Validação de uma metodologia de projeto de interfaces usuário-computador.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10398 |
Resumo: | Nos últimos anos, o aumento considerável da importância do usuário nos processos interativos homem-maquina tem levado grande numero de projetistas a buscar melhores soluções em termos de interfaces. Muitos deles vem incluindo aspectos relativos a fatores humanos em suas atividades, mesmo sem serem necessariamente especialistas nesta área. O crescimento vertiginoso do universo de usuários de computadores, aliado aos avanços da pesquisa em processamento da informação, psicologia cognitiva e engenharia da usabilidade e as sofisticadas opções de hardware e software disponíveis no mercado multiplicam as possibilidades de projeto. Entretanto, esses fatores per si não garantem bons resultados. Experiencias de projetos, interativos ou não, representam instrumentos valiosos para a geração de novos produtos, seja como exemplos de resultados de projeto a serem evitados ou como diretrizes que auxiliem o projetista a gerar resultados satisfatórios. Outro fator relevante e a participação do usuário no processo criativo e/ou avaliatório do projeto considerado. O presente trabalho descreve e valida um processo avaliatório da interface orientada a caractere de um sistema de processamento digital de imagens, o SITIM-150, com base na satisfaço subjetiva de seus usuários e em uma coletânea de diretrizes de projeto, compilada a partir da literatura consagrada. As diretrizes apresentadas podem dar suporte a projetos de interfaces usuário-computador de sistemas de informação em geral e foram agrupadas em quatro categorias - diretrizes genéricas, para projetos de telas, para projetos de diálogos e para documentação de interfaces. O processo avaliatório, subdividido em duas fases, contou com universos amostrais respectivos de 50 e 15 participantes. Os instrumentos de sondagem do grau de satisfação foram questionários abordando aspectos ergonômicos {universalidade, usabilidade, comunicação, motivação, memorização, retenção da atenção, volume de digitação, padronização e facilidade de aprendizagem) e aspectos operacionais (funcionalidade, completitude, rapidez, confiabilidade, indulgência no processamento de erros e qualidade da documentação). A avaliação baseada em diretrizes de projeto aponta deficiências no tocante a consistência semântica e estrutural, uso de recursos cromáticos, estruturação de mensagens e acesso a listas. Como solução para os problemas detectados através do estudo avaliatório, propõe-se um ambiente de comunicação baseado em recursos gráficos em uso pela maioria dos ambientes aplicativos atuais. |
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Validação de uma metodologia de projeto de interfaces usuário-computador.Validation of a user-computer interface design methodology.Interfaces Usuário-ComputadorProcessamento da InformaçãoInteração Homem-máquinaProjetos de InterfacesInterfaces Gráficas de UsuárioSITIM-150Usabilidade de InterfaceUser-Computer InterfacesInformation ProcessingHuman-machine InteractionInterface ProjectsInterface UsabilityEngenharia ElétricaNos últimos anos, o aumento considerável da importância do usuário nos processos interativos homem-maquina tem levado grande numero de projetistas a buscar melhores soluções em termos de interfaces. Muitos deles vem incluindo aspectos relativos a fatores humanos em suas atividades, mesmo sem serem necessariamente especialistas nesta área. O crescimento vertiginoso do universo de usuários de computadores, aliado aos avanços da pesquisa em processamento da informação, psicologia cognitiva e engenharia da usabilidade e as sofisticadas opções de hardware e software disponíveis no mercado multiplicam as possibilidades de projeto. Entretanto, esses fatores per si não garantem bons resultados. Experiencias de projetos, interativos ou não, representam instrumentos valiosos para a geração de novos produtos, seja como exemplos de resultados de projeto a serem evitados ou como diretrizes que auxiliem o projetista a gerar resultados satisfatórios. Outro fator relevante e a participação do usuário no processo criativo e/ou avaliatório do projeto considerado. O presente trabalho descreve e valida um processo avaliatório da interface orientada a caractere de um sistema de processamento digital de imagens, o SITIM-150, com base na satisfaço subjetiva de seus usuários e em uma coletânea de diretrizes de projeto, compilada a partir da literatura consagrada. As diretrizes apresentadas podem dar suporte a projetos de interfaces usuário-computador de sistemas de informação em geral e foram agrupadas em quatro categorias - diretrizes genéricas, para projetos de telas, para projetos de diálogos e para documentação de interfaces. O processo avaliatório, subdividido em duas fases, contou com universos amostrais respectivos de 50 e 15 participantes. Os instrumentos de sondagem do grau de satisfação foram questionários abordando aspectos ergonômicos {universalidade, usabilidade, comunicação, motivação, memorização, retenção da atenção, volume de digitação, padronização e facilidade de aprendizagem) e aspectos operacionais (funcionalidade, completitude, rapidez, confiabilidade, indulgência no processamento de erros e qualidade da documentação). A avaliação baseada em diretrizes de projeto aponta deficiências no tocante a consistência semântica e estrutural, uso de recursos cromáticos, estruturação de mensagens e acesso a listas. Como solução para os problemas detectados através do estudo avaliatório, propõe-se um ambiente de comunicação baseado em recursos gráficos em uso pela maioria dos ambientes aplicativos atuais.Interactive processes have attached growing importance to the user in recent years. Currently many of the designers try to produce high quality interfaces. Most of them begin to include human factors principles and processes in their activities, without being necessarily human factors experts. Several solutions are possible in interface design owe to a rapid growth in the computer user community and to a number of trends on information processing, cognitive psychology and usability engineering. Sophisticated technologies for interface design commercially available offer also a powerful support. Nevertheless, these factors per si do not assure a good interface design. Interface design documentation provide a vital contribution to build new products, either as bad examples to be avoided or as a set of consistent guidelines. User involvement in both the development and evaluation of design is another relevant aspect to be taken into account. The present study reports and validates an evaluation methodology of a character-oriented user interface of a digital image processing system - SITIM-150. Based both on the subjective user satisfaction and on a set of technical strategies and guidelines compiled from the traditional literature, this two-stage approach has reckoned upon 50 and 15 participants. The guidelines set presented here are also useful for the design of most applications which include man-computer interfaces. These are labelled into four groups: general guidelines, guidelines for the design of screens and dialogues and for the design of conventional/online interface documentation. A questionnaire based on a pair of semantic and numerical differential scales was employed for measuring the user's reactions to various technical and human factors. Faults concerning to structural and semantic consistency, chromatic resources use, message conception and access to lists were registered. An interaction approach based on graphical resources commonly used by most of the interactive application processes was proposed.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICAUFCGTURNELL, Maria de Fátima Queiroz Vieira.TURNELL, M. F. Q. V.http://lattes.cnpq.br/1459797138770378CARVALHO, João Marques de.OLIVEIRA, Carlos de Oliveira.QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de.1994-07-292019-12-20T13:42:00Z2019-12-202019-12-20T13:42:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10398QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de. Validação de uma metodologia de projeto de interfaces usuário-computador. 1994. 219f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1994.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-08T17:35:22Zoai:localhost:riufcg/10398Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-08T17:35:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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