Tipologia de redes e estratégia competitiva: um estudo comparativo entre a rede Compre Mais e a rede Smart de supermercados.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARRUDA, Claudeane de.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5602
Resumo: Em um cenário empresarial onde a incerteza e a competitividade comandam as relações de mercado, surgem as redes de empresas como mecanismos para aumentar a vantagem competitiva e como solução para continuar atuando no mercado. As alianças entre as pequenas empresas garantem a diminuição dos riscos impostos pelo mercado, ao mesmo tempo em que aumentam a sinergia das relações entre os participantes das redes. Estas alianças vêem ganhando espaços no mercado, configurando-se em diversos tipos para atender as necessidades e para gerar renda para regiões subdesenvolvidas, englobando todos os setores da economia. Seguindo estas orientações estratégicas, os pequenos mercadinhos estão se unindo e formando alianças como forma de sobreviverem no mercado. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar o alinhamento entre a configuração de rede e a estratégia competitiva adotada por duas redes varejista de supermercado paraibano. Esta análise foi baseada na tipologia de redes proposta por Hoffmann et al.(2004) e na tipologia de estratégia de Miles & Snow (1978). Metodologicamente, empregaram-se como técnicas a pesquisa bibliográfica e a coleta de dados baseada em dados secundários do trabalho monográfico de Alves, (2009), da dissertação de Oliveira (2007) e artigos atualizados sobre as redes. Nesta perspectiva, os resultados mostram que ocorre um alinhamento entre a configuração da rede e a estratégias usadas pelas redes, ao realizar o comparativo entre as redes e as características de uma rede considerada ideal para o setor varejista, das duas redes de estudo a mais adequada foi à rede Compre Mais.
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spelling Tipologia de redes e estratégia competitiva: um estudo comparativo entre a rede Compre Mais e a rede Smart de supermercados.Network typology and competitive strategy: a comparative study between Compre Mais and Smart supermarkets.Redes de cooperaçãoEstratégia CompetitivaVarejoPME’SCooperation NetworksCompetitive strategyRetailAdministraçãoEm um cenário empresarial onde a incerteza e a competitividade comandam as relações de mercado, surgem as redes de empresas como mecanismos para aumentar a vantagem competitiva e como solução para continuar atuando no mercado. As alianças entre as pequenas empresas garantem a diminuição dos riscos impostos pelo mercado, ao mesmo tempo em que aumentam a sinergia das relações entre os participantes das redes. Estas alianças vêem ganhando espaços no mercado, configurando-se em diversos tipos para atender as necessidades e para gerar renda para regiões subdesenvolvidas, englobando todos os setores da economia. Seguindo estas orientações estratégicas, os pequenos mercadinhos estão se unindo e formando alianças como forma de sobreviverem no mercado. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar o alinhamento entre a configuração de rede e a estratégia competitiva adotada por duas redes varejista de supermercado paraibano. Esta análise foi baseada na tipologia de redes proposta por Hoffmann et al.(2004) e na tipologia de estratégia de Miles & Snow (1978). Metodologicamente, empregaram-se como técnicas a pesquisa bibliográfica e a coleta de dados baseada em dados secundários do trabalho monográfico de Alves, (2009), da dissertação de Oliveira (2007) e artigos atualizados sobre as redes. Nesta perspectiva, os resultados mostram que ocorre um alinhamento entre a configuração da rede e a estratégias usadas pelas redes, ao realizar o comparativo entre as redes e as características de uma rede considerada ideal para o setor varejista, das duas redes de estudo a mais adequada foi à rede Compre Mais.In a business scenario where uncertainty and competitiveness dominate the market relationships, business networks emerge as mechanisms to increase competitive advantage and continue to act as a solution to the market. Alliances between small firms guarantee the reduction of risks posed by the market, while enhancing the synergy of relationships between participants of the networks. These alliances gaining important market areas, setting out in various types to meet the needs and generate income for underdeveloped regions, encompassing all sectors of the economy. Following these strategic orientations, the small grocery are banding together and forming alliances as a way to survive in the market. Thus, this study aims to examine the alignment between the network configuration and the competitive strategy adopted by both networks supermarket retailer Paraiba. This analysis was based on the typology of networks proposed by Hoffmann et al. (2004) strategy typology and Miles & Snow (1978). Methodologically, employed as technical literature and collecting data based on secondary data from the monograph of Alves (2009), the dissertation de Oliveira (2007) and updated articles on the networks. From this perspective, the results show that there is an alignment between the network configuration and the strategies used by the networks, when doing the comparison between the networks and the characteristics of a network is considered ideal for the retail sector, the two networks was the most appropriate study Buy More to the network.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCALDAS, Patrícia Trindade.CALDAS, P. T.http://lattes.cnpq.br/3773621529263860CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.CÂNDIDO, G.A.http://lattes.cnpq.br/2771934125977891OLIVEIRA , Verônica Macário de.OLIVEIRA, V. M.http://lattes.cnpq.br/5942955873045875ARRUDA, Claudeane de.20102019-08-09T12:56:40Z2019-08-092019-08-09T12:56:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5602ARRUDA, Claudeane de. Tipologia de redes e estratégia competitiva: um estudo comparativo entre a rede Compre Mais e a rede Smart de supermercados. 2010. 95 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-24T11:18:36Zoai:localhost:riufcg/5602Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-24T11:18:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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