Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9078 |
Resumo: | A poesia, tendo a importância que tem, deveria ser repensada e tratada como uma ferramenta eficaz na construção do conhecimento. Porém, a realidade do ensino mostra que estamos cada vez mais distantes dos textos poéticos. Percebemos que, entre os gêneros literários trabalhados na escola, a poesia está no topo dos marginalizados. Esse distanciamento entre poesia e sala de aula se deve a uma série de equívocos históricos cometidos nas raras tentativas das escolas em trabalhar com o poético. Outrossim, deve-se, de modo geral, a crise da leitura em que estamos vivenciando contemporaneamente, crise esta que prioriza os textos rápidos e as leituras emergencias. Nesse ínterim, a poesia é desconsiderada, já que ela exige de seus leitores o compromisso intelectual de pensar e o ato emocional de sentir. Na inquietude de tentar compreender o descompasso entre poesia e sala de aula, é que este trabalho toma forma, objetivando refletir sobre a importância e eficácia da poesia na sala de aula, enquanto instrumento para formação de leitores críticos. Para tanto, foi necessário, fazermos alguns aportes teóricos de abordagem qualitativa, subsidiados por estudiosos da temática em questão, tais como: Candido (2010), Eliot (1991), Martins (1986) e Pinheiro (1995). Após a análise bibliográfica, elaboramos uma proposta de atividade voltada para crianças das séries iniciais, mais precisamente do 5º ano do Ensino Fundamental, da qual teve como objeto de atividade o CD de música “Meu Quintal” dos artistas paraibanos Nara Limeira e Naldinho Braga. O resultado desta pesquisa nos possibilitou comprovar as eficácias na prática de leitura em sala de aula, alcançadas pelo papel dimensional da poesia, ficando, assim, mais do que comprovada a abertura do texto poético para além das estruturas superficiais de uma leitura, uma vez que, como nenhum outro gênero, a poesia alcança muitas manifestações culturais, entre elas, a música que, por sua relação com a poesia, aproxima ludicamente, dela, o aluno. |
id |
UFCG_d13e1d42d0597d459bfb192ce59ed529 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/9078 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores.Literature, poetry and music in elementary school I: (DES) Encounters and strategies in reader training.LiteraturaPoesiaGêneros literáriosLiteraturePoetryLiterary GenresLetras - Língua Portuguesa.A poesia, tendo a importância que tem, deveria ser repensada e tratada como uma ferramenta eficaz na construção do conhecimento. Porém, a realidade do ensino mostra que estamos cada vez mais distantes dos textos poéticos. Percebemos que, entre os gêneros literários trabalhados na escola, a poesia está no topo dos marginalizados. Esse distanciamento entre poesia e sala de aula se deve a uma série de equívocos históricos cometidos nas raras tentativas das escolas em trabalhar com o poético. Outrossim, deve-se, de modo geral, a crise da leitura em que estamos vivenciando contemporaneamente, crise esta que prioriza os textos rápidos e as leituras emergencias. Nesse ínterim, a poesia é desconsiderada, já que ela exige de seus leitores o compromisso intelectual de pensar e o ato emocional de sentir. Na inquietude de tentar compreender o descompasso entre poesia e sala de aula, é que este trabalho toma forma, objetivando refletir sobre a importância e eficácia da poesia na sala de aula, enquanto instrumento para formação de leitores críticos. Para tanto, foi necessário, fazermos alguns aportes teóricos de abordagem qualitativa, subsidiados por estudiosos da temática em questão, tais como: Candido (2010), Eliot (1991), Martins (1986) e Pinheiro (1995). Após a análise bibliográfica, elaboramos uma proposta de atividade voltada para crianças das séries iniciais, mais precisamente do 5º ano do Ensino Fundamental, da qual teve como objeto de atividade o CD de música “Meu Quintal” dos artistas paraibanos Nara Limeira e Naldinho Braga. O resultado desta pesquisa nos possibilitou comprovar as eficácias na prática de leitura em sala de aula, alcançadas pelo papel dimensional da poesia, ficando, assim, mais do que comprovada a abertura do texto poético para além das estruturas superficiais de uma leitura, uma vez que, como nenhum outro gênero, a poesia alcança muitas manifestações culturais, entre elas, a música que, por sua relação com a poesia, aproxima ludicamente, dela, o aluno.Poetry, and the importance it has, should be rethought and treated as an effective tool in the construction of knowledge. However, the reality of teaching shows that we are increasingly distant from the poetic texts. We realized that between literary genres worked in school, poetry is at the top of the marginalized. This gap between poetry and the classroom is due to a number of historical mistakes made in the rare attempts by schools to work with the poetic. Furthermore, it should be, in general, the reading of the crisis we are experiencing contemporaneously, a crisis that prioritizes quick texts and emergencies readings. Meanwhile, poetry is disregarded, since it requires its readers the intellectual commitment to thinking and emotional act of feeling. In the restlessness of trying to understand the gap between poetry and classroom, it is that this work takes shape in order to reflect on the importance and efficacy of poetry in the classroom, as a tool for formation of critical readers. Therefore, it was necessary, make some theoretical contributions of qualitative approach, subsidized by the theme of scholars in question, such as: Candido (2010), Eliot (1991), Martins (1986) and Pinheiro (1995). After a literature review, we prepared a proposal for activity aimed at children in early grades, specifically the 5th year of primary school, which had as object of activity the music CD "My Backyard" of paraibanos artists Nara Limeira and Naldinho Braga. The results of this study allowed us to demonstrate the efficacy in practice in reading classroom achieved by the dimensional role of poetry, and thus be more than proven opening poetry text beyond the surface structures of a read, since like no other genre, poetry reaches many cultural events, among them, the music which, in relation to poetry, approaching playfully her students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, José Wanderley Alves de.SOUSA, José Wanderley Alves de.http://lattes.cnpq.br/2153342395005389BRAGA, Elionaldo Menezes.SILVA , Abdoral Inácio da.FREITAS, Nágila de Sousa.2016-05-312019-11-12T11:21:30Z2019-11-122019-11-12T11:21:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9078FREITAS, Nágila de Sousa. Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-23T14:26:35Zoai:localhost:riufcg/9078Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-23T14:26:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores. Literature, poetry and music in elementary school I: (DES) Encounters and strategies in reader training. |
title |
Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores. |
spellingShingle |
Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores. FREITAS, Nágila de Sousa. Literatura Poesia Gêneros literários Literature Poetry Literary Genres Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores. |
title_full |
Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores. |
title_fullStr |
Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores. |
title_full_unstemmed |
Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores. |
title_sort |
Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores. |
author |
FREITAS, Nágila de Sousa. |
author_facet |
FREITAS, Nágila de Sousa. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, José Wanderley Alves de. SOUSA, José Wanderley Alves de. http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 BRAGA, Elionaldo Menezes. SILVA , Abdoral Inácio da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FREITAS, Nágila de Sousa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Poesia Gêneros literários Literature Poetry Literary Genres Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Literatura Poesia Gêneros literários Literature Poetry Literary Genres Letras - Língua Portuguesa. |
description |
A poesia, tendo a importância que tem, deveria ser repensada e tratada como uma ferramenta eficaz na construção do conhecimento. Porém, a realidade do ensino mostra que estamos cada vez mais distantes dos textos poéticos. Percebemos que, entre os gêneros literários trabalhados na escola, a poesia está no topo dos marginalizados. Esse distanciamento entre poesia e sala de aula se deve a uma série de equívocos históricos cometidos nas raras tentativas das escolas em trabalhar com o poético. Outrossim, deve-se, de modo geral, a crise da leitura em que estamos vivenciando contemporaneamente, crise esta que prioriza os textos rápidos e as leituras emergencias. Nesse ínterim, a poesia é desconsiderada, já que ela exige de seus leitores o compromisso intelectual de pensar e o ato emocional de sentir. Na inquietude de tentar compreender o descompasso entre poesia e sala de aula, é que este trabalho toma forma, objetivando refletir sobre a importância e eficácia da poesia na sala de aula, enquanto instrumento para formação de leitores críticos. Para tanto, foi necessário, fazermos alguns aportes teóricos de abordagem qualitativa, subsidiados por estudiosos da temática em questão, tais como: Candido (2010), Eliot (1991), Martins (1986) e Pinheiro (1995). Após a análise bibliográfica, elaboramos uma proposta de atividade voltada para crianças das séries iniciais, mais precisamente do 5º ano do Ensino Fundamental, da qual teve como objeto de atividade o CD de música “Meu Quintal” dos artistas paraibanos Nara Limeira e Naldinho Braga. O resultado desta pesquisa nos possibilitou comprovar as eficácias na prática de leitura em sala de aula, alcançadas pelo papel dimensional da poesia, ficando, assim, mais do que comprovada a abertura do texto poético para além das estruturas superficiais de uma leitura, uma vez que, como nenhum outro gênero, a poesia alcança muitas manifestações culturais, entre elas, a música que, por sua relação com a poesia, aproxima ludicamente, dela, o aluno. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-31 2019-11-12T11:21:30Z 2019-11-12 2019-11-12T11:21:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9078 FREITAS, Nágila de Sousa. Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9078 |
identifier_str_mv |
FREITAS, Nágila de Sousa. Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744412250472448 |