Os desafios do trabalho profissional do assistente social na Educação Básica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Ana Lívia Alves de França.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36005
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo identificar os principais desafios do trabalho profissional do assistente social na educação básica, o qual teve sua metodologia constituída por meio de pesquisas bibliográficas e de caráter qualitativo, aliada também a pesquisas documentais referentes ao âmbito educacional, sua política, e dimensão enquanto espaço sócio ­ocupacional do Serviço Social e também da Psicologia, a partir da promulgação da Lei 13.935/2019. Junto a esses aspectos, foram assentados também na presente pesquisa,características da profissão dos assistentes sociais tanto em seu sentido amplo, e principalmente em seu recorte historiográfico perante o estabelecimento da atuação na área da educação. Esse caminho percorrido nos leva a conclusão de que os desafios presentes para esse trabalho são diversos, e perpassam uma gama de lutas e resistências dos profissionais que o compõem, do pré ao pós estabelecimento da Lei que o regulamenta e do atual contexto cotidiano. Para além disso, e por fim, destaca­se a necessidade de um processo de constante organização coletiva de assistentes sociais e também junto os psicólogos e demais profissionais pertencentes a área da educação, não somente de modo político, mas também continuado, através de capacitações, formulações de pesquisas, subsídios e demais materiais, referentes a profissão em seus desafios cotidianos nesse espaço tão repleto de embates e possibilidades.
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