERVI%C3%87O+POR+MEIO+DO+SERVQUAL+-+ANAIS+V+SIMEP+ARTIGO+2017.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
33ad6dde5943386ff09c406d38dadac7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803131712131039232