Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DUNGA, Elisabete Rodrigues.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5094
Resumo: Esta monografia tem como questão de pesquisa: Como vem sendo construída a identidade profissional dos professores da Educação Infantil? E para responder a esse questionamento elaboramos os seguintes objetivos: Analisar o processo de construção da identidade profissional de educadores da Educação Infantil; identificar o perfil do profissional que atua na Educação Infantil; refletir as mudanças ocorridas com relação à identidade profissional de professores da educação infantil; discutir a presença do professor do sexo masculino na Educação Infantil. A discussão da identidade profissional do professor de Educação Infantil tem sido alvo de inúmeras reflexões em diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, estudarmos essa temática nos possibilitou um olhar diferenciado para essa questão, pois conseguimos algumas pistas para pensarmos a construção da identidade docente, considerando as especificidades da sua função e de como ele é visto pela sociedade para que ele possa se enxergar nesse lugar de educador infantil. Na metodologia trabalhamos a pesquisa qualitativa a partir de uma entrevista semiestruturada, considerando o estudo de caso com um professor, do gênero masculino, que trabalha em sala de aula de Educação Infantil. Concluímos que este trabalho, ao priorizar a construção da identidade docente dos educadores da Educação Infantil, permite compreender os desafios que se coloca na sociedade contemporânea cotidianamente, sobretudo no que diz respeito ao reconhecimento desse sujeito enquanto um profissional com saberes e fazeres específicos no contexto educacional. Assim, podemos dizer que as mudanças ocorridas na Educação Básica proporcionaram avanços significativos no que se refere aos aspectos específicos da profissionalização dos educadores.
id UFCG_cdd560f1651246d8b582f460cb21bb40
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5094
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil.Caregiver or educator: the search for (re) building the identity of early childhood educators.Educadores - educação infantilEducação infantilIdentidade profissional - educadorProfessores - educação infantilEducação - criançasEducators - Early Childhood Educationchild educationProfessional Identity - EducatorTeachers - Early Childhood EducationEducation - ChildrenEducação.Esta monografia tem como questão de pesquisa: Como vem sendo construída a identidade profissional dos professores da Educação Infantil? E para responder a esse questionamento elaboramos os seguintes objetivos: Analisar o processo de construção da identidade profissional de educadores da Educação Infantil; identificar o perfil do profissional que atua na Educação Infantil; refletir as mudanças ocorridas com relação à identidade profissional de professores da educação infantil; discutir a presença do professor do sexo masculino na Educação Infantil. A discussão da identidade profissional do professor de Educação Infantil tem sido alvo de inúmeras reflexões em diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, estudarmos essa temática nos possibilitou um olhar diferenciado para essa questão, pois conseguimos algumas pistas para pensarmos a construção da identidade docente, considerando as especificidades da sua função e de como ele é visto pela sociedade para que ele possa se enxergar nesse lugar de educador infantil. Na metodologia trabalhamos a pesquisa qualitativa a partir de uma entrevista semiestruturada, considerando o estudo de caso com um professor, do gênero masculino, que trabalha em sala de aula de Educação Infantil. Concluímos que este trabalho, ao priorizar a construção da identidade docente dos educadores da Educação Infantil, permite compreender os desafios que se coloca na sociedade contemporânea cotidianamente, sobretudo no que diz respeito ao reconhecimento desse sujeito enquanto um profissional com saberes e fazeres específicos no contexto educacional. Assim, podemos dizer que as mudanças ocorridas na Educação Básica proporcionaram avanços significativos no que se refere aos aspectos específicos da profissionalização dos educadores.This monograph has as research question: How is being constructed the professional identity of teachers of Early Childhood Education? And to answer this question we elaborated the following objectives: Analyze the construction process of professional identity of the teachers of Early Childhood Education; identify the profile of professionals who work in Early Childhood Education; reflect the changes occurred in relation to the professional identity of teachers of Early Childhood Education; discuss the presence of male teachers in Early Childhood Education. The discussion of teacher professional identity of Early Childhood Education has been the subject of numerous reflections in different areas of knowledge.Thus, studying this thematic enabled us a different look at this issue, because we got some clues to think about the construction of teacher identity, considering the specifics of their function and how it is seen by societyso he can see you in that place of childhood educator. In the methodology we work qualitative research from a semi-structured interview, considering the case study with a teacher, of the male gender, who works in Early Childhood Education classroom. We conclude that this work, to prioritize the construction of the professional identity of teachers of early childhood education, enables us to understand the challenges that arises in contemporary society routinely, especially with regard to the recognition of this subject as a professional with knowledge and practices specific in the educational context.So, we can say that the changes in the Basic Education afforded significant advances in relation to specific aspects of professional educators.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501FEITOSA, Belijane Marques.BATISTA, Maria Thais de Oliveira.DUNGA, Elisabete Rodrigues.2016-09-272019-07-26T10:42:08Z2019-07-262019-07-26T10:42:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5094DUNGA, Elisabete Rodrigues. Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil. 2016. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T10:59:37Zoai:localhost:riufcg/5094Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T10:59:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil.
Caregiver or educator: the search for (re) building the identity of early childhood educators.
title Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil.
spellingShingle Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil.
DUNGA, Elisabete Rodrigues.
Educadores - educação infantil
Educação infantil
Identidade profissional - educador
Professores - educação infantil
Educação - crianças
Educators - Early Childhood Education
child education
Professional Identity - Educator
Teachers - Early Childhood Education
Education - Children
Educação.
title_short Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil.
title_full Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil.
title_fullStr Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil.
title_full_unstemmed Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil.
title_sort Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil.
author DUNGA, Elisabete Rodrigues.
author_facet DUNGA, Elisabete Rodrigues.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Zildene Francisca.
PEREIRA, Z. F.
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501
FEITOSA, Belijane Marques.
BATISTA, Maria Thais de Oliveira.
dc.contributor.author.fl_str_mv DUNGA, Elisabete Rodrigues.
dc.subject.por.fl_str_mv Educadores - educação infantil
Educação infantil
Identidade profissional - educador
Professores - educação infantil
Educação - crianças
Educators - Early Childhood Education
child education
Professional Identity - Educator
Teachers - Early Childhood Education
Education - Children
Educação.
topic Educadores - educação infantil
Educação infantil
Identidade profissional - educador
Professores - educação infantil
Educação - crianças
Educators - Early Childhood Education
child education
Professional Identity - Educator
Teachers - Early Childhood Education
Education - Children
Educação.
description Esta monografia tem como questão de pesquisa: Como vem sendo construída a identidade profissional dos professores da Educação Infantil? E para responder a esse questionamento elaboramos os seguintes objetivos: Analisar o processo de construção da identidade profissional de educadores da Educação Infantil; identificar o perfil do profissional que atua na Educação Infantil; refletir as mudanças ocorridas com relação à identidade profissional de professores da educação infantil; discutir a presença do professor do sexo masculino na Educação Infantil. A discussão da identidade profissional do professor de Educação Infantil tem sido alvo de inúmeras reflexões em diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, estudarmos essa temática nos possibilitou um olhar diferenciado para essa questão, pois conseguimos algumas pistas para pensarmos a construção da identidade docente, considerando as especificidades da sua função e de como ele é visto pela sociedade para que ele possa se enxergar nesse lugar de educador infantil. Na metodologia trabalhamos a pesquisa qualitativa a partir de uma entrevista semiestruturada, considerando o estudo de caso com um professor, do gênero masculino, que trabalha em sala de aula de Educação Infantil. Concluímos que este trabalho, ao priorizar a construção da identidade docente dos educadores da Educação Infantil, permite compreender os desafios que se coloca na sociedade contemporânea cotidianamente, sobretudo no que diz respeito ao reconhecimento desse sujeito enquanto um profissional com saberes e fazeres específicos no contexto educacional. Assim, podemos dizer que as mudanças ocorridas na Educação Básica proporcionaram avanços significativos no que se refere aos aspectos específicos da profissionalização dos educadores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27
2019-07-26T10:42:08Z
2019-07-26
2019-07-26T10:42:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5094
DUNGA, Elisabete Rodrigues. Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil. 2016. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5094
identifier_str_mv DUNGA, Elisabete Rodrigues. Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil. 2016. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744382136418304