O ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35879 |
Resumo: | A disciplina de História nas séries iniciais do ensino fundamental tem passado por variadas transformações a partir do momento em que ela foi desvinculada da disciplina de Geografia, tornandose uma disciplina única e com suas características próprias. Neste sentido, o presente estudo objetiva compreender a complexidade envolvida no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de História nos anos iniciais do ensino fundamental, mediante o fato de que quem ministra tal disciplina são pedagogos e não historiadores, bem como a grande preocupação sobre a importância dos métodos de ensino em todo o campo educacional, além da História, sobretudo no ensino voltado às crianças pequenas. Mesmo assim, há pouco material que se aprofunde sobre o assunto. Portanto, torna-se de grande relevância levantar dados atualizados que demonstrem as potencialidades interativas que contribuam para a reflexão de estudantes e profissionais da educação sobre como o ensino de História nos anos iniciais do EF pode se tornar mais atrativo e significativo. No decorrer do estudo observamos que a disciplina de História tem sofrido, ao longo do tempo, inúmeras transformações, sobretudo em sua prática nos anos iniciais da educação básica, e que dentre as principais técnicas elencadas a fim de facilitar no processo de aquisição de competências históricas neste nível de ensino, destaca-se a dialogicidade em sala de aula, que poderá fomentar a ação comunicativa através do argumento, trazendo para o espaço escolar elementos próprios da memória e construtores da pretensão de validez existente no aluno. |
id |
UFCG_cdd9fa802a9d26a45f204aec1f1e6a98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35879 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino.Teaching history in the initial grades of elementary school: the methodological complexity involved in the teaching process.Ensino de HistóriaEnsino fundamentalHistória - ensino fundamentalPedagogiaTeaching HistoryElementary SchoolHistory - elementary educationPedagogyEducação.A disciplina de História nas séries iniciais do ensino fundamental tem passado por variadas transformações a partir do momento em que ela foi desvinculada da disciplina de Geografia, tornandose uma disciplina única e com suas características próprias. Neste sentido, o presente estudo objetiva compreender a complexidade envolvida no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de História nos anos iniciais do ensino fundamental, mediante o fato de que quem ministra tal disciplina são pedagogos e não historiadores, bem como a grande preocupação sobre a importância dos métodos de ensino em todo o campo educacional, além da História, sobretudo no ensino voltado às crianças pequenas. Mesmo assim, há pouco material que se aprofunde sobre o assunto. Portanto, torna-se de grande relevância levantar dados atualizados que demonstrem as potencialidades interativas que contribuam para a reflexão de estudantes e profissionais da educação sobre como o ensino de História nos anos iniciais do EF pode se tornar mais atrativo e significativo. No decorrer do estudo observamos que a disciplina de História tem sofrido, ao longo do tempo, inúmeras transformações, sobretudo em sua prática nos anos iniciais da educação básica, e que dentre as principais técnicas elencadas a fim de facilitar no processo de aquisição de competências históricas neste nível de ensino, destaca-se a dialogicidade em sala de aula, que poderá fomentar a ação comunicativa através do argumento, trazendo para o espaço escolar elementos próprios da memória e construtores da pretensão de validez existente no aluno.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20212024-06-03T19:19:14Z2024-06-032024-06-03T19:19:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35879MEDEIROS, Evelyn Lima; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. O ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino. In: VII CONEDU CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2021, Online. Anais [...] Online, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35879porMEDEIROS, Evelyn Lima.ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-04T00:49:26Zoai:localhost:riufcg/35879Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-04T00:49:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino. Teaching history in the initial grades of elementary school: the methodological complexity involved in the teaching process. |
title |
O ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino. |
spellingShingle |
O ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino. MEDEIROS, Evelyn Lima. Ensino de História Ensino fundamental História - ensino fundamental Pedagogia Teaching History Elementary School History - elementary education Pedagogy Educação. |
title_short |
O ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino. |
title_full |
O ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino. |
title_fullStr |
O ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino. |
title_full_unstemmed |
O ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino. |
title_sort |
O ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino. |
author |
MEDEIROS, Evelyn Lima. |
author_facet |
MEDEIROS, Evelyn Lima. ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
author_role |
author |
author2 |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MEDEIROS, Evelyn Lima. ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Ensino fundamental História - ensino fundamental Pedagogia Teaching History Elementary School History - elementary education Pedagogy Educação. |
topic |
Ensino de História Ensino fundamental História - ensino fundamental Pedagogia Teaching History Elementary School History - elementary education Pedagogy Educação. |
description |
A disciplina de História nas séries iniciais do ensino fundamental tem passado por variadas transformações a partir do momento em que ela foi desvinculada da disciplina de Geografia, tornandose uma disciplina única e com suas características próprias. Neste sentido, o presente estudo objetiva compreender a complexidade envolvida no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de História nos anos iniciais do ensino fundamental, mediante o fato de que quem ministra tal disciplina são pedagogos e não historiadores, bem como a grande preocupação sobre a importância dos métodos de ensino em todo o campo educacional, além da História, sobretudo no ensino voltado às crianças pequenas. Mesmo assim, há pouco material que se aprofunde sobre o assunto. Portanto, torna-se de grande relevância levantar dados atualizados que demonstrem as potencialidades interativas que contribuam para a reflexão de estudantes e profissionais da educação sobre como o ensino de História nos anos iniciais do EF pode se tornar mais atrativo e significativo. No decorrer do estudo observamos que a disciplina de História tem sofrido, ao longo do tempo, inúmeras transformações, sobretudo em sua prática nos anos iniciais da educação básica, e que dentre as principais técnicas elencadas a fim de facilitar no processo de aquisição de competências históricas neste nível de ensino, destaca-se a dialogicidade em sala de aula, que poderá fomentar a ação comunicativa através do argumento, trazendo para o espaço escolar elementos próprios da memória e construtores da pretensão de validez existente no aluno. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2024-06-03T19:19:14Z 2024-06-03 2024-06-03T19:19:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35879 MEDEIROS, Evelyn Lima; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. O ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino. In: VII CONEDU CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2021, Online. Anais [...] Online, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35879 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35879 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Evelyn Lima; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. O ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino. In: VII CONEDU CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2021, Online. Anais [...] Online, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744623081357312 |