Vídeo didático como recurso metodológico alternativo para facilitar o ensino de química.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Camila Marcelino de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6111
Resumo: O vídeo didático tem possibilitado amplas dimensões na construção do conhecimento dentro do processo educativo na realidade escolar. A sua linguagem possibilita uma compreensão com mais facilidade, onde o ensino de Química necessita-se ser repassado de uma forma mais especifica em alguns conteúdos que precisa-se partir da imaginação do aluno, particularidade do mesmo para promover uma assimilação. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o uso de vídeos didáticos utilizados no ensino de Química como uma metodologia diferenciada do ensino tradicional. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, no qual a referida estratégia foi adotada por (4) professores do Ensino Médio das escolas públicas: E.E.E.M Prof. Manoel Mangueira Lima e a E.E.E.M Cristiano Cartaxo e com (16) discentes e o docente da disciplina de Química Analítica do curso de graduação em química no CFP/UFCG campus Cajazeiras-PB, sendo feitas análises a partir da aplicação de questionários sobre a experiência didática relacionada ao uso de vídeos como recurso didático. Os resultados mostraram que essa atividade diferenciada é de suma importância para facilitar o conhecimento dos discentes e promove uma aprendizagem significativa para o ensino de Química.
id UFCG_cd83cf9e89d8eba1ad9fd3d20a07db5c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6111
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Vídeo didático como recurso metodológico alternativo para facilitar o ensino de química.Didactic video as an alternative methodological resource to facilitate the chemistry teaching.Prática de ensinoVídeo didáticoEnsino de químicaTeaching practiceDidactic videoChemistry teachingQuímica.O vídeo didático tem possibilitado amplas dimensões na construção do conhecimento dentro do processo educativo na realidade escolar. A sua linguagem possibilita uma compreensão com mais facilidade, onde o ensino de Química necessita-se ser repassado de uma forma mais especifica em alguns conteúdos que precisa-se partir da imaginação do aluno, particularidade do mesmo para promover uma assimilação. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o uso de vídeos didáticos utilizados no ensino de Química como uma metodologia diferenciada do ensino tradicional. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, no qual a referida estratégia foi adotada por (4) professores do Ensino Médio das escolas públicas: E.E.E.M Prof. Manoel Mangueira Lima e a E.E.E.M Cristiano Cartaxo e com (16) discentes e o docente da disciplina de Química Analítica do curso de graduação em química no CFP/UFCG campus Cajazeiras-PB, sendo feitas análises a partir da aplicação de questionários sobre a experiência didática relacionada ao uso de vídeos como recurso didático. Os resultados mostraram que essa atividade diferenciada é de suma importância para facilitar o conhecimento dos discentes e promove uma aprendizagem significativa para o ensino de Química.The didactic video has enabled wide dimensions in the construction of knowledge within the educational process in the school reality. Its language allows for an easier understanding, where the teaching of chemistry needs to be passed on in a more specific way in some contents that need to be based on the student's imagination, particularity of the same to promote an assimilation. Thus, this research has as general objective to investigate the use of didactic videos used in the teaching of Chemistry as a differentiated methodology of traditional teaching. And as specific objectives analyze the production of didactic video as alternative methodology in the educational process and its advantages and disadvantages. For that, a case study was carried out, in which the said strategy was adopted by (4) high school teachers from public schools: E.E.E. M Prof. Manoel Mangueira Lima and E.E.E. M Cristiano Cartaxo and with (16) students and the professor of the discipline of Analytical Chemistry of the course of graduation in chemistry at the CFP / UFCG Campus Cajazeiras-PB, being made analyzes from the application of questionnaires on didactic experience related to the use of videos as a didactic resource. The results showed that this differentiated activity is of great importance to facilitate the knowledge of the students and promotes a significant learning for the teaching of Chemistry.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSALES, Luciano Leal de Morais.SALES, L. L. M.http://lattes.cnpq.br/8014601030787702CUNHA, Fernando Antônio Portela.CUNHA, F. A. P.http://lattes.cnpq.br/3527352218191692LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.OLIVEIRA, Camila Marcelino de.2018-12-202019-08-23T10:04:20Z2019-08-232019-08-23T10:04:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6111OLIVEIRA, Camila Marcelino de. Vídeo didático como recurso metodológico alternativo para facilitar o ensino de química. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-02T22:11:32Zoai:localhost:riufcg/6111Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-02T22:11:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Vídeo didático como recurso metodológico alternativo para facilitar o ensino de química.
Didactic video as an alternative methodological resource to facilitate the chemistry teaching.
title Vídeo didático como recurso metodológico alternativo para facilitar o ensino de química.
spellingShingle Vídeo didático como recurso metodológico alternativo para facilitar o ensino de química.
OLIVEIRA, Camila Marcelino de.
Prática de ensino
Vídeo didático
Ensino de química
Teaching practice
Didactic video
Chemistry teaching
Química.
title_short Vídeo didático como recurso metodológico alternativo para facilitar o ensino de química.
title_full Vídeo didático como recurso metodológico alternativo para facilitar o ensino de química.
title_fullStr Vídeo didático como recurso metodológico alternativo para facilitar o ensino de química.
title_full_unstemmed Vídeo didático como recurso metodológico alternativo para facilitar o ensino de química.
title_sort Vídeo didático como recurso metodológico alternativo para facilitar o ensino de química.
author OLIVEIRA, Camila Marcelino de.
author_facet OLIVEIRA, Camila Marcelino de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SALES, Luciano Leal de Morais.
SALES, L. L. M.
http://lattes.cnpq.br/8014601030787702
CUNHA, Fernando Antônio Portela.
CUNHA, F. A. P.
http://lattes.cnpq.br/3527352218191692
LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Camila Marcelino de.
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino
Vídeo didático
Ensino de química
Teaching practice
Didactic video
Chemistry teaching
Química.
topic Prática de ensino
Vídeo didático
Ensino de química
Teaching practice
Didactic video
Chemistry teaching
Química.
description O vídeo didático tem possibilitado amplas dimensões na construção do conhecimento dentro do processo educativo na realidade escolar. A sua linguagem possibilita uma compreensão com mais facilidade, onde o ensino de Química necessita-se ser repassado de uma forma mais especifica em alguns conteúdos que precisa-se partir da imaginação do aluno, particularidade do mesmo para promover uma assimilação. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o uso de vídeos didáticos utilizados no ensino de Química como uma metodologia diferenciada do ensino tradicional. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, no qual a referida estratégia foi adotada por (4) professores do Ensino Médio das escolas públicas: E.E.E.M Prof. Manoel Mangueira Lima e a E.E.E.M Cristiano Cartaxo e com (16) discentes e o docente da disciplina de Química Analítica do curso de graduação em química no CFP/UFCG campus Cajazeiras-PB, sendo feitas análises a partir da aplicação de questionários sobre a experiência didática relacionada ao uso de vídeos como recurso didático. Os resultados mostraram que essa atividade diferenciada é de suma importância para facilitar o conhecimento dos discentes e promove uma aprendizagem significativa para o ensino de Química.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
2019-08-23T10:04:20Z
2019-08-23
2019-08-23T10:04:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6111
OLIVEIRA, Camila Marcelino de. Vídeo didático como recurso metodológico alternativo para facilitar o ensino de química. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6111
identifier_str_mv OLIVEIRA, Camila Marcelino de. Vídeo didático como recurso metodológico alternativo para facilitar o ensino de química. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744388355522560