Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6064 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral conhecer como era a formação de professores no município de Cajazeiras - PB nas décadas de 70 e 80 do século XX. Metodologicamente, é uma pesquisa ancorada no método fenomenológico, na perspectiva de Prodanov e Freitas (2013). Utiliza-se a história de vida, como fonte na abordagem de Abrahão (2004). Baseia-se nos pressupostos teóricos dos seguintes autores: Gadotti (1995), Saviani (2009), Nóvoa (1992), Aranha (2006), Ghiraldelli Jr.(1994), dentre outros. O trabalho possibilitou conhecer a trajetória da educação nas décadas delimitadas e os meios utilizados para o ensino-aprendizagem, o desenvolvimento da educação, apesar das dificuldades de acesso às informações e materiais. Os docentes, na época alunos, apresentam fatos importantes para a compreensão do processo de formação de professores no município de Cajazeiras. Entrevistas e análises de materiais de professoras formadas nas décadas de 70 e 80, do século XX apresentam fatos que ainda são presentes em sala de aula nos dias atuais. A pesquisa ainda se remete a feminização relatada no trabalho e tão presente nos dias de hoje, a influência da mulher como docente diante da família e dos educandos. Os relatos mostram que a docência era alcançada através de muitos desafios, dentre eles: os sociais, econômicos e as questões de gênero. |
id |
UFCG_c673a7d47852e0c07ea23b68bd17c581 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6064 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980).Teacher reports: teacher training in the municipality of Cajazeiras - PB (1970-1980).Formação de professoresFeminização do magistério - CajazeirasHistória da educação - Cajazeiras - ParaíbaEducação - Cajazeiras - Século XXTeacher trainingFeminization of teaching - CajazeirasHistory of Education - Cajazeiras - ParaíbaEducation - Cajazeiras - 20th CenturyEducação.Esta pesquisa teve como objetivo geral conhecer como era a formação de professores no município de Cajazeiras - PB nas décadas de 70 e 80 do século XX. Metodologicamente, é uma pesquisa ancorada no método fenomenológico, na perspectiva de Prodanov e Freitas (2013). Utiliza-se a história de vida, como fonte na abordagem de Abrahão (2004). Baseia-se nos pressupostos teóricos dos seguintes autores: Gadotti (1995), Saviani (2009), Nóvoa (1992), Aranha (2006), Ghiraldelli Jr.(1994), dentre outros. O trabalho possibilitou conhecer a trajetória da educação nas décadas delimitadas e os meios utilizados para o ensino-aprendizagem, o desenvolvimento da educação, apesar das dificuldades de acesso às informações e materiais. Os docentes, na época alunos, apresentam fatos importantes para a compreensão do processo de formação de professores no município de Cajazeiras. Entrevistas e análises de materiais de professoras formadas nas décadas de 70 e 80, do século XX apresentam fatos que ainda são presentes em sala de aula nos dias atuais. A pesquisa ainda se remete a feminização relatada no trabalho e tão presente nos dias de hoje, a influência da mulher como docente diante da família e dos educandos. Os relatos mostram que a docência era alcançada através de muitos desafios, dentre eles: os sociais, econômicos e as questões de gênero.This research had as general objective to know how was the formation of teachers in the municipality of Cajazeiras - PB in the decades of 70 and 80 of the twentieth century. Methodologically, it is a research anchored in the phenomenological method, from the perspective of Prodanov and Freitas (2013). Life history is used as a source in Abrahão (2004) approach. It is based on the theoretical assumptions of the following authors: Gadotti (1995), Saviani (2009), Nóvoa (1992), Aranha (2006), Ghiraldelli Jr. (1994), among others. The work allowed to know the trajectory of education in the decades delimited and the means used for teaching-learning, the development of education, despite the difficulties of access to information and materials. Teachers, then students, present important facts to understand the process of teacher training in the municipality of Cajazeiras. Interviews and analysis of teacher materials formed in the 1970s and 1980s, from the twentieth century present facts that are still present in the classroom today. The research still refers to the feminization reported in the work and so present in the present day, the influence of the woman as teacher in front of the family and the students. The reports show that teaching was achieved through many challenges, including social, economic and gender issues.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263MACHADO, Viviani Guidotti.SOUSA, Rosilene Lopes de.ABREU, Raimunda do Socorro Albuquerque de.2019-06-272019-08-21T14:36:55Z2019-08-212019-08-21T14:36:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6064ABREU, Raimunda do Socorro Albuquerque de. Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980). 2019. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-07T12:47:10Zoai:localhost:riufcg/6064Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-07T12:47:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980). Teacher reports: teacher training in the municipality of Cajazeiras - PB (1970-1980). |
title |
Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980). |
spellingShingle |
Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980). ABREU, Raimunda do Socorro Albuquerque de. Formação de professores Feminização do magistério - Cajazeiras História da educação - Cajazeiras - Paraíba Educação - Cajazeiras - Século XX Teacher training Feminization of teaching - Cajazeiras History of Education - Cajazeiras - Paraíba Education - Cajazeiras - 20th Century Educação. |
title_short |
Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980). |
title_full |
Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980). |
title_fullStr |
Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980). |
title_full_unstemmed |
Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980). |
title_sort |
Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980). |
author |
ABREU, Raimunda do Socorro Albuquerque de. |
author_facet |
ABREU, Raimunda do Socorro Albuquerque de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. SOUSA, D. S. S. http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 MACHADO, Viviani Guidotti. SOUSA, Rosilene Lopes de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ABREU, Raimunda do Socorro Albuquerque de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Feminização do magistério - Cajazeiras História da educação - Cajazeiras - Paraíba Educação - Cajazeiras - Século XX Teacher training Feminization of teaching - Cajazeiras History of Education - Cajazeiras - Paraíba Education - Cajazeiras - 20th Century Educação. |
topic |
Formação de professores Feminização do magistério - Cajazeiras História da educação - Cajazeiras - Paraíba Educação - Cajazeiras - Século XX Teacher training Feminization of teaching - Cajazeiras History of Education - Cajazeiras - Paraíba Education - Cajazeiras - 20th Century Educação. |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo geral conhecer como era a formação de professores no município de Cajazeiras - PB nas décadas de 70 e 80 do século XX. Metodologicamente, é uma pesquisa ancorada no método fenomenológico, na perspectiva de Prodanov e Freitas (2013). Utiliza-se a história de vida, como fonte na abordagem de Abrahão (2004). Baseia-se nos pressupostos teóricos dos seguintes autores: Gadotti (1995), Saviani (2009), Nóvoa (1992), Aranha (2006), Ghiraldelli Jr.(1994), dentre outros. O trabalho possibilitou conhecer a trajetória da educação nas décadas delimitadas e os meios utilizados para o ensino-aprendizagem, o desenvolvimento da educação, apesar das dificuldades de acesso às informações e materiais. Os docentes, na época alunos, apresentam fatos importantes para a compreensão do processo de formação de professores no município de Cajazeiras. Entrevistas e análises de materiais de professoras formadas nas décadas de 70 e 80, do século XX apresentam fatos que ainda são presentes em sala de aula nos dias atuais. A pesquisa ainda se remete a feminização relatada no trabalho e tão presente nos dias de hoje, a influência da mulher como docente diante da família e dos educandos. Os relatos mostram que a docência era alcançada através de muitos desafios, dentre eles: os sociais, econômicos e as questões de gênero. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-27 2019-08-21T14:36:55Z 2019-08-21 2019-08-21T14:36:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6064 ABREU, Raimunda do Socorro Albuquerque de. Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980). 2019. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6064 |
identifier_str_mv |
ABREU, Raimunda do Socorro Albuquerque de. Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980). 2019. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744388211867648 |