Marketing Viral: uma nova estratégia para influenciar o consumidor.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4791 |
Resumo: | A prática do marketing tradicional já não tem os mesmos efeitos das décadas passadas sobre o comportamento e atitudes do consumidor. Diante das revoluções e evoluções da tecnologia de informação, o marketing ganha uma sobrevida insdipensável para atingir um consumidor cada vez mais informado, cético e interativo. Nesse sentido, surge o marketing viral como uma nova estratégia para contagiar o público, transformando-os em agentes contaminadores espontêneos da peça publicitária. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo avaliar até que ponto o marketing viral contribiu para elevar a intenção de compra do consumidor em relação aos produtos e sua propensão em interagir, passando a mensagem adiante. O método utilizado foi o exploratório e descritivo. A unidade de análise foi o consumidor, sendo composto por estudantes e profissionais de diversas áreas de atuação. O universo envolveu uma lista contendo 600 contatos. A amostra foi não probabilística por conveniência e autogerada obtendo 159 respondentes. Para realização da coleta de dados foi utilizado um questionário eletrônico. A abordagem dos dados envolveu as perspectivas, tanto qualitativa quanto quantitativa. Entre os principais resultados: a rede virtual vem passando a fazer parte do cotidiano das pessoas; os consumidores apresentam relativo ceticismo, desconfiança e incredulidade quanto às peças de marketing veiculadas nas mídias; o nível de confiança aumenta quando os comentários são efetuados por pessoas que fazem parte do círculo social do indivíduo; a criativiadade, diversão, entretenimento, conteúdo, qualidade e credibilidade são atributos que devem estar intrínseco ao vídeo para gerar o efeito viral; os comentários sobre a peça publicitária têm maior probabilidade de ocorrer quando houver uma situação propícia; a propensão de compra existe após visualizar o vídeo, entretanto essa decisão depende de fatores pessoais, contextuais e do produto; e o principal fator motivacional para disseminar a mensagem foi o altruísmo. A principal conclusão foi que o marketing viral pode apresentar uma parcela de contribuição para aumentar a intenção de compra e de gerar no consumidor o ímpeto para compartilhar o vídeo viral. No entanto, é importante ressaltar que, usar unicamente essa estratégia não é suficiente, é necessário que o marketing viral atue em conjunto com outras ferramentas de marketing. |
id |
UFCG_cf38a2283ad304f420cd3f84e3a04d24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4791 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
CAVALCANTI, Elmano Pontes.CAVALCANTI, E. P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920MOREIRA, Vinicus Farias.MOREIRA, V. F.http://lattes.cnpq.br/3481559213937969SANTOS, Suênya Freire do MonteSANTOS, S. F. M.http://lattes.cnpq.br/3375677785809016LACERDA, R. P.http://lattes.cnpq.br/3919775388837844LACERDA, Rafael Patrício.A prática do marketing tradicional já não tem os mesmos efeitos das décadas passadas sobre o comportamento e atitudes do consumidor. Diante das revoluções e evoluções da tecnologia de informação, o marketing ganha uma sobrevida insdipensável para atingir um consumidor cada vez mais informado, cético e interativo. Nesse sentido, surge o marketing viral como uma nova estratégia para contagiar o público, transformando-os em agentes contaminadores espontêneos da peça publicitária. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo avaliar até que ponto o marketing viral contribiu para elevar a intenção de compra do consumidor em relação aos produtos e sua propensão em interagir, passando a mensagem adiante. O método utilizado foi o exploratório e descritivo. A unidade de análise foi o consumidor, sendo composto por estudantes e profissionais de diversas áreas de atuação. O universo envolveu uma lista contendo 600 contatos. A amostra foi não probabilística por conveniência e autogerada obtendo 159 respondentes. Para realização da coleta de dados foi utilizado um questionário eletrônico. A abordagem dos dados envolveu as perspectivas, tanto qualitativa quanto quantitativa. Entre os principais resultados: a rede virtual vem passando a fazer parte do cotidiano das pessoas; os consumidores apresentam relativo ceticismo, desconfiança e incredulidade quanto às peças de marketing veiculadas nas mídias; o nível de confiança aumenta quando os comentários são efetuados por pessoas que fazem parte do círculo social do indivíduo; a criativiadade, diversão, entretenimento, conteúdo, qualidade e credibilidade são atributos que devem estar intrínseco ao vídeo para gerar o efeito viral; os comentários sobre a peça publicitária têm maior probabilidade de ocorrer quando houver uma situação propícia; a propensão de compra existe após visualizar o vídeo, entretanto essa decisão depende de fatores pessoais, contextuais e do produto; e o principal fator motivacional para disseminar a mensagem foi o altruísmo. A principal conclusão foi que o marketing viral pode apresentar uma parcela de contribuição para aumentar a intenção de compra e de gerar no consumidor o ímpeto para compartilhar o vídeo viral. No entanto, é importante ressaltar que, usar unicamente essa estratégia não é suficiente, é necessário que o marketing viral atue em conjunto com outras ferramentas de marketing.The practice of traditional marketing no longer has the same effects of past decades on the behavior and attitudes of consumers. Given the revolutions and evolutions of information technology, the marketing gains a survival essential for achieving increasingly informed consumers, skeptical and interactive. In this sense, there is viral marketing as a new strategy to infect the public, turning them into contaminants spontaneous advertising piece. Thus, this study aimed to evaluate to what extent viral marketing contributes to increase the purchase intent of consumers for products and their propensity to interact, passing the message along. The method used was exploratory and descriptive. The unity of analysis was the consumer, composed of students and professionals in various fields. The universe involved a list containing 600 contacts. The sample was not probabilistic by convenience and self-generated by obtaining 159 respondents. To collect the data was used an electronic questionnaire. The approach involved the perspectives of the data, both qualitative and quantitative. Between the main results: the virtual network has been part of the daily life; the consumers have on skepticism, distrust and disbelief regarding the marketing pieces broadcast in the media; the trust level increase when the comments are made by people who belong to the individual social circle; the creativity, fun, entertainment, contents, quality and credibility are attributes that should be intrinsic to the video to generate the viral effect; the comments about the advertising piece are more likely to occur when there is a favorable situation; there is the propensity to purchase after viewing the video, however, this decision depends on personal factors, contextual and product; and the main motivational factor to spreading the message was altruism. The main conclusion was that viral marketing can provide a portion of contribution to increasing purchase intent and consumer generate the impetus to share the viral video. However, is important highlight that using this strategy only is not sufficient, requiring that the viral marketing work together with other marketing tools.Submitted by Elmano P. Cavalcanti (elmanopc@gmail.com) on 2019-07-09T11:52:57Z No. of bitstreams: 1 RAFAEL PATRICIO LACERDA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2010.pdf: 11894530 bytes, checksum: 993e9b65f9357e9d9e040d89279937d1 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-09T11:52:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAFAEL PATRICIO LACERDA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2010.pdf: 11894530 bytes, checksum: 993e9b65f9357e9d9e040d89279937d1 (MD5) Previous issue date: 2010Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHAdministraçãoWord-of-mouthBuzz MarketingViral MarketingMarketing Viral: uma nova estratégia para influenciar o consumidor.Viral Marketing: a new strategy to influence the consumer20102019-07-09T11:52:57Z2019-07-092019-07-09T11:52:57Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4791LACERDA, R. P. Marketing viral: uma nova estratégia para influenciar o consumidor. 193f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4791info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/4791/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALRAFAEL PATRÍCIO LACERDA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2010.pdfRAFAEL PATRÍCIO LACERDA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2010.pdfapplication/pdf11894530http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/4791/1/RAFAEL+PATR%C3%8DCIO+LACERDA+-+RELAT%C3%93RIO+DE+EST%C3%81GIO+ADMINISTRAC%CC%A7A%CC%83O+CH+2010.pdf993e9b65f9357e9d9e040d89279937d1MD51riufcg/47912022-01-26 09:57:18.989oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-26T12:57:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing Viral: uma nova estratégia para influenciar o consumidor. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Viral Marketing: a new strategy to influence the consumer |
title |
Marketing Viral: uma nova estratégia para influenciar o consumidor. |
spellingShingle |
Marketing Viral: uma nova estratégia para influenciar o consumidor. LACERDA, Rafael Patrício. Administração Word-of-mouth Buzz Marketing Viral Marketing |
title_short |
Marketing Viral: uma nova estratégia para influenciar o consumidor. |
title_full |
Marketing Viral: uma nova estratégia para influenciar o consumidor. |
title_fullStr |
Marketing Viral: uma nova estratégia para influenciar o consumidor. |
title_full_unstemmed |
Marketing Viral: uma nova estratégia para influenciar o consumidor. |
title_sort |
Marketing Viral: uma nova estratégia para influenciar o consumidor. |
author |
LACERDA, Rafael Patrício. |
author_facet |
LACERDA, Rafael Patrício. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CAVALCANTI, Elmano Pontes. |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CAVALCANTI, E. P. |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MOREIRA, Vinicus Farias. |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
MOREIRA, V. F. |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3481559213937969 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
SANTOS, Suênya Freire do Monte |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
SANTOS, S. F. M. |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3375677785809016 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
LACERDA, R. P. |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3919775388837844 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LACERDA, Rafael Patrício. |
contributor_str_mv |
CAVALCANTI, Elmano Pontes. MOREIRA, Vinicus Farias. SANTOS, Suênya Freire do Monte |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Administração |
topic |
Administração Word-of-mouth Buzz Marketing Viral Marketing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Word-of-mouth Buzz Marketing Viral Marketing |
description |
A prática do marketing tradicional já não tem os mesmos efeitos das décadas passadas sobre o comportamento e atitudes do consumidor. Diante das revoluções e evoluções da tecnologia de informação, o marketing ganha uma sobrevida insdipensável para atingir um consumidor cada vez mais informado, cético e interativo. Nesse sentido, surge o marketing viral como uma nova estratégia para contagiar o público, transformando-os em agentes contaminadores espontêneos da peça publicitária. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo avaliar até que ponto o marketing viral contribiu para elevar a intenção de compra do consumidor em relação aos produtos e sua propensão em interagir, passando a mensagem adiante. O método utilizado foi o exploratório e descritivo. A unidade de análise foi o consumidor, sendo composto por estudantes e profissionais de diversas áreas de atuação. O universo envolveu uma lista contendo 600 contatos. A amostra foi não probabilística por conveniência e autogerada obtendo 159 respondentes. Para realização da coleta de dados foi utilizado um questionário eletrônico. A abordagem dos dados envolveu as perspectivas, tanto qualitativa quanto quantitativa. Entre os principais resultados: a rede virtual vem passando a fazer parte do cotidiano das pessoas; os consumidores apresentam relativo ceticismo, desconfiança e incredulidade quanto às peças de marketing veiculadas nas mídias; o nível de confiança aumenta quando os comentários são efetuados por pessoas que fazem parte do círculo social do indivíduo; a criativiadade, diversão, entretenimento, conteúdo, qualidade e credibilidade são atributos que devem estar intrínseco ao vídeo para gerar o efeito viral; os comentários sobre a peça publicitária têm maior probabilidade de ocorrer quando houver uma situação propícia; a propensão de compra existe após visualizar o vídeo, entretanto essa decisão depende de fatores pessoais, contextuais e do produto; e o principal fator motivacional para disseminar a mensagem foi o altruísmo. A principal conclusão foi que o marketing viral pode apresentar uma parcela de contribuição para aumentar a intenção de compra e de gerar no consumidor o ímpeto para compartilhar o vídeo viral. No entanto, é importante ressaltar que, usar unicamente essa estratégia não é suficiente, é necessário que o marketing viral atue em conjunto com outras ferramentas de marketing. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-09T11:52:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-09 2019-07-09T11:52:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4791 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LACERDA, R. P. Marketing viral: uma nova estratégia para influenciar o consumidor. 193f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4791 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4791 |
identifier_str_mv |
LACERDA, R. P. Marketing viral: uma nova estratégia para influenciar o consumidor. 193f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Humanidades - CH |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/4791/2/license.txt http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/4791/1/RAFAEL+PATR%C3%8DCIO+LACERDA+-+RELAT%C3%93RIO+DE+EST%C3%81GIO+ADMINISTRAC%CC%A7A%CC%83O+CH+2010.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 993e9b65f9357e9d9e040d89279937d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1799308649580986368 |