O letramento estatístico no território do Cariri Paraibano: formação e investigação no Programa Escola da Terra.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37249
Resumo: Este trabalho refere-se a reflexões a partir de uma experiência no curso de formação continuada - Programa Escola da Terra, destinado as educadoras e educadores de escolas do campo do território do Cariri Paraibano. O curso estava vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Formação de Professores/as e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Sumé-PB. O texto enfoca o módulo intitulado Educação em Ciências e Matemática em Contextos de Educação do Campo. Em nossa ação formativa, escolheu-se trabalhar de maneira investigativa e reflexiva a partir dos conceitos, percepções e conteúdos referentes ao ensino de Estatística na Educação Básica. Para tanto, procurou-se fazer referências a temas relacionados a convivência com o Semiárido. Nossas atividades foram elaboradas tendo como base os pressupostos teóricos do Letramento Estatístico, campo de estudo que busca desenvolver as habilidades procedimentais de coleta e tratamento de dados, construção de gráficos e tabelas, mas também a capacidade de compreensão crítica, levando em consideração opiniões pessoais, crenças e hábitos, sobre os diferentes contextos e situações em que se têm dados estatísticos. O referido módulo teve 08 horas de carga horária, a qual foi organizada em 7 (sete) partes, todas descritas nesse artigo, tendo como elemento central o ciclo investigativo, que compreende a pesquisa como eixo estruturador da Educação em Estatística. As etapas do ciclo investigativo pautaram nosso caminhar metodológico durante nossa ação formativa, onde conceitos importantes como, definição de objeto, hipótese, critérios e definição de amostra, instrumentos, coleta, tratamento, representação e banco de dados. Os 200 participantes do módulo trabalharam em grupos menores, estratégia pedagógica que foi fundamental para a efetivação das atividades. Ao final de nossa ação formativa, os grupos puderam socializar todos os processos das pesquisas realizadas, tendo sido apontadas correlações, como também, novas questões de foram levantadas. Neste trabalho, pretendemos apresentar um conjunto de análises reflexivas a partir da descrição das atividades da nossa ação formativa, que apesar de considerarmos ter tido uma carga horária curta para atingirmos um maior aprofundamento, nos possibilitou perceber vários aspectos sobre a formação das educadoras e educadores do campo em relação ao letramento estatístico. Assim, por exemplo, identificou-se suas lacunas acerca de conteúdos estatísticos, presença marcante de crenças em suas interpretações, concepções equivocadas, superficialidade no entendimento do papel da estatística na atualidade. A imersão dos participantes nas discussões teóricas e nas etapas do ciclo investigativo, nos sugeriram um caminho promissor, pois nossas análises indicaram que houve resignificação de conceitos e entendimentos em relação ao letramento estatístico e sua importância para a formação dos educandos desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, como para a população do semiárido como um todo.
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