Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580 |
Resumo: | A maioria das instituições escolares ainda realiza o processo de ensino-aprendizagem de forma muito tradicional. Preparar os alunos para um mundo no qual as mudanças tecnológicas são recorrentes é fundamental para a formação de membros da sociedade do século XXI, que devem estar familiarizados com o computador e suas possibilidades de aprendizagem. Integrar tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem pode gerar resultados positivos, e contribuir para a melhoria na qualidade da educação. É exigido aos professores aprender a utilizar as máquinas, os softwares e a modificarem os seus métodos de ensino. O uso da world wide web (Internet) como ferramenta pedagógica, facilita o acesso de professores e alunos a uma infinidade de conteúdos. O ambiente de aprendizagem online é constituído por três componentes: o aprendiz, as atividades e o agente de aprendizagem (o professor). O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, do desenvolvimento de projetos e não somente a transmissão de conteúdos. Ver-se-á uma proposta de estudo sobre a escravidão africana por meio de blogs, que estão deixando de ser apenas "diário virtual adolescente" para virar palco de discussões e fontes de informações. Um desafio inovador para os educadores, mas necessário para desenvolver novas formas de aprender, criando novos espaços instrucionais que respondam a essas demandas para poder desenvolvê-las, aprofundá-las e ajudar a transformar a sociedade do conhecimento. Recursos como blogs são umas das opções mais dinâmicas de socialização dos conteúdos, com praticidade é possível criar, além de poder personalizar, projetos e atividades desenvolvidas em sala de aula, por meio da disponibilização de links de acervos digitais e da digitalização de imagens sobre a escravidão africana, possibilitará desenvolver pesquisas significativas. Com a crescente utilização de imagens, sons e vídeos, os blogs têm tudo para integrar na educação ferramentas tecnológicas que possibilitarão a melhoria do ensino de história. |
id |
UFCG_c2543c00f28c1aa4cdf98152b7ff0bf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34580 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs.Tool for the new educator: the study of African slavery through Blogs.Blogs - escravidão africanaInternet e ensino de HistóriaInternet e ensino de HistóriaEnsino de HistóriaTecnologias da informação e comunicação - HistóriaPesquisa histórica - internetProfessores de história e novas tecnologiasBlogs e pesquisa históricaEscravidão africanaBrasil colonial - escravidãoHistória do Brasil colonial - escravidãoTecnologia e pesquisa históricaFontes históricas digitais - blogsBlogs - African slaveryInternet and History teachingInternet and History teachingTeaching HistoryInformation and communication technologies - HistoryHistorical research - internetHistory teachers and new technologiesBlogs and historical researchAfrican slaveryColonial Brazil - slaveryHistory of colonial Brazil - slaveryTechnology and historical researchDigital historical sources - blogsHistória.A maioria das instituições escolares ainda realiza o processo de ensino-aprendizagem de forma muito tradicional. Preparar os alunos para um mundo no qual as mudanças tecnológicas são recorrentes é fundamental para a formação de membros da sociedade do século XXI, que devem estar familiarizados com o computador e suas possibilidades de aprendizagem. Integrar tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem pode gerar resultados positivos, e contribuir para a melhoria na qualidade da educação. É exigido aos professores aprender a utilizar as máquinas, os softwares e a modificarem os seus métodos de ensino. O uso da world wide web (Internet) como ferramenta pedagógica, facilita o acesso de professores e alunos a uma infinidade de conteúdos. O ambiente de aprendizagem online é constituído por três componentes: o aprendiz, as atividades e o agente de aprendizagem (o professor). O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, do desenvolvimento de projetos e não somente a transmissão de conteúdos. Ver-se-á uma proposta de estudo sobre a escravidão africana por meio de blogs, que estão deixando de ser apenas "diário virtual adolescente" para virar palco de discussões e fontes de informações. Um desafio inovador para os educadores, mas necessário para desenvolver novas formas de aprender, criando novos espaços instrucionais que respondam a essas demandas para poder desenvolvê-las, aprofundá-las e ajudar a transformar a sociedade do conhecimento. Recursos como blogs são umas das opções mais dinâmicas de socialização dos conteúdos, com praticidade é possível criar, além de poder personalizar, projetos e atividades desenvolvidas em sala de aula, por meio da disponibilização de links de acervos digitais e da digitalização de imagens sobre a escravidão africana, possibilitará desenvolver pesquisas significativas. Com a crescente utilização de imagens, sons e vídeos, os blogs têm tudo para integrar na educação ferramentas tecnológicas que possibilitarão a melhoria do ensino de história.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092024-02-19T15:21:53Z2024-02-192024-02-19T15:21:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de; SILVA, Waldinea Cacilda da. Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 13 - História e Internet, Usos: Desafios e Oportunidades para o Trabalho com Fontes Históricas na Rede Mundial de Computadores. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-9. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580porARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de.SILVA, Waldinea Cacilda da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-19T15:22:17Zoai:localhost:riufcg/34580Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-19T15:22:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. Tool for the new educator: the study of African slavery through Blogs. |
title |
Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. |
spellingShingle |
Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de. Blogs - escravidão africana Internet e ensino de História Internet e ensino de História Ensino de História Tecnologias da informação e comunicação - História Pesquisa histórica - internet Professores de história e novas tecnologias Blogs e pesquisa histórica Escravidão africana Brasil colonial - escravidão História do Brasil colonial - escravidão Tecnologia e pesquisa histórica Fontes históricas digitais - blogs Blogs - African slavery Internet and History teaching Internet and History teaching Teaching History Information and communication technologies - History Historical research - internet History teachers and new technologies Blogs and historical research African slavery Colonial Brazil - slavery History of colonial Brazil - slavery Technology and historical research Digital historical sources - blogs História. |
title_short |
Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. |
title_full |
Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. |
title_fullStr |
Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. |
title_full_unstemmed |
Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. |
title_sort |
Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. |
author |
ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de. |
author_facet |
ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de. SILVA, Waldinea Cacilda da. |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Waldinea Cacilda da. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de. SILVA, Waldinea Cacilda da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blogs - escravidão africana Internet e ensino de História Internet e ensino de História Ensino de História Tecnologias da informação e comunicação - História Pesquisa histórica - internet Professores de história e novas tecnologias Blogs e pesquisa histórica Escravidão africana Brasil colonial - escravidão História do Brasil colonial - escravidão Tecnologia e pesquisa histórica Fontes históricas digitais - blogs Blogs - African slavery Internet and History teaching Internet and History teaching Teaching History Information and communication technologies - History Historical research - internet History teachers and new technologies Blogs and historical research African slavery Colonial Brazil - slavery History of colonial Brazil - slavery Technology and historical research Digital historical sources - blogs História. |
topic |
Blogs - escravidão africana Internet e ensino de História Internet e ensino de História Ensino de História Tecnologias da informação e comunicação - História Pesquisa histórica - internet Professores de história e novas tecnologias Blogs e pesquisa histórica Escravidão africana Brasil colonial - escravidão História do Brasil colonial - escravidão Tecnologia e pesquisa histórica Fontes históricas digitais - blogs Blogs - African slavery Internet and History teaching Internet and History teaching Teaching History Information and communication technologies - History Historical research - internet History teachers and new technologies Blogs and historical research African slavery Colonial Brazil - slavery History of colonial Brazil - slavery Technology and historical research Digital historical sources - blogs História. |
description |
A maioria das instituições escolares ainda realiza o processo de ensino-aprendizagem de forma muito tradicional. Preparar os alunos para um mundo no qual as mudanças tecnológicas são recorrentes é fundamental para a formação de membros da sociedade do século XXI, que devem estar familiarizados com o computador e suas possibilidades de aprendizagem. Integrar tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem pode gerar resultados positivos, e contribuir para a melhoria na qualidade da educação. É exigido aos professores aprender a utilizar as máquinas, os softwares e a modificarem os seus métodos de ensino. O uso da world wide web (Internet) como ferramenta pedagógica, facilita o acesso de professores e alunos a uma infinidade de conteúdos. O ambiente de aprendizagem online é constituído por três componentes: o aprendiz, as atividades e o agente de aprendizagem (o professor). O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, do desenvolvimento de projetos e não somente a transmissão de conteúdos. Ver-se-á uma proposta de estudo sobre a escravidão africana por meio de blogs, que estão deixando de ser apenas "diário virtual adolescente" para virar palco de discussões e fontes de informações. Um desafio inovador para os educadores, mas necessário para desenvolver novas formas de aprender, criando novos espaços instrucionais que respondam a essas demandas para poder desenvolvê-las, aprofundá-las e ajudar a transformar a sociedade do conhecimento. Recursos como blogs são umas das opções mais dinâmicas de socialização dos conteúdos, com praticidade é possível criar, além de poder personalizar, projetos e atividades desenvolvidas em sala de aula, por meio da disponibilização de links de acervos digitais e da digitalização de imagens sobre a escravidão africana, possibilitará desenvolver pesquisas significativas. Com a crescente utilização de imagens, sons e vídeos, os blogs têm tudo para integrar na educação ferramentas tecnológicas que possibilitarão a melhoria do ensino de história. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2024-02-19T15:21:53Z 2024-02-19 2024-02-19T15:21:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580 ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de; SILVA, Waldinea Cacilda da. Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 13 - História e Internet, Usos: Desafios e Oportunidades para o Trabalho com Fontes Históricas na Rede Mundial de Computadores. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-9. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de; SILVA, Waldinea Cacilda da. Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 13 - História e Internet, Usos: Desafios e Oportunidades para o Trabalho com Fontes Históricas na Rede Mundial de Computadores. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-9. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744613559238656 |