Políticas públicas para formação e prática de professores do ensino fundamental I.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6527 |
Resumo: | Neste trabalho objetivou-se estudar como se configuram as políticas públicas para formação e prática de professores do Ensino Fundamental I, com o propósito de constatar se as políticas públicas para formação de professores estão sendo efetivadas no sentido de melhorar as condições de trabalho para o professor e qualidade na formação pública ofertada. Esse tema foi escolhido com o propósito de ampliar a compreensão sobre as políticas públicas para formação e prática de professores do fundamental I e encontrar possíveis respostas para subsidiar a efetivação de políticas públicas afirmativas para formação docente. O locus da pesquisa foi duas escolas públicas da rede municipal da cidade de Cajazeiras-PB. O estudo foi desenvolvido inicialmente por meio de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada nas contribuições teóricas de alguns autores como: Sousa (2006), Gatti (2011), Brzezinski (2009), Pimenta (2002), Nóvoa (2002), Freire (1996), Tardif (2007) entre outros, que discutem as políticas públicas, a formação e prática de professores. E seguida realizou-se uma pesquisa de campo de caráter descritiva através da abordagem qualitativa. No que se refere a coleta de dados para investigação do objeto de estudo, utilizou-se como procedimento uma entrevista semiestruturada, aplicada com 04 (quatro) professoras do Ensino Fundamental I. Constatou-se que os resultados obtidos no decorrer da investigação apontam que os docentes percebem a necessidade de reformulações e a elaboração de novas políticas públicas para a prática e formação de professores do fundamental I, para que estas possam atender aos novos desafios impostos no dado momento histórico. Evidencia também, que se faz necessário que se fortaleça a política global de formação, valorização dos profissionais da educação que atenda a formação inicial e continuada e o contexto que os sujeitos da educação estão inseridos, garantia dos recursos de e cumprimento do plano de cargos e carreira para o fortalecimento de uma educação pública de qualidade para a população pautada na valorização do profissional docente. |
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Políticas públicas para formação e prática de professores do ensino fundamental I.Public policies for training and practice of elementary school teachers I.Políticas públicas educacionaisFormação docentePrática pedagógicaEducational public policiesTeacher trainingPedagogical practiceEducação.Neste trabalho objetivou-se estudar como se configuram as políticas públicas para formação e prática de professores do Ensino Fundamental I, com o propósito de constatar se as políticas públicas para formação de professores estão sendo efetivadas no sentido de melhorar as condições de trabalho para o professor e qualidade na formação pública ofertada. Esse tema foi escolhido com o propósito de ampliar a compreensão sobre as políticas públicas para formação e prática de professores do fundamental I e encontrar possíveis respostas para subsidiar a efetivação de políticas públicas afirmativas para formação docente. O locus da pesquisa foi duas escolas públicas da rede municipal da cidade de Cajazeiras-PB. O estudo foi desenvolvido inicialmente por meio de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada nas contribuições teóricas de alguns autores como: Sousa (2006), Gatti (2011), Brzezinski (2009), Pimenta (2002), Nóvoa (2002), Freire (1996), Tardif (2007) entre outros, que discutem as políticas públicas, a formação e prática de professores. E seguida realizou-se uma pesquisa de campo de caráter descritiva através da abordagem qualitativa. No que se refere a coleta de dados para investigação do objeto de estudo, utilizou-se como procedimento uma entrevista semiestruturada, aplicada com 04 (quatro) professoras do Ensino Fundamental I. Constatou-se que os resultados obtidos no decorrer da investigação apontam que os docentes percebem a necessidade de reformulações e a elaboração de novas políticas públicas para a prática e formação de professores do fundamental I, para que estas possam atender aos novos desafios impostos no dado momento histórico. Evidencia também, que se faz necessário que se fortaleça a política global de formação, valorização dos profissionais da educação que atenda a formação inicial e continuada e o contexto que os sujeitos da educação estão inseridos, garantia dos recursos de e cumprimento do plano de cargos e carreira para o fortalecimento de uma educação pública de qualidade para a população pautada na valorização do profissional docente.This work aimed to study how to configure the policies for training and practice of teachers of elementary school, in order to see if the public policies for teacher training are being effected to improve working conditions for teachers and quality in public education offered. This theme was chosen in order to broaden the understanding of public policies for training and practice of key teachers and I find possible answers to support the effectiveness of affirmative public policies for teacher training. The locus of the research was two public municipal schools of the city of Cajazeiras-PB. The study was initially developed through a literature search, based on the theoretical contributions of authors like: Sousa (2006), Gatti (2011), Brzezinski (2009), Pepper (2002), Nóvoa (2002), Freire (1996), Tardif (2007) among others, discussing public policy, training and practice of teachers. And then there was a descriptive character of field research through qualitative approach. As regards the collection of data to investigate the object of study, we used the procedure of one semi-structured interview, applied four (04) elementary school teachers I. It was found that the results obtained during the investigation show that the teachers realize the need for reformulation and the development of new public policies for practice and training of key teachers I, so that they can meet the new challenges in the given historical moment. Also demonstrates, it is necessary to strengthen the global policy formation, enhancement of professional education that meets the initial training and continuing and the context that the subject of education are inserted, and assurance of compliance resources positions plan and career to the strengthening of a quality public education for the population based in the appreciation of the teaching profession.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, José Amiraldo Alves da.SILVA, José Amiraldo Alves.http://lattes.cnpq.br/5948365562113510CAMPOS, Maria de Lourdes.AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.SILVA, Maria Girleny Roberto da.20152019-09-02T15:09:13Z2019-09-022019-09-02T15:09:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6527SILVA, Maria Girleny Roberto da. Políticas públicas para formação e prática de professores do ensino fundamental I. 2015. 70f. 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