Ecos por todas nós na poesia do Rap: subalternidade e emancipação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29597 |
Resumo: | O rap é um gênero musical e estilo de poesia configurado como marginal/periférica que em sua essência carrega o discurso político e crítico, que se coloca contra as injustiças, em prol de mudança, respeito, amor e equidade. Reconhecendo o rap como agente fundamental na produção e disseminação de conhecimentos, visamos, com esta pesquisa, analisar, com base na Semiótica das Culturas, como a subalternidade e a emancipação aparecem na poesia do rap Por todas nós. Para tanto, realizamos um estudo teórico sobre Semiótica das Culturas; compreendemos como as zonas antrópicas se aplicam ao corpus escolhido; e discutimos as possibilidades de abordagem das temáticas de subalternidade e a emancipação das mulheres por meio do rap na educação básica. Para essa leitura, nos baseamos em Rastier (2009; 2015; 2019), Batista (2015; 2019) e Silva (2019) no que se diz respeito às possibilidades da Semiótica das Culturas; também buscamos os estudos de Vieira (2021) e Tella (2000) para compreendermos mais sobre o rap; e a BNCC (2018), para a coleta de orientações quanto ao uso do rap na sala de aula. A metodologia adotada foi a da análise do discurso, considerando a semiótica também como metodologia de análise e a abordagem foi a qualitativa. Dentro de um universo de dez raps, foi escolhido o rap Por Todas Nós para a análise, que seguiu os critérios: como aparece a subalternidade na poesia do rap Por todas nós e se existe relação entre subalternidade e emancipação no rap em questão. Os resultados expuseram a comprovação da presença do tema subalternidade na relação mulheres e machos e, com isto, a comprovação de que há a relação entre subalternidade e emancipação no discurso analisado, enquanto uma oprime, a outra liberta. |
id |
UFCG_cbc78768fcfd273cccc80b118d132ba4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/29597 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.LIMA, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968ALENCAR , Adriana Nuvens de.PEREIRA, Hérica Paiva.SILVEIRA, P. L. D.http://lattes.cnpq.br/1720239715330001SILVEIRA, Pâmela Lopes Diniz.O rap é um gênero musical e estilo de poesia configurado como marginal/periférica que em sua essência carrega o discurso político e crítico, que se coloca contra as injustiças, em prol de mudança, respeito, amor e equidade. Reconhecendo o rap como agente fundamental na produção e disseminação de conhecimentos, visamos, com esta pesquisa, analisar, com base na Semiótica das Culturas, como a subalternidade e a emancipação aparecem na poesia do rap Por todas nós. Para tanto, realizamos um estudo teórico sobre Semiótica das Culturas; compreendemos como as zonas antrópicas se aplicam ao corpus escolhido; e discutimos as possibilidades de abordagem das temáticas de subalternidade e a emancipação das mulheres por meio do rap na educação básica. Para essa leitura, nos baseamos em Rastier (2009; 2015; 2019), Batista (2015; 2019) e Silva (2019) no que se diz respeito às possibilidades da Semiótica das Culturas; também buscamos os estudos de Vieira (2021) e Tella (2000) para compreendermos mais sobre o rap; e a BNCC (2018), para a coleta de orientações quanto ao uso do rap na sala de aula. A metodologia adotada foi a da análise do discurso, considerando a semiótica também como metodologia de análise e a abordagem foi a qualitativa. Dentro de um universo de dez raps, foi escolhido o rap Por Todas Nós para a análise, que seguiu os critérios: como aparece a subalternidade na poesia do rap Por todas nós e se existe relação entre subalternidade e emancipação no rap em questão. Os resultados expuseram a comprovação da presença do tema subalternidade na relação mulheres e machos e, com isto, a comprovação de que há a relação entre subalternidade e emancipação no discurso analisado, enquanto uma oprime, a outra liberta.Rap is a musical gender and style of poetry configured as marginal/peripheral that in its essence carries political and critical discourse against injustice, for the sake of change, respect, love and equity. Recognizing rap as a key agent in the production and dissemination of knowledge, we aim, with this research, to analyze, based on Semiotic of Cultures, how subalternity and emancipation appear in the poetry of rap for Por todas nós. To this end, we conducted a theoretical study on Semiotics of Cultures; we understand how anthropic zones apply to the chosen corpus; and we discuss the possibilities of addressing the themes of subalternity and emancipation of women through rap in basic education. For this reading, we were based in Rastier (2009; 2015; 2019), Batista (2015; 2019) and Silva (2019) regarding the possibilities of Semiotics of Cultures; we also sought the studies of Vieira (2021) and Tella (2000) to understand more about rap; and the BNCC (2018), for the collection of guidance on the use of rap in the classroom. The methodology adopted was discourse analysis, considering semiotics as also a methodology of analysis and the approach was qualitative. Within a universe of ten raps, the rap Por todas nós was chosen for the analysis, which followed the criteria: how subalternity appears in the rap poetry Por todas nós and whether there is a relationship between subalternity and emancipation in the rap in question. The results exposed the evidence of the presence of the theme subalternity in the relationship between women and males and, with this, the proof that there is the relationship between subalternity and emancipation in the discourse analyzed, while one oppresses the other frees.Submitted by Lindoaldo Batista Sobrinho (lindoaldobatista@hotmail.com) on 2023-05-09T00:29:27Z No. of bitstreams: 1 PÂMELA LOPES DINIZ SILVEIRA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdf: 536599 bytes, checksum: 282097eea65e1c88b021c8b45f7ef683 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-09T00:29:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PÂMELA LOPES DINIZ SILVEIRA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdf: 536599 bytes, checksum: 282097eea65e1c88b021c8b45f7ef683 (MD5) Previous issue date: 2023-02-03Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPLíngua Portuguesa.Gênero musicalRapPoesia do RapSemiótica das culturasSubalternidadeEmancipação das mulheresmusical genrerap poetrySemiotics of culturessubalternityEmancipation of womenEcos por todas nós na poesia do Rap: subalternidade e emancipação.Echoes for all of us in rap poetry: subalternity and emancipation.2023-02-032023-05-09T00:29:27Z2023-05-082023-05-09T00:29:27Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29597SILVEIRA, Pâmela Lopes Diniz. Ecos por todas nós na poesia do Rap: subalternidade e emancipação. 2023. 48f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/29597/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALPÂMELA LOPES DINIZ SILVEIRA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdfPÂMELA LOPES DINIZ SILVEIRA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdfapplication/pdf536599http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/29597/1/P%C3%82MELA+LOPES+DINIZ+SILVEIRA.+MONOGRAFIA+LETRAS+-+L%C3%8DNGUA+PORTUGUESA.+CFP+2023.pdf282097eea65e1c88b021c8b45f7ef683MD51riufcg/295972023-05-08 21:29:27.522oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-28T14:32:04.440308Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ecos por todas nós na poesia do Rap: subalternidade e emancipação. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Echoes for all of us in rap poetry: subalternity and emancipation. |
title |
Ecos por todas nós na poesia do Rap: subalternidade e emancipação. |
spellingShingle |
Ecos por todas nós na poesia do Rap: subalternidade e emancipação. SILVEIRA, Pâmela Lopes Diniz. Língua Portuguesa. Gênero musical Rap Poesia do Rap Semiótica das culturas Subalternidade Emancipação das mulheres musical genre rap poetry Semiotics of cultures subalternity Emancipation of women |
title_short |
Ecos por todas nós na poesia do Rap: subalternidade e emancipação. |
title_full |
Ecos por todas nós na poesia do Rap: subalternidade e emancipação. |
title_fullStr |
Ecos por todas nós na poesia do Rap: subalternidade e emancipação. |
title_full_unstemmed |
Ecos por todas nós na poesia do Rap: subalternidade e emancipação. |
title_sort |
Ecos por todas nós na poesia do Rap: subalternidade e emancipação. |
author |
SILVEIRA, Pâmela Lopes Diniz. |
author_facet |
SILVEIRA, Pâmela Lopes Diniz. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
LIMA, Maria Nazareth de. |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ALENCAR , Adriana Nuvens de. |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
SILVEIRA, P. L. D. |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1720239715330001 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVEIRA, Pâmela Lopes Diniz. |
contributor_str_mv |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. ALENCAR , Adriana Nuvens de. PEREIRA, Hérica Paiva. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Língua Portuguesa. |
topic |
Língua Portuguesa. Gênero musical Rap Poesia do Rap Semiótica das culturas Subalternidade Emancipação das mulheres musical genre rap poetry Semiotics of cultures subalternity Emancipation of women |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero musical Rap Poesia do Rap Semiótica das culturas Subalternidade Emancipação das mulheres musical genre rap poetry Semiotics of cultures subalternity Emancipation of women |
description |
O rap é um gênero musical e estilo de poesia configurado como marginal/periférica que em sua essência carrega o discurso político e crítico, que se coloca contra as injustiças, em prol de mudança, respeito, amor e equidade. Reconhecendo o rap como agente fundamental na produção e disseminação de conhecimentos, visamos, com esta pesquisa, analisar, com base na Semiótica das Culturas, como a subalternidade e a emancipação aparecem na poesia do rap Por todas nós. Para tanto, realizamos um estudo teórico sobre Semiótica das Culturas; compreendemos como as zonas antrópicas se aplicam ao corpus escolhido; e discutimos as possibilidades de abordagem das temáticas de subalternidade e a emancipação das mulheres por meio do rap na educação básica. Para essa leitura, nos baseamos em Rastier (2009; 2015; 2019), Batista (2015; 2019) e Silva (2019) no que se diz respeito às possibilidades da Semiótica das Culturas; também buscamos os estudos de Vieira (2021) e Tella (2000) para compreendermos mais sobre o rap; e a BNCC (2018), para a coleta de orientações quanto ao uso do rap na sala de aula. A metodologia adotada foi a da análise do discurso, considerando a semiótica também como metodologia de análise e a abordagem foi a qualitativa. Dentro de um universo de dez raps, foi escolhido o rap Por Todas Nós para a análise, que seguiu os critérios: como aparece a subalternidade na poesia do rap Por todas nós e se existe relação entre subalternidade e emancipação no rap em questão. Os resultados expuseram a comprovação da presença do tema subalternidade na relação mulheres e machos e, com isto, a comprovação de que há a relação entre subalternidade e emancipação no discurso analisado, enquanto uma oprime, a outra liberta. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-02-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-09T00:29:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-08 2023-05-09T00:29:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29597 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVEIRA, Pâmela Lopes Diniz. Ecos por todas nós na poesia do Rap: subalternidade e emancipação. 2023. 48f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29597 |
identifier_str_mv |
SILVEIRA, Pâmela Lopes Diniz. Ecos por todas nós na poesia do Rap: subalternidade e emancipação. 2023. 48f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Formação de Professores - CFP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/29597/2/license.txt http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/29597/1/P%C3%82MELA+LOPES+DINIZ+SILVEIRA.+MONOGRAFIA+LETRAS+-+L%C3%8DNGUA+PORTUGUESA.+CFP+2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 282097eea65e1c88b021c8b45f7ef683 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1803131248442343424 |