Do Começo ao Fim: uma leitura histórica das relações homoafetivas no cinema contemporâneo brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AGUIAR JÚNIOR, Fernando Domingos de.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: NÓBREGA, Elisa Mariana de Medeiros.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34215
Resumo: Uma nova fase é inaugurada na historiografia do século XIX, iniciada e guiada pela História Cultural ou pela Nova História Cultural. Esta que categoricamente privilegia os aspectos culturais sociais e amplia a noção de documento como fonte histórica, apresenta um novo e vasto campo de possibilidades de pesquisas. O dialogo com outras disciplinas das chamadas ciências sociais, por meio da apropriação de alguns conceitos surgem como uma das principais características desta vertente historiográfica. A representação como um conceito chave da Nova História Cultural é percebida como uma produção de sentimentos que não se limita apenas em reproduzir uma realidade, mas simultaneamente busca instituir e legitimar o real. Além deste conceito de representação, há também o imaginário, entendido como um sistema que tem por objeto as representações coletivas que constituem o mosaico coletivo das lembranças. Nessa nova perspectiva que renega o herói e a história produzida pelo homem político, grupos marginais que outrora foram excluídos da produção histórica, são agora resgatados a exemplo dos homossexuais vitimados pelo ódio da homofobia, esses crimes se reproduziram em forma de denuncia e foram absorvidas pela sociedade brasileira que em seguida passou então a reproduzir novas imagens e também construir novas representações das lésbicas, dos gays, dos travestis, dos trangêneros e dos bissexuais (GLBT). A minoria ignorada e silenciada foi ao longo do tempo reclamando seu espaço e transformou o gueto em seu lugar social e sua condição ou opção sexual em uma identidade e uma marca defendida com orgulho. O individuo outrora marginal, assume a posição de sujeito e protagonista, resultado de um processo de sentimentos e afinidades com a sociedade que converteu os homossexuais em uma questão que não pode mais ser ignorada e nem tão pouco tratada com indiferença, mas que deve ser discutida, compreendida e explicada, entre outros. A partir dessa perspectiva teórica propomos uma análise do filme DO COMEÇO AO FIM (2009), visto por nós como documento/monumento que propõe uma nova representação das relações homo afetivas. Nesse sentido a metodologia utilizada será a partir dos intertextos teóricos de Chartier, Butler, Green, Foucault, entre outros.
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