A música como ferramenta pedagógica na educação infantil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6568 |
Resumo: | A realização desta monografia tem como enfoque um estudo sobre a música como ferramenta pedagógica capaz de subsidiar o (a) professor (a) no processo de ensino aprendizagem das crianças em sala de aula. Assim, a problemática deste estudo é entender; como a utilização da música contribui para o desenvolvimento integral das crianças na pré-escola de uma escola municipal de Cajazeiras PB? Para tanto, objetivo geral desta pesquisa foi analisar em que a utilização da música contribui para o desenvolvimento integral das crianças na Pré-escola de uma escola municipal da referida cidade. Buscaremos ainda, a partir de literaturas disponíveis de outros autores na área educacional, discutir as contribuições que a música representa para o ensino aprendizagem da criança contemplando de forma lúdica. Com relação à metodologia, o estudo foi realizado através da pesquisa bibliográfica, e pesquisa de campo, sendo a observação e uma entrevista semiestruturada, possuindo caráter qualitativo. Os resultados nos mostram que a aplicabilidade da música é restrita na Educação das crianças, pois evidenciamos a falta de recursos financeiros para a escola afetando diretamente no planejamento das aulas dos (as) professores (as) dificultando o exercício de sua prática em todo o processo de ensino aprendizagem. Porém, percebe-se um esforço que os (as) professores (as) têm em introduzir a música em sua metodologia contemplando um ensino com ludicidade em seu desenvolvimento integral. |
id |
UFCG_c1decb832aea858558552da938ffd4fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6568 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A música como ferramenta pedagógica na educação infantil.Music as a pedagogical tool in early childhood education.MúsicaLudicidadeEducação infantilLúdicoEnsino-aprendizagemMusicPlayfulnessChild educationLudicTeaching-LearningEducação.A realização desta monografia tem como enfoque um estudo sobre a música como ferramenta pedagógica capaz de subsidiar o (a) professor (a) no processo de ensino aprendizagem das crianças em sala de aula. Assim, a problemática deste estudo é entender; como a utilização da música contribui para o desenvolvimento integral das crianças na pré-escola de uma escola municipal de Cajazeiras PB? Para tanto, objetivo geral desta pesquisa foi analisar em que a utilização da música contribui para o desenvolvimento integral das crianças na Pré-escola de uma escola municipal da referida cidade. Buscaremos ainda, a partir de literaturas disponíveis de outros autores na área educacional, discutir as contribuições que a música representa para o ensino aprendizagem da criança contemplando de forma lúdica. Com relação à metodologia, o estudo foi realizado através da pesquisa bibliográfica, e pesquisa de campo, sendo a observação e uma entrevista semiestruturada, possuindo caráter qualitativo. Os resultados nos mostram que a aplicabilidade da música é restrita na Educação das crianças, pois evidenciamos a falta de recursos financeiros para a escola afetando diretamente no planejamento das aulas dos (as) professores (as) dificultando o exercício de sua prática em todo o processo de ensino aprendizagem. Porém, percebe-se um esforço que os (as) professores (as) têm em introduzir a música em sua metodologia contemplando um ensino com ludicidade em seu desenvolvimento integral.This monograph focuses on a study about music as a pedagogical tool capable of subsidizing teachers in the children's process of teaching and learning in the classroom. Thus, the problem of this study is to investigate what contributions the use of music provides to children integral development in the pre-school phase of a municipal school of Cajazeiras, state of Paraíba. The general objective of this research was to analyze the contributions the use of music brings to children integral development in the Pre-school phase of a municipal school of the mentioned city. We will also, from the available literature of other authors in the educational area, discuss the contributions that music propitiates for the teaching-learning process of the child contemplating in a playful way. Regarding the methodology, this study was carried out through a bibliographical and field research, observation and semi-structured interview, having a qualitative character. The results show that the applicability of music is restricted in the education of children since we evidenced the school lack of financial resources, which affects directly the planning of the teachers' classes, making their work more difficult throughout the teaching and learning process. However, it is noticeable that there is an effort the teachers show in introducing music in its methodology contemplating a teaching with playfulness in its integral development.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPIRES, Aparecida Carneiro.PIRES, Aparecida Carneiro.http://lattes.cnpq.br/5613969088897311JOCA, Alexandre Martins.PEREIRA, Zildene Francisca.SILVA, Gilvan dos Santos da.2018-07-172019-09-02T20:11:15Z2019-09-022019-09-02T20:11:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6568SILVA, Gilvan dos Santos da. A música como ferramenta pedagógica na educação infantil. 2018. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T12:09:39Zoai:localhost:riufcg/6568Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T12:09:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A música como ferramenta pedagógica na educação infantil. Music as a pedagogical tool in early childhood education. |
title |
A música como ferramenta pedagógica na educação infantil. |
spellingShingle |
A música como ferramenta pedagógica na educação infantil. SILVA, Gilvan dos Santos da. Música Ludicidade Educação infantil Lúdico Ensino-aprendizagem Music Playfulness Child education Ludic Teaching-Learning Educação. |
title_short |
A música como ferramenta pedagógica na educação infantil. |
title_full |
A música como ferramenta pedagógica na educação infantil. |
title_fullStr |
A música como ferramenta pedagógica na educação infantil. |
title_full_unstemmed |
A música como ferramenta pedagógica na educação infantil. |
title_sort |
A música como ferramenta pedagógica na educação infantil. |
author |
SILVA, Gilvan dos Santos da. |
author_facet |
SILVA, Gilvan dos Santos da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PIRES, Aparecida Carneiro. PIRES, Aparecida Carneiro. http://lattes.cnpq.br/5613969088897311 JOCA, Alexandre Martins. PEREIRA, Zildene Francisca. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Gilvan dos Santos da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Ludicidade Educação infantil Lúdico Ensino-aprendizagem Music Playfulness Child education Ludic Teaching-Learning Educação. |
topic |
Música Ludicidade Educação infantil Lúdico Ensino-aprendizagem Music Playfulness Child education Ludic Teaching-Learning Educação. |
description |
A realização desta monografia tem como enfoque um estudo sobre a música como ferramenta pedagógica capaz de subsidiar o (a) professor (a) no processo de ensino aprendizagem das crianças em sala de aula. Assim, a problemática deste estudo é entender; como a utilização da música contribui para o desenvolvimento integral das crianças na pré-escola de uma escola municipal de Cajazeiras PB? Para tanto, objetivo geral desta pesquisa foi analisar em que a utilização da música contribui para o desenvolvimento integral das crianças na Pré-escola de uma escola municipal da referida cidade. Buscaremos ainda, a partir de literaturas disponíveis de outros autores na área educacional, discutir as contribuições que a música representa para o ensino aprendizagem da criança contemplando de forma lúdica. Com relação à metodologia, o estudo foi realizado através da pesquisa bibliográfica, e pesquisa de campo, sendo a observação e uma entrevista semiestruturada, possuindo caráter qualitativo. Os resultados nos mostram que a aplicabilidade da música é restrita na Educação das crianças, pois evidenciamos a falta de recursos financeiros para a escola afetando diretamente no planejamento das aulas dos (as) professores (as) dificultando o exercício de sua prática em todo o processo de ensino aprendizagem. Porém, percebe-se um esforço que os (as) professores (as) têm em introduzir a música em sua metodologia contemplando um ensino com ludicidade em seu desenvolvimento integral. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-17 2019-09-02T20:11:15Z 2019-09-02 2019-09-02T20:11:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6568 SILVA, Gilvan dos Santos da. A música como ferramenta pedagógica na educação infantil. 2018. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6568 |
identifier_str_mv |
SILVA, Gilvan dos Santos da. A música como ferramenta pedagógica na educação infantil. 2018. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744391093354496 |