A presença da literatura oral no ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39509 |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de observações de uma turma de Jardim Nível A, numa Escola de Educação Infantil no município de Sapiranga-RS. Tem por objetivo apontar diferenças entre as contações de histórias normais com uso de recursos e da literatura oral onde não se usa recursos. Os autores mais solicitados foram Abramovich, Bettelheim, Coelho, Zilberman, Warner e Meirelles. No referencial teórico encontrou-se subsídios sobre o início da contação oral das histórias, sua importância para o desenvolvimento das crianças e com que frequência ela se encontra dentro do ambiente escolar, uma vez que foi realizada também uma pesquisa com profissionais da mesma instituição sobre o assunto. Percebe-se que se pode propiciar às crianças a forma de contação oral e a contação com recursos com a mesma proporção, pois tudo é Literatura Infantil. |
id |
UFRGS-2_1bbe0d9303d5a2740828ae1a3205b981 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39509 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Sirlei Wolschik deKaercher, Gládis Elise Pereira da Silva2012-04-24T01:21:29Z2010http://hdl.handle.net/10183/39509000825449O presente trabalho é resultado de observações de uma turma de Jardim Nível A, numa Escola de Educação Infantil no município de Sapiranga-RS. Tem por objetivo apontar diferenças entre as contações de histórias normais com uso de recursos e da literatura oral onde não se usa recursos. Os autores mais solicitados foram Abramovich, Bettelheim, Coelho, Zilberman, Warner e Meirelles. No referencial teórico encontrou-se subsídios sobre o início da contação oral das histórias, sua importância para o desenvolvimento das crianças e com que frequência ela se encontra dentro do ambiente escolar, uma vez que foi realizada também uma pesquisa com profissionais da mesma instituição sobre o assunto. Percebe-se que se pode propiciar às crianças a forma de contação oral e a contação com recursos com a mesma proporção, pois tudo é Literatura Infantil.This work is the result of observations of a group of Garden Level A, Preschool in the city of Sapiranga-RS. It aims to point out differences between the normal contações with resource use and oral literature which does not use resources. The authors were most requested Abramovich, Bettelheim, Rabbit, Zilberman, Warner and Meirelles. At a theoretical met subsidies on the start of oral telling of stories, its importance to the development of children and how often it is within the school environment, as was also carried out a survey of professionals in the same institution on the subject. It is observed that can give children the form of oral storytelling and storytelling resources with the same proportion as it is all Children's Literature.application/pdfporEducação infantilLiteratura oralConto de fadaHora do contoSéries iniciaisOral literatureFairy talesChildren's literatureReadingChildSchoolA presença da literatura oral no ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000825449.pdf000825449.pdfTexto completoapplication/pdf372454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39509/1/000825449.pdfa4762ee1ff55731d1d5805dce9c76ca7MD51TEXT000825449.pdf.txt000825449.pdf.txtExtracted Texttext/plain90796http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39509/2/000825449.pdf.txt5d9e8b4b035f71e6b92ff6f16dff406aMD52THUMBNAIL000825449.pdf.jpg000825449.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39509/3/000825449.pdf.jpg0223960eb1b2a02db48b7a52ceeb2c89MD5310183/395092018-10-10 08:15:50.511oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39509Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:15:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A presença da literatura oral no ambiente escolar |
title |
A presença da literatura oral no ambiente escolar |
spellingShingle |
A presença da literatura oral no ambiente escolar Souza, Sirlei Wolschik de Educação infantil Literatura oral Conto de fada Hora do conto Séries iniciais Oral literature Fairy tales Children's literature Reading Child School |
title_short |
A presença da literatura oral no ambiente escolar |
title_full |
A presença da literatura oral no ambiente escolar |
title_fullStr |
A presença da literatura oral no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
A presença da literatura oral no ambiente escolar |
title_sort |
A presença da literatura oral no ambiente escolar |
author |
Souza, Sirlei Wolschik de |
author_facet |
Souza, Sirlei Wolschik de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Sirlei Wolschik de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva |
contributor_str_mv |
Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Literatura oral Conto de fada Hora do conto Séries iniciais |
topic |
Educação infantil Literatura oral Conto de fada Hora do conto Séries iniciais Oral literature Fairy tales Children's literature Reading Child School |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Oral literature Fairy tales Children's literature Reading Child School |
description |
O presente trabalho é resultado de observações de uma turma de Jardim Nível A, numa Escola de Educação Infantil no município de Sapiranga-RS. Tem por objetivo apontar diferenças entre as contações de histórias normais com uso de recursos e da literatura oral onde não se usa recursos. Os autores mais solicitados foram Abramovich, Bettelheim, Coelho, Zilberman, Warner e Meirelles. No referencial teórico encontrou-se subsídios sobre o início da contação oral das histórias, sua importância para o desenvolvimento das crianças e com que frequência ela se encontra dentro do ambiente escolar, uma vez que foi realizada também uma pesquisa com profissionais da mesma instituição sobre o assunto. Percebe-se que se pode propiciar às crianças a forma de contação oral e a contação com recursos com a mesma proporção, pois tudo é Literatura Infantil. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-04-24T01:21:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/39509 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000825449 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/39509 |
identifier_str_mv |
000825449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39509/1/000825449.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39509/2/000825449.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39509/3/000825449.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a4762ee1ff55731d1d5805dce9c76ca7 5d9e8b4b035f71e6b92ff6f16dff406a 0223960eb1b2a02db48b7a52ceeb2c89 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224427624464384 |