Formação e prática de professores voltadas para alunos com deficiência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Romário Ruãn Monte.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6286
Resumo: Nesta pesquisa intitulada formação e prática de professores voltadas para alunos com deficiência, se buscou refletir sobre a formação e prática de professores voltadas para o ensino de alunos com deficiência na sala de aula do ensino regular, a fim de identificar as metodologias desenvolvidas pelos professores, levando em consideração que em sua maior parte, os professores necessitam de uma formação específica na área da Educação Especial. O locus da pesquisa foram quatro escolas localizadas no Município de Pombal, sendo duas da rede estadual de ensino, uma da rede municipal e uma da rede privada. O desenvolvimento da pesquisa se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de elaborar uma revisão de literatura que possibilitasse um melhor aprofundamento teórico sobre o tema trabalhado, como também uma pesquisa de campo do tipo exploratória, numa abordagem qualitativa, buscando destacar a importância da formação e da prática exercida pelo docente em salas de aulas regulares em que estão inseridos alunos com deficiência. No que se refere aos instrumentos de coletas de dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada, com questões provenientes de temas previamente selecionados, por meio da qual se obteve informações importantes dos cinco professores sujeitos da pesquisa, sendo que duas professoras prestam serviços à rede estadual, uma na rede municipal e duas da rede privada, que colaboraram com os seus relatos para se alcançar os objetivos propostos neste estudo. No que diz respeito aos resultados da pesquisa, os docentes apresentaram a partir de suas falas, dificuldades e angústias para o desenvolvimento da prática pedagógica, ocasionadas pela má formação de educação especial que os mesmos receberam, além da falta de conhecimentos específicos na área da Educação Especial com a perspectiva de uma educação inclusiva.
id UFCG_e3467581375ec7134aa7a22a03b7ad42
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6286
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Formação e prática de professores voltadas para alunos com deficiência.Teacher training and practice for students with disabilities.Formação docenteEducação inclusivaPrática pedagógicaFormação de professoresTeacher trainingInclusive educationPedagogical practiceTeacher trainingEducação.Nesta pesquisa intitulada formação e prática de professores voltadas para alunos com deficiência, se buscou refletir sobre a formação e prática de professores voltadas para o ensino de alunos com deficiência na sala de aula do ensino regular, a fim de identificar as metodologias desenvolvidas pelos professores, levando em consideração que em sua maior parte, os professores necessitam de uma formação específica na área da Educação Especial. O locus da pesquisa foram quatro escolas localizadas no Município de Pombal, sendo duas da rede estadual de ensino, uma da rede municipal e uma da rede privada. O desenvolvimento da pesquisa se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de elaborar uma revisão de literatura que possibilitasse um melhor aprofundamento teórico sobre o tema trabalhado, como também uma pesquisa de campo do tipo exploratória, numa abordagem qualitativa, buscando destacar a importância da formação e da prática exercida pelo docente em salas de aulas regulares em que estão inseridos alunos com deficiência. No que se refere aos instrumentos de coletas de dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada, com questões provenientes de temas previamente selecionados, por meio da qual se obteve informações importantes dos cinco professores sujeitos da pesquisa, sendo que duas professoras prestam serviços à rede estadual, uma na rede municipal e duas da rede privada, que colaboraram com os seus relatos para se alcançar os objetivos propostos neste estudo. No que diz respeito aos resultados da pesquisa, os docentes apresentaram a partir de suas falas, dificuldades e angústias para o desenvolvimento da prática pedagógica, ocasionadas pela má formação de educação especial que os mesmos receberam, além da falta de conhecimentos específicos na área da Educação Especial com a perspectiva de uma educação inclusiva.In this research entitled teacher training and practice aimed at students with disabilities, we sought to reflect on teacher training and practice aimed at teaching students with disabilities in the regular classroom, in order to identify the methodologies developed by teachers, taking into account that for the most part teachers need specific training in the area of special education. The locus of the research was four schools located in the Municipality of Pombal, being two of the state educational network, one of the municipal network and one of the private network. The development of the research was based on a bibliographical research, with the purpose of elaborating a literature review that would allow a better understanding of the topic studied, as well as a field research of the exploratory type, in a qualitative approach, seeking to high light the importance of Training and practice of the teacher in regular classrooms where students with disabilities are enrolled. As far as the data collection instruments were concerned, a semi-structured interview was used, with questions from previously selected topics, through which important information was obtained from the five teachers who were the subject of the research, with two teachers providing services to the state network, one in the municipal network and two in the private network, who collaborated very much with their reports to achieve the objectives proposed in this study. Regarding the results of the research, the teachers presented from two their speeches, difficulties and anguishes for the development of pedagogical practice, caused by the bad training of special education that they received, in addition to the lack of specific knowledge in the area of special education with the perspective of an inclusive education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, José Amiraldo Alves da.SILVA, José Amiraldo Alves.http://lattes.cnpq.br/5948365562113510NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.LIRA, Rejane Maria de Araújo.RIBEIRO, Romário Ruãn Monte.2017-04-262019-08-28T16:22:58Z2019-08-282019-08-28T16:22:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6286RIBEIRO, Romário Ruãn Monte. Formação e prática de professores voltadas para alunos com deficiência. 2017. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T19:05:48Zoai:localhost:riufcg/6286Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T19:05:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação e prática de professores voltadas para alunos com deficiência.
Teacher training and practice for students with disabilities.
title Formação e prática de professores voltadas para alunos com deficiência.
spellingShingle Formação e prática de professores voltadas para alunos com deficiência.
RIBEIRO, Romário Ruãn Monte.
Formação docente
Educação inclusiva
Prática pedagógica
Formação de professores
Teacher training
Inclusive education
Pedagogical practice
Teacher training
Educação.
title_short Formação e prática de professores voltadas para alunos com deficiência.
title_full Formação e prática de professores voltadas para alunos com deficiência.
title_fullStr Formação e prática de professores voltadas para alunos com deficiência.
title_full_unstemmed Formação e prática de professores voltadas para alunos com deficiência.
title_sort Formação e prática de professores voltadas para alunos com deficiência.
author RIBEIRO, Romário Ruãn Monte.
author_facet RIBEIRO, Romário Ruãn Monte.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, José Amiraldo Alves da.
SILVA, José Amiraldo Alves.
http://lattes.cnpq.br/5948365562113510
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
LIRA, Rejane Maria de Araújo.
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, Romário Ruãn Monte.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Educação inclusiva
Prática pedagógica
Formação de professores
Teacher training
Inclusive education
Pedagogical practice
Teacher training
Educação.
topic Formação docente
Educação inclusiva
Prática pedagógica
Formação de professores
Teacher training
Inclusive education
Pedagogical practice
Teacher training
Educação.
description Nesta pesquisa intitulada formação e prática de professores voltadas para alunos com deficiência, se buscou refletir sobre a formação e prática de professores voltadas para o ensino de alunos com deficiência na sala de aula do ensino regular, a fim de identificar as metodologias desenvolvidas pelos professores, levando em consideração que em sua maior parte, os professores necessitam de uma formação específica na área da Educação Especial. O locus da pesquisa foram quatro escolas localizadas no Município de Pombal, sendo duas da rede estadual de ensino, uma da rede municipal e uma da rede privada. O desenvolvimento da pesquisa se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de elaborar uma revisão de literatura que possibilitasse um melhor aprofundamento teórico sobre o tema trabalhado, como também uma pesquisa de campo do tipo exploratória, numa abordagem qualitativa, buscando destacar a importância da formação e da prática exercida pelo docente em salas de aulas regulares em que estão inseridos alunos com deficiência. No que se refere aos instrumentos de coletas de dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada, com questões provenientes de temas previamente selecionados, por meio da qual se obteve informações importantes dos cinco professores sujeitos da pesquisa, sendo que duas professoras prestam serviços à rede estadual, uma na rede municipal e duas da rede privada, que colaboraram com os seus relatos para se alcançar os objetivos propostos neste estudo. No que diz respeito aos resultados da pesquisa, os docentes apresentaram a partir de suas falas, dificuldades e angústias para o desenvolvimento da prática pedagógica, ocasionadas pela má formação de educação especial que os mesmos receberam, além da falta de conhecimentos específicos na área da Educação Especial com a perspectiva de uma educação inclusiva.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-26
2019-08-28T16:22:58Z
2019-08-28
2019-08-28T16:22:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6286
RIBEIRO, Romário Ruãn Monte. Formação e prática de professores voltadas para alunos com deficiência. 2017. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6286
identifier_str_mv RIBEIRO, Romário Ruãn Monte. Formação e prática de professores voltadas para alunos com deficiência. 2017. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744389522587648