Um olhar sobre a formação continuada de professores na rede municipal de Barra de Santa Rosa e Cuité - Paraíba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Margareth Machado e Silva.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8043
Resumo: Este estudo teve como objetivo maior analisar como ocorre a formação contínua de professores atuantes no 1º ciclo do Ensino Fundamental vinculados às redes municipais de Barra de Santa Rosa e Cuité, Paraíba, com a finalidade de identificar sua contribuição para a prática docente. O método de abordagem utilizado foi uma pesquisa quantitativa e qualitativa, realizada através da aplicação de questionários estruturados as secretárias municipais de educação de ambos os municípios, bem como questionário envolvendo 27 professores de quatro escolas municipais. Os resultados nos indicam que a maioria dos professores (56%) estão procurando especializa-se, realizando estudos em nível de pós-graduação. Em relação à forma de atualização da sua prática educativa, a grande maioria, tanto em Cuité (55%) quanto em Barra de Santa Rosa (64%), afirmaram que a mesma ocorre através da participação em cursos de formação docente ofertadas pelo município, ou através da utilização de artigos e revistas. Assim podemos concluir que este trabalho conseguiu analisar a contribuição da proposta de formação continuada das escolas analisadas, no desenvolvimento profissional de seus professores, auxiliando o desenvolvimento da compreensão necessária para uma prática pedagógica eficaz.
id UFCG_ce48205d6768ececf68efe7cc5014b49
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8043
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Um olhar sobre a formação continuada de professores na rede municipal de Barra de Santa Rosa e Cuité - Paraíba.A look at continuing teacher education in the municipal network of Barra de Santa Rosa and Cuité - Paraíba.Una mirada a la formación permanente de docentes en la red municipal de Barra de Santa Rosa y Cuité - Paraíba.Necessidades de formaçãoPrática DocenteContribuiçãoTraining needsTeaching PracticeContributionNecesidades de entrenamientoPráctica docenteContribuciónEnsino-AprendizagemEste estudo teve como objetivo maior analisar como ocorre a formação contínua de professores atuantes no 1º ciclo do Ensino Fundamental vinculados às redes municipais de Barra de Santa Rosa e Cuité, Paraíba, com a finalidade de identificar sua contribuição para a prática docente. O método de abordagem utilizado foi uma pesquisa quantitativa e qualitativa, realizada através da aplicação de questionários estruturados as secretárias municipais de educação de ambos os municípios, bem como questionário envolvendo 27 professores de quatro escolas municipais. Os resultados nos indicam que a maioria dos professores (56%) estão procurando especializa-se, realizando estudos em nível de pós-graduação. Em relação à forma de atualização da sua prática educativa, a grande maioria, tanto em Cuité (55%) quanto em Barra de Santa Rosa (64%), afirmaram que a mesma ocorre através da participação em cursos de formação docente ofertadas pelo município, ou através da utilização de artigos e revistas. Assim podemos concluir que este trabalho conseguiu analisar a contribuição da proposta de formação continuada das escolas analisadas, no desenvolvimento profissional de seus professores, auxiliando o desenvolvimento da compreensão necessária para uma prática pedagógica eficaz.This study had the most to analyze how does the training of teachers working in elementary school 1st cycle linked to the municipal networks of Barra de Santa Rosa and Cuité, Paraíba, in order to identify their contribution to the teaching practice. The approach method was a quantitative and qualitative research conducted by applying structured questionnaires municipal secretaries of both municipalities education and questionnaire involving 27 teachers from four local schools. The results indicate that in the majority of teachers (56%) are looking specializes, conducting studies in graduate level. Regarding the form of update of its educational practice, the vast majority in both Cuité (55%) and in Barra de Santa Rosa (64%) said that it is through participation in teacher training courses offered by the municipality, or through the use articles stand. So we can conclude that this work could examine the continuing education of the proposed contribution of the schools analyzed in the professional development of its teachers, assisting the development of understanding necessary for effective pedagogical practice.El objetivo principal de este estudio fue analizar cómo se produce la formación continua de los profesores que actúan en el 1er ciclo de la Enseñanza Fundamental vinculados a las redes municipales de Barra de Santa Rosa y Cuité, Paraíba, con el fin de identificar su contribución a la práctica docente. El método de abordaje utilizado fue una investigación cuantitativa y cualitativa, realizada a través de la aplicación de cuestionarios estructurados a los secretarios de educación municipales de ambos municipios, así como un cuestionario que involucró a 27 docentes de cuatro escuelas municipales. Los resultados indican que la mayoría de los profesores (56%) buscan especializarse, realizando estudios a nivel de posgrado. En cuanto a la forma de actualización de su práctica educativa, la gran mayoría, tanto en Cuité (55%) como en Barra de Santa Rosa (64%), afirmó que se da a través de la participación en los cursos de formación docente que ofrece el municipio, o a través del uso de artículos y revistas. Así, podemos concluir que este trabajo logró analizar la contribución de la propuesta de educación permanente de las escuelas analizadas, en el desarrollo profesional de sus docentes, ayudando al desarrollo de la comprensión necesaria para una práctica pedagógica eficaz.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSILVA, Kiriaki Nurit.Nurit-Silva K.http://lattes.cnpq.br/4749322211386675SANTOS, Michelle Gomes.SANTOS, M. G.http://lattes.cnpq.br/6750817153778645LOPES, Marcus José Conceição.SOUSA, Margareth Machado e Silva.20162019-10-14T10:52:16Z2019-10-142019-10-14T10:52:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8043SOUSA, Margareth Machado e Silva. Um olhar sobre a formação continuada de professores na rede municipal de Barra de Santa Rosa e Cuité - Paraíba. 2016. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T17:36:22Zoai:localhost:riufcg/8043Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T17:36:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre a formação continuada de professores na rede municipal de Barra de Santa Rosa e Cuité - Paraíba.
A look at continuing teacher education in the municipal network of Barra de Santa Rosa and Cuité - Paraíba.
Una mirada a la formación permanente de docentes en la red municipal de Barra de Santa Rosa y Cuité - Paraíba.
title Um olhar sobre a formação continuada de professores na rede municipal de Barra de Santa Rosa e Cuité - Paraíba.
spellingShingle Um olhar sobre a formação continuada de professores na rede municipal de Barra de Santa Rosa e Cuité - Paraíba.
SOUSA, Margareth Machado e Silva.
Necessidades de formação
Prática Docente
Contribuição
Training needs
Teaching Practice
Contribution
Necesidades de entrenamiento
Práctica docente
Contribución
Ensino-Aprendizagem
title_short Um olhar sobre a formação continuada de professores na rede municipal de Barra de Santa Rosa e Cuité - Paraíba.
title_full Um olhar sobre a formação continuada de professores na rede municipal de Barra de Santa Rosa e Cuité - Paraíba.
title_fullStr Um olhar sobre a formação continuada de professores na rede municipal de Barra de Santa Rosa e Cuité - Paraíba.
title_full_unstemmed Um olhar sobre a formação continuada de professores na rede municipal de Barra de Santa Rosa e Cuité - Paraíba.
title_sort Um olhar sobre a formação continuada de professores na rede municipal de Barra de Santa Rosa e Cuité - Paraíba.
author SOUSA, Margareth Machado e Silva.
author_facet SOUSA, Margareth Machado e Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Kiriaki Nurit.
Nurit-Silva K.
http://lattes.cnpq.br/4749322211386675
SANTOS, Michelle Gomes.
SANTOS, M. G.
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645
LOPES, Marcus José Conceição.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Margareth Machado e Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades de formação
Prática Docente
Contribuição
Training needs
Teaching Practice
Contribution
Necesidades de entrenamiento
Práctica docente
Contribución
Ensino-Aprendizagem
topic Necessidades de formação
Prática Docente
Contribuição
Training needs
Teaching Practice
Contribution
Necesidades de entrenamiento
Práctica docente
Contribución
Ensino-Aprendizagem
description Este estudo teve como objetivo maior analisar como ocorre a formação contínua de professores atuantes no 1º ciclo do Ensino Fundamental vinculados às redes municipais de Barra de Santa Rosa e Cuité, Paraíba, com a finalidade de identificar sua contribuição para a prática docente. O método de abordagem utilizado foi uma pesquisa quantitativa e qualitativa, realizada através da aplicação de questionários estruturados as secretárias municipais de educação de ambos os municípios, bem como questionário envolvendo 27 professores de quatro escolas municipais. Os resultados nos indicam que a maioria dos professores (56%) estão procurando especializa-se, realizando estudos em nível de pós-graduação. Em relação à forma de atualização da sua prática educativa, a grande maioria, tanto em Cuité (55%) quanto em Barra de Santa Rosa (64%), afirmaram que a mesma ocorre através da participação em cursos de formação docente ofertadas pelo município, ou através da utilização de artigos e revistas. Assim podemos concluir que este trabalho conseguiu analisar a contribuição da proposta de formação continuada das escolas analisadas, no desenvolvimento profissional de seus professores, auxiliando o desenvolvimento da compreensão necessária para uma prática pedagógica eficaz.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-10-14T10:52:16Z
2019-10-14
2019-10-14T10:52:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8043
SOUSA, Margareth Machado e Silva. Um olhar sobre a formação continuada de professores na rede municipal de Barra de Santa Rosa e Cuité - Paraíba. 2016. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8043
identifier_str_mv SOUSA, Margareth Machado e Silva. Um olhar sobre a formação continuada de professores na rede municipal de Barra de Santa Rosa e Cuité - Paraíba. 2016. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744403242156032