Ensino de biologia: uma avaliação de conhecimentos dos alunos de Ensino Médio em duas escolas da Cidade de Patos - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Pablo Tadeu da Silva.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26768
Resumo: Atualmente no mundo em que vivemos os progressos e as descobertas de novas tecnologias associadas com fenômenos biológicos vêm possibilitando cada vez mais a integração destas descobertas em nosso cotidiano. Manter-se bem informado a cerca de processos e conceitos dentro da Biologia é cada vez mais indispensável devido às constantes mudanças no âmbito político, econômico e cultural. Hoje os alunos sentem dificuldades em aprender, relacionar o conteúdo da sala de aula no seu cotidiano, o que muitas vezes ocasiona a grande falta de interesse por parte dos discentes. Atrelado a este ponto temos um modelo de aula basicamente expositivo, onde o aluno participa quase sempre de forma passiva. Este trabalho avaliou os conhecimentos prévios dos alunos acerca de Biologia da escola publica e particular, as estruturas das escolas participantes e o nível de formação de seus professores. Observou-se que os alunos da escola Geo Patos tiveram médias superiores aos alunos da escola Monsenhor Manuel Vieira. A possível explicação para este fato pode estar relacionado à formação dos professores e a um maior interesse por parte dos alunos do Geo.
id UFCG_c351a04953cfc8c4c9b695379fee5ede
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/26768
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensino de biologia: uma avaliação de conhecimentos dos alunos de Ensino Médio em duas escolas da Cidade de Patos - PB.An assessment of knowledge of high school students in two schools in the city of Patos - PB.Ensino de BiologiaEnsino Médio - BiologiaAvaliação de conhecimentos - Biologia - Ensino MédioPatos - PB - ensino de BiologiaInteresse dos alunos - BiologiaBiology TeachingHigh School - BiologyKnowledge assessment - Biology - High SchoolDucks - PB - Biology teachingStudent Interest - BiologyCiências BiológicasAtualmente no mundo em que vivemos os progressos e as descobertas de novas tecnologias associadas com fenômenos biológicos vêm possibilitando cada vez mais a integração destas descobertas em nosso cotidiano. Manter-se bem informado a cerca de processos e conceitos dentro da Biologia é cada vez mais indispensável devido às constantes mudanças no âmbito político, econômico e cultural. Hoje os alunos sentem dificuldades em aprender, relacionar o conteúdo da sala de aula no seu cotidiano, o que muitas vezes ocasiona a grande falta de interesse por parte dos discentes. Atrelado a este ponto temos um modelo de aula basicamente expositivo, onde o aluno participa quase sempre de forma passiva. Este trabalho avaliou os conhecimentos prévios dos alunos acerca de Biologia da escola publica e particular, as estruturas das escolas participantes e o nível de formação de seus professores. Observou-se que os alunos da escola Geo Patos tiveram médias superiores aos alunos da escola Monsenhor Manuel Vieira. A possível explicação para este fato pode estar relacionado à formação dos professores e a um maior interesse por parte dos alunos do Geo.Currently the world we live in the developments and discoveries of new technologies associated with biological phenomena have enabled increasingly integrating these findings into our daily lives. Staying informed about processes and concepts in biology is increasingly essential due to the constant changes in the political, economic and cultural. Today students have difficulties in learning to relate the content of the classroom in their daily lives, which often causes a great lack of interest from students. Tied to this point we have basically a class model exhibition, where the student attends almost passively. This study evaluated the students' prior knowledge about the biology of the public school and private, the structures of the participating schools and the levei of training of their teachers. We found that school students had higher average Geo Patos school students Monsenhor Manuel Vieira. A possible explanation for this may be related to teacher training and a greater interest by students of Geo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGBRITO JUNIOR, Luciano de.BRITO JUNIOR, L.SOUSA, Jair Moisés de.LIMA FILHO, José Adeildo de.PEREIRA, Pablo Tadeu da Silva.2012-04-172022-08-29T23:35:36Z2022-08-292022-08-29T23:35:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26768PEREIRA, Pablo Tadeu da Silva. Plantas medicinais: a importância desse conhecimento em uma escola do município de São José de Piranhas - PB. 2012. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26768porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-08-29T23:36:08Zoai:localhost:riufcg/26768Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-08-29T23:36:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de biologia: uma avaliação de conhecimentos dos alunos de Ensino Médio em duas escolas da Cidade de Patos - PB.
An assessment of knowledge of high school students in two schools in the city of Patos - PB.
title Ensino de biologia: uma avaliação de conhecimentos dos alunos de Ensino Médio em duas escolas da Cidade de Patos - PB.
spellingShingle Ensino de biologia: uma avaliação de conhecimentos dos alunos de Ensino Médio em duas escolas da Cidade de Patos - PB.
PEREIRA, Pablo Tadeu da Silva.
Ensino de Biologia
Ensino Médio - Biologia
Avaliação de conhecimentos - Biologia - Ensino Médio
Patos - PB - ensino de Biologia
Interesse dos alunos - Biologia
Biology Teaching
High School - Biology
Knowledge assessment - Biology - High School
Ducks - PB - Biology teaching
Student Interest - Biology
Ciências Biológicas
title_short Ensino de biologia: uma avaliação de conhecimentos dos alunos de Ensino Médio em duas escolas da Cidade de Patos - PB.
title_full Ensino de biologia: uma avaliação de conhecimentos dos alunos de Ensino Médio em duas escolas da Cidade de Patos - PB.
title_fullStr Ensino de biologia: uma avaliação de conhecimentos dos alunos de Ensino Médio em duas escolas da Cidade de Patos - PB.
title_full_unstemmed Ensino de biologia: uma avaliação de conhecimentos dos alunos de Ensino Médio em duas escolas da Cidade de Patos - PB.
title_sort Ensino de biologia: uma avaliação de conhecimentos dos alunos de Ensino Médio em duas escolas da Cidade de Patos - PB.
author PEREIRA, Pablo Tadeu da Silva.
author_facet PEREIRA, Pablo Tadeu da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BRITO JUNIOR, Luciano de.
BRITO JUNIOR, L.
SOUSA, Jair Moisés de.
LIMA FILHO, José Adeildo de.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Pablo Tadeu da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia
Ensino Médio - Biologia
Avaliação de conhecimentos - Biologia - Ensino Médio
Patos - PB - ensino de Biologia
Interesse dos alunos - Biologia
Biology Teaching
High School - Biology
Knowledge assessment - Biology - High School
Ducks - PB - Biology teaching
Student Interest - Biology
Ciências Biológicas
topic Ensino de Biologia
Ensino Médio - Biologia
Avaliação de conhecimentos - Biologia - Ensino Médio
Patos - PB - ensino de Biologia
Interesse dos alunos - Biologia
Biology Teaching
High School - Biology
Knowledge assessment - Biology - High School
Ducks - PB - Biology teaching
Student Interest - Biology
Ciências Biológicas
description Atualmente no mundo em que vivemos os progressos e as descobertas de novas tecnologias associadas com fenômenos biológicos vêm possibilitando cada vez mais a integração destas descobertas em nosso cotidiano. Manter-se bem informado a cerca de processos e conceitos dentro da Biologia é cada vez mais indispensável devido às constantes mudanças no âmbito político, econômico e cultural. Hoje os alunos sentem dificuldades em aprender, relacionar o conteúdo da sala de aula no seu cotidiano, o que muitas vezes ocasiona a grande falta de interesse por parte dos discentes. Atrelado a este ponto temos um modelo de aula basicamente expositivo, onde o aluno participa quase sempre de forma passiva. Este trabalho avaliou os conhecimentos prévios dos alunos acerca de Biologia da escola publica e particular, as estruturas das escolas participantes e o nível de formação de seus professores. Observou-se que os alunos da escola Geo Patos tiveram médias superiores aos alunos da escola Monsenhor Manuel Vieira. A possível explicação para este fato pode estar relacionado à formação dos professores e a um maior interesse por parte dos alunos do Geo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-17
2022-08-29T23:35:36Z
2022-08-29
2022-08-29T23:35:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26768
PEREIRA, Pablo Tadeu da Silva. Plantas medicinais: a importância desse conhecimento em uma escola do município de São José de Piranhas - PB. 2012. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26768
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26768
identifier_str_mv PEREIRA, Pablo Tadeu da Silva. Plantas medicinais: a importância desse conhecimento em uma escola do município de São José de Piranhas - PB. 2012. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744552143093760