Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Nágila de Sousa.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9078
Resumo: A poesia, tendo a importância que tem, deveria ser repensada e tratada como uma ferramenta eficaz na construção do conhecimento. Porém, a realidade do ensino mostra que estamos cada vez mais distantes dos textos poéticos. Percebemos que, entre os gêneros literários trabalhados na escola, a poesia está no topo dos marginalizados. Esse distanciamento entre poesia e sala de aula se deve a uma série de equívocos históricos cometidos nas raras tentativas das escolas em trabalhar com o poético. Outrossim, deve-se, de modo geral, a crise da leitura em que estamos vivenciando contemporaneamente, crise esta que prioriza os textos rápidos e as leituras emergencias. Nesse ínterim, a poesia é desconsiderada, já que ela exige de seus leitores o compromisso intelectual de pensar e o ato emocional de sentir. Na inquietude de tentar compreender o descompasso entre poesia e sala de aula, é que este trabalho toma forma, objetivando refletir sobre a importância e eficácia da poesia na sala de aula, enquanto instrumento para formação de leitores críticos. Para tanto, foi necessário, fazermos alguns aportes teóricos de abordagem qualitativa, subsidiados por estudiosos da temática em questão, tais como: Candido (2010), Eliot (1991), Martins (1986) e Pinheiro (1995). Após a análise bibliográfica, elaboramos uma proposta de atividade voltada para crianças das séries iniciais, mais precisamente do 5º ano do Ensino Fundamental, da qual teve como objeto de atividade o CD de música “Meu Quintal” dos artistas paraibanos Nara Limeira e Naldinho Braga. O resultado desta pesquisa nos possibilitou comprovar as eficácias na prática de leitura em sala de aula, alcançadas pelo papel dimensional da poesia, ficando, assim, mais do que comprovada a abertura do texto poético para além das estruturas superficiais de uma leitura, uma vez que, como nenhum outro gênero, a poesia alcança muitas manifestações culturais, entre elas, a música que, por sua relação com a poesia, aproxima ludicamente, dela, o aluno.
id UFCG_d13e1d42d0597d459bfb192ce59ed529
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9078
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores.Literature, poetry and music in elementary school I: (DES) Encounters and strategies in reader training.LiteraturaPoesiaGêneros literáriosLiteraturePoetryLiterary GenresLetras - Língua Portuguesa.A poesia, tendo a importância que tem, deveria ser repensada e tratada como uma ferramenta eficaz na construção do conhecimento. Porém, a realidade do ensino mostra que estamos cada vez mais distantes dos textos poéticos. Percebemos que, entre os gêneros literários trabalhados na escola, a poesia está no topo dos marginalizados. Esse distanciamento entre poesia e sala de aula se deve a uma série de equívocos históricos cometidos nas raras tentativas das escolas em trabalhar com o poético. Outrossim, deve-se, de modo geral, a crise da leitura em que estamos vivenciando contemporaneamente, crise esta que prioriza os textos rápidos e as leituras emergencias. Nesse ínterim, a poesia é desconsiderada, já que ela exige de seus leitores o compromisso intelectual de pensar e o ato emocional de sentir. Na inquietude de tentar compreender o descompasso entre poesia e sala de aula, é que este trabalho toma forma, objetivando refletir sobre a importância e eficácia da poesia na sala de aula, enquanto instrumento para formação de leitores críticos. Para tanto, foi necessário, fazermos alguns aportes teóricos de abordagem qualitativa, subsidiados por estudiosos da temática em questão, tais como: Candido (2010), Eliot (1991), Martins (1986) e Pinheiro (1995). Após a análise bibliográfica, elaboramos uma proposta de atividade voltada para crianças das séries iniciais, mais precisamente do 5º ano do Ensino Fundamental, da qual teve como objeto de atividade o CD de música “Meu Quintal” dos artistas paraibanos Nara Limeira e Naldinho Braga. O resultado desta pesquisa nos possibilitou comprovar as eficácias na prática de leitura em sala de aula, alcançadas pelo papel dimensional da poesia, ficando, assim, mais do que comprovada a abertura do texto poético para além das estruturas superficiais de uma leitura, uma vez que, como nenhum outro gênero, a poesia alcança muitas manifestações culturais, entre elas, a música que, por sua relação com a poesia, aproxima ludicamente, dela, o aluno.Poetry, and the importance it has, should be rethought and treated as an effective tool in the construction of knowledge. However, the reality of teaching shows that we are increasingly distant from the poetic texts. We realized that between literary genres worked in school, poetry is at the top of the marginalized. This gap between poetry and the classroom is due to a number of historical mistakes made in the rare attempts by schools to work with the poetic. Furthermore, it should be, in general, the reading of the crisis we are experiencing contemporaneously, a crisis that prioritizes quick texts and emergencies readings. Meanwhile, poetry is disregarded, since it requires its readers the intellectual commitment to thinking and emotional act of feeling. In the restlessness of trying to understand the gap between poetry and classroom, it is that this work takes shape in order to reflect on the importance and efficacy of poetry in the classroom, as a tool for formation of critical readers. Therefore, it was necessary, make some theoretical contributions of qualitative approach, subsidized by the theme of scholars in question, such as: Candido (2010), Eliot (1991), Martins (1986) and Pinheiro (1995). After a literature review, we prepared a proposal for activity aimed at children in early grades, specifically the 5th year of primary school, which had as object of activity the music CD "My Backyard" of paraibanos artists Nara Limeira and Naldinho Braga. The results of this study allowed us to demonstrate the efficacy in practice in reading classroom achieved by the dimensional role of poetry, and thus be more than proven opening poetry text beyond the surface structures of a read, since like no other genre, poetry reaches many cultural events, among them, the music which, in relation to poetry, approaching playfully her students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, José Wanderley Alves de.SOUSA, José Wanderley Alves de.http://lattes.cnpq.br/2153342395005389BRAGA, Elionaldo Menezes.SILVA , Abdoral Inácio da.FREITAS, Nágila de Sousa.2016-05-312019-11-12T11:21:30Z2019-11-122019-11-12T11:21:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9078FREITAS, Nágila de Sousa. Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-23T14:26:35Zoai:localhost:riufcg/9078Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-23T14:26:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores.
Literature, poetry and music in elementary school I: (DES) Encounters and strategies in reader training.
title Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores.
spellingShingle Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores.
FREITAS, Nágila de Sousa.
Literatura
Poesia
Gêneros literários
Literature
Poetry
Literary Genres
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores.
title_full Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores.
title_fullStr Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores.
title_full_unstemmed Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores.
title_sort Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores.
author FREITAS, Nágila de Sousa.
author_facet FREITAS, Nágila de Sousa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, José Wanderley Alves de.
SOUSA, José Wanderley Alves de.
http://lattes.cnpq.br/2153342395005389
BRAGA, Elionaldo Menezes.
SILVA , Abdoral Inácio da.
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, Nágila de Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Poesia
Gêneros literários
Literature
Poetry
Literary Genres
Letras - Língua Portuguesa.
topic Literatura
Poesia
Gêneros literários
Literature
Poetry
Literary Genres
Letras - Língua Portuguesa.
description A poesia, tendo a importância que tem, deveria ser repensada e tratada como uma ferramenta eficaz na construção do conhecimento. Porém, a realidade do ensino mostra que estamos cada vez mais distantes dos textos poéticos. Percebemos que, entre os gêneros literários trabalhados na escola, a poesia está no topo dos marginalizados. Esse distanciamento entre poesia e sala de aula se deve a uma série de equívocos históricos cometidos nas raras tentativas das escolas em trabalhar com o poético. Outrossim, deve-se, de modo geral, a crise da leitura em que estamos vivenciando contemporaneamente, crise esta que prioriza os textos rápidos e as leituras emergencias. Nesse ínterim, a poesia é desconsiderada, já que ela exige de seus leitores o compromisso intelectual de pensar e o ato emocional de sentir. Na inquietude de tentar compreender o descompasso entre poesia e sala de aula, é que este trabalho toma forma, objetivando refletir sobre a importância e eficácia da poesia na sala de aula, enquanto instrumento para formação de leitores críticos. Para tanto, foi necessário, fazermos alguns aportes teóricos de abordagem qualitativa, subsidiados por estudiosos da temática em questão, tais como: Candido (2010), Eliot (1991), Martins (1986) e Pinheiro (1995). Após a análise bibliográfica, elaboramos uma proposta de atividade voltada para crianças das séries iniciais, mais precisamente do 5º ano do Ensino Fundamental, da qual teve como objeto de atividade o CD de música “Meu Quintal” dos artistas paraibanos Nara Limeira e Naldinho Braga. O resultado desta pesquisa nos possibilitou comprovar as eficácias na prática de leitura em sala de aula, alcançadas pelo papel dimensional da poesia, ficando, assim, mais do que comprovada a abertura do texto poético para além das estruturas superficiais de uma leitura, uma vez que, como nenhum outro gênero, a poesia alcança muitas manifestações culturais, entre elas, a música que, por sua relação com a poesia, aproxima ludicamente, dela, o aluno.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-31
2019-11-12T11:21:30Z
2019-11-12
2019-11-12T11:21:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9078
FREITAS, Nágila de Sousa. Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9078
identifier_str_mv FREITAS, Nágila de Sousa. Literatura, poesia e música no ensino fundamental I: (DES) encontros e estratégias na formação de leitores. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744412250472448