Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araujo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Luciene Soares Silva.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19803
Resumo: Esta monografia tem o objetivo de relatar experiências de leitura nas turmas de 8° c 9° anos que procuraram despertar o senso critico, a criatividade, a reflexão, a análise e a produção do conhecimento, refletindo sobre minha pratica docente. Revisando as minhas concepções de leitura e práticas pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento reflexivo crítico do pensamento e refletindo sobre metodologias utilizadas por mim como professora na construção do saber crítico, pude Ler um novo olhar para os meus alunos percebendo neles um conhecimento próprio de mundo, que veio acrescentar na aprendizagem coletiva a partir de suas falas e dos seus depoimentos, além de novas experiências que motivaram a dinâmica de leitura em sala de aula. Durante todas as atividades que foram realizadas, eu me percebi também como aprendiz, reforçando a teoria que estamos sempre num constante processo de transformação.
id UFCG_c2f3735ddd21998dc5294656dee7dcec
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/19803
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araujo.Reports of reading experiences in 8th and 9th grade classes at EMEF Tertuliano Pereira de Araujo.Informes de experiencias lectoras en las clases de 8º y 9º de la EMEF Tertuliano Pereira de Araujo.Concepções de leituraEstratégias de leituraAutonomia - leituraInterpretação - leituraReading ConceptsReading strategiesAutonomy - readingInterpretation - readingConceptos de lecturaEstrategias de lecturaAutonomía - lecturaInterpretación - lecturaTópicos Específicos de EducaçãoEsta monografia tem o objetivo de relatar experiências de leitura nas turmas de 8° c 9° anos que procuraram despertar o senso critico, a criatividade, a reflexão, a análise e a produção do conhecimento, refletindo sobre minha pratica docente. Revisando as minhas concepções de leitura e práticas pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento reflexivo crítico do pensamento e refletindo sobre metodologias utilizadas por mim como professora na construção do saber crítico, pude Ler um novo olhar para os meus alunos percebendo neles um conhecimento próprio de mundo, que veio acrescentar na aprendizagem coletiva a partir de suas falas e dos seus depoimentos, além de novas experiências que motivaram a dinâmica de leitura em sala de aula. Durante todas as atividades que foram realizadas, eu me percebi também como aprendiz, reforçando a teoria que estamos sempre num constante processo de transformação.This monograph is intended to relate experiences o f reading classes in 8th and 9th grades who sought to arouse criticai thinking, creativity, reflection, analysis and production of knowledge. reflecting on my teaching practice. Reviewing my conceptions of reading and teaching practices, contributing to the development of criticai reflective thinking and reflecting on methods used by me as a teacher in the construction of criticai knowledge, I have a new way of seeing my students noticing in them a proper understanding of the world, that helped in collective leaming, and ncw expericnces that led to the dynarnics o f reading in the classroom. During ali activities that were conducted~ l also realized myself as an apprentice, reinforcing the tbeory that we are always in a constant process o f transformation.Esta monografía tiene como objetivo informar las experiencias de lectura en las clases de octavo y noveno grado. que buscaba despertar el sentido crítico, la creatividad, la reflexión, el análisis y la producción de la conocimiento, reflexionando sobre mi práctica docente. Revisando mis concepciones de prácticas lectoras y pedagógicas, contribuyendo al desarrollo reflexivo crítico del pensando y reflexionando sobre las metodologías utilizadas por mí como docente en construcción del conocimiento crítico, pude leer una nueva mirada a mis alumnos percibiendo en ellos una propio conocimiento del mundo, que vino a sumarse al aprendizaje colectivo de sus discursos y sus testimonios, así como nuevas experiencias que motivaron la dinámica de lectura en el aula. Durante todas las actividades que se llevaron a cabo, me encontré también como aprendiz, reforzando la teoría de que siempre estamos en un proceso constante de transformación.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGGIESTA, Letícia Caporlíngua.GIESTA, L. C.http://lattes.cnpq.br/6785460495790279MEDEIROS, Fábio Ferreira de.DE MEDEIROS, F. F.http://lattes.cnpq.br/7268744971022470ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.ATAÍDE, J. S. P.http://lattes.cnpq.br/3201374347373584SANTOS, Luciene Soares Silva.20112021-07-05T13:07:15Z2021-07-052021-07-05T13:07:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19803SANTOS, Luciene Soares Silva. Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araújo. 2011. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-20T16:51:59Zoai:localhost:riufcg/19803Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-20T16:51:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araujo.
Reports of reading experiences in 8th and 9th grade classes at EMEF Tertuliano Pereira de Araujo.
Informes de experiencias lectoras en las clases de 8º y 9º de la EMEF Tertuliano Pereira de Araujo.
title Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araujo.
spellingShingle Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araujo.
SANTOS, Luciene Soares Silva.
Concepções de leitura
Estratégias de leitura
Autonomia - leitura
Interpretação - leitura
Reading Concepts
Reading strategies
Autonomy - reading
Interpretation - reading
Conceptos de lectura
Estrategias de lectura
Autonomía - lectura
Interpretación - lectura
Tópicos Específicos de Educação
title_short Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araujo.
title_full Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araujo.
title_fullStr Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araujo.
title_full_unstemmed Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araujo.
title_sort Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araujo.
author SANTOS, Luciene Soares Silva.
author_facet SANTOS, Luciene Soares Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv GIESTA, Letícia Caporlíngua.
GIESTA, L. C.
http://lattes.cnpq.br/6785460495790279
MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
DE MEDEIROS, F. F.
http://lattes.cnpq.br/7268744971022470
ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.
ATAÍDE, J. S. P.
http://lattes.cnpq.br/3201374347373584
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Luciene Soares Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções de leitura
Estratégias de leitura
Autonomia - leitura
Interpretação - leitura
Reading Concepts
Reading strategies
Autonomy - reading
Interpretation - reading
Conceptos de lectura
Estrategias de lectura
Autonomía - lectura
Interpretación - lectura
Tópicos Específicos de Educação
topic Concepções de leitura
Estratégias de leitura
Autonomia - leitura
Interpretação - leitura
Reading Concepts
Reading strategies
Autonomy - reading
Interpretation - reading
Conceptos de lectura
Estrategias de lectura
Autonomía - lectura
Interpretación - lectura
Tópicos Específicos de Educação
description Esta monografia tem o objetivo de relatar experiências de leitura nas turmas de 8° c 9° anos que procuraram despertar o senso critico, a criatividade, a reflexão, a análise e a produção do conhecimento, refletindo sobre minha pratica docente. Revisando as minhas concepções de leitura e práticas pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento reflexivo crítico do pensamento e refletindo sobre metodologias utilizadas por mim como professora na construção do saber crítico, pude Ler um novo olhar para os meus alunos percebendo neles um conhecimento próprio de mundo, que veio acrescentar na aprendizagem coletiva a partir de suas falas e dos seus depoimentos, além de novas experiências que motivaram a dinâmica de leitura em sala de aula. Durante todas as atividades que foram realizadas, eu me percebi também como aprendiz, reforçando a teoria que estamos sempre num constante processo de transformação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2021-07-05T13:07:15Z
2021-07-05
2021-07-05T13:07:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19803
SANTOS, Luciene Soares Silva. Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araújo. 2011. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19803
identifier_str_mv SANTOS, Luciene Soares Silva. Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araújo. 2011. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744498605948928