Contos de tradição rural: perspectiva sobre narrar histórias do lugar em uma das escolas de Ipaumirim-CE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Josefa Moreira.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27402
Resumo: O conto de tradição oral pode ser compreendido como um tipo de conto rico em cultura e possibilidades educativas. Percebe-se, no entanto, que ele ainda divide muitas opiniões, alguns acreditam na sua função educativa e na necessidade de ser trabalhado, enquanto outros não dão muito credito fazendo com que ele seja celebrado apenas em ocasiões especificas. Pensando nisso, este trabalho foi norteado pela seguinte questão de pesquisa: Qual a função educativa dos contos de tradição oral? Tomamos como objetivo geral: Compreender a função educativa de trabalhar os contos de tradição oral com turmas de Anos iniciais de uma das escolas de Ipaumirim/CE. Quanto aos objetivos específicos, temos: Investigar a presença ou ausência dos contos populares em turmas de anos iniciais do ensino fundamental; Investigar de que forma os contos populares podem contribuir no processo educativo escolar de turmas dos anos iniciais; Refletir sobre a finalidade educativa dos contos orais e maneiras de serem trabalhados pelos professores; Analisar a função educativa dos contos populares e seu impacto na formação de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Busatto (20122013), Benjamin (1987), Matos (2014), Sisto (2021), Tierno (2010) Velasco (2018) são alguns dos autores que embasam as ideias da fundamentação teórica. A pesquisa possui natureza básica, pautada em uma abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Para a sua coleta de dados foram elaborados roteiros de perguntas no Word para três grupos de entrevistados: professoras que atuam em turmas de anos iniciais do ensino fundamental, profissionais narradores de histórias e contadores tradicionais. As respostas foram obtidas por meio de entrevistas presenciais, online via Google Meet e Whatsapp. A partir das análises conseguimos compreender que o conto de tradição oral tem sua importância reconhecida, mas em contrapartida ainda é pouco explorado.
id UFCG_c98f457b341210573f5ff4a43347b9cb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27402
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Contos de tradição rural: perspectiva sobre narrar histórias do lugar em uma das escolas de Ipaumirim-CE.Tales of rural tradition: perspective on telling stories of the place in one of the schools in Ipaumirim-CE.Anos iniciaisTradição oral contosEnsino fundamentalContos popularesEscola PúblicaEarly yearsOral tradition talesElementary SchoolFolk talesPublic SchoolEducação.O conto de tradição oral pode ser compreendido como um tipo de conto rico em cultura e possibilidades educativas. Percebe-se, no entanto, que ele ainda divide muitas opiniões, alguns acreditam na sua função educativa e na necessidade de ser trabalhado, enquanto outros não dão muito credito fazendo com que ele seja celebrado apenas em ocasiões especificas. Pensando nisso, este trabalho foi norteado pela seguinte questão de pesquisa: Qual a função educativa dos contos de tradição oral? Tomamos como objetivo geral: Compreender a função educativa de trabalhar os contos de tradição oral com turmas de Anos iniciais de uma das escolas de Ipaumirim/CE. Quanto aos objetivos específicos, temos: Investigar a presença ou ausência dos contos populares em turmas de anos iniciais do ensino fundamental; Investigar de que forma os contos populares podem contribuir no processo educativo escolar de turmas dos anos iniciais; Refletir sobre a finalidade educativa dos contos orais e maneiras de serem trabalhados pelos professores; Analisar a função educativa dos contos populares e seu impacto na formação de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Busatto (20122013), Benjamin (1987), Matos (2014), Sisto (2021), Tierno (2010) Velasco (2018) são alguns dos autores que embasam as ideias da fundamentação teórica. A pesquisa possui natureza básica, pautada em uma abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Para a sua coleta de dados foram elaborados roteiros de perguntas no Word para três grupos de entrevistados: professoras que atuam em turmas de anos iniciais do ensino fundamental, profissionais narradores de histórias e contadores tradicionais. As respostas foram obtidas por meio de entrevistas presenciais, online via Google Meet e Whatsapp. A partir das análises conseguimos compreender que o conto de tradição oral tem sua importância reconhecida, mas em contrapartida ainda é pouco explorado.The oral tradition tale can be understood as a type of tale rich in culture and educational possibilities. It can be seen, however, that it still divides many opinions, some believe in its educational function and in the need to be worked on, while others do not give it much credit, making it celebrated only on specific occasions. With that in mind, this work was guided by the following research question: What is the educational function of tales of oral tradition? We take as a general objective: To understand the educational function of working the tales of oral tradition with groups of Early Years of one of the schools of Ipaumirim/CE. As for the specific objectives, we have: Investigate the presence or absence of folk tales in classes in the early years of elementary school; Investigate how folk tales can contribute to the school educational process of classes in the early years; Reflect on the educational purpose of oral stories and ways of being worked on by teachers; To analyze the educational function of folk tales and their impact on the formation of students in the early years of elementary school. Busatto (20122013), Benjamin (1987), Matos (2014), Sisto (2021), Tierno (2010) Velasco (2018) are some of the authors that support the ideas of the theoretical foundation. The research has a basic nature, based on a qualitative approach (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). For data collection, scripts of questions were prepared in Word for three groups of respondents: teachers who work in classes in the early years of elementary school, professional storytellers and traditional storytellers. The answers were obtained through face-to-face interviews, online via Google Meet and Whatsapp. From the analyzes we can understand that the oral tradition tale has its importance recognized, but on the other hand it is still little explored.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMACHADO, Viviane Guidotti.GUIDOTTI, Viviane.http://lattes.cnpq.br/3021482192977577SOUSA, Rozilene Lopes de.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.GONÇALVES, Josefa Moreira.2022-09-012022-09-22T19:44:14Z2022-09-222022-09-22T19:44:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27402GONÇALVES, Josefa Moreira. Contos de tradição rural: perspectiva sobre narrar histórias do lugar em uma das escolas de Ipaumirim-CE. 2022. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T11:09:08Zoai:localhost:riufcg/27402Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T11:09:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contos de tradição rural: perspectiva sobre narrar histórias do lugar em uma das escolas de Ipaumirim-CE.
Tales of rural tradition: perspective on telling stories of the place in one of the schools in Ipaumirim-CE.
title Contos de tradição rural: perspectiva sobre narrar histórias do lugar em uma das escolas de Ipaumirim-CE.
spellingShingle Contos de tradição rural: perspectiva sobre narrar histórias do lugar em uma das escolas de Ipaumirim-CE.
GONÇALVES, Josefa Moreira.
Anos iniciais
Tradição oral contos
Ensino fundamental
Contos populares
Escola Pública
Early years
Oral tradition tales
Elementary School
Folk tales
Public School
Educação.
title_short Contos de tradição rural: perspectiva sobre narrar histórias do lugar em uma das escolas de Ipaumirim-CE.
title_full Contos de tradição rural: perspectiva sobre narrar histórias do lugar em uma das escolas de Ipaumirim-CE.
title_fullStr Contos de tradição rural: perspectiva sobre narrar histórias do lugar em uma das escolas de Ipaumirim-CE.
title_full_unstemmed Contos de tradição rural: perspectiva sobre narrar histórias do lugar em uma das escolas de Ipaumirim-CE.
title_sort Contos de tradição rural: perspectiva sobre narrar histórias do lugar em uma das escolas de Ipaumirim-CE.
author GONÇALVES, Josefa Moreira.
author_facet GONÇALVES, Josefa Moreira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MACHADO, Viviane Guidotti.
GUIDOTTI, Viviane.
http://lattes.cnpq.br/3021482192977577
SOUSA, Rozilene Lopes de.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Josefa Moreira.
dc.subject.por.fl_str_mv Anos iniciais
Tradição oral contos
Ensino fundamental
Contos populares
Escola Pública
Early years
Oral tradition tales
Elementary School
Folk tales
Public School
Educação.
topic Anos iniciais
Tradição oral contos
Ensino fundamental
Contos populares
Escola Pública
Early years
Oral tradition tales
Elementary School
Folk tales
Public School
Educação.
description O conto de tradição oral pode ser compreendido como um tipo de conto rico em cultura e possibilidades educativas. Percebe-se, no entanto, que ele ainda divide muitas opiniões, alguns acreditam na sua função educativa e na necessidade de ser trabalhado, enquanto outros não dão muito credito fazendo com que ele seja celebrado apenas em ocasiões especificas. Pensando nisso, este trabalho foi norteado pela seguinte questão de pesquisa: Qual a função educativa dos contos de tradição oral? Tomamos como objetivo geral: Compreender a função educativa de trabalhar os contos de tradição oral com turmas de Anos iniciais de uma das escolas de Ipaumirim/CE. Quanto aos objetivos específicos, temos: Investigar a presença ou ausência dos contos populares em turmas de anos iniciais do ensino fundamental; Investigar de que forma os contos populares podem contribuir no processo educativo escolar de turmas dos anos iniciais; Refletir sobre a finalidade educativa dos contos orais e maneiras de serem trabalhados pelos professores; Analisar a função educativa dos contos populares e seu impacto na formação de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Busatto (20122013), Benjamin (1987), Matos (2014), Sisto (2021), Tierno (2010) Velasco (2018) são alguns dos autores que embasam as ideias da fundamentação teórica. A pesquisa possui natureza básica, pautada em uma abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Para a sua coleta de dados foram elaborados roteiros de perguntas no Word para três grupos de entrevistados: professoras que atuam em turmas de anos iniciais do ensino fundamental, profissionais narradores de histórias e contadores tradicionais. As respostas foram obtidas por meio de entrevistas presenciais, online via Google Meet e Whatsapp. A partir das análises conseguimos compreender que o conto de tradição oral tem sua importância reconhecida, mas em contrapartida ainda é pouco explorado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-01
2022-09-22T19:44:14Z
2022-09-22
2022-09-22T19:44:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27402
GONÇALVES, Josefa Moreira. Contos de tradição rural: perspectiva sobre narrar histórias do lugar em uma das escolas de Ipaumirim-CE. 2022. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27402
identifier_str_mv GONÇALVES, Josefa Moreira. Contos de tradição rural: perspectiva sobre narrar histórias do lugar em uma das escolas de Ipaumirim-CE. 2022. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744557508657152