Modelo com indicadores para avaliação do desempenho ambiental de instituições de ensino superior.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33769 |
Resumo: | O tema central desta pesquisa está voltado à gestão ambiental incluindo a propositura de um modelo de desempenho ambiental com indicadores para avaliar as Instituições de Ensino Superior (IES). A Comissão Mundial do Ambiente e Desenvolvimento (Comissão Brundtland), em seu relatório de 1987, sob o título Nosso Futuro Comum, revelou a importância da preservação do meio ambiente na realização do desenvolvimento sustentável. Podem-se destacar quatro princípios relacionados à gestão ambiental e ao desempenho ambiental em organizações da seguinte forma (ANDRADE et al., 2000). Constata-se que poucas IES incorporaram soluções baseadas na norma ISO 14.001, que procura identificar os aspectos de que impactam o meio ambiente e compreender a legislação ambiental relevante à sua situação, e muito menos soluções baseadas na ISO 14.031, que fornece orientação para o projeto e uso da avaliação do desempenho ambiental em uma organização. No Brasil, não existe trabalho de caráter experimental/teórico visando à propositura de indicadores para avaliar o desempenho ambiental de IES. No Brasil, existem trabalhos práticos (CUNHA, 2001) voltados às organizações industriais e trabalhos com proposições de indicadores e índices para IES (NARDY et al. 2011). Porém, não existe no Brasil estudo experimental visando à propositura de indicadores para avaliar IES. Diante do exposto, o trabalho contribuirá para avaliar as IES, tais como a geração e quantificação de poluentes (líquidos, sólidos e gasosos) e consumo de recursos como água, papel e energia. O trabalho propõe indicadores ambientais e um modelo de avaliação de desempenho ambiental, aqui denominado de ADAIES. |
id |
UFCG_cc24797f2949eccb51a31a29762326d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/33769 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Modelo com indicadores para avaliação do desempenho ambiental de instituições de ensino superior.Model with indicators for evaluating the environmental performance of higher education institutions.Indicadores - desempenho ambientalInstituições de ensino superior - desempenho ambientalAvaliação do desempenho ambientalGestão ambientalLaboratório de Gestão Ambiental e Tratamento de Resíduos - UFCGIndicators - environmental performanceHigher education institutions - environmental performanceEnvironmental performance assessmentEnvironmental managementEnvironmental Management and Waste Treatment Laboratory - UFCGEcologia.O tema central desta pesquisa está voltado à gestão ambiental incluindo a propositura de um modelo de desempenho ambiental com indicadores para avaliar as Instituições de Ensino Superior (IES). A Comissão Mundial do Ambiente e Desenvolvimento (Comissão Brundtland), em seu relatório de 1987, sob o título Nosso Futuro Comum, revelou a importância da preservação do meio ambiente na realização do desenvolvimento sustentável. Podem-se destacar quatro princípios relacionados à gestão ambiental e ao desempenho ambiental em organizações da seguinte forma (ANDRADE et al., 2000). Constata-se que poucas IES incorporaram soluções baseadas na norma ISO 14.001, que procura identificar os aspectos de que impactam o meio ambiente e compreender a legislação ambiental relevante à sua situação, e muito menos soluções baseadas na ISO 14.031, que fornece orientação para o projeto e uso da avaliação do desempenho ambiental em uma organização. No Brasil, não existe trabalho de caráter experimental/teórico visando à propositura de indicadores para avaliar o desempenho ambiental de IES. No Brasil, existem trabalhos práticos (CUNHA, 2001) voltados às organizações industriais e trabalhos com proposições de indicadores e índices para IES (NARDY et al. 2011). Porém, não existe no Brasil estudo experimental visando à propositura de indicadores para avaliar IES. Diante do exposto, o trabalho contribuirá para avaliar as IES, tais como a geração e quantificação de poluentes (líquidos, sólidos e gasosos) e consumo de recursos como água, papel e energia. O trabalho propõe indicadores ambientais e um modelo de avaliação de desempenho ambiental, aqui denominado de ADAIES.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182023-12-21T17:25:21Z2023-12-212023-12-21T17:25:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33769BRITO, André Luiz Fiquene de; MUNIZ, Ana Cristina Silva; MARIZ, Thompson Fernandes; BRITO, Romildo Pereira; SILVA, Poliana Pinheiro da. Modelo com indicadores para avaliação do desempenho ambiental de instituições de ensino superior. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33769porBRITO, André Luiz Fiquene de.MUNIZ, Ana Cristina Silva.MARIZ, Thompson Fernandes.BRITO, Romildo Pereira.SILVA, Poliana Pinheiro da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-12-21T17:25:41Zoai:localhost:riufcg/33769Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-12-21T17:25:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo com indicadores para avaliação do desempenho ambiental de instituições de ensino superior. Model with indicators for evaluating the environmental performance of higher education institutions. |
title |
Modelo com indicadores para avaliação do desempenho ambiental de instituições de ensino superior. |
spellingShingle |
Modelo com indicadores para avaliação do desempenho ambiental de instituições de ensino superior. BRITO, André Luiz Fiquene de. Indicadores - desempenho ambiental Instituições de ensino superior - desempenho ambiental Avaliação do desempenho ambiental Gestão ambiental Laboratório de Gestão Ambiental e Tratamento de Resíduos - UFCG Indicators - environmental performance Higher education institutions - environmental performance Environmental performance assessment Environmental management Environmental Management and Waste Treatment Laboratory - UFCG Ecologia. |
title_short |
Modelo com indicadores para avaliação do desempenho ambiental de instituições de ensino superior. |
title_full |
Modelo com indicadores para avaliação do desempenho ambiental de instituições de ensino superior. |
title_fullStr |
Modelo com indicadores para avaliação do desempenho ambiental de instituições de ensino superior. |
title_full_unstemmed |
Modelo com indicadores para avaliação do desempenho ambiental de instituições de ensino superior. |
title_sort |
Modelo com indicadores para avaliação do desempenho ambiental de instituições de ensino superior. |
author |
BRITO, André Luiz Fiquene de. |
author_facet |
BRITO, André Luiz Fiquene de. MUNIZ, Ana Cristina Silva. MARIZ, Thompson Fernandes. BRITO, Romildo Pereira. SILVA, Poliana Pinheiro da. |
author_role |
author |
author2 |
MUNIZ, Ana Cristina Silva. MARIZ, Thompson Fernandes. BRITO, Romildo Pereira. SILVA, Poliana Pinheiro da. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRITO, André Luiz Fiquene de. MUNIZ, Ana Cristina Silva. MARIZ, Thompson Fernandes. BRITO, Romildo Pereira. SILVA, Poliana Pinheiro da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indicadores - desempenho ambiental Instituições de ensino superior - desempenho ambiental Avaliação do desempenho ambiental Gestão ambiental Laboratório de Gestão Ambiental e Tratamento de Resíduos - UFCG Indicators - environmental performance Higher education institutions - environmental performance Environmental performance assessment Environmental management Environmental Management and Waste Treatment Laboratory - UFCG Ecologia. |
topic |
Indicadores - desempenho ambiental Instituições de ensino superior - desempenho ambiental Avaliação do desempenho ambiental Gestão ambiental Laboratório de Gestão Ambiental e Tratamento de Resíduos - UFCG Indicators - environmental performance Higher education institutions - environmental performance Environmental performance assessment Environmental management Environmental Management and Waste Treatment Laboratory - UFCG Ecologia. |
description |
O tema central desta pesquisa está voltado à gestão ambiental incluindo a propositura de um modelo de desempenho ambiental com indicadores para avaliar as Instituições de Ensino Superior (IES). A Comissão Mundial do Ambiente e Desenvolvimento (Comissão Brundtland), em seu relatório de 1987, sob o título Nosso Futuro Comum, revelou a importância da preservação do meio ambiente na realização do desenvolvimento sustentável. Podem-se destacar quatro princípios relacionados à gestão ambiental e ao desempenho ambiental em organizações da seguinte forma (ANDRADE et al., 2000). Constata-se que poucas IES incorporaram soluções baseadas na norma ISO 14.001, que procura identificar os aspectos de que impactam o meio ambiente e compreender a legislação ambiental relevante à sua situação, e muito menos soluções baseadas na ISO 14.031, que fornece orientação para o projeto e uso da avaliação do desempenho ambiental em uma organização. No Brasil, não existe trabalho de caráter experimental/teórico visando à propositura de indicadores para avaliar o desempenho ambiental de IES. No Brasil, existem trabalhos práticos (CUNHA, 2001) voltados às organizações industriais e trabalhos com proposições de indicadores e índices para IES (NARDY et al. 2011). Porém, não existe no Brasil estudo experimental visando à propositura de indicadores para avaliar IES. Diante do exposto, o trabalho contribuirá para avaliar as IES, tais como a geração e quantificação de poluentes (líquidos, sólidos e gasosos) e consumo de recursos como água, papel e energia. O trabalho propõe indicadores ambientais e um modelo de avaliação de desempenho ambiental, aqui denominado de ADAIES. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2023-12-21T17:25:21Z 2023-12-21 2023-12-21T17:25:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33769 BRITO, André Luiz Fiquene de; MUNIZ, Ana Cristina Silva; MARIZ, Thompson Fernandes; BRITO, Romildo Pereira; SILVA, Poliana Pinheiro da. Modelo com indicadores para avaliação do desempenho ambiental de instituições de ensino superior. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33769 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33769 |
identifier_str_mv |
BRITO, André Luiz Fiquene de; MUNIZ, Ana Cristina Silva; MARIZ, Thompson Fernandes; BRITO, Romildo Pereira; SILVA, Poliana Pinheiro da. Modelo com indicadores para avaliação do desempenho ambiental de instituições de ensino superior. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744607525732352 |