Perspectivas teóricas subjacentes à tradução dos nomes dos personagens da Turma da Mônica para a língua inglesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Maria do Socorro Nunes.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17984
Resumo: O presente trabalho apresentou como objetivo analisar as perspectivas teóricas subjacentes à tradução dos nomes dos personagens da revista em quadrinhos da Turma da Mônica para a língua inglesa. Realizou-se, então, uma revisão bibliográfica das principais teorias de tradução, observando as especificidades da tradução de histórias em quadrinhos e de nomes de personagens e procedeu-se à análise de um corpus de sessenta e dois nomes de personagens, identificando os procedimentos de tradução utilizados, tomando como base a lista procedimentos de tradução elaborada pelo pesquisador Lincoln Fernandes (2007). As revistas em quadrinhos consistem em um gênero textual que associa imagem e texto e cujo reconhecimento tem sido retomado a partir do final do século XX, sendo a Turma da Mônica a maior representante do mercado de quadrinhos no Brasil. A obra de Maurício de Sousa é atualmente conhecida internacionalmente, sendo as revistas editadas também em língua inglesa, destacando-se a revista “Monica’s gang”, que foi utilizada como fonte de coleta de dados. Quanto às teorias de tradução classificam-se em duas grandes correntes, aquelas que a percebem como um processo de transferência de textos equivalentes em línguas diferentes, assim defendida por teóricos como Catford (1980), o que se aproxima de uma tradução mais literal e as que a compreendem como um processo de correspondência de significados, e que considera as especificidades dos contextos das línguas fonte e alvo, apresentadas por teóricos como Arrojo (2007) e Sobral (2008). A tradução de quadrinhos e de nomes de personagens literários são duas áreas específicas que envolvem aspectos que a tornam ainda mais complexa, como a relação de complementaridade entre texto e imagem, e aspectos como legibilidade, referencialidade, memorabilidade e reconhecimento. A análise dos procedimentos de tradução das personagens da Turma da Mônica revela o uso de diferentes procedimentos e estratégias, no entanto uma maior aproximação com a orientação para a língua e o público alvo, e uma consonância com as teorias mais atuais sobre tradução que consideram os diferentes contextos das línguas envolvidas no processo de tradução e a necessidade recriação e adaptação do texto fonte para que a mensagem seja transmitida com eficiência para o público leitor.
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Realizou-se, então, uma revisão bibliográfica das principais teorias de tradução, observando as especificidades da tradução de histórias em quadrinhos e de nomes de personagens e procedeu-se à análise de um corpus de sessenta e dois nomes de personagens, identificando os procedimentos de tradução utilizados, tomando como base a lista procedimentos de tradução elaborada pelo pesquisador Lincoln Fernandes (2007). As revistas em quadrinhos consistem em um gênero textual que associa imagem e texto e cujo reconhecimento tem sido retomado a partir do final do século XX, sendo a Turma da Mônica a maior representante do mercado de quadrinhos no Brasil. A obra de Maurício de Sousa é atualmente conhecida internacionalmente, sendo as revistas editadas também em língua inglesa, destacando-se a revista “Monica’s gang”, que foi utilizada como fonte de coleta de dados. 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Perspectivas teóricas subjacentes à tradução dos nomes dos personagens da Turma da Mônica para a língua inglesa. 2014. 37f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2014. 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