Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANZINI FILHO, Carlos Roberto.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: CAMARGO, Ariel Regina de., DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin., SOUZA, Silvio Maurício de., FRANZINI, Carlos Eduardo.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32016
Resumo: A economia compartilhada surgiu como fonte de bens e serviços alternativos que tradicionalmente fornecidos por empresas estabelecidas ao longo de muito tempo. A empresa Airbnb, é um serviço on-line comunitário para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações e meios de hospedagem que eram anteriormente oferecidos de forma exclusiva por hotéis. A fidelização é definida como a retenção de clientes, evitando, portanto, a migração para as empresas concorrentes e assim aumentando o valor de negócios. Diante deste cenário, este artigo propõe-se a analisar os aspectos relacionados a fidelização de clientes de serviços de acomodação ofertados por uma empresa com modelo econômico compartilhado. Para atingir ao objetivo proposto, foi realizada uma survey exploratória junto aos clientes brasileiros da empresa Airbnb. Os resultados apontam para os aspectos que dificultam a retenção de clientes neste segmento de serviços e comprometem a sua fidelização. Espera-se que os resultados apresentados possam contribuir para o aprimoramento das práticas para a fidelização de clientes no segmento de serviços de acomodação.
id UFCG_c27e98a2c7484ced23ac92379240afbc
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32016
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação.Analysis of aspects related to customer loyalty in a company with a collaborative economic model in the accommodation services segment.Economia compartilhadaServiços de acomodaçãoQualidade em serviçosFidelização de clientesSurvey exploratóriaAirbnb - empresa de acomodaçãoEmpresa de acomodação - AirbnbShared economyAccommodation servicesQuality in servicesCustomer loyaltyExploratory surveyAirbnb - accommodation companyAccommodation company - AirbnbEngenharia de Produção.A economia compartilhada surgiu como fonte de bens e serviços alternativos que tradicionalmente fornecidos por empresas estabelecidas ao longo de muito tempo. A empresa Airbnb, é um serviço on-line comunitário para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações e meios de hospedagem que eram anteriormente oferecidos de forma exclusiva por hotéis. A fidelização é definida como a retenção de clientes, evitando, portanto, a migração para as empresas concorrentes e assim aumentando o valor de negócios. Diante deste cenário, este artigo propõe-se a analisar os aspectos relacionados a fidelização de clientes de serviços de acomodação ofertados por uma empresa com modelo econômico compartilhado. Para atingir ao objetivo proposto, foi realizada uma survey exploratória junto aos clientes brasileiros da empresa Airbnb. Os resultados apontam para os aspectos que dificultam a retenção de clientes neste segmento de serviços e comprometem a sua fidelização. Espera-se que os resultados apresentados possam contribuir para o aprimoramento das práticas para a fidelização de clientes no segmento de serviços de acomodação.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192023-10-16T13:21:56Z2023-10-162023-10-16T13:21:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32016FRANZINI FILHO, Carlos Roberto; CAMARGO, Ariel Regina de; DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin; SOUZA, Silvio Maurício de; FRANZINI, Carlos Eduardo. Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32016porFRANZINI FILHO, Carlos Roberto.CAMARGO, Ariel Regina de.DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin.SOUZA, Silvio Maurício de.FRANZINI, Carlos Eduardo.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T17:45:11Zoai:localhost:riufcg/32016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T17:45:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação.
Analysis of aspects related to customer loyalty in a company with a collaborative economic model in the accommodation services segment.
title Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação.
spellingShingle Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação.
FRANZINI FILHO, Carlos Roberto.
Economia compartilhada
Serviços de acomodação
Qualidade em serviços
Fidelização de clientes
Survey exploratória
Airbnb - empresa de acomodação
Empresa de acomodação - Airbnb
Shared economy
Accommodation services
Quality in services
Customer loyalty
Exploratory survey
Airbnb - accommodation company
Accommodation company - Airbnb
Engenharia de Produção.
title_short Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação.
title_full Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação.
title_fullStr Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação.
title_full_unstemmed Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação.
title_sort Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação.
author FRANZINI FILHO, Carlos Roberto.
author_facet FRANZINI FILHO, Carlos Roberto.
CAMARGO, Ariel Regina de.
DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin.
SOUZA, Silvio Maurício de.
FRANZINI, Carlos Eduardo.
author_role author
author2 CAMARGO, Ariel Regina de.
DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin.
SOUZA, Silvio Maurício de.
FRANZINI, Carlos Eduardo.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FRANZINI FILHO, Carlos Roberto.
CAMARGO, Ariel Regina de.
DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin.
SOUZA, Silvio Maurício de.
FRANZINI, Carlos Eduardo.
dc.subject.por.fl_str_mv Economia compartilhada
Serviços de acomodação
Qualidade em serviços
Fidelização de clientes
Survey exploratória
Airbnb - empresa de acomodação
Empresa de acomodação - Airbnb
Shared economy
Accommodation services
Quality in services
Customer loyalty
Exploratory survey
Airbnb - accommodation company
Accommodation company - Airbnb
Engenharia de Produção.
topic Economia compartilhada
Serviços de acomodação
Qualidade em serviços
Fidelização de clientes
Survey exploratória
Airbnb - empresa de acomodação
Empresa de acomodação - Airbnb
Shared economy
Accommodation services
Quality in services
Customer loyalty
Exploratory survey
Airbnb - accommodation company
Accommodation company - Airbnb
Engenharia de Produção.
description A economia compartilhada surgiu como fonte de bens e serviços alternativos que tradicionalmente fornecidos por empresas estabelecidas ao longo de muito tempo. A empresa Airbnb, é um serviço on-line comunitário para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações e meios de hospedagem que eram anteriormente oferecidos de forma exclusiva por hotéis. A fidelização é definida como a retenção de clientes, evitando, portanto, a migração para as empresas concorrentes e assim aumentando o valor de negócios. Diante deste cenário, este artigo propõe-se a analisar os aspectos relacionados a fidelização de clientes de serviços de acomodação ofertados por uma empresa com modelo econômico compartilhado. Para atingir ao objetivo proposto, foi realizada uma survey exploratória junto aos clientes brasileiros da empresa Airbnb. Os resultados apontam para os aspectos que dificultam a retenção de clientes neste segmento de serviços e comprometem a sua fidelização. Espera-se que os resultados apresentados possam contribuir para o aprimoramento das práticas para a fidelização de clientes no segmento de serviços de acomodação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2023-10-16T13:21:56Z
2023-10-16
2023-10-16T13:21:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32016
FRANZINI FILHO, Carlos Roberto; CAMARGO, Ariel Regina de; DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin; SOUZA, Silvio Maurício de; FRANZINI, Carlos Eduardo. Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32016
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32016
identifier_str_mv FRANZINI FILHO, Carlos Roberto; CAMARGO, Ariel Regina de; DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin; SOUZA, Silvio Maurício de; FRANZINI, Carlos Eduardo. Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744594219302912