A atuação da/o assistente social na educação básica: limites e possibilidades.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36000 |
Resumo: | O presente trabalho tem o intuito de refletir sobre a importância da/o Assistente Social na educação básica do ensino público e compreender os limites que se manifestam nesse espaço e as possibilidades de cooperar com a efetivação de uma educação de qualidade, universal, laica e pública. Abordando sobre qual relevância esse profissional traz para esse espaço de inserção da Educação. Considerando a educação em sua amplitude de dimensão complexa que constrói o ser social dentro e fora da escola. Utilizou-se o método materialista histórico- dialético, porque não tem como entender a educação com as suas contradições imposta pelo sistema capitalista e a correlação de força existente nela sem passar pela compreensão da realidade e para atingir o propósito da pesquisa com os objetivos. Foi feita uma análise reflexiva dentro da pesquisa social e utilizando a metodologia o método bibliográfico com uma abordagem e embasamento na respectiva pesquisa qualitativa, dessa maneira teremos a probabilidade de desenvolver a pesquisa e obter os resultados. Os resultados da pesquisa demonstram que o papel do/a assistente social na educação básica é muito relevante, necessário e indispensável, porque corresponde as necessidades do usuário em amplitude, para além do espaço escolar, fazendo com que ele se desenvolva construindo uma concepção de educação crítica, mediante uma visão ampla sobre a realidade que a cerca e a sua construção enquanto sujeito. Dessa maneira, o Serviço Social contribui na educação básica nas fases iniciais das crianças e adolescentes, favorecendo o seu processo de construção, através do desenvolvimento integral que corresponder aos aspectos social, físico, cognitivo e emocional. |
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A atuação da/o assistente social na educação básica: limites e possibilidades.The role of social workers in basic education: limits and possibilities.Serviço SocialEducaçãoEducação BásicaSocial serviceEducationBasic educationServiço SocialO presente trabalho tem o intuito de refletir sobre a importância da/o Assistente Social na educação básica do ensino público e compreender os limites que se manifestam nesse espaço e as possibilidades de cooperar com a efetivação de uma educação de qualidade, universal, laica e pública. Abordando sobre qual relevância esse profissional traz para esse espaço de inserção da Educação. Considerando a educação em sua amplitude de dimensão complexa que constrói o ser social dentro e fora da escola. Utilizou-se o método materialista histórico- dialético, porque não tem como entender a educação com as suas contradições imposta pelo sistema capitalista e a correlação de força existente nela sem passar pela compreensão da realidade e para atingir o propósito da pesquisa com os objetivos. Foi feita uma análise reflexiva dentro da pesquisa social e utilizando a metodologia o método bibliográfico com uma abordagem e embasamento na respectiva pesquisa qualitativa, dessa maneira teremos a probabilidade de desenvolver a pesquisa e obter os resultados. Os resultados da pesquisa demonstram que o papel do/a assistente social na educação básica é muito relevante, necessário e indispensável, porque corresponde as necessidades do usuário em amplitude, para além do espaço escolar, fazendo com que ele se desenvolva construindo uma concepção de educação crítica, mediante uma visão ampla sobre a realidade que a cerca e a sua construção enquanto sujeito. Dessa maneira, o Serviço Social contribui na educação básica nas fases iniciais das crianças e adolescentes, favorecendo o seu processo de construção, através do desenvolvimento integral que corresponder aos aspectos social, físico, cognitivo e emocional.The present work aims to reflect on the importance of the Social Worker in basic public education and understand the limits that appear in this space and the possibilities of cooperating with the implementation of quality, universal, secular and public education. . Addressing what relevance this professional brings to this space of insertion in Education. Considering education in its range of complex dimensions that builds the social being inside and outside the school. The historical-dialectical materialist method was used, because there is no way to understand education with its contradictions imposed by the capitalist system and the correlation of force existing in it without going through the understanding of reality and achieving the purpose of the research with the objectives. A reflective analysis was carried out within social research and using the bibliographic method with an approach and basis in the respective qualitative research, in this way we will have the probability of developing the research and obtaining the results. The research results demonstrate that the role of the social worker in basic education is very relevant, necessary and indispensable, because it corresponds to the user's needs in breadth, beyond the school space, making him develop by building a conception of education criticism, through a broad view of the reality that surrounds it and its construction as a subject. In this way, Social Service contributes to basic education in the early stages of children and adolescents, favoring their construction process, through integral development that corresponds to the social, physical, cognitive and emotional aspects.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGSantos, Nilma Angélica dos.SANTOS, N. A.http://lattes.cnpq.br/7108538468062532Santos, Franciele da Silva.SANTOS, F. S.http://lattes.cnpq.br/9061435873920829Jacinto, Antônia Alcilene.JACINTO, A. A.Silva, Maria Aparecida Xavier da.2024-05-092024-06-11T11:44:25Z2024-06-112024-06-11T11:44:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36000Silva, Maria Aparecida Xavier da. A atuação da/o assistente social na educação básica: limites e possibilidades. 2024. 61fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2024.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-11T11:44:25Zoai:localhost:riufcg/36000Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-11T11:44:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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