Sociologia ambiental e ensino de sociologia: uma análise dos livros didáticos de sociologia para o ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Antonio Josinaldo Soares.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.silva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12921
Resumo: Esta dissertação analisa os livros didáticos de Sociologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2018), a partir da sociologia ambiental e de suas grandes tendências teóricas. A pesquisa justifica-se pela identificação de lacunas de estudos nessa temática e pela relevância em investigar como as questões ambientais se apresentam dentro desse material didático, legitimado e proposto para as escolas públicas e considerado um dos principais recursos de auxílio ao professor no desenvolvimento das mediações pedagógicas. Nessa perspectiva, este estudo se norteou a partir da seguinte questão: qual o lugar e o tratamento conferido à sociologia ambiental e seus aportes teóricos nos livros didáticos de Sociologia? Dentro desta questão, constituiu-se o principal objetivo do trabalho: identificar a sociologia ambiental nos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo PNLD/2018 e descrever seu arcabouço teórico. A pesquisa se caracteriza como uma análise documental exploratória, com uma abordagem de natureza qualitativa e centrada na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2009) via categorização. Para tanto, a sociologia ambiental compõe uma das categorias de análises, juntando-se a ela as suas perspectivas teóricas mais promissoras para o entendimento da relação sociedade-natureza e as origens das problemáticas socioambientais: conflitos ambientais, sociedade de risco, modernização ecológica e desenvolvimento sustentável. A pesquisa identificou certo esforço dos livros didáticos analisados, no sentido de abordar esse novo campo científico e as questões ambientais, mas de forma incipiente e com lacunas. Não há consenso entre as obras didáticas em relação ao conteúdo da sociologia ambiental que deve compor os seus programas de ensino, até mesmo a presença dessa disciplina não é certa, uma vez que nem todos os livros trazem de forma explícita os conteúdos pertencentes a esse campo. Por sua vez, compreende-se que as limitações observadas podem estar relacionadas à juventude dessa sociologia específica, a qual se encontra em processo de solidificação e expansão.
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Nessa perspectiva, este estudo se norteou a partir da seguinte questão: qual o lugar e o tratamento conferido à sociologia ambiental e seus aportes teóricos nos livros didáticos de Sociologia? Dentro desta questão, constituiu-se o principal objetivo do trabalho: identificar a sociologia ambiental nos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo PNLD/2018 e descrever seu arcabouço teórico. A pesquisa se caracteriza como uma análise documental exploratória, com uma abordagem de natureza qualitativa e centrada na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2009) via categorização. Para tanto, a sociologia ambiental compõe uma das categorias de análises, juntando-se a ela as suas perspectivas teóricas mais promissoras para o entendimento da relação sociedade-natureza e as origens das problemáticas socioambientais: conflitos ambientais, sociedade de risco, modernização ecológica e desenvolvimento sustentável. A pesquisa identificou certo esforço dos livros didáticos analisados, no sentido de abordar esse novo campo científico e as questões ambientais, mas de forma incipiente e com lacunas. Não há consenso entre as obras didáticas em relação ao conteúdo da sociologia ambiental que deve compor os seus programas de ensino, até mesmo a presença dessa disciplina não é certa, uma vez que nem todos os livros trazem de forma explícita os conteúdos pertencentes a esse campo. Por sua vez, compreende-se que as limitações observadas podem estar relacionadas à juventude dessa sociologia específica, a qual se encontra em processo de solidificação e expansão.This master’s dissertation examines the sociology textbooks approved by the National Textbook Program (PNLD/2018), based on environmental sociology and its major theoretical trends. The relevance of the research is due to the identification of study gaps in this theme and the relevance of investigating how environmental issues are presented within this didactic material, legitimized and proposed for public schools and considered one of the main resource for the teacher in the development of his/her pedagogical mediations. In this sense, this study was based upon the following question: how are environmental sociology and its theoretical contributions presented in sociology textbooks? Within this question, the main objective of this work was to identify environmental sociology in the Sociology textbooks approved by PNLD/2018 and to describe its theoretical framework. The research uses exploratory document analysis, with a qualitative approach and is centered on the content analysis technique of Bardin (2009) via categorization. In order to do so, environmental sociology compose one of the categories of analysis. In addition to that, we used its most promising theoretical perspectives for understanding the society-nature relationship and the origins of socio-environmental issues: environmental conflicts, risk society, ecological modernization and sustainable development. We Identified that the textbooks analyzed managed to address this new scientific field and its environmental issues, but in an incipient way and with gaps. Regarding the content of environmental sociology, that should be part of teaching programs, there is still no consensus among the didactic books analyzed. Additionally, the presence of this discipline is not certain, for not all books present explicitly the contents belonging to that field. However, we believe that the limitations may be due to the fact that this specific sociology field is a new one and is still in process of and expansion.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉUFCGDINIZ, Paulo César Oliveira.DINIZ, P. C. O.http://lattes.cnpq.br/7819000664910614SOUZA, Cimone Rozendo.PINTO, Pedro Henrique Pinheiro Xavier.OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.SILVA, Antonio Josinaldo Soares.2020-05-142020-06-08T14:10:27Z2020-06-082020-06-08T14:10:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.silvahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12921SILVA, Antonio Josinaldo Soares. Sociologia ambiental e ensino de sociologia: uma análise dos livros didáticos de sociologia para o ensino médio. 136f.  Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12921porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-02T18:22:58Zoai:localhost:riufcg/12921Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-02T18:22:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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