A presença da literatura oral no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sirlei Wolschik de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39509
Resumo: O presente trabalho é resultado de observações de uma turma de Jardim Nível A, numa Escola de Educação Infantil no município de Sapiranga-RS. Tem por objetivo apontar diferenças entre as contações de histórias normais com uso de recursos e da literatura oral onde não se usa recursos. Os autores mais solicitados foram Abramovich, Bettelheim, Coelho, Zilberman, Warner e Meirelles. No referencial teórico encontrou-se subsídios sobre o início da contação oral das histórias, sua importância para o desenvolvimento das crianças e com que frequência ela se encontra dentro do ambiente escolar, uma vez que foi realizada também uma pesquisa com profissionais da mesma instituição sobre o assunto. Percebe-se que se pode propiciar às crianças a forma de contação oral e a contação com recursos com a mesma proporção, pois tudo é Literatura Infantil.
id UFRGS-2_1bbe0d9303d5a2740828ae1a3205b981
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39509
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Sirlei Wolschik deKaercher, Gládis Elise Pereira da Silva2012-04-24T01:21:29Z2010http://hdl.handle.net/10183/39509000825449O presente trabalho é resultado de observações de uma turma de Jardim Nível A, numa Escola de Educação Infantil no município de Sapiranga-RS. Tem por objetivo apontar diferenças entre as contações de histórias normais com uso de recursos e da literatura oral onde não se usa recursos. Os autores mais solicitados foram Abramovich, Bettelheim, Coelho, Zilberman, Warner e Meirelles. No referencial teórico encontrou-se subsídios sobre o início da contação oral das histórias, sua importância para o desenvolvimento das crianças e com que frequência ela se encontra dentro do ambiente escolar, uma vez que foi realizada também uma pesquisa com profissionais da mesma instituição sobre o assunto. Percebe-se que se pode propiciar às crianças a forma de contação oral e a contação com recursos com a mesma proporção, pois tudo é Literatura Infantil.This work is the result of observations of a group of Garden Level A, Preschool in the city of Sapiranga-RS. It aims to point out differences between the normal contações with resource use and oral literature which does not use resources. The authors were most requested Abramovich, Bettelheim, Rabbit, Zilberman, Warner and Meirelles. At a theoretical met subsidies on the start of oral telling of stories, its importance to the development of children and how often it is within the school environment, as was also carried out a survey of professionals in the same institution on the subject. It is observed that can give children the form of oral storytelling and storytelling resources with the same proportion as it is all Children's Literature.application/pdfporEducação infantilLiteratura oralConto de fadaHora do contoSéries iniciaisOral literatureFairy talesChildren's literatureReadingChildSchoolA presença da literatura oral no ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000825449.pdf000825449.pdfTexto completoapplication/pdf372454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39509/1/000825449.pdfa4762ee1ff55731d1d5805dce9c76ca7MD51TEXT000825449.pdf.txt000825449.pdf.txtExtracted Texttext/plain90796http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39509/2/000825449.pdf.txt5d9e8b4b035f71e6b92ff6f16dff406aMD52THUMBNAIL000825449.pdf.jpg000825449.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39509/3/000825449.pdf.jpg0223960eb1b2a02db48b7a52ceeb2c89MD5310183/395092018-10-10 08:15:50.511oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39509Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:15:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A presença da literatura oral no ambiente escolar
title A presença da literatura oral no ambiente escolar
spellingShingle A presença da literatura oral no ambiente escolar
Souza, Sirlei Wolschik de
Educação infantil
Literatura oral
Conto de fada
Hora do conto
Séries iniciais
Oral literature
Fairy tales
Children's literature
Reading
Child
School
title_short A presença da literatura oral no ambiente escolar
title_full A presença da literatura oral no ambiente escolar
title_fullStr A presença da literatura oral no ambiente escolar
title_full_unstemmed A presença da literatura oral no ambiente escolar
title_sort A presença da literatura oral no ambiente escolar
author Souza, Sirlei Wolschik de
author_facet Souza, Sirlei Wolschik de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Sirlei Wolschik de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva
contributor_str_mv Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Literatura oral
Conto de fada
Hora do conto
Séries iniciais
topic Educação infantil
Literatura oral
Conto de fada
Hora do conto
Séries iniciais
Oral literature
Fairy tales
Children's literature
Reading
Child
School
dc.subject.eng.fl_str_mv Oral literature
Fairy tales
Children's literature
Reading
Child
School
description O presente trabalho é resultado de observações de uma turma de Jardim Nível A, numa Escola de Educação Infantil no município de Sapiranga-RS. Tem por objetivo apontar diferenças entre as contações de histórias normais com uso de recursos e da literatura oral onde não se usa recursos. Os autores mais solicitados foram Abramovich, Bettelheim, Coelho, Zilberman, Warner e Meirelles. No referencial teórico encontrou-se subsídios sobre o início da contação oral das histórias, sua importância para o desenvolvimento das crianças e com que frequência ela se encontra dentro do ambiente escolar, uma vez que foi realizada também uma pesquisa com profissionais da mesma instituição sobre o assunto. Percebe-se que se pode propiciar às crianças a forma de contação oral e a contação com recursos com a mesma proporção, pois tudo é Literatura Infantil.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-24T01:21:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39509
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000825449
url http://hdl.handle.net/10183/39509
identifier_str_mv 000825449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39509/1/000825449.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39509/2/000825449.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39509/3/000825449.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a4762ee1ff55731d1d5805dce9c76ca7
5d9e8b4b035f71e6b92ff6f16dff406a
0223960eb1b2a02db48b7a52ceeb2c89
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224427624464384