Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araujo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19803 |
Resumo: | Esta monografia tem o objetivo de relatar experiências de leitura nas turmas de 8° c 9° anos que procuraram despertar o senso critico, a criatividade, a reflexão, a análise e a produção do conhecimento, refletindo sobre minha pratica docente. Revisando as minhas concepções de leitura e práticas pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento reflexivo crítico do pensamento e refletindo sobre metodologias utilizadas por mim como professora na construção do saber crítico, pude Ler um novo olhar para os meus alunos percebendo neles um conhecimento próprio de mundo, que veio acrescentar na aprendizagem coletiva a partir de suas falas e dos seus depoimentos, além de novas experiências que motivaram a dinâmica de leitura em sala de aula. Durante todas as atividades que foram realizadas, eu me percebi também como aprendiz, reforçando a teoria que estamos sempre num constante processo de transformação. |
id |
UFCG_c2f3735ddd21998dc5294656dee7dcec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/19803 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araujo.Reports of reading experiences in 8th and 9th grade classes at EMEF Tertuliano Pereira de Araujo.Informes de experiencias lectoras en las clases de 8º y 9º de la EMEF Tertuliano Pereira de Araujo.Concepções de leituraEstratégias de leituraAutonomia - leituraInterpretação - leituraReading ConceptsReading strategiesAutonomy - readingInterpretation - readingConceptos de lecturaEstrategias de lecturaAutonomía - lecturaInterpretación - lecturaTópicos Específicos de EducaçãoEsta monografia tem o objetivo de relatar experiências de leitura nas turmas de 8° c 9° anos que procuraram despertar o senso critico, a criatividade, a reflexão, a análise e a produção do conhecimento, refletindo sobre minha pratica docente. Revisando as minhas concepções de leitura e práticas pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento reflexivo crítico do pensamento e refletindo sobre metodologias utilizadas por mim como professora na construção do saber crítico, pude Ler um novo olhar para os meus alunos percebendo neles um conhecimento próprio de mundo, que veio acrescentar na aprendizagem coletiva a partir de suas falas e dos seus depoimentos, além de novas experiências que motivaram a dinâmica de leitura em sala de aula. Durante todas as atividades que foram realizadas, eu me percebi também como aprendiz, reforçando a teoria que estamos sempre num constante processo de transformação.This monograph is intended to relate experiences o f reading classes in 8th and 9th grades who sought to arouse criticai thinking, creativity, reflection, analysis and production of knowledge. reflecting on my teaching practice. Reviewing my conceptions of reading and teaching practices, contributing to the development of criticai reflective thinking and reflecting on methods used by me as a teacher in the construction of criticai knowledge, I have a new way of seeing my students noticing in them a proper understanding of the world, that helped in collective leaming, and ncw expericnces that led to the dynarnics o f reading in the classroom. During ali activities that were conducted~ l also realized myself as an apprentice, reinforcing the tbeory that we are always in a constant process o f transformation.Esta monografía tiene como objetivo informar las experiencias de lectura en las clases de octavo y noveno grado. que buscaba despertar el sentido crítico, la creatividad, la reflexión, el análisis y la producción de la conocimiento, reflexionando sobre mi práctica docente. Revisando mis concepciones de prácticas lectoras y pedagógicas, contribuyendo al desarrollo reflexivo crítico del pensando y reflexionando sobre las metodologías utilizadas por mí como docente en construcción del conocimiento crítico, pude leer una nueva mirada a mis alumnos percibiendo en ellos una propio conocimiento del mundo, que vino a sumarse al aprendizaje colectivo de sus discursos y sus testimonios, así como nuevas experiencias que motivaron la dinámica de lectura en el aula. Durante todas las actividades que se llevaron a cabo, me encontré también como aprendiz, reforzando la teoría de que siempre estamos en un proceso constante de transformación.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGGIESTA, Letícia Caporlíngua.GIESTA, L. C.http://lattes.cnpq.br/6785460495790279MEDEIROS, Fábio Ferreira de.DE MEDEIROS, F. F.http://lattes.cnpq.br/7268744971022470ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.ATAÍDE, J. S. P.http://lattes.cnpq.br/3201374347373584SANTOS, Luciene Soares Silva.20112021-07-05T13:07:15Z2021-07-052021-07-05T13:07:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19803SANTOS, Luciene Soares Silva. Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araújo. 2011. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-20T16:51:59Zoai:localhost:riufcg/19803Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-20T16:51:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araujo. Reports of reading experiences in 8th and 9th grade classes at EMEF Tertuliano Pereira de Araujo. Informes de experiencias lectoras en las clases de 8º y 9º de la EMEF Tertuliano Pereira de Araujo. |
title |
Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araujo. |
spellingShingle |
Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araujo. SANTOS, Luciene Soares Silva. Concepções de leitura Estratégias de leitura Autonomia - leitura Interpretação - leitura Reading Concepts Reading strategies Autonomy - reading Interpretation - reading Conceptos de lectura Estrategias de lectura Autonomía - lectura Interpretación - lectura Tópicos Específicos de Educação |
title_short |
Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araujo. |
title_full |
Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araujo. |
title_fullStr |
Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araujo. |
title_full_unstemmed |
Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araujo. |
title_sort |
Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araujo. |
author |
SANTOS, Luciene Soares Silva. |
author_facet |
SANTOS, Luciene Soares Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
GIESTA, Letícia Caporlíngua. GIESTA, L. C. http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 MEDEIROS, Fábio Ferreira de. DE MEDEIROS, F. F. http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de. ATAÍDE, J. S. P. http://lattes.cnpq.br/3201374347373584 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Luciene Soares Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepções de leitura Estratégias de leitura Autonomia - leitura Interpretação - leitura Reading Concepts Reading strategies Autonomy - reading Interpretation - reading Conceptos de lectura Estrategias de lectura Autonomía - lectura Interpretación - lectura Tópicos Específicos de Educação |
topic |
Concepções de leitura Estratégias de leitura Autonomia - leitura Interpretação - leitura Reading Concepts Reading strategies Autonomy - reading Interpretation - reading Conceptos de lectura Estrategias de lectura Autonomía - lectura Interpretación - lectura Tópicos Específicos de Educação |
description |
Esta monografia tem o objetivo de relatar experiências de leitura nas turmas de 8° c 9° anos que procuraram despertar o senso critico, a criatividade, a reflexão, a análise e a produção do conhecimento, refletindo sobre minha pratica docente. Revisando as minhas concepções de leitura e práticas pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento reflexivo crítico do pensamento e refletindo sobre metodologias utilizadas por mim como professora na construção do saber crítico, pude Ler um novo olhar para os meus alunos percebendo neles um conhecimento próprio de mundo, que veio acrescentar na aprendizagem coletiva a partir de suas falas e dos seus depoimentos, além de novas experiências que motivaram a dinâmica de leitura em sala de aula. Durante todas as atividades que foram realizadas, eu me percebi também como aprendiz, reforçando a teoria que estamos sempre num constante processo de transformação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2021-07-05T13:07:15Z 2021-07-05 2021-07-05T13:07:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19803 SANTOS, Luciene Soares Silva. Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araújo. 2011. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19803 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Luciene Soares Silva. Relatos de experiências em leitura nas turmas de 8° e 9° anos na EMEF Tertuliano Pereira de Araújo. 2011. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744498605948928 |