O uso do livro didático de sociologia na prática docente nas escolas do Cariri Paraibano: uma análise da mediação didática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Gilmaria da Silva.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.lopes
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13040
Resumo: Analisa o processo de mediação dos livros didáticos de Sociologia em escolas estaduais situadas no Cariri Paraibano, realizando uma discussão sobre os principais recursos didáticos presentes nas práticas pedagógicas do ensino de Sociologia. Esta pesquisa buscou analisar como os professores de Sociologia de escolas estaduais do Cariri Paraibano utilizam os manuais didáticos dessa disciplina, destacando os limites e as possibilidades nos processos de contextualização dos conteúdos ante a realidade dos alunos. Em realização aos subsídios teóricos, o trabalho se baseou nas discussões apresentadas por Simone Meucce (2000), Paulo Meksenas (1990), Guimarães, Neto, Assis (2012), os quais apresentam em suas obras discussões que fundamentam a discussão deste trabalho. Por via, metodológica adotamos o método qualitativo, e, como técnica para a construção dos dados, a aplicação de questionário, pesquisa bibliográfica e a observação de aulas. Com o retorno da Sociologia, ganhamos um meio de propagação do seu conhecimento, o livro didático, ferramenta fundamental para a disseminação de suas discussões, mas que cabe à figura do professor atribuir uso em sua prática. Procuramos analisar os recursos metodológicos e as práticas pedagógicas de ensino, para observar a mediação do livro didático de Sociologia no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que se trata de uma disciplina que objetiva, no Ensino Médio, despertar o imaginário sociológico e a desnaturalização dos fenômenos sociais por meio de discussões apresentadas pelo professor. Identificamos que os livros de Sociologia, dos campos mencionados, são usados pela maioria dos professores, porém necessitam de uma análise reflexiva e de uma avaliação por parte de alguns docentes acerca do sentido que está sendo atribuído ao livro, pois percebemos professores fazendo o uso de forma descontextualizada. Identificamos também que ainda há um grande número de professores não formados em Sociologia ministrando aulas apenas como cumprimento de carga horária, e são esses professores que apresentam dificuldades para trabalhar com o livro, o que acaba por prejudicar o ensino da Sociologia. Além disso, detectamos que o livro didático não é o único recurso usado na mediação do ensino da Sociologia, mas vídeos e músicas são também empregados para contextualizar os conceitos aos alunos.
id UFCG_bfc2e28410be8c13e5e86f340940d677
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13040
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O uso do livro didático de sociologia na prática docente nas escolas do Cariri Paraibano: uma análise da mediação didática.The use of the sociologya textbook in the teaching pratice of schools in Cariri Paraibano (Brazil): an analysis of didactic mediation.Ensino de sociologia - ensino médioMetodologias de ensino de SociologiaPráticas docentes - sociologiaMediação didáticaLivro didático - sociologiaCariri Paraibano - escolasPrática pedagógicaProfessores de sociologia - ensino médioSociology Teaching - High SchoolSociology teaching methodologiesTeaching practices - sociologyDidactic mediationTextbook - sociologySociology teachers - High SchoolEducação.Analisa o processo de mediação dos livros didáticos de Sociologia em escolas estaduais situadas no Cariri Paraibano, realizando uma discussão sobre os principais recursos didáticos presentes nas práticas pedagógicas do ensino de Sociologia. Esta pesquisa buscou analisar como os professores de Sociologia de escolas estaduais do Cariri Paraibano utilizam os manuais didáticos dessa disciplina, destacando os limites e as possibilidades nos processos de contextualização dos conteúdos ante a realidade dos alunos. Em realização aos subsídios teóricos, o trabalho se baseou nas discussões apresentadas por Simone Meucce (2000), Paulo Meksenas (1990), Guimarães, Neto, Assis (2012), os quais apresentam em suas obras discussões que fundamentam a discussão deste trabalho. Por via, metodológica adotamos o método qualitativo, e, como técnica para a construção dos dados, a aplicação de questionário, pesquisa bibliográfica e a observação de aulas. Com o retorno da Sociologia, ganhamos um meio de propagação do seu conhecimento, o livro didático, ferramenta fundamental para a disseminação de suas discussões, mas que cabe à figura do professor atribuir uso em sua prática. Procuramos analisar os recursos metodológicos e as práticas pedagógicas de ensino, para observar a mediação do livro didático de Sociologia no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que se trata de uma disciplina que objetiva, no Ensino Médio, despertar o imaginário sociológico e a desnaturalização dos fenômenos sociais por meio de discussões apresentadas pelo professor. Identificamos que os livros de Sociologia, dos campos mencionados, são usados pela maioria dos professores, porém necessitam de uma análise reflexiva e de uma avaliação por parte de alguns docentes acerca do sentido que está sendo atribuído ao livro, pois percebemos professores fazendo o uso de forma descontextualizada. Identificamos também que ainda há um grande número de professores não formados em Sociologia ministrando aulas apenas como cumprimento de carga horária, e são esses professores que apresentam dificuldades para trabalhar com o livro, o que acaba por prejudicar o ensino da Sociologia. Além disso, detectamos que o livro didático não é o único recurso usado na mediação do ensino da Sociologia, mas vídeos e músicas são também empregados para contextualizar os conceitos aos alunos.This dissertation presents an analysis carried out on the process of mediation of Sociology textbooks in state schools located in Cariri Paraibano, conducting a discussion on the main didactic resources present in pedagogical practices in the teaching of Sociology. Based on the general objective, this research sought to analyze how Sociology teachers from state schools in Cariri Paraibano are using the Sociology textbooks highlighting the limits and possibilities in the contextualization processes of the contents in view of the students' reality. By theoretical subsidies, it was based on the discussions presented by Simone Meucce (2000), Paulo Meksenas (1990) Guimarães, Neto, Assis. (2012) who present in their works discussions that support what is being presented in this work. Through the methodological approach, the qualitative method was adopted, considering as techniques for the construction of the data the application of a questionnaire, bibliographic research and the observation of classes. With the return of Sociology, we gained a means of spreading its knowledge, which was the textbook, a fundamental tool for the dissemination of its discussions and which is up to the teacher to attribute use in his practice. When looking at the methodological resources and teaching pedagogical practices to observe the mediation of the Sociology textbook in the teaching and learning process, since it is a discipline that aims in high school to awaken the sociological imaginary and the denaturalization of social phenomena through discussions presented by the teacher. It was identified that the sociology books, from the mentioned fields, are being used by most teachers, however they need a reflexive analysis and an evaluation by some teachers, of the meaning that is being attributed to the book, because, it was noticed teachers making use of it in a non-contextualized way, it was also identified that there are still a large number of teachers who are not trained in Sociology teaching classes only as a workload, and it is these teachers who have difficulties to work with the book and this ends for undermining the teaching of sociology. In addition, it was identified that the textbook is not the only resource used in the mediation of the teaching of sociology, but videos and music are used to contextualize the concepts to students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉUFCGSILVA, Isaac Alexandre da.SILVA, I. A.http://lattes.cnpq.br/0662696253778298SANTOS, Valdonilson Barbosa dos Santos.SILVA, Walberto Barbosa da.LOPES, Gilmaria da Silva.2020-05-262020-06-28T12:34:51Z2020-06-282020-06-28T12:34:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.lopeshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13040SILVA, Gilmaria Lopes da. O uso do livro didático de sociologia na prática docente nas escolas do Cariri Paraibano: uma análise da mediação didática. 2020. 90f. Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13040porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-02T18:21:53Zoai:localhost:riufcg/13040Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-02T18:21:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do livro didático de sociologia na prática docente nas escolas do Cariri Paraibano: uma análise da mediação didática.
The use of the sociologya textbook in the teaching pratice of schools in Cariri Paraibano (Brazil): an analysis of didactic mediation.
title O uso do livro didático de sociologia na prática docente nas escolas do Cariri Paraibano: uma análise da mediação didática.
spellingShingle O uso do livro didático de sociologia na prática docente nas escolas do Cariri Paraibano: uma análise da mediação didática.
LOPES, Gilmaria da Silva.
Ensino de sociologia - ensino médio
Metodologias de ensino de Sociologia
Práticas docentes - sociologia
Mediação didática
Livro didático - sociologia
Cariri Paraibano - escolas
Prática pedagógica
Professores de sociologia - ensino médio
Sociology Teaching - High School
Sociology teaching methodologies
Teaching practices - sociology
Didactic mediation
Textbook - sociology
Sociology teachers - High School
Educação.
title_short O uso do livro didático de sociologia na prática docente nas escolas do Cariri Paraibano: uma análise da mediação didática.
title_full O uso do livro didático de sociologia na prática docente nas escolas do Cariri Paraibano: uma análise da mediação didática.
title_fullStr O uso do livro didático de sociologia na prática docente nas escolas do Cariri Paraibano: uma análise da mediação didática.
title_full_unstemmed O uso do livro didático de sociologia na prática docente nas escolas do Cariri Paraibano: uma análise da mediação didática.
title_sort O uso do livro didático de sociologia na prática docente nas escolas do Cariri Paraibano: uma análise da mediação didática.
author LOPES, Gilmaria da Silva.
author_facet LOPES, Gilmaria da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Isaac Alexandre da.
SILVA, I. A.
http://lattes.cnpq.br/0662696253778298
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos Santos.
SILVA, Walberto Barbosa da.
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, Gilmaria da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia - ensino médio
Metodologias de ensino de Sociologia
Práticas docentes - sociologia
Mediação didática
Livro didático - sociologia
Cariri Paraibano - escolas
Prática pedagógica
Professores de sociologia - ensino médio
Sociology Teaching - High School
Sociology teaching methodologies
Teaching practices - sociology
Didactic mediation
Textbook - sociology
Sociology teachers - High School
Educação.
topic Ensino de sociologia - ensino médio
Metodologias de ensino de Sociologia
Práticas docentes - sociologia
Mediação didática
Livro didático - sociologia
Cariri Paraibano - escolas
Prática pedagógica
Professores de sociologia - ensino médio
Sociology Teaching - High School
Sociology teaching methodologies
Teaching practices - sociology
Didactic mediation
Textbook - sociology
Sociology teachers - High School
Educação.
description Analisa o processo de mediação dos livros didáticos de Sociologia em escolas estaduais situadas no Cariri Paraibano, realizando uma discussão sobre os principais recursos didáticos presentes nas práticas pedagógicas do ensino de Sociologia. Esta pesquisa buscou analisar como os professores de Sociologia de escolas estaduais do Cariri Paraibano utilizam os manuais didáticos dessa disciplina, destacando os limites e as possibilidades nos processos de contextualização dos conteúdos ante a realidade dos alunos. Em realização aos subsídios teóricos, o trabalho se baseou nas discussões apresentadas por Simone Meucce (2000), Paulo Meksenas (1990), Guimarães, Neto, Assis (2012), os quais apresentam em suas obras discussões que fundamentam a discussão deste trabalho. Por via, metodológica adotamos o método qualitativo, e, como técnica para a construção dos dados, a aplicação de questionário, pesquisa bibliográfica e a observação de aulas. Com o retorno da Sociologia, ganhamos um meio de propagação do seu conhecimento, o livro didático, ferramenta fundamental para a disseminação de suas discussões, mas que cabe à figura do professor atribuir uso em sua prática. Procuramos analisar os recursos metodológicos e as práticas pedagógicas de ensino, para observar a mediação do livro didático de Sociologia no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que se trata de uma disciplina que objetiva, no Ensino Médio, despertar o imaginário sociológico e a desnaturalização dos fenômenos sociais por meio de discussões apresentadas pelo professor. Identificamos que os livros de Sociologia, dos campos mencionados, são usados pela maioria dos professores, porém necessitam de uma análise reflexiva e de uma avaliação por parte de alguns docentes acerca do sentido que está sendo atribuído ao livro, pois percebemos professores fazendo o uso de forma descontextualizada. Identificamos também que ainda há um grande número de professores não formados em Sociologia ministrando aulas apenas como cumprimento de carga horária, e são esses professores que apresentam dificuldades para trabalhar com o livro, o que acaba por prejudicar o ensino da Sociologia. Além disso, detectamos que o livro didático não é o único recurso usado na mediação do ensino da Sociologia, mas vídeos e músicas são também empregados para contextualizar os conceitos aos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-26
2020-06-28T12:34:51Z
2020-06-28
2020-06-28T12:34:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.lopes
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13040
SILVA, Gilmaria Lopes da. O uso do livro didático de sociologia na prática docente nas escolas do Cariri Paraibano: uma análise da mediação didática. 2020. 90f. Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13040
url https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.lopes
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13040
identifier_str_mv SILVA, Gilmaria Lopes da. O uso do livro didático de sociologia na prática docente nas escolas do Cariri Paraibano: uma análise da mediação didática. 2020. 90f. Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445227139072