Contar e explorar contos tradicionais na educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Rute Isabel Nunes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/35293
Resumo: O relatório surge no âmbito das Unidades Curriculares: Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade de Évora, realizadas em contexto de creche e jardim de infância. Neste relatório pretende-se demonstrar a importância de continuarmos a promover a literatura tradicional enquanto instrumento capaz de promover a construção de diversas aprendizagens, assim como o desenvolvimento de atitudes e valores estruturais para aprendizagens futuras. A metodologia utilizada no qual foi sustentado este estudo foi a investigação-ação, levando assim à utilização de instrumentos e a um processo de recolha de dados com o intuito de dar resposta à minha questão de investigação: “Como promover a literatura tradicional junto das crianças?” e atingir os objetivos propostos. Os resultados que emergiram deste estudo veem demonstrar que enquanto educadores de infância é nos possível promover a literatura tradicional junto das crianças, sendo esta uma mais-valia para as mesmas; Report of Supervised Pedagogical Practice in Preschool Education: Telling and exploring traditional tales in Early Childhood Education Abstract: This report appears within the scope of the Curricular Units: Supervised Teaching Practice, of the Master's Degree in Pre-School Education at the University of Évora, carried out in the context of a nursery and kindergarten. This report intends to demonstrate the importance of continuing to promote traditional literature as an instrument capable of promoting the construction of different types of learning, as well as the development of attitudes and structural values for future learning. The methodology used on which this study was based was action-research, thus leading to the use of instruments and a data collection process in order to answer my research question: “How to promote traditional literature among children?” and achieve the proposed objectives. The results that emerged from this study demonstrate that as kindergarten teachers it is possible for us to promote traditional literature among children, which is an added value for them.
id RCAP_d8338b8d3c72e635d4326d993ab66bd1
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/35293
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contar e explorar contos tradicionais na educação de infânciaEducação de InfânciaContos TradicionaisLiteratura TradicionalTradição OralEarly Childhood EducationTraditional TalesTraditional LiteratureOral TraditionO relatório surge no âmbito das Unidades Curriculares: Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade de Évora, realizadas em contexto de creche e jardim de infância. Neste relatório pretende-se demonstrar a importância de continuarmos a promover a literatura tradicional enquanto instrumento capaz de promover a construção de diversas aprendizagens, assim como o desenvolvimento de atitudes e valores estruturais para aprendizagens futuras. A metodologia utilizada no qual foi sustentado este estudo foi a investigação-ação, levando assim à utilização de instrumentos e a um processo de recolha de dados com o intuito de dar resposta à minha questão de investigação: “Como promover a literatura tradicional junto das crianças?” e atingir os objetivos propostos. Os resultados que emergiram deste estudo veem demonstrar que enquanto educadores de infância é nos possível promover a literatura tradicional junto das crianças, sendo esta uma mais-valia para as mesmas; Report of Supervised Pedagogical Practice in Preschool Education: Telling and exploring traditional tales in Early Childhood Education Abstract: This report appears within the scope of the Curricular Units: Supervised Teaching Practice, of the Master's Degree in Pre-School Education at the University of Évora, carried out in the context of a nursery and kindergarten. This report intends to demonstrate the importance of continuing to promote traditional literature as an instrument capable of promoting the construction of different types of learning, as well as the development of attitudes and structural values for future learning. The methodology used on which this study was based was action-research, thus leading to the use of instruments and a data collection process in order to answer my research question: “How to promote traditional literature among children?” and achieve the proposed objectives. The results that emerged from this study demonstrate that as kindergarten teachers it is possible for us to promote traditional literature among children, which is an added value for them.Universidade de Évora2023-06-27T10:07:43Z2023-06-272023-06-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/35293http://hdl.handle.net/10174/35293TID:203322711porDepartamento de Pedagogia e Educaçãorutep815@gmail.com229Pires, Rute Isabel Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:38:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:44.332405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contar e explorar contos tradicionais na educação de infância
title Contar e explorar contos tradicionais na educação de infância
spellingShingle Contar e explorar contos tradicionais na educação de infância
Pires, Rute Isabel Nunes
Educação de Infância
Contos Tradicionais
Literatura Tradicional
Tradição Oral
Early Childhood Education
Traditional Tales
Traditional Literature
Oral Tradition
title_short Contar e explorar contos tradicionais na educação de infância
title_full Contar e explorar contos tradicionais na educação de infância
title_fullStr Contar e explorar contos tradicionais na educação de infância
title_full_unstemmed Contar e explorar contos tradicionais na educação de infância
title_sort Contar e explorar contos tradicionais na educação de infância
author Pires, Rute Isabel Nunes
author_facet Pires, Rute Isabel Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Rute Isabel Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Infância
Contos Tradicionais
Literatura Tradicional
Tradição Oral
Early Childhood Education
Traditional Tales
Traditional Literature
Oral Tradition
topic Educação de Infância
Contos Tradicionais
Literatura Tradicional
Tradição Oral
Early Childhood Education
Traditional Tales
Traditional Literature
Oral Tradition
description O relatório surge no âmbito das Unidades Curriculares: Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade de Évora, realizadas em contexto de creche e jardim de infância. Neste relatório pretende-se demonstrar a importância de continuarmos a promover a literatura tradicional enquanto instrumento capaz de promover a construção de diversas aprendizagens, assim como o desenvolvimento de atitudes e valores estruturais para aprendizagens futuras. A metodologia utilizada no qual foi sustentado este estudo foi a investigação-ação, levando assim à utilização de instrumentos e a um processo de recolha de dados com o intuito de dar resposta à minha questão de investigação: “Como promover a literatura tradicional junto das crianças?” e atingir os objetivos propostos. Os resultados que emergiram deste estudo veem demonstrar que enquanto educadores de infância é nos possível promover a literatura tradicional junto das crianças, sendo esta uma mais-valia para as mesmas; Report of Supervised Pedagogical Practice in Preschool Education: Telling and exploring traditional tales in Early Childhood Education Abstract: This report appears within the scope of the Curricular Units: Supervised Teaching Practice, of the Master's Degree in Pre-School Education at the University of Évora, carried out in the context of a nursery and kindergarten. This report intends to demonstrate the importance of continuing to promote traditional literature as an instrument capable of promoting the construction of different types of learning, as well as the development of attitudes and structural values for future learning. The methodology used on which this study was based was action-research, thus leading to the use of instruments and a data collection process in order to answer my research question: “How to promote traditional literature among children?” and achieve the proposed objectives. The results that emerged from this study demonstrate that as kindergarten teachers it is possible for us to promote traditional literature among children, which is an added value for them.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-27T10:07:43Z
2023-06-27
2023-06-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/35293
http://hdl.handle.net/10174/35293
TID:203322711
url http://hdl.handle.net/10174/35293
identifier_str_mv TID:203322711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
rutep815@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136719505719296