Importância da utilização do ARLA-32 na redução das emissões atmosféricas de um motor a diesel.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALENCAR, Laura Isabele da Silva.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18081
Resumo: Existem muitas substâncias maléficas ao meio ambiente que são emitidas na atmosfera por veículos automotores, principalmente devido ao processo de queima dos combustíveis fósseis. A pesquisa pretende conscientizar sobre a importância da utilização do ARLA-32 na redução de gases poluentes provenientes de motores automotivos à diesel. Os pressupostos teóricos que fundamentaram este estudo foram a consulta em literatura específica sobre o tema: o uso do agente redutor líquido automotivo (ARLA 32) em motores à diesel, bem como as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). A pesquisa possui caráter fundamentalmente teórico e não pretende esgotar o tema, e sim servir como fonte de consulta para estudos e análises sobre os efeitos nocivos das emissões de gases poluentes de um motor à diesel para o meio ambiente. Na revisão de literatura abordou-se diversos temas, como por exemplo: A Crescente Frota de Veículos e o Aspecto Ambiental, Principais Poluentes Veiculares e Efeitos na Saúde Humana, Legislações sobre Poluição Atmosférica Veicular, Motor Diesel, Óxidos de Nitrogênio + Amônia, PROCONVE, Fase P-7 e Limites de Emissões, Sistema SCR, ARLA-32, Ureia e Água para ARLA-32, Possíveis Problemas na Implantação do PROCONVE P-7. Além do uso do sistema, é necessária a adoção de outras medidas em conjunto com a PROCONVE P-7, como ações restritivas de circulação de caminhões em centros urbanos, incentivo ao uso de locomoção em bicicletas, entre outras. Somente desse modo é possível ter um ambiente com melhor qualidade de vida.
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