Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABREU, Raimunda do Socorro Albuquerque de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6064
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral conhecer como era a formação de professores no município de Cajazeiras - PB nas décadas de 70 e 80 do século XX. Metodologicamente, é uma pesquisa ancorada no método fenomenológico, na perspectiva de Prodanov e Freitas (2013). Utiliza-se a história de vida, como fonte na abordagem de Abrahão (2004). Baseia-se nos pressupostos teóricos dos seguintes autores: Gadotti (1995), Saviani (2009), Nóvoa (1992), Aranha (2006), Ghiraldelli Jr.(1994), dentre outros. O trabalho possibilitou conhecer a trajetória da educação nas décadas delimitadas e os meios utilizados para o ensino-aprendizagem, o desenvolvimento da educação, apesar das dificuldades de acesso às informações e materiais. Os docentes, na época alunos, apresentam fatos importantes para a compreensão do processo de formação de professores no município de Cajazeiras. Entrevistas e análises de materiais de professoras formadas nas décadas de 70 e 80, do século XX apresentam fatos que ainda são presentes em sala de aula nos dias atuais. A pesquisa ainda se remete a feminização relatada no trabalho e tão presente nos dias de hoje, a influência da mulher como docente diante da família e dos educandos. Os relatos mostram que a docência era alcançada através de muitos desafios, dentre eles: os sociais, econômicos e as questões de gênero.
id UFCG_c673a7d47852e0c07ea23b68bd17c581
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6064
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980).Teacher reports: teacher training in the municipality of Cajazeiras - PB (1970-1980).Formação de professoresFeminização do magistério - CajazeirasHistória da educação - Cajazeiras - ParaíbaEducação - Cajazeiras - Século XXTeacher trainingFeminization of teaching - CajazeirasHistory of Education - Cajazeiras - ParaíbaEducation - Cajazeiras - 20th CenturyEducação.Esta pesquisa teve como objetivo geral conhecer como era a formação de professores no município de Cajazeiras - PB nas décadas de 70 e 80 do século XX. Metodologicamente, é uma pesquisa ancorada no método fenomenológico, na perspectiva de Prodanov e Freitas (2013). Utiliza-se a história de vida, como fonte na abordagem de Abrahão (2004). Baseia-se nos pressupostos teóricos dos seguintes autores: Gadotti (1995), Saviani (2009), Nóvoa (1992), Aranha (2006), Ghiraldelli Jr.(1994), dentre outros. O trabalho possibilitou conhecer a trajetória da educação nas décadas delimitadas e os meios utilizados para o ensino-aprendizagem, o desenvolvimento da educação, apesar das dificuldades de acesso às informações e materiais. Os docentes, na época alunos, apresentam fatos importantes para a compreensão do processo de formação de professores no município de Cajazeiras. Entrevistas e análises de materiais de professoras formadas nas décadas de 70 e 80, do século XX apresentam fatos que ainda são presentes em sala de aula nos dias atuais. A pesquisa ainda se remete a feminização relatada no trabalho e tão presente nos dias de hoje, a influência da mulher como docente diante da família e dos educandos. Os relatos mostram que a docência era alcançada através de muitos desafios, dentre eles: os sociais, econômicos e as questões de gênero.This research had as general objective to know how was the formation of teachers in the municipality of Cajazeiras - PB in the decades of 70 and 80 of the twentieth century. Methodologically, it is a research anchored in the phenomenological method, from the perspective of Prodanov and Freitas (2013). Life history is used as a source in Abrahão (2004) approach. It is based on the theoretical assumptions of the following authors: Gadotti (1995), Saviani (2009), Nóvoa (1992), Aranha (2006), Ghiraldelli Jr. (1994), among others. The work allowed to know the trajectory of education in the decades delimited and the means used for teaching-learning, the development of education, despite the difficulties of access to information and materials. Teachers, then students, present important facts to understand the process of teacher training in the municipality of Cajazeiras. Interviews and analysis of teacher materials formed in the 1970s and 1980s, from the twentieth century present facts that are still present in the classroom today. The research still refers to the feminization reported in the work and so present in the present day, the influence of the woman as teacher in front of the family and the students. The reports show that teaching was achieved through many challenges, including social, economic and gender issues.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263MACHADO, Viviani Guidotti.SOUSA, Rosilene Lopes de.ABREU, Raimunda do Socorro Albuquerque de.2019-06-272019-08-21T14:36:55Z2019-08-212019-08-21T14:36:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6064ABREU, Raimunda do Socorro Albuquerque de. Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980). 2019. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-07T12:47:10Zoai:localhost:riufcg/6064Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-07T12:47:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980).
Teacher reports: teacher training in the municipality of Cajazeiras - PB (1970-1980).
title Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980).
spellingShingle Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980).
ABREU, Raimunda do Socorro Albuquerque de.
Formação de professores
Feminização do magistério - Cajazeiras
História da educação - Cajazeiras - Paraíba
Educação - Cajazeiras - Século XX
Teacher training
Feminization of teaching - Cajazeiras
History of Education - Cajazeiras - Paraíba
Education - Cajazeiras - 20th Century
Educação.
title_short Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980).
title_full Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980).
title_fullStr Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980).
title_full_unstemmed Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980).
title_sort Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980).
author ABREU, Raimunda do Socorro Albuquerque de.
author_facet ABREU, Raimunda do Socorro Albuquerque de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Débia Suênia da Silva.
SOUSA, D. S. S.
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263
MACHADO, Viviani Guidotti.
SOUSA, Rosilene Lopes de.
dc.contributor.author.fl_str_mv ABREU, Raimunda do Socorro Albuquerque de.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Feminização do magistério - Cajazeiras
História da educação - Cajazeiras - Paraíba
Educação - Cajazeiras - Século XX
Teacher training
Feminization of teaching - Cajazeiras
History of Education - Cajazeiras - Paraíba
Education - Cajazeiras - 20th Century
Educação.
topic Formação de professores
Feminização do magistério - Cajazeiras
História da educação - Cajazeiras - Paraíba
Educação - Cajazeiras - Século XX
Teacher training
Feminization of teaching - Cajazeiras
History of Education - Cajazeiras - Paraíba
Education - Cajazeiras - 20th Century
Educação.
description Esta pesquisa teve como objetivo geral conhecer como era a formação de professores no município de Cajazeiras - PB nas décadas de 70 e 80 do século XX. Metodologicamente, é uma pesquisa ancorada no método fenomenológico, na perspectiva de Prodanov e Freitas (2013). Utiliza-se a história de vida, como fonte na abordagem de Abrahão (2004). Baseia-se nos pressupostos teóricos dos seguintes autores: Gadotti (1995), Saviani (2009), Nóvoa (1992), Aranha (2006), Ghiraldelli Jr.(1994), dentre outros. O trabalho possibilitou conhecer a trajetória da educação nas décadas delimitadas e os meios utilizados para o ensino-aprendizagem, o desenvolvimento da educação, apesar das dificuldades de acesso às informações e materiais. Os docentes, na época alunos, apresentam fatos importantes para a compreensão do processo de formação de professores no município de Cajazeiras. Entrevistas e análises de materiais de professoras formadas nas décadas de 70 e 80, do século XX apresentam fatos que ainda são presentes em sala de aula nos dias atuais. A pesquisa ainda se remete a feminização relatada no trabalho e tão presente nos dias de hoje, a influência da mulher como docente diante da família e dos educandos. Os relatos mostram que a docência era alcançada através de muitos desafios, dentre eles: os sociais, econômicos e as questões de gênero.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-27
2019-08-21T14:36:55Z
2019-08-21
2019-08-21T14:36:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6064
ABREU, Raimunda do Socorro Albuquerque de. Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980). 2019. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6064
identifier_str_mv ABREU, Raimunda do Socorro Albuquerque de. Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980). 2019. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744388211867648