Gramática contextualizada e o uso dos verbos imperativos em anúncios publicitários: uma proposta de estudo para o 9º ano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Vanessa Leite.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27320
Resumo: A Gramática contextualizada é a gramática dos usos cujo foco de análise é o texto. Por este viés, esta pesquisa tem como objetivo explorar o uso dos verbos no imperativo em anúncios publicitários como forma de trabalhar a gramática contextualizada nas aulas de língua portuguesa do 9° ano do ensino fundamental. Para tanto, refletimos sobre a importância da gramática contextualizada nas aulas de língua portuguesa; analisamos o uso dos verbos no imperativo em anúncios publicitários de acordo com a teoria funcionalista; e desenvolvemos uma proposta didática direcionada ao estudo dos verbos imperativos em anúncios publicitários. Nessa direção, esta investigação fundamenta-se, essencialmente, nos aportes teóricos do funcionalismo da linguagem com Neves (2001, 2018), considerando também Cunha (2010) e outros autores que defendem esta teoria; nos estudos sobre o ensino de gramática contextualizada com Antunes (2007, 2014); nos estudos dos gêneros textuais/discursivos com Bakhtin (2000), bem como no aporte teórico do procedimento de Sequência Didática com os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Este trabalho centra-se na metodologia de pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa. O universo da pesquisa são os anúncios publicitários. Desse universo, o corpus escolhido foram três anúncios publicitários; dois pertencentes à esfera comercial e um de uma campanha governamental de vacinação. A categoria de análise foram os verbos imperativos nos anúncios publicitários. E para olharmos com objetividade para essa categoria, os critérios foram: identificar a função dos verbos imperativos; a importância dos verbos imperativos para alcançar o propósito comunicativo do gênero anúncio publicitário; e a relevância desses verbos para a composição do gênero. Como resultados desta investigação, foi elaborada uma Sequência Didática para o trabalho contextualizado dos verbos no imperativo em anúncios publicitários
id UFCG_bdefac6191be6301aa908f482e327bba
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27320
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Gramática contextualizada e o uso dos verbos imperativos em anúncios publicitários: uma proposta de estudo para o 9º ano.Contextualized grammar and the use of imperative verbs in advertisements advertising: a study proposal for the 9th grade.Língua portuguesa - ensinoGramáticaVerbos imperativosAnúncios publicitáriosSequência didáticaPortuguese language - teachingGrammarImperative verbsAdvertisingFollowing teachingLetras - Língua Portuguesa.A Gramática contextualizada é a gramática dos usos cujo foco de análise é o texto. Por este viés, esta pesquisa tem como objetivo explorar o uso dos verbos no imperativo em anúncios publicitários como forma de trabalhar a gramática contextualizada nas aulas de língua portuguesa do 9° ano do ensino fundamental. Para tanto, refletimos sobre a importância da gramática contextualizada nas aulas de língua portuguesa; analisamos o uso dos verbos no imperativo em anúncios publicitários de acordo com a teoria funcionalista; e desenvolvemos uma proposta didática direcionada ao estudo dos verbos imperativos em anúncios publicitários. Nessa direção, esta investigação fundamenta-se, essencialmente, nos aportes teóricos do funcionalismo da linguagem com Neves (2001, 2018), considerando também Cunha (2010) e outros autores que defendem esta teoria; nos estudos sobre o ensino de gramática contextualizada com Antunes (2007, 2014); nos estudos dos gêneros textuais/discursivos com Bakhtin (2000), bem como no aporte teórico do procedimento de Sequência Didática com os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Este trabalho centra-se na metodologia de pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa. O universo da pesquisa são os anúncios publicitários. Desse universo, o corpus escolhido foram três anúncios publicitários; dois pertencentes à esfera comercial e um de uma campanha governamental de vacinação. A categoria de análise foram os verbos imperativos nos anúncios publicitários. E para olharmos com objetividade para essa categoria, os critérios foram: identificar a função dos verbos imperativos; a importância dos verbos imperativos para alcançar o propósito comunicativo do gênero anúncio publicitário; e a relevância desses verbos para a composição do gênero. Como resultados desta investigação, foi elaborada uma Sequência Didática para o trabalho contextualizado dos verbos no imperativo em anúncios publicitáriosThe contextualized grammar is the grammar of uses whose analysis focus is the text. So, from this perspective, this research aims to demonstrate the use of imperative verbs in advertisements as a way to work the contextualized grammar at the Portuguese language classes in the 9th grade of elementary school. Therefore, we reflect about the importance of contextualized grammar at the Portuguese language classes; we analyzed the use of verbs in the imperative form in the advertisements according to the functionalist theory; and we also developed a didactic proposal aimed at the study of imperative verbs in advertisements. That way, this investigation is essentially based on the functional theoretical contributions of language by Neves (2001, 2018), also considering Cunha (2010) and other authors who defend this theory; in studies about the teaching of contextualized grammar with Antunes (2007, 2014); in the studies of textual/discursive genres by Bakhtin (2000), as well as in the theoretical contribution of the Didactic Sequence procedure with the studies of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). This work focuses on applied research methodology, with a qualitative approach. The research universe is based on the advertisements that present imperative verbs. From this universe, we chose three advertisements as the corpus. The category of analysis, a priori, were the imperative verbs presents in the advertisements. And to look objectively to that category, the criteria were: to identify the function of imperative verbs; importance of imperative verbs to achieve the communicative purpose of the advertisements; and the relevance of these verbs to the composition of the genre. As the result of this investigation, a Didactic Sequence was elaborated for the contextualized work of verbs in the imperative form presents on the advertisements genre.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968PEREIRA , Francisca Damiana Formiga.PEREIRA, Hérica Paiva.RODRIGUES, Vanessa Leite.2022-08-222022-09-20T13:06:20Z2022-09-202022-09-20T13:06:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27320RODRIGUES, Vanessa Leite. Gramática contextualizada e o uso dos verbos imperativos em anúncios publicitários: uma proposta de estudo para o 9º ano. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-20T13:06:20Zoai:localhost:riufcg/27320Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-20T13:06:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gramática contextualizada e o uso dos verbos imperativos em anúncios publicitários: uma proposta de estudo para o 9º ano.
Contextualized grammar and the use of imperative verbs in advertisements advertising: a study proposal for the 9th grade.
title Gramática contextualizada e o uso dos verbos imperativos em anúncios publicitários: uma proposta de estudo para o 9º ano.
spellingShingle Gramática contextualizada e o uso dos verbos imperativos em anúncios publicitários: uma proposta de estudo para o 9º ano.
RODRIGUES, Vanessa Leite.
Língua portuguesa - ensino
Gramática
Verbos imperativos
Anúncios publicitários
Sequência didática
Portuguese language - teaching
Grammar
Imperative verbs
Advertising
Following teaching
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Gramática contextualizada e o uso dos verbos imperativos em anúncios publicitários: uma proposta de estudo para o 9º ano.
title_full Gramática contextualizada e o uso dos verbos imperativos em anúncios publicitários: uma proposta de estudo para o 9º ano.
title_fullStr Gramática contextualizada e o uso dos verbos imperativos em anúncios publicitários: uma proposta de estudo para o 9º ano.
title_full_unstemmed Gramática contextualizada e o uso dos verbos imperativos em anúncios publicitários: uma proposta de estudo para o 9º ano.
title_sort Gramática contextualizada e o uso dos verbos imperativos em anúncios publicitários: uma proposta de estudo para o 9º ano.
author RODRIGUES, Vanessa Leite.
author_facet RODRIGUES, Vanessa Leite.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968
PEREIRA , Francisca Damiana Formiga.
PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Vanessa Leite.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - ensino
Gramática
Verbos imperativos
Anúncios publicitários
Sequência didática
Portuguese language - teaching
Grammar
Imperative verbs
Advertising
Following teaching
Letras - Língua Portuguesa.
topic Língua portuguesa - ensino
Gramática
Verbos imperativos
Anúncios publicitários
Sequência didática
Portuguese language - teaching
Grammar
Imperative verbs
Advertising
Following teaching
Letras - Língua Portuguesa.
description A Gramática contextualizada é a gramática dos usos cujo foco de análise é o texto. Por este viés, esta pesquisa tem como objetivo explorar o uso dos verbos no imperativo em anúncios publicitários como forma de trabalhar a gramática contextualizada nas aulas de língua portuguesa do 9° ano do ensino fundamental. Para tanto, refletimos sobre a importância da gramática contextualizada nas aulas de língua portuguesa; analisamos o uso dos verbos no imperativo em anúncios publicitários de acordo com a teoria funcionalista; e desenvolvemos uma proposta didática direcionada ao estudo dos verbos imperativos em anúncios publicitários. Nessa direção, esta investigação fundamenta-se, essencialmente, nos aportes teóricos do funcionalismo da linguagem com Neves (2001, 2018), considerando também Cunha (2010) e outros autores que defendem esta teoria; nos estudos sobre o ensino de gramática contextualizada com Antunes (2007, 2014); nos estudos dos gêneros textuais/discursivos com Bakhtin (2000), bem como no aporte teórico do procedimento de Sequência Didática com os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Este trabalho centra-se na metodologia de pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa. O universo da pesquisa são os anúncios publicitários. Desse universo, o corpus escolhido foram três anúncios publicitários; dois pertencentes à esfera comercial e um de uma campanha governamental de vacinação. A categoria de análise foram os verbos imperativos nos anúncios publicitários. E para olharmos com objetividade para essa categoria, os critérios foram: identificar a função dos verbos imperativos; a importância dos verbos imperativos para alcançar o propósito comunicativo do gênero anúncio publicitário; e a relevância desses verbos para a composição do gênero. Como resultados desta investigação, foi elaborada uma Sequência Didática para o trabalho contextualizado dos verbos no imperativo em anúncios publicitários
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-22
2022-09-20T13:06:20Z
2022-09-20
2022-09-20T13:06:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27320
RODRIGUES, Vanessa Leite. Gramática contextualizada e o uso dos verbos imperativos em anúncios publicitários: uma proposta de estudo para o 9º ano. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27320
identifier_str_mv RODRIGUES, Vanessa Leite. Gramática contextualizada e o uso dos verbos imperativos em anúncios publicitários: uma proposta de estudo para o 9º ano. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744556640436224