Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5094 |
Resumo: | Esta monografia tem como questão de pesquisa: Como vem sendo construída a identidade profissional dos professores da Educação Infantil? E para responder a esse questionamento elaboramos os seguintes objetivos: Analisar o processo de construção da identidade profissional de educadores da Educação Infantil; identificar o perfil do profissional que atua na Educação Infantil; refletir as mudanças ocorridas com relação à identidade profissional de professores da educação infantil; discutir a presença do professor do sexo masculino na Educação Infantil. A discussão da identidade profissional do professor de Educação Infantil tem sido alvo de inúmeras reflexões em diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, estudarmos essa temática nos possibilitou um olhar diferenciado para essa questão, pois conseguimos algumas pistas para pensarmos a construção da identidade docente, considerando as especificidades da sua função e de como ele é visto pela sociedade para que ele possa se enxergar nesse lugar de educador infantil. Na metodologia trabalhamos a pesquisa qualitativa a partir de uma entrevista semiestruturada, considerando o estudo de caso com um professor, do gênero masculino, que trabalha em sala de aula de Educação Infantil. Concluímos que este trabalho, ao priorizar a construção da identidade docente dos educadores da Educação Infantil, permite compreender os desafios que se coloca na sociedade contemporânea cotidianamente, sobretudo no que diz respeito ao reconhecimento desse sujeito enquanto um profissional com saberes e fazeres específicos no contexto educacional. Assim, podemos dizer que as mudanças ocorridas na Educação Básica proporcionaram avanços significativos no que se refere aos aspectos específicos da profissionalização dos educadores. |
id |
UFCG_cdd560f1651246d8b582f460cb21bb40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5094 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil.Caregiver or educator: the search for (re) building the identity of early childhood educators.Educadores - educação infantilEducação infantilIdentidade profissional - educadorProfessores - educação infantilEducação - criançasEducators - Early Childhood Educationchild educationProfessional Identity - EducatorTeachers - Early Childhood EducationEducation - ChildrenEducação.Esta monografia tem como questão de pesquisa: Como vem sendo construída a identidade profissional dos professores da Educação Infantil? E para responder a esse questionamento elaboramos os seguintes objetivos: Analisar o processo de construção da identidade profissional de educadores da Educação Infantil; identificar o perfil do profissional que atua na Educação Infantil; refletir as mudanças ocorridas com relação à identidade profissional de professores da educação infantil; discutir a presença do professor do sexo masculino na Educação Infantil. A discussão da identidade profissional do professor de Educação Infantil tem sido alvo de inúmeras reflexões em diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, estudarmos essa temática nos possibilitou um olhar diferenciado para essa questão, pois conseguimos algumas pistas para pensarmos a construção da identidade docente, considerando as especificidades da sua função e de como ele é visto pela sociedade para que ele possa se enxergar nesse lugar de educador infantil. Na metodologia trabalhamos a pesquisa qualitativa a partir de uma entrevista semiestruturada, considerando o estudo de caso com um professor, do gênero masculino, que trabalha em sala de aula de Educação Infantil. Concluímos que este trabalho, ao priorizar a construção da identidade docente dos educadores da Educação Infantil, permite compreender os desafios que se coloca na sociedade contemporânea cotidianamente, sobretudo no que diz respeito ao reconhecimento desse sujeito enquanto um profissional com saberes e fazeres específicos no contexto educacional. Assim, podemos dizer que as mudanças ocorridas na Educação Básica proporcionaram avanços significativos no que se refere aos aspectos específicos da profissionalização dos educadores.This monograph has as research question: How is being constructed the professional identity of teachers of Early Childhood Education? And to answer this question we elaborated the following objectives: Analyze the construction process of professional identity of the teachers of Early Childhood Education; identify the profile of professionals who work in Early Childhood Education; reflect the changes occurred in relation to the professional identity of teachers of Early Childhood Education; discuss the presence of male teachers in Early Childhood Education. The discussion of teacher professional identity of Early Childhood Education has been the subject of numerous reflections in different areas of knowledge.Thus, studying this thematic enabled us a different look at this issue, because we got some clues to think about the construction of teacher identity, considering the specifics of their function and how it is seen by societyso he can see you in that place of childhood educator. In the methodology we work qualitative research from a semi-structured interview, considering the case study with a teacher, of the male gender, who works in Early Childhood Education classroom. We conclude that this work, to prioritize the construction of the professional identity of teachers of early childhood education, enables us to understand the challenges that arises in contemporary society routinely, especially with regard to the recognition of this subject as a professional with knowledge and practices specific in the educational context.So, we can say that the changes in the Basic Education afforded significant advances in relation to specific aspects of professional educators.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501FEITOSA, Belijane Marques.BATISTA, Maria Thais de Oliveira.DUNGA, Elisabete Rodrigues.2016-09-272019-07-26T10:42:08Z2019-07-262019-07-26T10:42:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5094DUNGA, Elisabete Rodrigues. Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil. 2016. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T10:59:37Zoai:localhost:riufcg/5094Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T10:59:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil. Caregiver or educator: the search for (re) building the identity of early childhood educators. |
title |
Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil. |
spellingShingle |
Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil. DUNGA, Elisabete Rodrigues. Educadores - educação infantil Educação infantil Identidade profissional - educador Professores - educação infantil Educação - crianças Educators - Early Childhood Education child education Professional Identity - Educator Teachers - Early Childhood Education Education - Children Educação. |
title_short |
Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil. |
title_full |
Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil. |
title_fullStr |
Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil. |
title_full_unstemmed |
Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil. |
title_sort |
Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil. |
author |
DUNGA, Elisabete Rodrigues. |
author_facet |
DUNGA, Elisabete Rodrigues. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Zildene Francisca. PEREIRA, Z. F. http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 FEITOSA, Belijane Marques. BATISTA, Maria Thais de Oliveira. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DUNGA, Elisabete Rodrigues. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educadores - educação infantil Educação infantil Identidade profissional - educador Professores - educação infantil Educação - crianças Educators - Early Childhood Education child education Professional Identity - Educator Teachers - Early Childhood Education Education - Children Educação. |
topic |
Educadores - educação infantil Educação infantil Identidade profissional - educador Professores - educação infantil Educação - crianças Educators - Early Childhood Education child education Professional Identity - Educator Teachers - Early Childhood Education Education - Children Educação. |
description |
Esta monografia tem como questão de pesquisa: Como vem sendo construída a identidade profissional dos professores da Educação Infantil? E para responder a esse questionamento elaboramos os seguintes objetivos: Analisar o processo de construção da identidade profissional de educadores da Educação Infantil; identificar o perfil do profissional que atua na Educação Infantil; refletir as mudanças ocorridas com relação à identidade profissional de professores da educação infantil; discutir a presença do professor do sexo masculino na Educação Infantil. A discussão da identidade profissional do professor de Educação Infantil tem sido alvo de inúmeras reflexões em diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, estudarmos essa temática nos possibilitou um olhar diferenciado para essa questão, pois conseguimos algumas pistas para pensarmos a construção da identidade docente, considerando as especificidades da sua função e de como ele é visto pela sociedade para que ele possa se enxergar nesse lugar de educador infantil. Na metodologia trabalhamos a pesquisa qualitativa a partir de uma entrevista semiestruturada, considerando o estudo de caso com um professor, do gênero masculino, que trabalha em sala de aula de Educação Infantil. Concluímos que este trabalho, ao priorizar a construção da identidade docente dos educadores da Educação Infantil, permite compreender os desafios que se coloca na sociedade contemporânea cotidianamente, sobretudo no que diz respeito ao reconhecimento desse sujeito enquanto um profissional com saberes e fazeres específicos no contexto educacional. Assim, podemos dizer que as mudanças ocorridas na Educação Básica proporcionaram avanços significativos no que se refere aos aspectos específicos da profissionalização dos educadores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-27 2019-07-26T10:42:08Z 2019-07-26 2019-07-26T10:42:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5094 DUNGA, Elisabete Rodrigues. Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil. 2016. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5094 |
identifier_str_mv |
DUNGA, Elisabete Rodrigues. Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil. 2016. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744382136418304 |