Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Reinaldo de Holanda.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5294
Resumo: As Instituições de Ensino Superior (IES) passam hoje por um grande desafio que consiste em expandir o uso de estratégias educativas, que buscam solidificar e diversificar o conhecimento e o desenvolvimento do pensar crítico de todos os atores sociais envolvidos no processo de construção de novos saberes no âmbito acadêmico. Na busca de romper tal realidade, cabe destacar as Tecnologias Educativas (TE), as quais possuem como objetivo transcender com esses modelos, sendo um instrumento imprescindível para compartilhamento de saberes, fazendo com que haja o empoderamento dos atores envolvidos. O estudo objetivou-se analisar o discurso dos docentes do curso de Enfermagem sobre o sentido das TE no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo de campo do tipo descritivo com abordagem qualitativa, que foi realizado com catorze docentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras-PB. Foi utilizado para coleta de dados uma entrevista semiestruturada, que aconteceu entre os meses de junho e julho de 2017, após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa. Para a análise de dados optou-se pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Todas as etapas da pesquisa seguiram fielmente a Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. No decorrer do estudo, verificou-se certa fragilidade, apesar de já utilizarem, do conhecimento acerca das TE, principalmente devido a limitações no processo formativo do docente, além da existência de uma concepção de TE voltadas para a exemplificação com ênfase nas tecnologias dependentes de suprimento elétrico. Portanto, há a necessidade do fortalecimento na formação permanente dos docentes, diminuindo as lacunas existentes no conhecimento acerca da compreensão e utilização de TE em sala de aula. Por fim, deve-se despertar e sensibilizar novas discussões sobre o uso de TE na formação de novos enfermeiros, dando ênfase a construção de conhecimento crítico e reflexivo dos estudantes, pois estes farão parte do mercado de trabalho e necessitam deste saber tanto para a carreira da docência, como também para a assistencial, visando assim, transformações no cenário de atuação.
id UFCG_cd682666ecf31239cd349d6e2049e8fe
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5294
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem.Educational technologies in the teaching - learning process: discourse of nursing course teachers.Tecnologias educativasEnfermagem - ensino - aprendizagemEstudantes de enfermagemEnfermagem - prática de docenteEducational TechnologiesNursing - Teaching and LearningNursing StudentsNursing - Teaching PracticeEnfermagem.As Instituições de Ensino Superior (IES) passam hoje por um grande desafio que consiste em expandir o uso de estratégias educativas, que buscam solidificar e diversificar o conhecimento e o desenvolvimento do pensar crítico de todos os atores sociais envolvidos no processo de construção de novos saberes no âmbito acadêmico. Na busca de romper tal realidade, cabe destacar as Tecnologias Educativas (TE), as quais possuem como objetivo transcender com esses modelos, sendo um instrumento imprescindível para compartilhamento de saberes, fazendo com que haja o empoderamento dos atores envolvidos. O estudo objetivou-se analisar o discurso dos docentes do curso de Enfermagem sobre o sentido das TE no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo de campo do tipo descritivo com abordagem qualitativa, que foi realizado com catorze docentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras-PB. Foi utilizado para coleta de dados uma entrevista semiestruturada, que aconteceu entre os meses de junho e julho de 2017, após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa. Para a análise de dados optou-se pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Todas as etapas da pesquisa seguiram fielmente a Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. No decorrer do estudo, verificou-se certa fragilidade, apesar de já utilizarem, do conhecimento acerca das TE, principalmente devido a limitações no processo formativo do docente, além da existência de uma concepção de TE voltadas para a exemplificação com ênfase nas tecnologias dependentes de suprimento elétrico. Portanto, há a necessidade do fortalecimento na formação permanente dos docentes, diminuindo as lacunas existentes no conhecimento acerca da compreensão e utilização de TE em sala de aula. Por fim, deve-se despertar e sensibilizar novas discussões sobre o uso de TE na formação de novos enfermeiros, dando ênfase a construção de conhecimento crítico e reflexivo dos estudantes, pois estes farão parte do mercado de trabalho e necessitam deste saber tanto para a carreira da docência, como também para a assistencial, visando assim, transformações no cenário de atuação.The Higher Education Institutions (HEI) nowadays have a great challenge: to expand the use of educational strategies, which seek to solidify and diversify the knowledge and development of critical thinking of all social actors involved in the process of construction of new knowledge in the academic field. In the search to break this reality, it is necessary to emphasize the Educational Technologies (ET), which aim to transcend with these models, being an indispensable instrument for sharing knowledge, making the empowerment of the actors involved. The aim of this study was to analyze the discourse of teachers of the nursing course on the meaning of ET in the teaching-learning process. This is a descriptive field study with a qualitative approach, which was carried out with fourteen professors of the Nursing course of the Federal University of Campina Grande, campus of Cajazeiras-PB. A semistructured interview was used for data collection, which took place between June and July 2017, after approval by the Ethics and Research Committee. For the data analysis the Discourse of the Collective Subject (DCS) was chosen. All stages of the research strictly followed Resolution 510/2016 of the National Health Council. In the course of the study, there was certain fragility, despite the fact that they already use the knowledge about the ET, mainly due to limitations in the teacher training process, in addition to the existence of a conception of ET aimed at the exemplification with emphasis on the technologies dependent on electric supply. Therefore, there is a need for strengthening in the permanent formation of teachers, reducing the gaps in the knowledge about the understanding and use of TE in the classroom. Finally, new discussions about the use of TE in the training of new nurses should be awakened and sensitized, emphasizing the construction of critical and reflexive knowledge of the students, since they will be part of the labor market and need this knowledge so much for the career of the teaching, as well as for the assistance, aiming at, transformations in the scenario of performance.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Marcelo Costa.VERÁS, Gerlane Cristinne Bertino.PINHEIRO, Maria Berenice Gomes Nascimento.GONÇALVES, Reinaldo de Holanda.2017-09-122019-08-01T16:57:54Z2019-07-012019-08-01T16:57:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5294GONÇALVES, Reinaldo de Holanda. Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem. 2017. 64 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-24T17:18:03Zoai:localhost:riufcg/5294Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-24T17:18:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem.
Educational technologies in the teaching - learning process: discourse of nursing course teachers.
title Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem.
spellingShingle Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem.
GONÇALVES, Reinaldo de Holanda.
Tecnologias educativas
Enfermagem - ensino - aprendizagem
Estudantes de enfermagem
Enfermagem - prática de docente
Educational Technologies
Nursing - Teaching and Learning
Nursing Students
Nursing - Teaching Practice
Enfermagem.
title_short Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem.
title_full Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem.
title_fullStr Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem.
title_full_unstemmed Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem.
title_sort Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem.
author GONÇALVES, Reinaldo de Holanda.
author_facet GONÇALVES, Reinaldo de Holanda.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERNANDES, Marcelo Costa.
VERÁS, Gerlane Cristinne Bertino.
PINHEIRO, Maria Berenice Gomes Nascimento.
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Reinaldo de Holanda.
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias educativas
Enfermagem - ensino - aprendizagem
Estudantes de enfermagem
Enfermagem - prática de docente
Educational Technologies
Nursing - Teaching and Learning
Nursing Students
Nursing - Teaching Practice
Enfermagem.
topic Tecnologias educativas
Enfermagem - ensino - aprendizagem
Estudantes de enfermagem
Enfermagem - prática de docente
Educational Technologies
Nursing - Teaching and Learning
Nursing Students
Nursing - Teaching Practice
Enfermagem.
description As Instituições de Ensino Superior (IES) passam hoje por um grande desafio que consiste em expandir o uso de estratégias educativas, que buscam solidificar e diversificar o conhecimento e o desenvolvimento do pensar crítico de todos os atores sociais envolvidos no processo de construção de novos saberes no âmbito acadêmico. Na busca de romper tal realidade, cabe destacar as Tecnologias Educativas (TE), as quais possuem como objetivo transcender com esses modelos, sendo um instrumento imprescindível para compartilhamento de saberes, fazendo com que haja o empoderamento dos atores envolvidos. O estudo objetivou-se analisar o discurso dos docentes do curso de Enfermagem sobre o sentido das TE no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo de campo do tipo descritivo com abordagem qualitativa, que foi realizado com catorze docentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras-PB. Foi utilizado para coleta de dados uma entrevista semiestruturada, que aconteceu entre os meses de junho e julho de 2017, após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa. Para a análise de dados optou-se pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Todas as etapas da pesquisa seguiram fielmente a Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. No decorrer do estudo, verificou-se certa fragilidade, apesar de já utilizarem, do conhecimento acerca das TE, principalmente devido a limitações no processo formativo do docente, além da existência de uma concepção de TE voltadas para a exemplificação com ênfase nas tecnologias dependentes de suprimento elétrico. Portanto, há a necessidade do fortalecimento na formação permanente dos docentes, diminuindo as lacunas existentes no conhecimento acerca da compreensão e utilização de TE em sala de aula. Por fim, deve-se despertar e sensibilizar novas discussões sobre o uso de TE na formação de novos enfermeiros, dando ênfase a construção de conhecimento crítico e reflexivo dos estudantes, pois estes farão parte do mercado de trabalho e necessitam deste saber tanto para a carreira da docência, como também para a assistencial, visando assim, transformações no cenário de atuação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-12
2019-08-01T16:57:54Z
2019-07-01
2019-08-01T16:57:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5294
GONÇALVES, Reinaldo de Holanda. Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem. 2017. 64 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5294
identifier_str_mv GONÇALVES, Reinaldo de Holanda. Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes do curso de enfermagem. 2017. 64 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744383443992576