Vídeo didático como recurso metodológico alternativo para facilitar o ensino de química.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6111 |
Resumo: | O vídeo didático tem possibilitado amplas dimensões na construção do conhecimento dentro do processo educativo na realidade escolar. A sua linguagem possibilita uma compreensão com mais facilidade, onde o ensino de Química necessita-se ser repassado de uma forma mais especifica em alguns conteúdos que precisa-se partir da imaginação do aluno, particularidade do mesmo para promover uma assimilação. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o uso de vídeos didáticos utilizados no ensino de Química como uma metodologia diferenciada do ensino tradicional. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, no qual a referida estratégia foi adotada por (4) professores do Ensino Médio das escolas públicas: E.E.E.M Prof. Manoel Mangueira Lima e a E.E.E.M Cristiano Cartaxo e com (16) discentes e o docente da disciplina de Química Analítica do curso de graduação em química no CFP/UFCG campus Cajazeiras-PB, sendo feitas análises a partir da aplicação de questionários sobre a experiência didática relacionada ao uso de vídeos como recurso didático. Os resultados mostraram que essa atividade diferenciada é de suma importância para facilitar o conhecimento dos discentes e promove uma aprendizagem significativa para o ensino de Química. |
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Vídeo didático como recurso metodológico alternativo para facilitar o ensino de química.Didactic video as an alternative methodological resource to facilitate the chemistry teaching.Prática de ensinoVídeo didáticoEnsino de químicaTeaching practiceDidactic videoChemistry teachingQuímica.O vídeo didático tem possibilitado amplas dimensões na construção do conhecimento dentro do processo educativo na realidade escolar. A sua linguagem possibilita uma compreensão com mais facilidade, onde o ensino de Química necessita-se ser repassado de uma forma mais especifica em alguns conteúdos que precisa-se partir da imaginação do aluno, particularidade do mesmo para promover uma assimilação. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o uso de vídeos didáticos utilizados no ensino de Química como uma metodologia diferenciada do ensino tradicional. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, no qual a referida estratégia foi adotada por (4) professores do Ensino Médio das escolas públicas: E.E.E.M Prof. Manoel Mangueira Lima e a E.E.E.M Cristiano Cartaxo e com (16) discentes e o docente da disciplina de Química Analítica do curso de graduação em química no CFP/UFCG campus Cajazeiras-PB, sendo feitas análises a partir da aplicação de questionários sobre a experiência didática relacionada ao uso de vídeos como recurso didático. Os resultados mostraram que essa atividade diferenciada é de suma importância para facilitar o conhecimento dos discentes e promove uma aprendizagem significativa para o ensino de Química.The didactic video has enabled wide dimensions in the construction of knowledge within the educational process in the school reality. Its language allows for an easier understanding, where the teaching of chemistry needs to be passed on in a more specific way in some contents that need to be based on the student's imagination, particularity of the same to promote an assimilation. Thus, this research has as general objective to investigate the use of didactic videos used in the teaching of Chemistry as a differentiated methodology of traditional teaching. And as specific objectives analyze the production of didactic video as alternative methodology in the educational process and its advantages and disadvantages. For that, a case study was carried out, in which the said strategy was adopted by (4) high school teachers from public schools: E.E.E. M Prof. Manoel Mangueira Lima and E.E.E. M Cristiano Cartaxo and with (16) students and the professor of the discipline of Analytical Chemistry of the course of graduation in chemistry at the CFP / UFCG Campus Cajazeiras-PB, being made analyzes from the application of questionnaires on didactic experience related to the use of videos as a didactic resource. The results showed that this differentiated activity is of great importance to facilitate the knowledge of the students and promotes a significant learning for the teaching of Chemistry.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSALES, Luciano Leal de Morais.SALES, L. L. M.http://lattes.cnpq.br/8014601030787702CUNHA, Fernando Antônio Portela.CUNHA, F. A. P.http://lattes.cnpq.br/3527352218191692LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.OLIVEIRA, Camila Marcelino de.2018-12-202019-08-23T10:04:20Z2019-08-232019-08-23T10:04:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6111OLIVEIRA, Camila Marcelino de. Vídeo didático como recurso metodológico alternativo para facilitar o ensino de química. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-02T22:11:32Zoai:localhost:riufcg/6111Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-02T22:11:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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