Tipologia de redes e estratégia competitiva: um estudo em uma rede de supermercados.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Mariana Leal.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6453
Resumo: O atual ambiente de negócios vem passando por diversas mudanças decorrentes das inovações tecnológicas e das transformações econômicas e sociais, e isso tem gerado grandes pressões externas para as empresas. Em decorrência disso, uma das alternativas encontradas pelas empresas para superar essas pressões e acompanhar a dinâmica das mudanças foi à cooperação entre empresas. Dessa maneira surge como um novo formato organizacional as redes interorganizacionais que visam à interação e a gestão compartilhada, baseadas nos princípios da ajuda mútua e confiança. O presente estudo teve como objetivo identificar a contribuição da configuração de rede e a estratégia competitiva adotada pela rede de supermercado paraibana, o Grupo Rede Compras, segundo a tipologia de rede de Hoffmann et al. (2004), identificando as características de sua forma de atuação quanto aos indicadores de direcionalidade, localização, formalização e poder e qual sua estratégia competitiva segundo a tipologia de estratégia de Miles e Snow (1978) – Defensiva, Prospectora, Analítica e Reativa. Esse estudo se caracteriza como descritivo conduzido sob a forma de estudo de caso, utilizando como técnicas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A coleta de dados ocorreu através da observação não participativa e da entrevista semi estruturada. Os resultados apresentam a classificação da rede como sendo horizontal, aglomerada, de base não contratual e orbital e a estratégia adotada a defensiva, tendo assim adequação das suas características e estratégia com o setor de atuação, o que viabilizou o destaque entre as redes supermercadistas da região.
id UFCG_c2d07cadf53e51dbb9dad42372b66f5f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6453
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Tipologia de redes e estratégia competitiva: um estudo em uma rede de supermercados.Network typology and competitive strategy: a study in a supermarket chain.Redes interorganizacionaisTipologiasEstratégia competitivaInterorganizational networksTypologiesCompetitive strategyAdministraçãoO atual ambiente de negócios vem passando por diversas mudanças decorrentes das inovações tecnológicas e das transformações econômicas e sociais, e isso tem gerado grandes pressões externas para as empresas. Em decorrência disso, uma das alternativas encontradas pelas empresas para superar essas pressões e acompanhar a dinâmica das mudanças foi à cooperação entre empresas. Dessa maneira surge como um novo formato organizacional as redes interorganizacionais que visam à interação e a gestão compartilhada, baseadas nos princípios da ajuda mútua e confiança. O presente estudo teve como objetivo identificar a contribuição da configuração de rede e a estratégia competitiva adotada pela rede de supermercado paraibana, o Grupo Rede Compras, segundo a tipologia de rede de Hoffmann et al. (2004), identificando as características de sua forma de atuação quanto aos indicadores de direcionalidade, localização, formalização e poder e qual sua estratégia competitiva segundo a tipologia de estratégia de Miles e Snow (1978) – Defensiva, Prospectora, Analítica e Reativa. Esse estudo se caracteriza como descritivo conduzido sob a forma de estudo de caso, utilizando como técnicas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A coleta de dados ocorreu através da observação não participativa e da entrevista semi estruturada. Os resultados apresentam a classificação da rede como sendo horizontal, aglomerada, de base não contratual e orbital e a estratégia adotada a defensiva, tendo assim adequação das suas características e estratégia com o setor de atuação, o que viabilizou o destaque entre as redes supermercadistas da região.The current business environment is undergoing many changes resulting from technological innovations and the economic and social transformations, and this has created large outside pressures for companies. As a result, one of the alternatives found by companies to overcome those pressures and to follow the dynamics of the changes was to the cooperation between companies. This way emerges as a new organizational form inter-organizational networks that aim to interact and share management, based on principles of mutual aid and trust. This study aimed to identify the contribution of the network configuration and the competitive strategy adopted by the supermarket network Grupo Rede Compras according to Hoffmann et al. (2004) network typology , identifying the characteristics of their form of performance as to the indicators of directionality, location, formalization and power and what their competitive strategy is according to typology according to Miles and Snow (1978) strategy of - Defense, Prospector, Analytical and Reactive. This study is characterized as descriptive, conducted in the form of case study, using techniques such as literature and field research. Data collection occurred through non-participatory observation and semi-structured interviews. The results present the classification of the network as being horizontal, agglomerated, basic non-contractual and orbital and the defensive strategy adopted, having thus to adapt their characteristics and strategy with operation sertor, which allowed the highlight among the supermarket networks the region.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGVASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa deVASCONCELOS, A. C. F.http://lattes.cnpq.br/6492366302935662FREITAS, Lúcia Santana deFREITAS, L. S.http://lattes.cnpq.br/4689902016970348BANDEIRA, Lucilene Klenia RodriguesBANDEIRA, L. K. R.http://lattes.cnpq.br/0287372115692478DIAS, Mariana Leal.20132019-09-01T11:54:32Z2019-09-012019-09-01T11:54:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6453DIAS, Mariana Leal. Tipologias de redes e estratégia competitiva: um estudo em uma rede de supermercados. 2013. 55 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6453porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-27T20:47:45Zoai:localhost:riufcg/6453Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-27T20:47:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Tipologia de redes e estratégia competitiva: um estudo em uma rede de supermercados.
Network typology and competitive strategy: a study in a supermarket chain.
title Tipologia de redes e estratégia competitiva: um estudo em uma rede de supermercados.
spellingShingle Tipologia de redes e estratégia competitiva: um estudo em uma rede de supermercados.
DIAS, Mariana Leal.
Redes interorganizacionais
Tipologias
Estratégia competitiva
Interorganizational networks
Typologies
Competitive strategy
Administração
title_short Tipologia de redes e estratégia competitiva: um estudo em uma rede de supermercados.
title_full Tipologia de redes e estratégia competitiva: um estudo em uma rede de supermercados.
title_fullStr Tipologia de redes e estratégia competitiva: um estudo em uma rede de supermercados.
title_full_unstemmed Tipologia de redes e estratégia competitiva: um estudo em uma rede de supermercados.
title_sort Tipologia de redes e estratégia competitiva: um estudo em uma rede de supermercados.
author DIAS, Mariana Leal.
author_facet DIAS, Mariana Leal.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de
VASCONCELOS, A. C. F.
http://lattes.cnpq.br/6492366302935662
FREITAS, Lúcia Santana de
FREITAS, L. S.
http://lattes.cnpq.br/4689902016970348
BANDEIRA, Lucilene Klenia Rodrigues
BANDEIRA, L. K. R.
http://lattes.cnpq.br/0287372115692478
dc.contributor.author.fl_str_mv DIAS, Mariana Leal.
dc.subject.por.fl_str_mv Redes interorganizacionais
Tipologias
Estratégia competitiva
Interorganizational networks
Typologies
Competitive strategy
Administração
topic Redes interorganizacionais
Tipologias
Estratégia competitiva
Interorganizational networks
Typologies
Competitive strategy
Administração
description O atual ambiente de negócios vem passando por diversas mudanças decorrentes das inovações tecnológicas e das transformações econômicas e sociais, e isso tem gerado grandes pressões externas para as empresas. Em decorrência disso, uma das alternativas encontradas pelas empresas para superar essas pressões e acompanhar a dinâmica das mudanças foi à cooperação entre empresas. Dessa maneira surge como um novo formato organizacional as redes interorganizacionais que visam à interação e a gestão compartilhada, baseadas nos princípios da ajuda mútua e confiança. O presente estudo teve como objetivo identificar a contribuição da configuração de rede e a estratégia competitiva adotada pela rede de supermercado paraibana, o Grupo Rede Compras, segundo a tipologia de rede de Hoffmann et al. (2004), identificando as características de sua forma de atuação quanto aos indicadores de direcionalidade, localização, formalização e poder e qual sua estratégia competitiva segundo a tipologia de estratégia de Miles e Snow (1978) – Defensiva, Prospectora, Analítica e Reativa. Esse estudo se caracteriza como descritivo conduzido sob a forma de estudo de caso, utilizando como técnicas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A coleta de dados ocorreu através da observação não participativa e da entrevista semi estruturada. Os resultados apresentam a classificação da rede como sendo horizontal, aglomerada, de base não contratual e orbital e a estratégia adotada a defensiva, tendo assim adequação das suas características e estratégia com o setor de atuação, o que viabilizou o destaque entre as redes supermercadistas da região.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-09-01T11:54:32Z
2019-09-01
2019-09-01T11:54:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6453
DIAS, Mariana Leal. Tipologias de redes e estratégia competitiva: um estudo em uma rede de supermercados. 2013. 55 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6453
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6453
identifier_str_mv DIAS, Mariana Leal. Tipologias de redes e estratégia competitiva: um estudo em uma rede de supermercados. 2013. 55 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744390363545600