A música como ferramenta pedagógica na educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Gilvan dos Santos da.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6568
Resumo: A realização desta monografia tem como enfoque um estudo sobre a música como ferramenta pedagógica capaz de subsidiar o (a) professor (a) no processo de ensino aprendizagem das crianças em sala de aula. Assim, a problemática deste estudo é entender; como a utilização da música contribui para o desenvolvimento integral das crianças na pré-escola de uma escola municipal de Cajazeiras PB? Para tanto, objetivo geral desta pesquisa foi analisar em que a utilização da música contribui para o desenvolvimento integral das crianças na Pré-escola de uma escola municipal da referida cidade. Buscaremos ainda, a partir de literaturas disponíveis de outros autores na área educacional, discutir as contribuições que a música representa para o ensino aprendizagem da criança contemplando de forma lúdica. Com relação à metodologia, o estudo foi realizado através da pesquisa bibliográfica, e pesquisa de campo, sendo a observação e uma entrevista semiestruturada, possuindo caráter qualitativo. Os resultados nos mostram que a aplicabilidade da música é restrita na Educação das crianças, pois evidenciamos a falta de recursos financeiros para a escola afetando diretamente no planejamento das aulas dos (as) professores (as) dificultando o exercício de sua prática em todo o processo de ensino aprendizagem. Porém, percebe-se um esforço que os (as) professores (as) têm em introduzir a música em sua metodologia contemplando um ensino com ludicidade em seu desenvolvimento integral.
id UFCG_c1decb832aea858558552da938ffd4fd
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6568
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A música como ferramenta pedagógica na educação infantil.Music as a pedagogical tool in early childhood education.MúsicaLudicidadeEducação infantilLúdicoEnsino-aprendizagemMusicPlayfulnessChild educationLudicTeaching-LearningEducação.A realização desta monografia tem como enfoque um estudo sobre a música como ferramenta pedagógica capaz de subsidiar o (a) professor (a) no processo de ensino aprendizagem das crianças em sala de aula. Assim, a problemática deste estudo é entender; como a utilização da música contribui para o desenvolvimento integral das crianças na pré-escola de uma escola municipal de Cajazeiras PB? Para tanto, objetivo geral desta pesquisa foi analisar em que a utilização da música contribui para o desenvolvimento integral das crianças na Pré-escola de uma escola municipal da referida cidade. Buscaremos ainda, a partir de literaturas disponíveis de outros autores na área educacional, discutir as contribuições que a música representa para o ensino aprendizagem da criança contemplando de forma lúdica. Com relação à metodologia, o estudo foi realizado através da pesquisa bibliográfica, e pesquisa de campo, sendo a observação e uma entrevista semiestruturada, possuindo caráter qualitativo. Os resultados nos mostram que a aplicabilidade da música é restrita na Educação das crianças, pois evidenciamos a falta de recursos financeiros para a escola afetando diretamente no planejamento das aulas dos (as) professores (as) dificultando o exercício de sua prática em todo o processo de ensino aprendizagem. Porém, percebe-se um esforço que os (as) professores (as) têm em introduzir a música em sua metodologia contemplando um ensino com ludicidade em seu desenvolvimento integral.This monograph focuses on a study about music as a pedagogical tool capable of subsidizing teachers in the children's process of teaching and learning in the classroom. Thus, the problem of this study is to investigate what contributions the use of music provides to children integral development in the pre-school phase of a municipal school of Cajazeiras, state of Paraíba. The general objective of this research was to analyze the contributions the use of music brings to children integral development in the Pre-school phase of a municipal school of the mentioned city. We will also, from the available literature of other authors in the educational area, discuss the contributions that music propitiates for the teaching-learning process of the child contemplating in a playful way. Regarding the methodology, this study was carried out through a bibliographical and field research, observation and semi-structured interview, having a qualitative character. The results show that the applicability of music is restricted in the education of children since we evidenced the school lack of financial resources, which affects directly the planning of the teachers' classes, making their work more difficult throughout the teaching and learning process. However, it is noticeable that there is an effort the teachers show in introducing music in its methodology contemplating a teaching with playfulness in its integral development.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPIRES, Aparecida Carneiro.PIRES, Aparecida Carneiro.http://lattes.cnpq.br/5613969088897311JOCA, Alexandre Martins.PEREIRA, Zildene Francisca.SILVA, Gilvan dos Santos da.2018-07-172019-09-02T20:11:15Z2019-09-022019-09-02T20:11:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6568SILVA, Gilvan dos Santos da. A música como ferramenta pedagógica na educação infantil. 2018. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T12:09:39Zoai:localhost:riufcg/6568Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T12:09:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A música como ferramenta pedagógica na educação infantil.
Music as a pedagogical tool in early childhood education.
title A música como ferramenta pedagógica na educação infantil.
spellingShingle A música como ferramenta pedagógica na educação infantil.
SILVA, Gilvan dos Santos da.
Música
Ludicidade
Educação infantil
Lúdico
Ensino-aprendizagem
Music
Playfulness
Child education
Ludic
Teaching-Learning
Educação.
title_short A música como ferramenta pedagógica na educação infantil.
title_full A música como ferramenta pedagógica na educação infantil.
title_fullStr A música como ferramenta pedagógica na educação infantil.
title_full_unstemmed A música como ferramenta pedagógica na educação infantil.
title_sort A música como ferramenta pedagógica na educação infantil.
author SILVA, Gilvan dos Santos da.
author_facet SILVA, Gilvan dos Santos da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PIRES, Aparecida Carneiro.
PIRES, Aparecida Carneiro.
http://lattes.cnpq.br/5613969088897311
JOCA, Alexandre Martins.
PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Gilvan dos Santos da.
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Ludicidade
Educação infantil
Lúdico
Ensino-aprendizagem
Music
Playfulness
Child education
Ludic
Teaching-Learning
Educação.
topic Música
Ludicidade
Educação infantil
Lúdico
Ensino-aprendizagem
Music
Playfulness
Child education
Ludic
Teaching-Learning
Educação.
description A realização desta monografia tem como enfoque um estudo sobre a música como ferramenta pedagógica capaz de subsidiar o (a) professor (a) no processo de ensino aprendizagem das crianças em sala de aula. Assim, a problemática deste estudo é entender; como a utilização da música contribui para o desenvolvimento integral das crianças na pré-escola de uma escola municipal de Cajazeiras PB? Para tanto, objetivo geral desta pesquisa foi analisar em que a utilização da música contribui para o desenvolvimento integral das crianças na Pré-escola de uma escola municipal da referida cidade. Buscaremos ainda, a partir de literaturas disponíveis de outros autores na área educacional, discutir as contribuições que a música representa para o ensino aprendizagem da criança contemplando de forma lúdica. Com relação à metodologia, o estudo foi realizado através da pesquisa bibliográfica, e pesquisa de campo, sendo a observação e uma entrevista semiestruturada, possuindo caráter qualitativo. Os resultados nos mostram que a aplicabilidade da música é restrita na Educação das crianças, pois evidenciamos a falta de recursos financeiros para a escola afetando diretamente no planejamento das aulas dos (as) professores (as) dificultando o exercício de sua prática em todo o processo de ensino aprendizagem. Porém, percebe-se um esforço que os (as) professores (as) têm em introduzir a música em sua metodologia contemplando um ensino com ludicidade em seu desenvolvimento integral.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-17
2019-09-02T20:11:15Z
2019-09-02
2019-09-02T20:11:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6568
SILVA, Gilvan dos Santos da. A música como ferramenta pedagógica na educação infantil. 2018. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6568
identifier_str_mv SILVA, Gilvan dos Santos da. A música como ferramenta pedagógica na educação infantil. 2018. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744391093354496