Gêneros discursivos híbridos: espelho de letramentos de seus usuários.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/215 |
Resumo: | As teorias dos gêneros voltadas para as práticas sociais são uma dentre tantas abordagens sobre estratégias de ensino que eficazmente promove nos aprendizes adequado nível de proficiência em Língua Portuguesa, pois tendem a mobilizar nos alunos a capacidade de reconhecer gêneros discursivos e produzi-los de acordo com suas condições de utilização. Nesse sentido, o falante adota um modelo de gênero e simultaneamente (re)adapta sua estrutura para o objetivo de produção. Essas (re)adaptações de gêneros discursivos potencializam a hibridização conceituada por Koch e Elias (2014) como a ideia de que um gênero pode assumir a forma de outro de acordo com o propósito de comunicação. O presente trabalho seguiu o caminho metodológico de apresentar uma sustentação teórica acerca dos gêneros discursivos, principalmente das teorias de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008) e (2010), Bronkcart (2012), Koch (2012) (2014), Dolz e Schneuwly (2004), Bazerman (2011), Kleiman (2005) e (2013) Soares (1998), Lara (2010) e Rojo (2010) e (2011) com o objetivo geral de analisar se os livros didáticos do ensino fundamental II PNLD 2014-2016 apresentam gêneros discursivos híbridos e se as atividades com estes gêneros compreendem mais de uma esfera da comunicação, visto que é necessária a competência discursiva para que o falante possa melhor transitar nas diversas esferas sociais em que estão incluídos os gêneros discursivos oportunizando-lhe participar de práticas sociais específicas em cada esfera e criar possibilidades de mudanças nessas práticas. A partir da pesquisa documental cujo corpus foi composto pelos doze livros do ensino fundamental II que compõem o PNLD 2014-2016, concluiu-se que os LD citados raramente contemplam gêneros discursivos híbridos como também não exploram atividades compreendendo mais de uma esfera da comunicação com esses gêneros. Assim, elaborou-se, como proposta de intervenção, um caderno de atividades pedagógicas que contemplaram tais gêneros e, sobretudo, que pudessem ampliar competências discursivas nos aprendizes. |
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Gêneros discursivos híbridos: espelho de letramentos de seus usuários.Hybrid discursive genres: mirror of their users' literatures.Língua portuguesa - ensinoGêneros discursivosHibridismoLetramentosEnsino FundamentalPortuguese language - teachingDiscursive genresHybridismLettersElementary SchoolLetras.As teorias dos gêneros voltadas para as práticas sociais são uma dentre tantas abordagens sobre estratégias de ensino que eficazmente promove nos aprendizes adequado nível de proficiência em Língua Portuguesa, pois tendem a mobilizar nos alunos a capacidade de reconhecer gêneros discursivos e produzi-los de acordo com suas condições de utilização. Nesse sentido, o falante adota um modelo de gênero e simultaneamente (re)adapta sua estrutura para o objetivo de produção. Essas (re)adaptações de gêneros discursivos potencializam a hibridização conceituada por Koch e Elias (2014) como a ideia de que um gênero pode assumir a forma de outro de acordo com o propósito de comunicação. O presente trabalho seguiu o caminho metodológico de apresentar uma sustentação teórica acerca dos gêneros discursivos, principalmente das teorias de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008) e (2010), Bronkcart (2012), Koch (2012) (2014), Dolz e Schneuwly (2004), Bazerman (2011), Kleiman (2005) e (2013) Soares (1998), Lara (2010) e Rojo (2010) e (2011) com o objetivo geral de analisar se os livros didáticos do ensino fundamental II PNLD 2014-2016 apresentam gêneros discursivos híbridos e se as atividades com estes gêneros compreendem mais de uma esfera da comunicação, visto que é necessária a competência discursiva para que o falante possa melhor transitar nas diversas esferas sociais em que estão incluídos os gêneros discursivos oportunizando-lhe participar de práticas sociais específicas em cada esfera e criar possibilidades de mudanças nessas práticas. A partir da pesquisa documental cujo corpus foi composto pelos doze livros do ensino fundamental II que compõem o PNLD 2014-2016, concluiu-se que os LD citados raramente contemplam gêneros discursivos híbridos como também não exploram atividades compreendendo mais de uma esfera da comunicação com esses gêneros. Assim, elaborou-se, como proposta de intervenção, um caderno de atividades pedagógicas que contemplaram tais gêneros e, sobretudo, que pudessem ampliar competências discursivas nos aprendizes.Theories of oriented genres to social practices are one among many approaches to teaching strategies that effectively promotes the appropriate level of proficiency learners in Portuguese, as they tend to mobilize the students' ability to recognize genres and produce them in accordance with their conditions of use. In this sense, the speaker adopts a gender model and simultaneously (re) adapts its structure to the production objective. These (re) adaptations of discursive genres potentiate the hybridization conceptualized by Koch and Elias (2014) such as the idea that one gender can take the form of another according to the purpose of communication. This study followed the methodological way to present a theoretical support about the genres, especially the theories of Bakhtin (2011), Marcuschi (2008) and (2010), Bronkcart (2012), Koch (2012) (2014), Dolz and Schneuwly (2004), Bazerman (2011), Kleiman (2005) and (2013) Soares (1998), Lara (2010) and Rojo (2010) and (2011) with the overall objective of analyze whether the textbooks of Elementary School of PNLD 2014-2016 present hybrid discursive genres and if the activities with these genres comprise more than one sphere of communication, since the discursive competence is necessary so that the speaker can best transit in the different social spheres in which they are Including discursive genres, allowing them to participate in specific social practices in each sphere and to create possibilities for changes in these practices. From the documentary research whose corpus was composed by the twelve books of Elementary School that compose PNLD 2014-2016, it was concluded that the LD cited rarely contemplate hybrid discursive genres as well as do not explore activities comprising more than one sphere of communication with these genres. So it was elaborated, as an intervention measure, a notebook of pedagogical activities was elaborated that contemplated such genres and, above all, that they could extend discursive competences in the apprentices.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGOLEGÁRIO, Maria da Luz.OLEGÁRIO, Maria da Luz.http://lattes.cnpq.br/0643525641386157LIMA ARRAES, Maria Nazareth de.BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.LARSEN, Cícera Leandra Moura.2016-11-302018-01-03T17:00:06Z2018-01-032018-01-03T17:00:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/215LARSEN, Cícera Leandra Moura. Gêneros discursivos híbridos: espelho de letramentos de seus usuários. 2016. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T18:56:02Zoai:localhost:riufcg/215Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T18:56:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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