Do Começo ao Fim: uma leitura histórica das relações homoafetivas no cinema contemporâneo brasileiro.
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34215 |
Resumo: | Uma nova fase é inaugurada na historiografia do século XIX, iniciada e guiada pela História Cultural ou pela Nova História Cultural. Esta que categoricamente privilegia os aspectos culturais sociais e amplia a noção de documento como fonte histórica, apresenta um novo e vasto campo de possibilidades de pesquisas. O dialogo com outras disciplinas das chamadas ciências sociais, por meio da apropriação de alguns conceitos surgem como uma das principais características desta vertente historiográfica. A representação como um conceito chave da Nova História Cultural é percebida como uma produção de sentimentos que não se limita apenas em reproduzir uma realidade, mas simultaneamente busca instituir e legitimar o real. Além deste conceito de representação, há também o imaginário, entendido como um sistema que tem por objeto as representações coletivas que constituem o mosaico coletivo das lembranças. Nessa nova perspectiva que renega o herói e a história produzida pelo homem político, grupos marginais que outrora foram excluídos da produção histórica, são agora resgatados a exemplo dos homossexuais vitimados pelo ódio da homofobia, esses crimes se reproduziram em forma de denuncia e foram absorvidas pela sociedade brasileira que em seguida passou então a reproduzir novas imagens e também construir novas representações das lésbicas, dos gays, dos travestis, dos trangêneros e dos bissexuais (GLBT). A minoria ignorada e silenciada foi ao longo do tempo reclamando seu espaço e transformou o gueto em seu lugar social e sua condição ou opção sexual em uma identidade e uma marca defendida com orgulho. O individuo outrora marginal, assume a posição de sujeito e protagonista, resultado de um processo de sentimentos e afinidades com a sociedade que converteu os homossexuais em uma questão que não pode mais ser ignorada e nem tão pouco tratada com indiferença, mas que deve ser discutida, compreendida e explicada, entre outros. A partir dessa perspectiva teórica propomos uma análise do filme DO COMEÇO AO FIM (2009), visto por nós como documento/monumento que propõe uma nova representação das relações homo afetivas. Nesse sentido a metodologia utilizada será a partir dos intertextos teóricos de Chartier, Butler, Green, Foucault, entre outros. |
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Do Começo ao Fim: uma leitura histórica das relações homoafetivas no cinema contemporâneo brasileiro.From Beginning to End: a historical reading of same-sex relationships in contemporary Brazilian cinema.Cinema contemporâneo brasileiroFilme Do começo ao Fim - cinema brasileiroHomoafetividade - cinema brasileiroRelações homoafetivas - cinema brasileiroObra fílmica Do Começo ao FimHistória e cinemaCinema e HistóriaHistória CulturalHomossexuais - representação no cinemaBrazilian contemporary cinemaFilm From Beginning to End - Brazilian cinemaHomoaffectivity - Brazilian cinemaHomoaffective relationships - Brazilian cinemaFilm work from beginning to endHistory and cinemaCinema and HistoryCultural HistoryHomosexuals - representation in cinemaHistória.Uma nova fase é inaugurada na historiografia do século XIX, iniciada e guiada pela História Cultural ou pela Nova História Cultural. Esta que categoricamente privilegia os aspectos culturais sociais e amplia a noção de documento como fonte histórica, apresenta um novo e vasto campo de possibilidades de pesquisas. O dialogo com outras disciplinas das chamadas ciências sociais, por meio da apropriação de alguns conceitos surgem como uma das principais características desta vertente historiográfica. A representação como um conceito chave da Nova História Cultural é percebida como uma produção de sentimentos que não se limita apenas em reproduzir uma realidade, mas simultaneamente busca instituir e legitimar o real. Além deste conceito de representação, há também o imaginário, entendido como um sistema que tem por objeto as representações coletivas que constituem o mosaico coletivo das lembranças. Nessa nova perspectiva que renega o herói e a história produzida pelo homem político, grupos marginais que outrora foram excluídos da produção histórica, são agora resgatados a exemplo dos homossexuais vitimados pelo ódio da homofobia, esses crimes se reproduziram em forma de denuncia e foram absorvidas pela sociedade brasileira que em seguida passou então a reproduzir novas imagens e também construir novas representações das lésbicas, dos gays, dos travestis, dos trangêneros e dos bissexuais (GLBT). A minoria ignorada e silenciada foi ao longo do tempo reclamando seu espaço e transformou o gueto em seu lugar social e sua condição ou opção sexual em uma identidade e uma marca defendida com orgulho. O individuo outrora marginal, assume a posição de sujeito e protagonista, resultado de um processo de sentimentos e afinidades com a sociedade que converteu os homossexuais em uma questão que não pode mais ser ignorada e nem tão pouco tratada com indiferença, mas que deve ser discutida, compreendida e explicada, entre outros. A partir dessa perspectiva teórica propomos uma análise do filme DO COMEÇO AO FIM (2009), visto por nós como documento/monumento que propõe uma nova representação das relações homo afetivas. Nesse sentido a metodologia utilizada será a partir dos intertextos teóricos de Chartier, Butler, Green, Foucault, entre outros.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-31T11:24:10Z2024-01-312024-01-31T11:24:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34215AGUIAR JÚNIOR, Fernando Domingos de; NÓBREGA, Elisa Mariana de Medeiros. Do começo ao fim: uma leitura histórica das relações homoafetivas no cinema contemporâneo brasileiro. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1763-1769. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34215porAGUIAR JÚNIOR, Fernando Domingos de.NÓBREGA, Elisa Mariana de Medeiros.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-31T11:24:34Zoai:localhost:riufcg/34215Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-31T11:24:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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