Os desafios do trabalho profissional do assistente social na Educação Básica.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36005 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo identificar os principais desafios do trabalho profissional do assistente social na educação básica, o qual teve sua metodologia constituída por meio de pesquisas bibliográficas e de caráter qualitativo, aliada também a pesquisas documentais referentes ao âmbito educacional, sua política, e dimensão enquanto espaço sócio ocupacional do Serviço Social e também da Psicologia, a partir da promulgação da Lei 13.935/2019. Junto a esses aspectos, foram assentados também na presente pesquisa,características da profissão dos assistentes sociais tanto em seu sentido amplo, e principalmente em seu recorte historiográfico perante o estabelecimento da atuação na área da educação. Esse caminho percorrido nos leva a conclusão de que os desafios presentes para esse trabalho são diversos, e perpassam uma gama de lutas e resistências dos profissionais que o compõem, do pré ao pós estabelecimento da Lei que o regulamenta e do atual contexto cotidiano. Para além disso, e por fim, destacase a necessidade de um processo de constante organização coletiva de assistentes sociais e também junto os psicólogos e demais profissionais pertencentes a área da educação, não somente de modo político, mas também continuado, através de capacitações, formulações de pesquisas, subsídios e demais materiais, referentes a profissão em seus desafios cotidianos nesse espaço tão repleto de embates e possibilidades. |
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Os desafios do trabalho profissional do assistente social na Educação Básica.The challenges of the professional work of the social worker in Basic Education.Educação básicaPolítica de educaçãoServiço SocialServiço SocialO presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo identificar os principais desafios do trabalho profissional do assistente social na educação básica, o qual teve sua metodologia constituída por meio de pesquisas bibliográficas e de caráter qualitativo, aliada também a pesquisas documentais referentes ao âmbito educacional, sua política, e dimensão enquanto espaço sócio ocupacional do Serviço Social e também da Psicologia, a partir da promulgação da Lei 13.935/2019. Junto a esses aspectos, foram assentados também na presente pesquisa,características da profissão dos assistentes sociais tanto em seu sentido amplo, e principalmente em seu recorte historiográfico perante o estabelecimento da atuação na área da educação. Esse caminho percorrido nos leva a conclusão de que os desafios presentes para esse trabalho são diversos, e perpassam uma gama de lutas e resistências dos profissionais que o compõem, do pré ao pós estabelecimento da Lei que o regulamenta e do atual contexto cotidiano. Para além disso, e por fim, destacase a necessidade de um processo de constante organização coletiva de assistentes sociais e também junto os psicólogos e demais profissionais pertencentes a área da educação, não somente de modo político, mas também continuado, através de capacitações, formulações de pesquisas, subsídios e demais materiais, referentes a profissão em seus desafios cotidianos nesse espaço tão repleto de embates e possibilidades.This course conclusion work aims to identify the main challenges of the professional work of social workers in basic education, which had its methodology included through bibliographical and qualitative research, combined also with documentary research relating to the educational scope, its policy, and dimension as a sociooccupational space of Social Service and also of Psychology, following the promulgation of Law 13,935/2019. Along with these aspects, the present research also included characteristics of the profession of social workers, both in its broadest sense, and mainly in its historiographical perspective regarding the establishment of activities in the area of education. This path taken leads us to conclude that the challenges present for this work are diverse, and permeate a range of struggles and resistances of the professionals who compose it, from pre to post establishment of the Law that regulates it and the current daily context. Furthermore, and finally, the need for a process of constant collective organization of social workers and also together with psychologists and other professionals belonging to the area of education stands out, not only in a political way, but also on an ongoing basis, through training, research formulations, subsidies and other materials, referring to the profession in its daily challenges in this space so full of debates and possibilities.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGFRANÇA JÚNIOR, Reginaldo Pereira.FRANÇA JÚNIOR, R. P.http://lattes.cnpq.br/5086812927093899OLIVEIRA, Juliana e Silva de.OLIVEIRA, J. S.SANTOS, Nilma Angélica dos.SANTOS, N. A.SOARES, Ana Lívia Alves de França.2024-05-052024-06-11T12:09:39Z2024-06-112024-06-11T12:09:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36005SOARES, Ana Lívia Alves de França. Os desafios do trabalho profissional do assistente social na Educação Básica. 2024,48fl. -Trabalho de conclusão de curso( Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa-PB-Brasil, 2024.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-11T12:09:39Zoai:localhost:riufcg/36005Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-11T12:09:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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