A poesia infantil na formação do leitor literário: proposta de atividades para o 6º ano / Giovanna Sampaio Ferreira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Giovanna Sampaio.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35738
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo abordar o gênero poesia infantil como ferramenta na formação do leitor literário. Tem o próposito de esclarecer o viés histórico do conceito de infância e a relação entre criança, literatura e a escola. Além disso, esta pesquisa traz análise das características do gênero poesia e dos benefícios que se têm em seu estudo na sala de aula. Por fim, será apresentada uma sequência didática baseada em Cosson (2009) voltada aos alunos do 6º do ensino fundamental II ultilizando algumas formas poéticas. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e qualitativo, fundamentado em Coelho (2000), Pinheiro (2007), Bordini (1991), Sorrentini (2009), Gregorin Filho (2009), dentre outros estudiosos da área, que tiveram uma grande contribuição para a realização deste trabalho. A pesquisa encontra no gênero poesia infantil diversas concepções que o fazem uma eficiente ferramenta na formação leitora de crianças.
id UFCG_c9063e8cbd2e2d559be8cf6fe9f33739
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35738
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A poesia infantil na formação do leitor literário: proposta de atividades para o 6º ano / Giovanna Sampaio Ferreira.Children's poetry in the formation of literary readers: proposed activities for the 6th year / Giovanna Sampaio Ferreira.Literatura infantilPoesia infantilFormação de leitorLeitor literárioCriança e literaturaChildren's literatureChildren's poetryReader trainingLiterary readerChildren and literatureLetras - Língua Portuguesa.Esta pesquisa tem como objetivo abordar o gênero poesia infantil como ferramenta na formação do leitor literário. Tem o próposito de esclarecer o viés histórico do conceito de infância e a relação entre criança, literatura e a escola. Além disso, esta pesquisa traz análise das características do gênero poesia e dos benefícios que se têm em seu estudo na sala de aula. Por fim, será apresentada uma sequência didática baseada em Cosson (2009) voltada aos alunos do 6º do ensino fundamental II ultilizando algumas formas poéticas. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e qualitativo, fundamentado em Coelho (2000), Pinheiro (2007), Bordini (1991), Sorrentini (2009), Gregorin Filho (2009), dentre outros estudiosos da área, que tiveram uma grande contribuição para a realização deste trabalho. A pesquisa encontra no gênero poesia infantil diversas concepções que o fazem uma eficiente ferramenta na formação leitora de crianças.This research aims to address the children's poetry genre as a tool in the formation of literary readers. Its purpose is to clarify the historical bias of the concept of childhood and the relationship between children, literature and school. Furthermore, this research presents an analysis of the characteristics of the poetry genre and the benefits of studying it in the classroom. Finally, a didactic sequence based on Cosson (2009) will be presented external to 6th grade students using some poetic forms. This is a bibliographical and qualitative research, based on Coelho (2000), Pinheiro (2007), Bordini (1991), Sorrentini (2009), Gregorin Filho (2009), among other scholars in the area, who had a great contribution to the completion of this work. The research finds in the children's poetry genre several concepts that make it an efficient tool in training children as readers.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGQUEIROGA, Marcílio Garcia de.QUEIROGA, M. Ghttp://lattes.cnpq.br/1587726556477554SOUSA, Elri Bandeira de.FIGUEIRÊDO , Ferdinando de Oliveira.FERREIRA, Giovanna Sampaio.2023-12-012024-05-21T18:00:48Z2024-05-212024-05-21T18:00:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35738FERREIRA, Giovana Sampaio. A poesia infantil na formação do leitor literário: proposta de atividades para o 6º ano. 2023. 57f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-21T18:00:48Zoai:localhost:riufcg/35738Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-21T18:00:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A poesia infantil na formação do leitor literário: proposta de atividades para o 6º ano / Giovanna Sampaio Ferreira.
Children's poetry in the formation of literary readers: proposed activities for the 6th year / Giovanna Sampaio Ferreira.
title A poesia infantil na formação do leitor literário: proposta de atividades para o 6º ano / Giovanna Sampaio Ferreira.
spellingShingle A poesia infantil na formação do leitor literário: proposta de atividades para o 6º ano / Giovanna Sampaio Ferreira.
FERREIRA, Giovanna Sampaio.
Literatura infantil
Poesia infantil
Formação de leitor
Leitor literário
Criança e literatura
Children's literature
Children's poetry
Reader training
Literary reader
Children and literature
Letras - Língua Portuguesa.
title_short A poesia infantil na formação do leitor literário: proposta de atividades para o 6º ano / Giovanna Sampaio Ferreira.
title_full A poesia infantil na formação do leitor literário: proposta de atividades para o 6º ano / Giovanna Sampaio Ferreira.
title_fullStr A poesia infantil na formação do leitor literário: proposta de atividades para o 6º ano / Giovanna Sampaio Ferreira.
title_full_unstemmed A poesia infantil na formação do leitor literário: proposta de atividades para o 6º ano / Giovanna Sampaio Ferreira.
title_sort A poesia infantil na formação do leitor literário: proposta de atividades para o 6º ano / Giovanna Sampaio Ferreira.
author FERREIRA, Giovanna Sampaio.
author_facet FERREIRA, Giovanna Sampaio.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
QUEIROGA, M. G
http://lattes.cnpq.br/1587726556477554
SOUSA, Elri Bandeira de.
FIGUEIRÊDO , Ferdinando de Oliveira.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Giovanna Sampaio.
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Poesia infantil
Formação de leitor
Leitor literário
Criança e literatura
Children's literature
Children's poetry
Reader training
Literary reader
Children and literature
Letras - Língua Portuguesa.
topic Literatura infantil
Poesia infantil
Formação de leitor
Leitor literário
Criança e literatura
Children's literature
Children's poetry
Reader training
Literary reader
Children and literature
Letras - Língua Portuguesa.
description Esta pesquisa tem como objetivo abordar o gênero poesia infantil como ferramenta na formação do leitor literário. Tem o próposito de esclarecer o viés histórico do conceito de infância e a relação entre criança, literatura e a escola. Além disso, esta pesquisa traz análise das características do gênero poesia e dos benefícios que se têm em seu estudo na sala de aula. Por fim, será apresentada uma sequência didática baseada em Cosson (2009) voltada aos alunos do 6º do ensino fundamental II ultilizando algumas formas poéticas. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e qualitativo, fundamentado em Coelho (2000), Pinheiro (2007), Bordini (1991), Sorrentini (2009), Gregorin Filho (2009), dentre outros estudiosos da área, que tiveram uma grande contribuição para a realização deste trabalho. A pesquisa encontra no gênero poesia infantil diversas concepções que o fazem uma eficiente ferramenta na formação leitora de crianças.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-01
2024-05-21T18:00:48Z
2024-05-21
2024-05-21T18:00:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35738
FERREIRA, Giovana Sampaio. A poesia infantil na formação do leitor literário: proposta de atividades para o 6º ano. 2023. 57f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35738
identifier_str_mv FERREIRA, Giovana Sampaio. A poesia infantil na formação do leitor literário: proposta de atividades para o 6º ano. 2023. 57f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744622062141440