Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32016 |
Resumo: | A economia compartilhada surgiu como fonte de bens e serviços alternativos que tradicionalmente fornecidos por empresas estabelecidas ao longo de muito tempo. A empresa Airbnb, é um serviço on-line comunitário para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações e meios de hospedagem que eram anteriormente oferecidos de forma exclusiva por hotéis. A fidelização é definida como a retenção de clientes, evitando, portanto, a migração para as empresas concorrentes e assim aumentando o valor de negócios. Diante deste cenário, este artigo propõe-se a analisar os aspectos relacionados a fidelização de clientes de serviços de acomodação ofertados por uma empresa com modelo econômico compartilhado. Para atingir ao objetivo proposto, foi realizada uma survey exploratória junto aos clientes brasileiros da empresa Airbnb. Os resultados apontam para os aspectos que dificultam a retenção de clientes neste segmento de serviços e comprometem a sua fidelização. Espera-se que os resultados apresentados possam contribuir para o aprimoramento das práticas para a fidelização de clientes no segmento de serviços de acomodação. |
id |
UFCG_c27e98a2c7484ced23ac92379240afbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/32016 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação.Analysis of aspects related to customer loyalty in a company with a collaborative economic model in the accommodation services segment.Economia compartilhadaServiços de acomodaçãoQualidade em serviçosFidelização de clientesSurvey exploratóriaAirbnb - empresa de acomodaçãoEmpresa de acomodação - AirbnbShared economyAccommodation servicesQuality in servicesCustomer loyaltyExploratory surveyAirbnb - accommodation companyAccommodation company - AirbnbEngenharia de Produção.A economia compartilhada surgiu como fonte de bens e serviços alternativos que tradicionalmente fornecidos por empresas estabelecidas ao longo de muito tempo. A empresa Airbnb, é um serviço on-line comunitário para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações e meios de hospedagem que eram anteriormente oferecidos de forma exclusiva por hotéis. A fidelização é definida como a retenção de clientes, evitando, portanto, a migração para as empresas concorrentes e assim aumentando o valor de negócios. Diante deste cenário, este artigo propõe-se a analisar os aspectos relacionados a fidelização de clientes de serviços de acomodação ofertados por uma empresa com modelo econômico compartilhado. Para atingir ao objetivo proposto, foi realizada uma survey exploratória junto aos clientes brasileiros da empresa Airbnb. Os resultados apontam para os aspectos que dificultam a retenção de clientes neste segmento de serviços e comprometem a sua fidelização. Espera-se que os resultados apresentados possam contribuir para o aprimoramento das práticas para a fidelização de clientes no segmento de serviços de acomodação.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192023-10-16T13:21:56Z2023-10-162023-10-16T13:21:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32016FRANZINI FILHO, Carlos Roberto; CAMARGO, Ariel Regina de; DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin; SOUZA, Silvio Maurício de; FRANZINI, Carlos Eduardo. Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32016porFRANZINI FILHO, Carlos Roberto.CAMARGO, Ariel Regina de.DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin.SOUZA, Silvio Maurício de.FRANZINI, Carlos Eduardo.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T17:45:11Zoai:localhost:riufcg/32016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T17:45:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação. Analysis of aspects related to customer loyalty in a company with a collaborative economic model in the accommodation services segment. |
title |
Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação. |
spellingShingle |
Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação. FRANZINI FILHO, Carlos Roberto. Economia compartilhada Serviços de acomodação Qualidade em serviços Fidelização de clientes Survey exploratória Airbnb - empresa de acomodação Empresa de acomodação - Airbnb Shared economy Accommodation services Quality in services Customer loyalty Exploratory survey Airbnb - accommodation company Accommodation company - Airbnb Engenharia de Produção. |
title_short |
Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação. |
title_full |
Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação. |
title_fullStr |
Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação. |
title_full_unstemmed |
Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação. |
title_sort |
Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação. |
author |
FRANZINI FILHO, Carlos Roberto. |
author_facet |
FRANZINI FILHO, Carlos Roberto. CAMARGO, Ariel Regina de. DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin. SOUZA, Silvio Maurício de. FRANZINI, Carlos Eduardo. |
author_role |
author |
author2 |
CAMARGO, Ariel Regina de. DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin. SOUZA, Silvio Maurício de. FRANZINI, Carlos Eduardo. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FRANZINI FILHO, Carlos Roberto. CAMARGO, Ariel Regina de. DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin. SOUZA, Silvio Maurício de. FRANZINI, Carlos Eduardo. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia compartilhada Serviços de acomodação Qualidade em serviços Fidelização de clientes Survey exploratória Airbnb - empresa de acomodação Empresa de acomodação - Airbnb Shared economy Accommodation services Quality in services Customer loyalty Exploratory survey Airbnb - accommodation company Accommodation company - Airbnb Engenharia de Produção. |
topic |
Economia compartilhada Serviços de acomodação Qualidade em serviços Fidelização de clientes Survey exploratória Airbnb - empresa de acomodação Empresa de acomodação - Airbnb Shared economy Accommodation services Quality in services Customer loyalty Exploratory survey Airbnb - accommodation company Accommodation company - Airbnb Engenharia de Produção. |
description |
A economia compartilhada surgiu como fonte de bens e serviços alternativos que tradicionalmente fornecidos por empresas estabelecidas ao longo de muito tempo. A empresa Airbnb, é um serviço on-line comunitário para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações e meios de hospedagem que eram anteriormente oferecidos de forma exclusiva por hotéis. A fidelização é definida como a retenção de clientes, evitando, portanto, a migração para as empresas concorrentes e assim aumentando o valor de negócios. Diante deste cenário, este artigo propõe-se a analisar os aspectos relacionados a fidelização de clientes de serviços de acomodação ofertados por uma empresa com modelo econômico compartilhado. Para atingir ao objetivo proposto, foi realizada uma survey exploratória junto aos clientes brasileiros da empresa Airbnb. Os resultados apontam para os aspectos que dificultam a retenção de clientes neste segmento de serviços e comprometem a sua fidelização. Espera-se que os resultados apresentados possam contribuir para o aprimoramento das práticas para a fidelização de clientes no segmento de serviços de acomodação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2023-10-16T13:21:56Z 2023-10-16 2023-10-16T13:21:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32016 FRANZINI FILHO, Carlos Roberto; CAMARGO, Ariel Regina de; DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin; SOUZA, Silvio Maurício de; FRANZINI, Carlos Eduardo. Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32016 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32016 |
identifier_str_mv |
FRANZINI FILHO, Carlos Roberto; CAMARGO, Ariel Regina de; DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin; SOUZA, Silvio Maurício de; FRANZINI, Carlos Eduardo. Análise dos aspectos relacionados à fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de serviços de acomodação. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744594219302912 |