Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5294 |
Resumo: | As Instituições de Ensino Superior (IES) passam hoje por um grande desafio que consiste em expandir o uso de estratégias educativas, que buscam solidificar e diversificar o conhecimento e o desenvolvimento do pensar crítico de todos os atores sociais envolvidos no processo de construção de novos saberes no âmbito acadêmico. Na busca de romper tal realidade, cabe destacar as Tecnologias Educativas (TE), as quais possuem como objetivo transcender com esses modelos, sendo um instrumento imprescindível para compartilhamento de saberes, fazendo com que haja o empoderamento dos atores envolvidos. O estudo objetivou-se analisar o discurso dos docentes do curso de Enfermagem sobre o sentido das TE no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo de campo do tipo descritivo com abordagem qualitativa, que foi realizado com catorze docentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras-PB. Foi utilizado para coleta de dados uma entrevista semiestruturada, que aconteceu entre os meses de junho e julho de 2017, após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa. Para a análise de dados optou-se pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Todas as etapas da pesquisa seguiram fielmente a Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. No decorrer do estudo, verificou-se certa fragilidade, apesar de já utilizarem, do conhecimento acerca das TE, principalmente devido a limitações no processo formativo do docente, além da existência de uma concepção de TE voltadas para a exemplificação com ênfase nas tecnologias dependentes de suprimento elétrico. Portanto, há a necessidade do fortalecimento na formação permanente dos docentes, diminuindo as lacunas existentes no conhecimento acerca da compreensão e utilização de TE em sala de aula. Por fim, deve-se despertar e sensibilizar novas discussões sobre o uso de TE na formação de novos enfermeiros, dando ênfase a construção de conhecimento crítico e reflexivo dos estudantes, pois estes farão parte do mercado de trabalho e necessitam deste saber tanto para a carreira da docência, como também para a assistencial, visando assim, transformações no cenário de atuação. |
id |
UFCG_cd682666ecf31239cd349d6e2049e8fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5294 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem.Educational technologies in the teaching - learning process: discourse of nursing course teachers.Tecnologias educativasEnfermagem - ensino - aprendizagemEstudantes de enfermagemEnfermagem - prática de docenteEducational TechnologiesNursing - Teaching and LearningNursing StudentsNursing - Teaching PracticeEnfermagem.As Instituições de Ensino Superior (IES) passam hoje por um grande desafio que consiste em expandir o uso de estratégias educativas, que buscam solidificar e diversificar o conhecimento e o desenvolvimento do pensar crítico de todos os atores sociais envolvidos no processo de construção de novos saberes no âmbito acadêmico. Na busca de romper tal realidade, cabe destacar as Tecnologias Educativas (TE), as quais possuem como objetivo transcender com esses modelos, sendo um instrumento imprescindível para compartilhamento de saberes, fazendo com que haja o empoderamento dos atores envolvidos. O estudo objetivou-se analisar o discurso dos docentes do curso de Enfermagem sobre o sentido das TE no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo de campo do tipo descritivo com abordagem qualitativa, que foi realizado com catorze docentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras-PB. Foi utilizado para coleta de dados uma entrevista semiestruturada, que aconteceu entre os meses de junho e julho de 2017, após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa. Para a análise de dados optou-se pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Todas as etapas da pesquisa seguiram fielmente a Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. No decorrer do estudo, verificou-se certa fragilidade, apesar de já utilizarem, do conhecimento acerca das TE, principalmente devido a limitações no processo formativo do docente, além da existência de uma concepção de TE voltadas para a exemplificação com ênfase nas tecnologias dependentes de suprimento elétrico. Portanto, há a necessidade do fortalecimento na formação permanente dos docentes, diminuindo as lacunas existentes no conhecimento acerca da compreensão e utilização de TE em sala de aula. Por fim, deve-se despertar e sensibilizar novas discussões sobre o uso de TE na formação de novos enfermeiros, dando ênfase a construção de conhecimento crítico e reflexivo dos estudantes, pois estes farão parte do mercado de trabalho e necessitam deste saber tanto para a carreira da docência, como também para a assistencial, visando assim, transformações no cenário de atuação.The Higher Education Institutions (HEI) nowadays have a great challenge: to expand the use of educational strategies, which seek to solidify and diversify the knowledge and development of critical thinking of all social actors involved in the process of construction of new knowledge in the academic field. In the search to break this reality, it is necessary to emphasize the Educational Technologies (ET), which aim to transcend with these models, being an indispensable instrument for sharing knowledge, making the empowerment of the actors involved. The aim of this study was to analyze the discourse of teachers of the nursing course on the meaning of ET in the teaching-learning process. This is a descriptive field study with a qualitative approach, which was carried out with fourteen professors of the Nursing course of the Federal University of Campina Grande, campus of Cajazeiras-PB. A semistructured interview was used for data collection, which took place between June and July 2017, after approval by the Ethics and Research Committee. For the data analysis the Discourse of the Collective Subject (DCS) was chosen. All stages of the research strictly followed Resolution 510/2016 of the National Health Council. In the course of the study, there was certain fragility, despite the fact that they already use the knowledge about the ET, mainly due to limitations in the teacher training process, in addition to the existence of a conception of ET aimed at the exemplification with emphasis on the technologies dependent on electric supply. Therefore, there is a need for strengthening in the permanent formation of teachers, reducing the gaps in the knowledge about the understanding and use of TE in the classroom. Finally, new discussions about the use of TE in the training of new nurses should be awakened and sensitized, emphasizing the construction of critical and reflexive knowledge of the students, since they will be part of the labor market and need this knowledge so much for the career of the teaching, as well as for the assistance, aiming at, transformations in the scenario of performance.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Marcelo Costa.VERÁS, Gerlane Cristinne Bertino.PINHEIRO, Maria Berenice Gomes Nascimento.GONÇALVES, Reinaldo de Holanda.2017-09-122019-08-01T16:57:54Z2019-07-012019-08-01T16:57:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5294GONÇALVES, Reinaldo de Holanda. Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem. 2017. 64 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-24T17:18:03Zoai:localhost:riufcg/5294Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-24T17:18:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem. Educational technologies in the teaching - learning process: discourse of nursing course teachers. |
title |
Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem. |
spellingShingle |
Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem. GONÇALVES, Reinaldo de Holanda. Tecnologias educativas Enfermagem - ensino - aprendizagem Estudantes de enfermagem Enfermagem - prática de docente Educational Technologies Nursing - Teaching and Learning Nursing Students Nursing - Teaching Practice Enfermagem. |
title_short |
Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem. |
title_full |
Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem. |
title_fullStr |
Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem. |
title_full_unstemmed |
Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem. |
title_sort |
Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem. |
author |
GONÇALVES, Reinaldo de Holanda. |
author_facet |
GONÇALVES, Reinaldo de Holanda. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FERNANDES, Marcelo Costa. VERÁS, Gerlane Cristinne Bertino. PINHEIRO, Maria Berenice Gomes Nascimento. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GONÇALVES, Reinaldo de Holanda. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias educativas Enfermagem - ensino - aprendizagem Estudantes de enfermagem Enfermagem - prática de docente Educational Technologies Nursing - Teaching and Learning Nursing Students Nursing - Teaching Practice Enfermagem. |
topic |
Tecnologias educativas Enfermagem - ensino - aprendizagem Estudantes de enfermagem Enfermagem - prática de docente Educational Technologies Nursing - Teaching and Learning Nursing Students Nursing - Teaching Practice Enfermagem. |
description |
As Instituições de Ensino Superior (IES) passam hoje por um grande desafio que consiste em expandir o uso de estratégias educativas, que buscam solidificar e diversificar o conhecimento e o desenvolvimento do pensar crítico de todos os atores sociais envolvidos no processo de construção de novos saberes no âmbito acadêmico. Na busca de romper tal realidade, cabe destacar as Tecnologias Educativas (TE), as quais possuem como objetivo transcender com esses modelos, sendo um instrumento imprescindível para compartilhamento de saberes, fazendo com que haja o empoderamento dos atores envolvidos. O estudo objetivou-se analisar o discurso dos docentes do curso de Enfermagem sobre o sentido das TE no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo de campo do tipo descritivo com abordagem qualitativa, que foi realizado com catorze docentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras-PB. Foi utilizado para coleta de dados uma entrevista semiestruturada, que aconteceu entre os meses de junho e julho de 2017, após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa. Para a análise de dados optou-se pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Todas as etapas da pesquisa seguiram fielmente a Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. No decorrer do estudo, verificou-se certa fragilidade, apesar de já utilizarem, do conhecimento acerca das TE, principalmente devido a limitações no processo formativo do docente, além da existência de uma concepção de TE voltadas para a exemplificação com ênfase nas tecnologias dependentes de suprimento elétrico. Portanto, há a necessidade do fortalecimento na formação permanente dos docentes, diminuindo as lacunas existentes no conhecimento acerca da compreensão e utilização de TE em sala de aula. Por fim, deve-se despertar e sensibilizar novas discussões sobre o uso de TE na formação de novos enfermeiros, dando ênfase a construção de conhecimento crítico e reflexivo dos estudantes, pois estes farão parte do mercado de trabalho e necessitam deste saber tanto para a carreira da docência, como também para a assistencial, visando assim, transformações no cenário de atuação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-12 2019-08-01T16:57:54Z 2019-07-01 2019-08-01T16:57:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5294 GONÇALVES, Reinaldo de Holanda. Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem. 2017. 64 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5294 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Reinaldo de Holanda. Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem. 2017. 64 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744383443992576 |