Acompanhamento das habilidades motoras de crianças que freqüentam creches e pré-escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Magda Andrade
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Beteli, Vivian César, Santos, Jair Lício Ferreira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2127
Resumo: O objetivo foi descrever os resultados de triagens do desenvolvimento motor de uma coorte de crianças que freqüenta 3 creches da cidade de São Paulo e levantar hipóteses a respeito destes resultados. Trinta crianças foram avaliadas três vezes, ao longo de dois anos, usando-se o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II. Na área motora grossa os resultados melhoraram (Teste dos Sinais, 1ª para 3ª aplicação, p= 0,038*). Houve relação entre idade da criança (2 a 3 anos) e piores resultados (Teste exato de Fisher, p= 0,013*). Na área motora fina os resultados melhoraram (Teste dos Sinais, 1ª para 2ª aplicação, p= 0,031*). O desenvolvimento motor melhorou depois que as crianças começaram a freqüentar as creches. São necessárias mais pesquisas a fim de atribuir influências específicas a cada área: creche e/ou família.
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spelling Acompanhamento das habilidades motoras de crianças que freqüentam creches e pré-escolasAcompañamiento de las habilidades motoras de niños que frecuentan jardines infantilesFollow-up of the child's motor abilities in day-care centers and pre-schoolschild day care centerschild carechild developmentjardines infantilescuidado del niñodesarrollo infantilcrechescuidado da criançadesenvolvimento infantilO objetivo foi descrever os resultados de triagens do desenvolvimento motor de uma coorte de crianças que freqüenta 3 creches da cidade de São Paulo e levantar hipóteses a respeito destes resultados. Trinta crianças foram avaliadas três vezes, ao longo de dois anos, usando-se o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II. Na área motora grossa os resultados melhoraram (Teste dos Sinais, 1ª para 3ª aplicação, p= 0,038*). Houve relação entre idade da criança (2 a 3 anos) e piores resultados (Teste exato de Fisher, p= 0,013*). Na área motora fina os resultados melhoraram (Teste dos Sinais, 1ª para 2ª aplicação, p= 0,031*). O desenvolvimento motor melhorou depois que as crianças começaram a freqüentar as creches. São necessárias mais pesquisas a fim de atribuir influências específicas a cada área: creche e/ou família.El objetivo fue describir los resultados de las selecciones del desarrollo motriz de un grupo de niños que frecuenta tres (3) jardines infantiles de la ciudad de San Pablo y levantar hipótesis a respecto de estos resultados. Treinta niños fueron evaluados tres veces, a lo largo de dos años, utilizando el Test de Selección de Desarrollo de Denver ll. En el área motora gruesa los resultados mejoraron (Test de las Señales, 1a. para 3a. aplicación, p= 0,038*). Hubo relación entre la edad de los niños (2 a 3 años) y peores resultados (Test exacto de Fisher, p= 0,013*) En el área motora fina los resultados mejoraron (Test de las Señales, 1a. para 2a. aplicación, p= 0,031*) El desarrollo motriz mejoró después que los niños comenzaron a frecuentar los jardines infantiles. Son necesarias más investigaciones a fin de atribuir influencias específicas para cada área: jardines infantiles y/o familia.The aim was to describe the results of a developmental screening test in a cohort of 30 children attending 3 day-care centers in the city of São Paulo and develop hypotheses about these results. Thirty children were evaluated three times, during two years, by using the DDST. In the gross motor area the results improved (Tests of the Signs, 1st to the 3rd evaluation, p= 0.038*). There was a relationship between the age of the child (2 to 3 years) and worst results (Fisher's Exact test, p= 0.013*). In the fine motor area the results improved (Tests of the Signs, 1st to the 2nd evaluation, p= 0.031*). So, the development of motor abilities improved after the children started attending the day-care centers. We must undertake more researches in order to attribute the specific influences of each area: day-care center and/or family.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2005-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212710.1590/S0104-11692005000500003Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 13 n. 5 (2005); 619-625Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 Núm. 5 (2005); 619-625Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 No. 5 (2005); 619-6251518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2127/2218Rezende, Magda AndradeBeteli, Vivian CésarSantos, Jair Lício Ferreira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T18:42:34Zoai:revistas.usp.br:article/2127Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T18:42:34Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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