Ensino de biologia: uma avaliação de conhecimentos dos alunos de Ensino Médio em duas escolas da Cidade de Patos - PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26768 |
Resumo: | Atualmente no mundo em que vivemos os progressos e as descobertas de novas tecnologias associadas com fenômenos biológicos vêm possibilitando cada vez mais a integração destas descobertas em nosso cotidiano. Manter-se bem informado a cerca de processos e conceitos dentro da Biologia é cada vez mais indispensável devido às constantes mudanças no âmbito político, econômico e cultural. Hoje os alunos sentem dificuldades em aprender, relacionar o conteúdo da sala de aula no seu cotidiano, o que muitas vezes ocasiona a grande falta de interesse por parte dos discentes. Atrelado a este ponto temos um modelo de aula basicamente expositivo, onde o aluno participa quase sempre de forma passiva. Este trabalho avaliou os conhecimentos prévios dos alunos acerca de Biologia da escola publica e particular, as estruturas das escolas participantes e o nível de formação de seus professores. Observou-se que os alunos da escola Geo Patos tiveram médias superiores aos alunos da escola Monsenhor Manuel Vieira. A possível explicação para este fato pode estar relacionado à formação dos professores e a um maior interesse por parte dos alunos do Geo. |
id |
UFCG_c351a04953cfc8c4c9b695379fee5ede |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/26768 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Ensino de biologia: uma avaliação de conhecimentos dos alunos de Ensino Médio em duas escolas da Cidade de Patos - PB.An assessment of knowledge of high school students in two schools in the city of Patos - PB.Ensino de BiologiaEnsino Médio - BiologiaAvaliação de conhecimentos - Biologia - Ensino MédioPatos - PB - ensino de BiologiaInteresse dos alunos - BiologiaBiology TeachingHigh School - BiologyKnowledge assessment - Biology - High SchoolDucks - PB - Biology teachingStudent Interest - BiologyCiências BiológicasAtualmente no mundo em que vivemos os progressos e as descobertas de novas tecnologias associadas com fenômenos biológicos vêm possibilitando cada vez mais a integração destas descobertas em nosso cotidiano. Manter-se bem informado a cerca de processos e conceitos dentro da Biologia é cada vez mais indispensável devido às constantes mudanças no âmbito político, econômico e cultural. Hoje os alunos sentem dificuldades em aprender, relacionar o conteúdo da sala de aula no seu cotidiano, o que muitas vezes ocasiona a grande falta de interesse por parte dos discentes. Atrelado a este ponto temos um modelo de aula basicamente expositivo, onde o aluno participa quase sempre de forma passiva. Este trabalho avaliou os conhecimentos prévios dos alunos acerca de Biologia da escola publica e particular, as estruturas das escolas participantes e o nível de formação de seus professores. Observou-se que os alunos da escola Geo Patos tiveram médias superiores aos alunos da escola Monsenhor Manuel Vieira. A possível explicação para este fato pode estar relacionado à formação dos professores e a um maior interesse por parte dos alunos do Geo.Currently the world we live in the developments and discoveries of new technologies associated with biological phenomena have enabled increasingly integrating these findings into our daily lives. Staying informed about processes and concepts in biology is increasingly essential due to the constant changes in the political, economic and cultural. Today students have difficulties in learning to relate the content of the classroom in their daily lives, which often causes a great lack of interest from students. Tied to this point we have basically a class model exhibition, where the student attends almost passively. This study evaluated the students' prior knowledge about the biology of the public school and private, the structures of the participating schools and the levei of training of their teachers. We found that school students had higher average Geo Patos school students Monsenhor Manuel Vieira. A possible explanation for this may be related to teacher training and a greater interest by students of Geo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGBRITO JUNIOR, Luciano de.BRITO JUNIOR, L.SOUSA, Jair Moisés de.LIMA FILHO, José Adeildo de.PEREIRA, Pablo Tadeu da Silva.2012-04-172022-08-29T23:35:36Z2022-08-292022-08-29T23:35:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26768PEREIRA, Pablo Tadeu da Silva. Plantas medicinais: a importância desse conhecimento em uma escola do município de São José de Piranhas - PB. 2012. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26768porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-08-29T23:36:08Zoai:localhost:riufcg/26768Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-08-29T23:36:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de biologia: uma avaliação de conhecimentos dos alunos de Ensino Médio em duas escolas da Cidade de Patos - PB. An assessment of knowledge of high school students in two schools in the city of Patos - PB. |
title |
Ensino de biologia: uma avaliação de conhecimentos dos alunos de Ensino Médio em duas escolas da Cidade de Patos - PB. |
spellingShingle |
Ensino de biologia: uma avaliação de conhecimentos dos alunos de Ensino Médio em duas escolas da Cidade de Patos - PB. PEREIRA, Pablo Tadeu da Silva. Ensino de Biologia Ensino Médio - Biologia Avaliação de conhecimentos - Biologia - Ensino Médio Patos - PB - ensino de Biologia Interesse dos alunos - Biologia Biology Teaching High School - Biology Knowledge assessment - Biology - High School Ducks - PB - Biology teaching Student Interest - Biology Ciências Biológicas |
title_short |
Ensino de biologia: uma avaliação de conhecimentos dos alunos de Ensino Médio em duas escolas da Cidade de Patos - PB. |
title_full |
Ensino de biologia: uma avaliação de conhecimentos dos alunos de Ensino Médio em duas escolas da Cidade de Patos - PB. |
title_fullStr |
Ensino de biologia: uma avaliação de conhecimentos dos alunos de Ensino Médio em duas escolas da Cidade de Patos - PB. |
title_full_unstemmed |
Ensino de biologia: uma avaliação de conhecimentos dos alunos de Ensino Médio em duas escolas da Cidade de Patos - PB. |
title_sort |
Ensino de biologia: uma avaliação de conhecimentos dos alunos de Ensino Médio em duas escolas da Cidade de Patos - PB. |
author |
PEREIRA, Pablo Tadeu da Silva. |
author_facet |
PEREIRA, Pablo Tadeu da Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BRITO JUNIOR, Luciano de. BRITO JUNIOR, L. SOUSA, Jair Moisés de. LIMA FILHO, José Adeildo de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Pablo Tadeu da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Biologia Ensino Médio - Biologia Avaliação de conhecimentos - Biologia - Ensino Médio Patos - PB - ensino de Biologia Interesse dos alunos - Biologia Biology Teaching High School - Biology Knowledge assessment - Biology - High School Ducks - PB - Biology teaching Student Interest - Biology Ciências Biológicas |
topic |
Ensino de Biologia Ensino Médio - Biologia Avaliação de conhecimentos - Biologia - Ensino Médio Patos - PB - ensino de Biologia Interesse dos alunos - Biologia Biology Teaching High School - Biology Knowledge assessment - Biology - High School Ducks - PB - Biology teaching Student Interest - Biology Ciências Biológicas |
description |
Atualmente no mundo em que vivemos os progressos e as descobertas de novas tecnologias associadas com fenômenos biológicos vêm possibilitando cada vez mais a integração destas descobertas em nosso cotidiano. Manter-se bem informado a cerca de processos e conceitos dentro da Biologia é cada vez mais indispensável devido às constantes mudanças no âmbito político, econômico e cultural. Hoje os alunos sentem dificuldades em aprender, relacionar o conteúdo da sala de aula no seu cotidiano, o que muitas vezes ocasiona a grande falta de interesse por parte dos discentes. Atrelado a este ponto temos um modelo de aula basicamente expositivo, onde o aluno participa quase sempre de forma passiva. Este trabalho avaliou os conhecimentos prévios dos alunos acerca de Biologia da escola publica e particular, as estruturas das escolas participantes e o nível de formação de seus professores. Observou-se que os alunos da escola Geo Patos tiveram médias superiores aos alunos da escola Monsenhor Manuel Vieira. A possível explicação para este fato pode estar relacionado à formação dos professores e a um maior interesse por parte dos alunos do Geo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-17 2022-08-29T23:35:36Z 2022-08-29 2022-08-29T23:35:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26768 PEREIRA, Pablo Tadeu da Silva. Plantas medicinais: a importância desse conhecimento em uma escola do município de São José de Piranhas - PB. 2012. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26768 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26768 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Pablo Tadeu da Silva. Plantas medicinais: a importância desse conhecimento em uma escola do município de São José de Piranhas - PB. 2012. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744552143093760 |