Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: SILVA, Waldinea Cacilda da.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580
Resumo: A maioria das instituições escolares ainda realiza o processo de ensino-aprendizagem de forma muito tradicional. Preparar os alunos para um mundo no qual as mudanças tecnológicas são recorrentes é fundamental para a formação de membros da sociedade do século XXI, que devem estar familiarizados com o computador e suas possibilidades de aprendizagem. Integrar tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem pode gerar resultados positivos, e contribuir para a melhoria na qualidade da educação. É exigido aos professores aprender a utilizar as máquinas, os softwares e a modificarem os seus métodos de ensino. O uso da world wide web (Internet) como ferramenta pedagógica, facilita o acesso de professores e alunos a uma infinidade de conteúdos. O ambiente de aprendizagem online é constituído por três componentes: o aprendiz, as atividades e o agente de aprendizagem (o professor). O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, do desenvolvimento de projetos e não somente a transmissão de conteúdos. Ver-se-á uma proposta de estudo sobre a escravidão africana por meio de blogs, que estão deixando de ser apenas "diário virtual adolescente" para virar palco de discussões e fontes de informações. Um desafio inovador para os educadores, mas necessário para desenvolver novas formas de aprender, criando novos espaços instrucionais que respondam a essas demandas para poder desenvolvê-las, aprofundá-las e ajudar a transformar a sociedade do conhecimento. Recursos como blogs são umas das opções mais dinâmicas de socialização dos conteúdos, com praticidade é possível criar, além de poder personalizar, projetos e atividades desenvolvidas em sala de aula, por meio da disponibilização de links de acervos digitais e da digitalização de imagens sobre a escravidão africana, possibilitará desenvolver pesquisas significativas. Com a crescente utilização de imagens, sons e vídeos, os blogs têm tudo para integrar na educação ferramentas tecnológicas que possibilitarão a melhoria do ensino de história.
id UFCG_c2543c00f28c1aa4cdf98152b7ff0bf5
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34580
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs.Tool for the new educator: the study of African slavery through Blogs.Blogs - escravidão africanaInternet e ensino de HistóriaInternet e ensino de HistóriaEnsino de HistóriaTecnologias da informação e comunicação - HistóriaPesquisa histórica - internetProfessores de história e novas tecnologiasBlogs e pesquisa históricaEscravidão africanaBrasil colonial - escravidãoHistória do Brasil colonial - escravidãoTecnologia e pesquisa históricaFontes históricas digitais - blogsBlogs - African slaveryInternet and History teachingInternet and History teachingTeaching HistoryInformation and communication technologies - HistoryHistorical research - internetHistory teachers and new technologiesBlogs and historical researchAfrican slaveryColonial Brazil - slaveryHistory of colonial Brazil - slaveryTechnology and historical researchDigital historical sources - blogsHistória.A maioria das instituições escolares ainda realiza o processo de ensino-aprendizagem de forma muito tradicional. Preparar os alunos para um mundo no qual as mudanças tecnológicas são recorrentes é fundamental para a formação de membros da sociedade do século XXI, que devem estar familiarizados com o computador e suas possibilidades de aprendizagem. Integrar tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem pode gerar resultados positivos, e contribuir para a melhoria na qualidade da educação. É exigido aos professores aprender a utilizar as máquinas, os softwares e a modificarem os seus métodos de ensino. O uso da world wide web (Internet) como ferramenta pedagógica, facilita o acesso de professores e alunos a uma infinidade de conteúdos. O ambiente de aprendizagem online é constituído por três componentes: o aprendiz, as atividades e o agente de aprendizagem (o professor). O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, do desenvolvimento de projetos e não somente a transmissão de conteúdos. Ver-se-á uma proposta de estudo sobre a escravidão africana por meio de blogs, que estão deixando de ser apenas "diário virtual adolescente" para virar palco de discussões e fontes de informações. Um desafio inovador para os educadores, mas necessário para desenvolver novas formas de aprender, criando novos espaços instrucionais que respondam a essas demandas para poder desenvolvê-las, aprofundá-las e ajudar a transformar a sociedade do conhecimento. Recursos como blogs são umas das opções mais dinâmicas de socialização dos conteúdos, com praticidade é possível criar, além de poder personalizar, projetos e atividades desenvolvidas em sala de aula, por meio da disponibilização de links de acervos digitais e da digitalização de imagens sobre a escravidão africana, possibilitará desenvolver pesquisas significativas. Com a crescente utilização de imagens, sons e vídeos, os blogs têm tudo para integrar na educação ferramentas tecnológicas que possibilitarão a melhoria do ensino de história.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092024-02-19T15:21:53Z2024-02-192024-02-19T15:21:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de; SILVA, Waldinea Cacilda da. Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 13 - História e Internet, Usos: Desafios e Oportunidades para o Trabalho com Fontes Históricas na Rede Mundial de Computadores. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-9. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580porARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de.SILVA, Waldinea Cacilda da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-19T15:22:17Zoai:localhost:riufcg/34580Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-19T15:22:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs.
Tool for the new educator: the study of African slavery through Blogs.
title Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs.
spellingShingle Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs.
ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de.
Blogs - escravidão africana
Internet e ensino de História
Internet e ensino de História
Ensino de História
Tecnologias da informação e comunicação - História
Pesquisa histórica - internet
Professores de história e novas tecnologias
Blogs e pesquisa histórica
Escravidão africana
Brasil colonial - escravidão
História do Brasil colonial - escravidão
Tecnologia e pesquisa histórica
Fontes históricas digitais - blogs
Blogs - African slavery
Internet and History teaching
Internet and History teaching
Teaching History
Information and communication technologies - History
Historical research - internet
History teachers and new technologies
Blogs and historical research
African slavery
Colonial Brazil - slavery
History of colonial Brazil - slavery
Technology and historical research
Digital historical sources - blogs
História.
title_short Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs.
title_full Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs.
title_fullStr Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs.
title_full_unstemmed Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs.
title_sort Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs.
author ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de.
author_facet ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de.
SILVA, Waldinea Cacilda da.
author_role author
author2 SILVA, Waldinea Cacilda da.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de.
SILVA, Waldinea Cacilda da.
dc.subject.por.fl_str_mv Blogs - escravidão africana
Internet e ensino de História
Internet e ensino de História
Ensino de História
Tecnologias da informação e comunicação - História
Pesquisa histórica - internet
Professores de história e novas tecnologias
Blogs e pesquisa histórica
Escravidão africana
Brasil colonial - escravidão
História do Brasil colonial - escravidão
Tecnologia e pesquisa histórica
Fontes históricas digitais - blogs
Blogs - African slavery
Internet and History teaching
Internet and History teaching
Teaching History
Information and communication technologies - History
Historical research - internet
History teachers and new technologies
Blogs and historical research
African slavery
Colonial Brazil - slavery
History of colonial Brazil - slavery
Technology and historical research
Digital historical sources - blogs
História.
topic Blogs - escravidão africana
Internet e ensino de História
Internet e ensino de História
Ensino de História
Tecnologias da informação e comunicação - História
Pesquisa histórica - internet
Professores de história e novas tecnologias
Blogs e pesquisa histórica
Escravidão africana
Brasil colonial - escravidão
História do Brasil colonial - escravidão
Tecnologia e pesquisa histórica
Fontes históricas digitais - blogs
Blogs - African slavery
Internet and History teaching
Internet and History teaching
Teaching History
Information and communication technologies - History
Historical research - internet
History teachers and new technologies
Blogs and historical research
African slavery
Colonial Brazil - slavery
History of colonial Brazil - slavery
Technology and historical research
Digital historical sources - blogs
História.
description A maioria das instituições escolares ainda realiza o processo de ensino-aprendizagem de forma muito tradicional. Preparar os alunos para um mundo no qual as mudanças tecnológicas são recorrentes é fundamental para a formação de membros da sociedade do século XXI, que devem estar familiarizados com o computador e suas possibilidades de aprendizagem. Integrar tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem pode gerar resultados positivos, e contribuir para a melhoria na qualidade da educação. É exigido aos professores aprender a utilizar as máquinas, os softwares e a modificarem os seus métodos de ensino. O uso da world wide web (Internet) como ferramenta pedagógica, facilita o acesso de professores e alunos a uma infinidade de conteúdos. O ambiente de aprendizagem online é constituído por três componentes: o aprendiz, as atividades e o agente de aprendizagem (o professor). O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, do desenvolvimento de projetos e não somente a transmissão de conteúdos. Ver-se-á uma proposta de estudo sobre a escravidão africana por meio de blogs, que estão deixando de ser apenas "diário virtual adolescente" para virar palco de discussões e fontes de informações. Um desafio inovador para os educadores, mas necessário para desenvolver novas formas de aprender, criando novos espaços instrucionais que respondam a essas demandas para poder desenvolvê-las, aprofundá-las e ajudar a transformar a sociedade do conhecimento. Recursos como blogs são umas das opções mais dinâmicas de socialização dos conteúdos, com praticidade é possível criar, além de poder personalizar, projetos e atividades desenvolvidas em sala de aula, por meio da disponibilização de links de acervos digitais e da digitalização de imagens sobre a escravidão africana, possibilitará desenvolver pesquisas significativas. Com a crescente utilização de imagens, sons e vídeos, os blogs têm tudo para integrar na educação ferramentas tecnológicas que possibilitarão a melhoria do ensino de história.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2024-02-19T15:21:53Z
2024-02-19
2024-02-19T15:21:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580
ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de; SILVA, Waldinea Cacilda da. Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 13 - História e Internet, Usos: Desafios e Oportunidades para o Trabalho com Fontes Históricas na Rede Mundial de Computadores. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-9. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580
identifier_str_mv ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de; SILVA, Waldinea Cacilda da. Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 13 - História e Internet, Usos: Desafios e Oportunidades para o Trabalho com Fontes Históricas na Rede Mundial de Computadores. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-9. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744613559238656