Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANGELINO, Ana Maria Barros Servilha Costa.
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2573
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é descrever como as atividades de produção oral de um livro didático, que segue a abordagem comunicativa, são aplicadas por dois professores de inglês de uma escola de idiomas, com alunos de nível inicial. Para respondermos a esse objetivo, propomos os seguintes objetivos específicos: (1) identificar, dentre as competências que compõem a competência comunicativa, quais as mais focalizadas pelos dois professores, durante a aplicação das atividades de produção oral; (2) verificar se, e de que forma, os dois professores assumem os papéis previstos para o professor pela abordagem comunicativa; e (3) investigar se a experiência de ensino com a abordagem comunicativa dos dois professores influencia suas práticas, especificamente aquelas relativas à aplicação das competências e ao papel assumido pelo professor. A fim de coletar os dados para respondermos aos dois primeiros objetivos específicos, quatro atividades de produção oral aplicadas pelos dois professores foram áudio gravadas e analisadas. Para investigarmos se a experiência de ensino com a abordagem comunicativa dos dois professores influencia suas práticas, realizamos uma entrevista semi-estruturada. Os resultados indicam que a competência gramatical é utilizada primordialmente pelos dois professores nas quatro atividades, e que os dois professores desempenham majoritariamente o papel de informante (Silveira, 1999). Quanto à influência da experiência com a abordagem comunicativa nas práticas dos professores, percebemos que essa experiência pode influenciar os dois professores de maneira diferenciada.
id UFCG_c814df29e6dd749d96dc68b567ed45f8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/2573
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa.Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa. 92/5000 Communicative approach: application of oral production activities in English language classes.Estudo e Ensino - Língua InglesaLivro didáticoCompetência comunicativaProdução oralStudy and Teaching - English LanguageTextbookCommunicative competenceOral productionLetrasO objetivo geral deste trabalho é descrever como as atividades de produção oral de um livro didático, que segue a abordagem comunicativa, são aplicadas por dois professores de inglês de uma escola de idiomas, com alunos de nível inicial. Para respondermos a esse objetivo, propomos os seguintes objetivos específicos: (1) identificar, dentre as competências que compõem a competência comunicativa, quais as mais focalizadas pelos dois professores, durante a aplicação das atividades de produção oral; (2) verificar se, e de que forma, os dois professores assumem os papéis previstos para o professor pela abordagem comunicativa; e (3) investigar se a experiência de ensino com a abordagem comunicativa dos dois professores influencia suas práticas, especificamente aquelas relativas à aplicação das competências e ao papel assumido pelo professor. A fim de coletar os dados para respondermos aos dois primeiros objetivos específicos, quatro atividades de produção oral aplicadas pelos dois professores foram áudio gravadas e analisadas. Para investigarmos se a experiência de ensino com a abordagem comunicativa dos dois professores influencia suas práticas, realizamos uma entrevista semi-estruturada. Os resultados indicam que a competência gramatical é utilizada primordialmente pelos dois professores nas quatro atividades, e que os dois professores desempenham majoritariamente o papel de informante (Silveira, 1999). Quanto à influência da experiência com a abordagem comunicativa nas práticas dos professores, percebemos que essa experiência pode influenciar os dois professores de maneira diferenciada.The general objective of this study is to describe how the oral production activities presented in a textbook, which follows the communicative approach, are applied by two teachers of an English private school, with beginner students. In order to investigate this general objective, the following three specific objectives are proposed: (1) to identify, out of the competences which entail the communicative competence, the ones which are most focused by the two teachers during the application of the oral production activities; (2) to verify if, and in what ways, the two teachers play the roles ascribed by the communicative approach; and (3) to investigate if their teaching experience with the communicative approach influences their practices, specifically the practices related to the application of the competences and to the role played by the teacher. In order to achieve the two first specific objectives, four oral production activities applied by the two teachers were audio recorded and analysed. To investigate if the two teachers’ teaching experience with the communicative approach influences their practices, a semi-structured interview was carried out. The results indicate that the grammatical competence is mostly focused, and that the two teachers play mainly the role of informant (Silveira, 1999). As to the influence of the two teachers’ teaching experience with the communicative approach, it was possible to perceive that such experience is likely to influence them in diverse waysUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGCRUZ, Neide de Fátima Cesar da.CRUZ, N. F. C.http://lattes.cnpq.br/2508232872883509BORBOREMA FILHO, Edmilson de Albuquerque.DOURADO, Maura Regina da Silva.ANGELINO, Ana Maria Barros Servilha Costa.2008-082019-01-23T15:58:44Z2001-01-232019-01-23T15:58:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2573ANGELINO, Ana Maria Barros Servilha Costa.Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa. 149f.2008. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2573porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-15T23:22:27Zoai:localhost:riufcg/2573Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-15T23:22:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa.
Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa. 92/5000 Communicative approach: application of oral production activities in English language classes.
title Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa.
spellingShingle Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa.
ANGELINO, Ana Maria Barros Servilha Costa.
Estudo e Ensino - Língua Inglesa
Livro didático
Competência comunicativa
Produção oral
Study and Teaching - English Language
Textbook
Communicative competence
Oral production
Letras
title_short Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa.
title_full Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa.
title_fullStr Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa.
title_full_unstemmed Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa.
title_sort Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa.
author ANGELINO, Ana Maria Barros Servilha Costa.
author_facet ANGELINO, Ana Maria Barros Servilha Costa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CRUZ, Neide de Fátima Cesar da.
CRUZ, N. F. C.
http://lattes.cnpq.br/2508232872883509
BORBOREMA FILHO, Edmilson de Albuquerque.
DOURADO, Maura Regina da Silva.
dc.contributor.author.fl_str_mv ANGELINO, Ana Maria Barros Servilha Costa.
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo e Ensino - Língua Inglesa
Livro didático
Competência comunicativa
Produção oral
Study and Teaching - English Language
Textbook
Communicative competence
Oral production
Letras
topic Estudo e Ensino - Língua Inglesa
Livro didático
Competência comunicativa
Produção oral
Study and Teaching - English Language
Textbook
Communicative competence
Oral production
Letras
description O objetivo geral deste trabalho é descrever como as atividades de produção oral de um livro didático, que segue a abordagem comunicativa, são aplicadas por dois professores de inglês de uma escola de idiomas, com alunos de nível inicial. Para respondermos a esse objetivo, propomos os seguintes objetivos específicos: (1) identificar, dentre as competências que compõem a competência comunicativa, quais as mais focalizadas pelos dois professores, durante a aplicação das atividades de produção oral; (2) verificar se, e de que forma, os dois professores assumem os papéis previstos para o professor pela abordagem comunicativa; e (3) investigar se a experiência de ensino com a abordagem comunicativa dos dois professores influencia suas práticas, especificamente aquelas relativas à aplicação das competências e ao papel assumido pelo professor. A fim de coletar os dados para respondermos aos dois primeiros objetivos específicos, quatro atividades de produção oral aplicadas pelos dois professores foram áudio gravadas e analisadas. Para investigarmos se a experiência de ensino com a abordagem comunicativa dos dois professores influencia suas práticas, realizamos uma entrevista semi-estruturada. Os resultados indicam que a competência gramatical é utilizada primordialmente pelos dois professores nas quatro atividades, e que os dois professores desempenham majoritariamente o papel de informante (Silveira, 1999). Quanto à influência da experiência com a abordagem comunicativa nas práticas dos professores, percebemos que essa experiência pode influenciar os dois professores de maneira diferenciada.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01-23
2008-08
2019-01-23T15:58:44Z
2019-01-23T15:58:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2573
ANGELINO, Ana Maria Barros Servilha Costa.Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa. 149f.2008. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2573
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2573
identifier_str_mv ANGELINO, Ana Maria Barros Servilha Costa.Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa. 149f.2008. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744364741591040